Ir ao conteúdo

Perda de Sincronia (áudio/vídeo) após renderização

Posts recomendados

Postado

:muro:

Prezados Senhores,

Venho solicitar auxílio para o seguinte problema: estou perdendo a sincronia do áudio e vídeo após a edição do mesmo. Observei que o vídeo capturado pela minha Placa (PlayTV MPEG2, resolução 720x480, 29.97 fps, bitrate ajustado entre 4600 e 8000 (vários testes), e arquivo no formato MPEG2) sai perfeito, sem a perda de sincronia, porém após a edição(renderização) , usando os programas Intervídeo WinDVD Creator 2 ou o Cyberlink - Power Produce 2 Gold, ocorre a perda da sincronia. O que pode estar acontecendo ? Qual a solução ? De ante-mão agradeço a ajuda.

Obs.: Fiz um teste capturando o arquivo no formato AVI, com resolução de 320x240, usando os mesmos programas e não ocorreu a perda de sincronia.

Um abraço

cpalhano

Sempron 3000+ (2,00 Ghz)

HD Samsung 7200 80 Gb (partição com 50Gb para edição)

1 GB de RAM

Placa A7N8X-Deluxe

placa de captura: PlayTVMPeg 2

Software de captura: MPEG2 - PowerVCR II

AVI - Intervideo WinDVD Creator

Postado

prezado, eu tenho uma placa igual a sua mas num AMD Semprom 2.2 com hd Seagate 40GM 7200, placa de video Radeon 9200 REX 128MB. Placa de som Genius 5.1 offborad.

Primeiro eu prefiro usar o Ulead Video Studio 8 pra captura ao invés do power VCR que acompanha a placa. O que ocorre ao meu ver é que capturas a 720x480 em MPEG2 exige muito processamento(em AVI é pior ainda pois consegue HD mais que uma solitária) então segue alguns conselhos abaixo porque essa perda de sincronismo de áudio se deve a quantidade de frames perdidos durante a captura. Eu ja tentei capturar pelo capture que vem com a placa e a perda é muito grande, tentei com outros tambem tipo Virtual VCR e tambem da uma taxa alta de perda de frames.

Conselhos:

1) Desfragmentar a partição onde se pretende gravar o arquivo.

2) Destivar todos os programas residentes em memória, tipo anti-virus, relogio, etc.. ou seja todos aqueles icones que ficam no lado direito da barra de tarefas.

3) Antes de iniciar a captura o ideal seria um reset no micro ou melhor desligar e ligar novamente o micro porque o reset não limpa totalmente a máquina.

Se isto não resolver, é preciso verificar se realmente o seu HD está trabalhando dentro da velocidade correta, (instalando os drivers necessários que acompanha toda CPU).

O DMA do HD deve ser ativado e a gravação em cache pelo windows deve ser desativada.

Em esses conselhos eu tenho visto em todos os tutoriais a respeito de captura. Eu através do Ulead não tenho esse problema mesmo capturando em 720x480 com taxa de 6000 mas noto que não der pelo menos um reset no micro antes da captura, esse problema surge tambem.

Antes de trocar o meu micro eu fiz alguns testes num duron de 1G e no programa da placa o som parecia nornal ou seja sincronizado mas quando carregava o arquivo no Virtual Dub eu pude constatar que o arquivo capturado a 29,97 qps na realiadade estava em 24qps a vezes 25 outras 23, dependia de quanto a maquina estava sobrecarregada durante a captura. A partir dai troquei de micro mas ainda assim sei que estou no gargalo mas ja tenho feito diversas capturas e não tive mais problemas de falta de sincronismo no som.

Espero que isto ajude.

Um abraço

Lauro A L Brito

Postado

Caro Lauro,

Agradeço a sua sugestão, porém como dito anteriormente, o vídeo apresenta a perda de sincronismo depois da fase de edição e não na captura.

