Ir ao conteúdo

LED em Corrente Alternada(CA)

gilles.vieira

Posts recomendados

Postado

Eu trabalho no ramo de montagem de flitro de linha que usa leds ligados deiretamente em AC usando so o led e o resistor, ja se você ligar em serie com o circuito de 30W o led fuiciona mas o circuto não.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Adem@r+02 de julho de 2005, 23:54-->
Não a necessidade de colocarmos diodo, e tanto faz como se liga, não se preocupe com catodo e anodo beleza? so com o resistor.

:-BEER

Bom, já vi esquemas em revistas prevendo o diodo para proteção <_< ; Entretanto, como eu já disse, sem o diodo a vida util do LED pode diminuir, mas funciona...

sELLIg@02 de julho de 2005, 23:59

Valeu beleza, vou tentar aqui, mas não hoje porque eu não tenho esse resistor de 33K aqui. Só + 1 pergunta, como você chegou a conclusão que teria que usar um resistor de 33K? E o circuito 1 tem como montar ele ou realmente não pode porque a carga de 30W não irá funcionar... <_<

Se você colocar o circuito do LED em paralelo com o circuito de 30W funciona... o LED vai continuar aceso, mesmo com o circuito de 30W ligado...

PS: Se você ligar o circuito do LED em paralelo com a chave que liga o circuto de 30W, quando desligado o LED fica aceso e quando ligado o LED apaga...

Postado
Postado Originalmente por Banzai®@03 de julho de 2005, 01:07

Bom, já vi esquemas em revistas prevendo o diodo para proteção <_< ; Entretanto, como eu já disse, sem o diodo a vida util do LED pode diminuir, mas funciona...

Se você colocar o circuito do LED em paralelo com o circuito de 30W funciona... o LED vai continuar aceso, mesmo com o circuito de 30W ligado...

Certo vou fazer isso então, vou colocar em paralelo mesmo, porque eu quero esse LED pra me dizer ke o circuito está sendo alimentado, agora você não me respondeu se o diodo ke eu devo colocar é como no circuito abaixo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://gillesbatista.weblogger.terra.com.br/img/imagem3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

E Adem@r me diga como você chegou a essa conclusão do resistor de 33K porque o cálculo que eu conheço não dá esse valor não, dá um valor de 5K.

127 - 2 / 0,03 = 125 / 0,03 = 4166 ohms = 4,1K

Eu coloquei 5K porque o cálculo é baseado na corrente máxima ke o LED suporta.

• Membro VIP
Postado

Pode ser sim do jeito que você colocou resitor/diodo/LED, mas você vai ter que prestar atenção que desse jeito o catodo do diodo tem que ser ligado no anodo LED... do outro modo, com o diodo em paralelo com o LED um tem que estar invertido em relação ao outro...

Postado
Postado Originalmente por Banzai®@03 de julho de 2005, 01:36

Pode ser sim do jeito que você colocou resitor/diodo/LED, mas você vai ter que prestar atenção que desse jeito o catodo do diodo tem que ser ligado no anodo LED... do outro modo, com o diodo em paralelo com o LED um tem que estar invertido em relação ao outro...

Entendido, agora vocês aguardem que eu vou fazer e postar o resultado aqui.

Valeu, muito obrigado pela atenção de todos :palmas: :joia:

Postado

amigao.....

num circuito em série a corrente que circula através das cargas é a mesma... segundo a lei de Kirchoff ( bibliografia John o' malley in, Análise de Circuitos, 2º Edição)

Devido a este fato se você ligar a carga em série com o led sim a corrente pode queimar o resistor e o led ( caso queira fazer um teste... monte o circuito que foi desenhado e coloque uma torradeira ou um chuveiro como carga ... ai antes da carga você coloca um resistor bem calculado ( talvez um que suportasse uns 180w...aprox. do tamanho de um automóvel)... ai ce liga o chuveiro e tenta tomar um banho.....

então a carga deve ser ligada em paralelo....

Caso alguém queira solucionar essa dúvida de uma vez por todas utilizem o programa "Eletronics Workbench" e montem o circuito em questão....

As características de tensão reversa suportada pelo led dependem de componente para componente.... não podendo assim um datasheet ser utilizado como informação genérica....

valeu...

Deus abençoe a todos....

Postado
Postado Originalmente por Adem@r@02 de julho de 2005, 23:54

Não a necessidade de colocarmos diodo, e tanto faz como se liga, não se preocupe com catodo e anodo beleza? so com o resistor.

:-BEER

concordo com o Ademar e retiro o q eu havia dito sobre se preocupar com a ligação anodo e catodo do led.... e concordo também que um resistor de 6K seria suficiente para q o led não se queime.....

Fiz o teste no software e o led funciona perfeitamente independendo da ligação catodo/anodo.... MAS ... se for colocado um diodo antes do Led.... ai sim a ligação anodo/catodo deve ser respeitada.....

Postado
Postado Originalmente por ricardoagjp@10 de maio de 2005, 13:44

O diodo serve de proteção sim, pois os leds são mais sensiveis que  didos comuns e 60hz são 60 ciclos por segundo.

ah é então MHZ sao 60 cilcos por Milisegundos?!

amigo....

é só um pouquinho de matemática.....

e 60hz são 60 por MINUTO e não por segundo ok ?!

tanto é q se você confeccionar o circuito devido você poderá utilizar a freqüência da rede que é de 60 pulsos por MINUTO para pulsar um multivibrador e assim confeccionar até um relógio....

Postado
Postado Originalmente por oha@03 de julho de 2005, 07:35

ah é então  MHZ sao 60 cilcos por Milisegundos?!

amigo....

tanto é q se você confeccionar o circuito devido você poderá utilizar a freqüência da rede que é de 60 pulsos por MINUTO para pulsar um multivibrador e assim confeccionar até um relógio....

oha muito obrigado pela sua ajuda, mas quanto a seu cálculo eu discordo, todos sabem que 60Hz é 60 vezes por segundo e 60MHz é 60.000.000 vezes por segundo.

"AC

Corrente alternada, tipo de corrente disponível em tomadas elétricas. Nos EUA e Canadá a corrente alterna 60 vezes por segundo; Em outros paises a corrente é de 50 ou 60 Hertz. Muitos usuários fizeram adaptadores de AC para a HP48 mas pouco se sabe a respeito."

http://www.palmland.com.br/hp48/Materias/DICIONARIO.asp

A cada "S" completado diz-se que a onda realizou um ciclo. Isso é feito seqüencialmente, obtendo-se, então, a alternância necessária para gerar um som, uma freqüência.

Se em 1 segundo essa onda avançou 60 vezes (sessenta "esses"), obteve-se 30 cristas positivas e 30 negativas, diz-se que a freqüência é de 60 ciclos por segundo (60cps). Mais modernamente: a cada ciclo por segundo corresponde 1Hz (Hertz). Agora, fazendo analogia com a eletricidade -- lembre das semelhanças entre fórmulas -- você já pode entender porque a energia elétrica que você recebe nas tomadas da sua casa tem 60Hz (em algumas regiões européias a energia é distribuída em 50Hz). A energia elétrica referida é alternada (CA), exatamente porque é gerada com ciclos alternados, positivos e negativos. A cada segundo ela se alterna 60 vezes, sendo 30 pulsos positivos e 30 pulsos negativos.

http://www.audioacustica.hpg.ig.com.br/teoria2.htm

Se 60Hz são 60 vezes por segundo, 60 X 1.000.000(1M - Mega = 1.000.000) = 60.000.000Hz, ou seja, 60MHz = 60.000.000 vezes por segundo.

Postado
Postado Originalmente por sELLIg@03 de julho de 2005, 12:04

oha muito obrigado pela sua ajuda, mas quanto a seu cálculo eu discordo, todos sabem que 60Hz é 60 vezes por segundo e 60MHz é 60.000 vezes por segundo.

"AC

Corrente alternada, tipo de corrente disponível em tomadas elétricas. Nos EUA e Canadá a corrente alterna 60 vezes por segundo; Em outros paises a corrente é de 50 ou 60 Hertz. Muitos usuários fizeram adaptadores de AC para a HP48 mas pouco se sabe a respeito."

http://www.palmland.com.br/hp48/Materias/DICIONARIO.asp

A cada "S"  completado diz-se que a onda realizou um ciclo. Isso é feito seqüencialmente, obtendo-se, então, a alternância necessária para gerar um som, uma freqüência.