Como você deve saber a PlayTV MPEG 2 com o software POWERVCR II cria arquivos MPEG de 650 MB, dividindo o filme automaticamente. Quando rodo os segmentos através do Windows Media Player eles estão perfeitos (com sincronia). O problema ocorre após a edição (que consiste na união dos trechos de vídeos com arquivos de 650 Mb). Para evitar um desperdício de mídias, monto o filme (com o software WinDVD creator ou com o POWER PRODUCE 2 GOLD) e mando gravar o "DVD" em uma pasta do HD.

A partição que uso para a captura é exclusiva com um tamanho de 50GB (NTFS).

Você poderia dar outra ideia ?

Um abraço

Palhano

Sempron 3000+ (2,00 Ghz)

HD Samsung 7200 80 Gb (partição com 50Gb para edição)

1 GB de RAM

Placa A7N8X-Deluxe

placa de captura: PlayTVMPeg 2

Create SoundBlaster Live 2.1

Placa de Vídeo XFX Nvidia FX5200

Software de captura: MPEG2 - PowerVCR II

AVI - Intervideo WinDVD Creator

Postado

O que posso dizer é que já fiz capturas assim tambem só que uso U lead Video studio 8.

Detalhe eu não mando gerar novo arquivo mas somente gravo o projeto apos a edição.

Apos eu mando gravar o dvd (ele mesmo grava) e carrego o projeto. A partir dai ele converte o arquivo de video, multiplexa o audio e cria os vobs.

Eu não tenho problemas de sincronismo e a minha máquina é inferior a sua inclusive.

Experimente baixar o virtual dub mpeg2 e carregue nele um dos arquivos capturados e na aba video verifique o valor na opção framerate se não engano, mostra a taxa real do filme que embora deveria ser 29,97 pode estar a menos por isso a perda de sincronismo. Acho que quando voce roda o mpeg2 deve ter alguma conpensação que é perdida quando voce encodeia novamente.

Mas é muito estranho essa perda de sincronismo.

Postado

Prezado Lauro,

Obrigado pela dica do Virtual Dub MPEG 2 (Só conhecia a 1ª versão do Virtual DUB). Segui o seu conselho e abri o arquivo capturado pelo VD MPEG2. O VD mostra que o vídeo está com 720x480 e o framerate de 29,97. Você conhece algum software freeware para edição e criação de DVDs ?

Um abraço

Postado

Free acho meio dificl se encontrar vai ser muito chulé mas tente em superdownload. ou baixe um trial do ulead eu acho muito fácil de usar ja tentei usar o studio 8, o premiere mas continuo com o ulead que é muito mais interativo e ja faz tudo so não o menu interativo (animado) e tem um limite em audio que so dispoe de duas pistas, uma pra voz e outra pra trilha sonora. não é muito diferente do studio ou do premiere.

Postado

:-BEER

Caro Lauro,

Acho que estou próximo de resolver o problema. Experimentei capturar o vídeo usando o WINDVR 3. Parece que houve uma perda mínima de sincronia. Observei que o WinDVR armazena o vídeo em um único arquivo, ao contrário do Power VCRII que segmenta em arquivos de 650 Mb.

Irei fazer novos testes no final de semana, para verificar se o problema foi solucionado.

Um abraço,

Palhano

Postado

Olá,

Se a perda de sicronia está ocorrendo após o processo de edição o problema deve estar ocorrendo durante a renderização. Nunca trabalhei com esses programas que você está usando para editar, mas nem todo software é capaz de editar com perfeição arquivos Mpegs. Esses arquivos são comprimidos e durante o processo de edição eles têm que ser descomprimidos pelo softwaare e depois comprimidos novamente. É nesse processo que talvez esteja ocorrendo a perda de sincronia. Uso o Adobe Premiere Pro 1.5 para as minhas edições. Ele tem um plug in chamado Mainconcept que permite a edição de arquivos Mpegs. Eu particularmente capturo e edito em AVI e exporto para Mpeg. Mesmo com o Premiere, a edição em Mpeg se torna um pouco mais lenta do que com AVI, justamente pelo Mpeg se tratar de um arquivo compactado, daí o seu tamanho ser bem menor que o AVI. Espero ter ajudado.

Postado

Prezado Paulo,

Quando capturo em AVI parece que não ocorre a perda de sincronia, mas preciso realizar mais testes.

Quando uso o AVI, consigo capturar apenas no formato 320x240, 29,97 fps com o virtual dub ou com o intervideo WinDVD Creator 3, já arquivos MPEG, consigo capturar no formato 720 x 480, 29,97 fps. Qual a resolução que você usa nos seus projetos de vídeo em AVI ?

Um abraço

Palhano

Postado

Editar mpeg-2 é complicado... já tentou capturar em 720x480 usando o dv video encoder no iuvcr??? tenta fazer isto e depois importa no premiere ou outro de sua preferência... se consegue em mpeg-2 provavelmente em avi dv (menos compressao que mpeg-2) creio que não terá problemas...

poste depois o seu resultado...

[]'s

Postado

:joia:

Caro waco

Acho que encontrei a solução do meu problema. Capturei dois vídeos de +- 40 minutos cada usando o WinDVR 3. Para a edição/renderização, usei uma versão trial do Ulead Video Studio 9.0 e dessa forma "parece" que a conversão funcionou corretamente. Irei fazer novos testes e informarei sobre o resultado final.

Um abraço

Palhano

Postado

:palmas:

Caro Waco

Segui o seu conselho e capturei o vídeo com o programa mencionado. Usei a resolução de 720 x 480 (29.97 fps), formato AVI. O arquivo gerado, como já esperado foi enorme, pois não usei compactação. Aparentemente não houve perda de captura após a renderização, usando o Intervídeo WinDVD Creator. A imagem ficou um pouco granulada, mas a fonte (fita VHS) já era bastante antiga. Você já usou o CODEC HUFFYUV ? Caso a sua resposta seja afirmativa, qual foi o resultado ?

Um abraço

Palhano

Postado

Olhem minha assinatura, vejam q uso uma Pixelview MPEG2 e não consigo capturar em AVI com programa algum com a resolução acima dos 320x240!!!! VirtualDub mesmo ja seta esta resolução automatico. O Premiere não grava acima disso nem q se ajuste para um aresolução maior. Algume sabe me explicar porque?

Eu pretendo gravar em AVI e passar para MPEG2 porque gosto de editar os videos. Em AVI o processamento das edições é bem mais rápido ou a mesma coisa. Por exemplo se eu for mudar cor, colocar audio, etc.?

Postado

Caro Mateusfig eu tb tenho uma pixelview MPEG2 e nem me preocupo em capturar em AVI porque o resultado não me agradou da muito droppeds frames. So consigo capturar em AVI com o ULEAD VS 8 e WinDVD Creator mas o resultado foi o mesmo. movimentos truncados, então eu simplesmente desisti do AVI.

Bem eu capturo direto em MPEG2 DVD/NTSC com taxa de 6000 kbs e em Variable para que o arquivo fique menor. Eu edito numa boa, faço cortes, transições, troco o audio so não mando o UVS8 renderizar pois prefiro fazer isto na hora de gravar os vobs. No proprio UVS8 tem o modulo de gravação ai sim, ele efetua os cortes, multiplexa o audio e faz isso rapidamente na media de 1min de video pra cada 1 min de conversão ou seja num video de 90min eu capturo e gravo na midia em 18o minutos o que não é muito comparado com o tempo de renderização de um AVI de 90 minutos conforme muita gente diz por ai.

Resultado?

Eu acho ótimo. Claro que isso depende da qualidade da sua fonte VHS.

Equip.:

Micro AMD Sempron 2.2 G 512 MB de ram hd 40 7200 rpm samsung ou seagate sei la, particionado em tres todas em NTFS. Windows XP Prof

VCR JVC S-VHS S3912

Acho que as capturas se não chegam a 100% da qualidade do VHS pelo menos beiram os 95%.

É isso ai.

Aproveitando, como veio no CD da minha radeon 9200 o pacote do WinDVD Creator, aproveitei para instalar e comparar com Ulead.

Bem a principio acho que o UVS8 não perde em nada para o WinDVD, tem até mais transições e tanto um quanto o outro não criam menus animados mas no caso o UVS8 eu tenho uma vantagem:

Eu posso editar o arquivo nele e salvar o projeto como ja fazia so na hora de finalizar eu posso usar o projeto no ULead Movie Factory 4 que cria menus animados.