Se em 1 segundo essa onda avançou 60 vezes (sessenta "esses"),  obteve-se 30 cristas positivas e 30 negativas, diz-se que a freqüência é de 60 ciclos por segundo (60cps). Mais modernamente: a cada ciclo por segundo corresponde 1Hz (Hertz). Agora, fazendo analogia com a eletricidade  -- lembre das semelhanças entre fórmulas --  você já pode entender porque a energia elétrica que você recebe nas tomadas da sua casa tem 60Hz (em algumas regiões européias a energia é distribuída em 50Hz). A  energia elétrica referida é alternada (CA), exatamente porque é gerada com ciclos alternados, positivos e negativos. A cada segundo ela se alterna 60 vezes, sendo 30 pulsos positivos e 30 pulsos negativos.

http://www.audioacustica.hpg.ig.com.br/teoria2.htm

Se 60Hz são 60 vezes por segundo, 60 X 1000(1M - Mega = 1000) = 60.000Hz, ou seja, 60MHz = 60.000 vezes por segundo.

Amigao....

voce tem a resposta ai ... é só ler direito....

Se o autor diz que cada CICLO POR SEGUNDO CORRESPONDE A 1 HZ E EM UM MINUTO voce TEM 60 SEGUNDOS, LOGO VOC TERÁ 60 CICLOS DE 1HZ então 1 MINUTO = A 60 HZ ....

Deus te abençoe

Postado
Postado Originalmente por oha@03 de julho de 2005, 12:51

Amigao....

Se o autor diz que cada CICLO POR SEGUNDO CORRESPONDE A 1 HZ E EM UM MINUTO voce TEM 60 SEGUNDOS, LOGO VOC TERÁ 60 CICLOS DE 1HZ então 1 MINUTO = A 60 HZ ....

Deus te abençoe

Tá bom, não vou mais discutir...cada um pensa o que quer. <_<

Se fosse 60 vezes por minuto a lâmpada iria apagar e acender, isso ela já faz mas como é muito rápido, não dá para perceber agora você consegue ver uma lâmpada fluorescente apagando a cada 1 segundo?

- Não!

Por que ela não apaga uma vez por segundo e sim 30 vezes por segundo, 30 ela acende e 30 ela apaga.

1Hz = 1 vez por segundo

2Hz = 2 vezes por segundo

3Hz = 3 vezes por segundo

5.000.000.000.000Hz = 5 trilhões por segundo

etc....

não importa, sempre será segundo...

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por oha@03 de julho de 2005, 12:51

Amigao....

Deus te abençoe

Afff... :muro: Se fosse 60 vezes por minuto, tua casa iria vira uma BOATE, porque as lampadas iam ficar piscando... dai era só pintar elas de vermelho e chamar as "meninas" pra "trabalhar"... não confunda RPM com Hz do Sistema Internacional que é ciclos por SEGUNDO...

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por oha@03 de julho de 2005, 07:22

amigao.....

num circuito em série a corrente que circula através das cargas é a mesma...  segundo a lei de Kirchoff ( bibliografia  John o' malley in, Análise de Circuitos, 2º Edição)

Devido a este fato se você ligar a carga em série com o led sim a corrente pode queimar o resistor e o led ( caso queira fazer um teste... monte o circuito que foi desenhado e coloque uma torradeira ou um chuveiro como carga ... ai antes da carga você coloca um resistor bem calculado ( talvez um que suportasse uns 180w...aprox. do tamanho de um automóvel)... ai ce liga o chuveiro e tenta tomar um banho.....

Caso alguém queira solucionar essa dúvida de uma vez por todas utilizem o programa "Eletronics Workbench" e montem o circuito em questão....

As características de tensão reversa suportada pelo led dependem de componente para componente.... não podendo assim um datasheet ser utilizado como informação genérica....

valeu...

Deus abençoe a todos....

ô amigo... conheço bem a Lei de Kirchoff... só que ela não exclui a Lei de Ohm... e em um circuito em série, as resistencias são somadas... ou seja em um circuito onde você liga um resistor de 33K + uma carga de 180W em 127V que tem uma resistência de 90 Ohms, a corrente que vai circular vai ser em cima de 33090 Ohms... e vai ser 3,84mA tanto no resistor quanto na carga... portanto embora ela tenha o potêncial de chegar a 180W, ela estará dissipando somente 1,33mW...

Postado

AFFFFF...

Saudações galera... aqui de vez em quando ocorrem verdadeiros shows de horrores, e uns tópicos simplesinhos viram uma maçaroca gigantesca de enganos e 'crenças populares' sobre as coisas mais básicas da eletricidade.

OHA.... :priv:

As características de tensão reversa suportada pelo led dependem de componente para componente....