Valeu?

Postado

Lauro A L Brito, Obrigado pelo interesse em ajudar!

Vamos la, veja bem, AVI da mais qualidade. Quando se quer editar algo capturar em AVI é o melhor caminho. Sei q você obtem bons resultados, mas, capturando em AVI deverá obter melhores resultados ainda. O problema q você tem com AVi pode ser o mesmo q eu tenho. Capturar em AVI exige altas taxas de trasnferencia de dados ao HD, e se o HD e outras coisas no CP não forem bem ajustadas e adequadas, então, havera problemas com drop frames.

Outra coisa é q esssa nossa placa de captura não é das melhores (eu nem estou falando isso em relação a qualidade e definição da imagem) e portanto ela não oferece um alto desempenho para capturas em AVI, e podemos perceber q ela é mais voltada para captura em MPEG2 mesmo, como ela mesmo diz no seu nome. Por tudo isso é q conseguimos baixo desempenho em capturar em AVI.

Pretendo capturar daqui por diante em AVI, mas não estou com tantas esperanças em conseguir fazer isso com sucesso mesmo com meu segundo HD sendo SATA com 8mb de buffer.

Mas capturar em MPEG2 direto as vezes se torna uma boa opção.

• 10 meses depois...
Postado

cpalhano,

Acredito que o meu problema, cuja solução ainda estou procurando, é igual ou parecido com o seu, senão vejamos:

Usando o Pinnacle Studio Plus 9.4, eu edito e crio o dvd sem muitos problemas. Porém, quando insiro em

qualquer aparelho de dvd, inclusive no drive do micro, o áudio fica

sem sincronia com com as imagens. Fica parecendo filmes mal-dublados.

Gostaria que alguém me desse alguma dica ou indicasse algum erro que

eu possa estar cometendo. No início, esse problema não estava

ocorrendo.

Ontem, por exemplo, fui dormir 4 horas da manhã tentando solucionar o problema e não consegui. A falta de sincronia continuou, inclusive em outros projetos.

Pelo amor de Deus, aproveito para pedir que me ajudem.

Edilson Rocha

[email protected]

Postado

já tive esse problema e acho tem haver com o padrão do áudio, exp: se captura o audio num formato tipo MP2 e finalizo o DVD em AC3, ou se a captura gera um audio em VBR e depois finalizo em CBR.

não tenho certeza ainda.

• 3 semanas depois...
Postado

Edilson, você usou o Power Producer 2 também?

porque eu gravava DVD's com AVI convertido e sempre ficava sem sincronia, agora to usando o TMPGEnc DVD Author.... e para passar de AVI pra MPEG2 eu uso o MAGIX Movie Edit Pro 2005

• 4 semanas depois...
Postado

Também estou com problemas de sincronia.

já usei o DVD lab pro e o TMPGEnc DVD Author e na hora de gravar o DVD o audio fica sem sincronia com a imagem.

Os arquivos de video estão no formato de DVD mesmo e estou gravando o DVD direto no HD.

Não tenho certeza do q pode ser, mas desconfio q seja porque estou usando muitos arquivos de video (10 videos de 40min em formato DVD).

Se realmente for isso e não tiver solução me avise por favor.

Valeu!!

• 4 meses depois...
Postado

Eu trabalho com edição de áudio e estou adentrando no mundo do vídeo. Talvez meus conhecimentos possam dar uma luz nessa questao aqui:

vocês que perderam a sincronia audio/video perceberam se no audio apos renderizado... ocorreu tipo um aumento ou diminuição de velocidade? É mais fácil perceber nos diálogos, pois a voz 'afina' ou 'engrossa' se comparado ao inicial.

Caso perceberam esse problema, então a perda da sincronia pode ser devido ao audio renderizado possivelmente configurado pra ser 48000 hz e as placas (não profissionais) de audio suportam a qualidade de CD, que é 44100 hz.

então o audio pode estar 'correndo' ou 'ralentando', devido a diferença de ciclos por segundo. Como se fosse um vinil em rotaçao errada entendem. então o problema seria na placa de audio não suportar 48000 hz.