A recomendação que o cara fez sobre o led tá muito correta... tipo, se não houver tensão nenhuma, o led vai retificar tudo beleza.. acontece que, justamente por estar retificando, toda a tensão vai ficar em cima dele e, mesmo que agüente, a tensão da rede vai diminuir significativamente a vida útil do pobrezinho.... e foi isso que o cara falou, nem precisa repetir, tá corretíssimo, é só procurar projetinhos na net e em revistas de eletrônica, já q você manja até de lei kirchoff já deve ter percebido essa trivialidade...

E outra, no EWB aqueles componentes são todos modelos ideais, você pode botar até 5KV num led q ele vai agüentar sem estourar. :looka:

CICLO POR SEGUNDO CORRESPONDE A 1 HZ E EM UM MINUTO voce TEM 60 SEGUNDOS, LOGO VOC TERÁ 60 CICLOS DE 1HZ então 1 MINUTO = A 60 HZ ....

NOOOOSSA.... parceirinho, você terá 60 ciclos de 1Hz (1 ciclo/segundo) em 1 minuto (60 SEGUNDOS!!).... então, 60Hz divididos por 60s = 1 HERT!!!!!!! AHAUAHASUHASKDFJDKKFJER98435MNCV C CUVUAOAJDAKSDKSFJDVKL :muro::wacko:

:chateado: :tantan:Tranzorb.... louco, pirado! wejcskdjwieqio :chateado:

Postado
Postado Originalmente por sELLIg@03 de julho de 2005, 01:23

E Adem@r me diga como você chegou a essa conclusão do resistor de 33K porque o cálculo que eu conheço não dá esse valor não, dá um valor de 5K.

127 - 2 / 0,03 = 125 / 0,03 = 4166 ohms = 4,1K

Eu coloquei 5K porque o cálculo é baseado na corrente máxima ke o LED suporta.

Olá,

Não querendo me intrometer, mas já me intrometendo.

Os led começam a emitir luz a partir dos 2 mA.

Como ele é um semicondutor, quanto mais corrente passa por ele, mais calor ele irá gerar e, conseqüentemente, menos vida ele terá.

Então, não há necessidade de passar uma corrente relativamente "alta" nele.

Vamos lá:

U = R.I => 127 = 33k.I => I =~ 3,8mA (já acende o LED).

Será que esse resistor está na faixa de segurança? :

127/0,71 =~ 179V reais.

179 = 33k.I => I =~ 5,4 mA (estamos na segurança, pois os LEDs queimam/perecem em correntes superiores à 25mA).

Se você for fazer o cálculo para a corrente máxima que ele suporta, utilize a tensão real, e não a eficaz. Para chegar a tensão real, basta dividir a eficaz por 0,71. Ou seja:

127/0,71 =~ 179V.

Com 33k você já obtém uma luminosidade muito boa, e com 15k você obtém uma luminosidade melhor ainda. Não vale a pena colocar o LED para funcionar com a corrente máxima.

É bom usar o diodo sim, para proteção, há duas maneiras de fazer isso:

Ligando em série ou em paralelo, no caso do último (paralelo):

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://rsfjr.szm.sk/led.GIF' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Observe que o catodo do diodo está ligado ao anodo do LED.

A ligação deverá ser feita dessa maneira ao aparelho, lembrando que o diodo pode estar em paralelo ou em série com o LED, e o resistor poderá ser de 33k.

Então a melhor ligação é a seguinte, para o perfeito funcionamento do aparelho:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://rsfjr.szm.sk/led2.GIF' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A potência do resistor deverá ser de 1W para cima, já que:

P = (U*U)/R => P = (127*127)/15k => P = 16129/15k = 1,075W.

Postado Originalmente por oha+03 de julho de 2005, 07:35-->
ah é então  MHZ sao 60 cilcos por Milisegundos?!

amigo....

Bom, todos nós aprendemos em física que Freqüência(Hz - Hertz) = 1/Período(s - Segundos).

Período = O tempo, em segundos, que se leva para completar 1 ciclo (Uma crista e um vale, ou uma volta).

Freqüencia = Quantos períodos teremos em 1 segundo.

Prova Real:

Em 60 segundos, o ponteiro dos segundos completa uma volta inteira no relógio. Ou seja:

Período = 60s.

Freqüencia = 1/60 Hz ~ 0,016666...Hz.

Se em:

1 segundo termos 0,016666*(A Volta).

X segundos termos 1 Volta

X = 60 segundos :joia:

Resumindo: Se 1 Hz = 1 Ciclo por segundo, 60 Hz são 60 ciclos por segundo e, conseqüentemente, 60MHz são 60.000.000 de ciclos por segundo.

sELLIg@03 de julho de 2005, 12:04

Se 60Hz são 60 vezes por segundo, 60 X 1000(1M - Mega = 1000) = 60.000Hz, ou seja, 60MHz = 60.000 vezes por segundo.

Só uma correção: Mega = 1.000.000

Obrigado

Postado
Postado Originalmente por oha@03 de julho de 2005, 07:22

amigao.....

num circuito em série a corrente que circula através das cargas é a mesma...  segundo a lei de Kirchoff ( bibliografia  John o' malley in, Análise de Circuitos, 2º Edição)

valeu...

Deus abençoe a todos....

Bom, o último resistor rateado para 200W de potência que eu ví, de 1970, tinha cerca de 10 cm de comprimento por 1,5 cm de diâmetro, e tinha massa de +- uns 150 gramas.

Lembrando que, 1 cm = 0,01 m.

Postado
Só uma correção: Mega = 1.000.000

Obrigado

Valeu, já corrigi, confundi com Kilo... <_<

Gente realmente esse tópico tá d+, só por causa de um simples LED isso aqui tá virando uma aglomeração de horrores como nosso amigo citou. Eu vou testar o circuito nessa segunda ou terça e posto o resultado aqui para acabar com essa discurssão.

• 2 semanas depois...
Postado

Companheiros, estudo eletrônica e estou tentando montar uma

Lâmpada Série que justamente requesita a ligação de Leds em 110V.

A CTA (escola que estudo) recomenda a utilização de um diodo em série o

que vai permitir uma corrente contínua pulsante sobre o resistor e o Led

com 50% da tensão da tomada já que só existirá corrente no semiciclos

positivos. O esquema pede para eu colocar um resistor de 1K para limitar

a corrente sobre o Led só que ao ligar na tomada o resistor superaqueceu.

Colegas ainda não descobri qual o valor ideal do resistor para obter um

brilho forte do Led sem danificá-lo. Quanto à carga não tenho dúvida ela

deve ser em paralelo e o Led avisa quando está ON.

Postado

faça o seguinte calculo:

resistencia = ( tensão da rede - queda de tensão no led - queda de tensão no diodo ) / corrente.

onde:

queda de tensão no led =~ 2V

queda de tensão no diodo =~ 0.7 V

a corrente máxima do circuito tem que ser a corrente máxima do led que é aproximadamente 20ma.

:bandeira:

Postado

Salve galera!!!

Meu amigo Lucafer, para resolver seu problema em ligar um LED comum em 110VAC, basta você ligar um capacitor de poliester de 470nF 250V em serie com o circuito, um diodo retificador (1n4004 pra cima em 110VAC) em paralelo com o LED e um resistor no anodo do led de em media 470Ohms....que com certeza vai funcionar...para deixar a corrente que circula pelo LED em melhor condicao, pra evitar RIPPLE, pode ligar tb um capacitor eletrolitico em paralelo com o LED, negativo do capacitor junto do catodo do diodo do retificador e positivo no anodo do LED....assim a tensão pulsante se torna teoricamente continua melhorando as condicoes de trabalho do LED.

P.S.: O Capacitor Poliester na entrada tem funcao tb de resistir a corrente alternada...deixando-a já em menor amplitude apos a passagem por este componente, por este motivo disse pra utilizar um mer capacitor de 470Ohms/1/4W! :bye:

Espero que ajude em algo.

Sucesso e Cuidado!

Grande Abraço. :bandeira:

Postado

Oi digam

A sua dica foi muito importante só que o brilho do LED não está satisfatório.

Queria te apresentar o circuito. Você pode me orientar de como devo digitar

para inserir uma imagem que está em C: meus documentos:LED?

Lucafer

Postado

Oi digam

Aproveitando a sua dica coloquei um capacitor de 330n e um resistor de

1K (1W) e funcionou legal. O resistor de 4K7 estava aquecendo demais e

muito mais com um capacitor de 470n. Desculpe anteriormente falei que

o Led não estava com brilho suficiente mas tanto no seu circuito como na

minha tentativa o brilho ficou satisfatório. Se você tiver outra ideia melhor

me fale que ficarei muito grato. Este circuito utilizarei com o led aceso

e mais com ele apagado (fechando os terminais do Led).

Obrigado pela atenção

Lucafer

Postado

Oi digam

Dei uma mancada não lí direito sua dica o resistor é de 470 ohms. Liguei

com um de 560 ohms (valor mais próximo que eu tinha) e funcionou legal (sem aquecer). Posso utilizá-lo?

Lucafer

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!