É uma hipotese.

Postado

é um pouco complicado,pois as maquinas tem configurações um pouco diferentes,trabalho com um Sempron 2.6,placa de video PCTV,um hd de 80 gb particionado ( acreditem ! ) 736 mb e nunca tive este problema ! Por incrivel que possa parecer isto nunca aconteceu,não relacionado a performance da maquina.A uns 04 anos atrás quando comecei a fazer pequenas edições,as vezes eu não me atentava na hora da edição,arrastava demais a track de video ou a de audio um pouco mais e já era ! Em particular ,uso o Vegas Video desde quando comecei a editar vídeos e ele nunca me deixou na mão! Usava o Power Director para autorar o DVD,mas era muito lento e começou a dar pau,troquei pelo DVD Architect e todo se resolveu.Capturo os videos com o InterVideo WinDVR,todo em Mpeg II,sem dropeed frames e com uma ótima qualidade,só reduzou a taxa de transferencia de audio para 128 Kbps,mas no video ,deixo em 720x480.

Fica ai uma sugestão e um exemplo com relação aos programas e a config do me PC : uso estes programas há mais ou menos uns 02 anos (tirando o Vegas que uso desde quando comecei a editar) e els nunca me deixaram na mão e com relação a confg do PC ,só aumentei a memoria.

• 6 meses depois...
Postado

Após apanhar bastante do problema de perda de sincronia, encontrei a seguinte solução: antes de efetuar a captura do vídeo, para quem usa o WinDVR ou PlayTV, devemos alterar o formato de áudio Dolby Digital, para LPCM e na renderização escolher o mesmo formato LPCM. Dessa forma consegui resolver o problema da perda de sincronia.:)

Um abraço,

PS. Sou o usuário cpalhano, porém não conseguir logar mais com o antigo usuário no novo FORUM.

• Membro VIP
Postado
cpalhano,

Acredito que o meu problema, cuja solução ainda estou procurando, é igual ou parecido com o seu, senão vejamos:

Usando o Pinnacle Studio Plus 9.4, eu edito e crio o dvd sem muitos problemas. Porém, quando insiro em

qualquer aparelho de dvd, inclusive no drive do micro, o áudio fica

sem sincronia com com as imagens. Fica parecendo filmes mal-dublados.

Gostaria que alguém me desse alguma dica ou indicasse algum erro que

eu possa estar cometendo. No início, esse problema não estava

ocorrendo.

Ontem, por exemplo, fui dormir 4 horas da manhã tentando solucionar o problema e não consegui. A falta de sincronia continuou, inclusive em outros projetos.

Pelo amor de Deus, aproveito para pedir que me ajudem.

Edilson Rocha

[email protected]

Edilson,

Você capturou em AVI? Teve algum quadro perdido durante a captura?

• 1 ano depois...
Postado

Também estou tendo perda de sincronia áudio/vídeo. Uso Vegas e gerei meu primeiro DVD pelo Architect e o resultado, testado em DVDs comuns caseiros e também no meu micro, deixaram muito desejar, quero dizer, apresentaram vários problemas técnicos.

Uma abertura com um vídeo que mostra um logotipo com uma música curta (inserida via MP3) tocou o áudio pela metade (o som começou silencioso e reproduziu só a partir da metade da música).

Depois da introdução, fiz um outro vídeo de teste, que tinha apenas um início com uns 10" de áudio, tocou este som pela metade. Tocou desde o início até uns 2" e parou.

Em outro vídeo com 7', notei perda de sincronia do som/imagem: o som vai gradativamente ficando mais atrasado.

Os vídeos renderizados no Vegas não estavam com nenhum problema do tipo. Ainda quero rever o "preview" do Architect, mas com certeza todos esses problemas não foram mostrados ali.

Por exemplo, renderizar vídeos com 30 quadros por segundo pode dar esse tipo de problema?

PS. detalhe: não estou capturando os vídeos, mas gerando do zero a partir do Vegas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...