Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Não sei se era mesmo essa pergunta que queria fazer, mas vamos ver!

As fontes atuais já apresentam uma característica que as fazem suportar pequenas variações da tensão de entrada, desde que, por curtos períodos de tempo! Na verdade, fontes automáticas trabalham bem dentro de uma larga faixa de tensão de entrada, como 90-240V.

O estabilizador é indicado para locais onde o nível de tensão é baixo e com muita oscilação, mas sem faltas frequentes. Para lugares com ocorrência de queda total de energia, só mesmo um nobreak conseguirá resolver.

• 2 semanas depois...
Postado
:-BEER eu acho que o parceiro MEIRANETO pode resolver meu problema, olha ai amigo tenho uma maquina que esta acontecendo o seguinte, se eu mando o windows desligar ele desliga normalmente até a fonte, mas se eu retirar a corrente , da fonte ele não liga mais por varias tentativas até conseguir ligala novamente, agora veja, se eu deixar o cabo da fonte com corrente, o funcionamento da fonte é perfeito, como resolvo esse detalhe, parece problema na fonte não, valeu a ajuda e obrigado
  • Membro VIP
Postado

Veja bem!(use óculos...ahahaha)

Quando a fonte está conectada na tomada energizada, ela mantém um circuito, na verdade uma fonte separada(5VSB) da principal, responsável pela alimentação dos circuitos da placa-mãe, como teclado, mouse, usb, rede, modem, bios, etc. Estes componentes podem ativar o PC quando surgir atividade elétrica neles.

Ao desligar a força completamente e religá-la na fonte, essa tensão de 5VSB pode não estar sendo ativada! Isso provocaria um mal funcionamento do seu sistema ou melhor, provocaria um NÃO funcionamento dele, enquanto essa tensão não estiver presente. A causa mais provável para tal situação, é problema na fonte do 5VSB(stand by). Verifique que quando esse problema ocorre, os led de sua placa-mãe(se tiver) permanecerão apagados! É sinal de que não há alimentação para a placa-mãe e os circuitos da placa-mãe, responsáveis pela sinalização de que a fonte principal pode partir, estão inativos por falta de força e assim, o sistema não arma!

Lembre-se de um simples e importante detalhe. Se remover a bateria do CMOS ocorrerá a perda das informações, certo?

ERRADO! Isso somente ocorrerá se a "força" for completamente removida da fonte, deixando a linha 5VSB desativada!

Lembre-se desse detalhe quando for dar um CLEAR CMOS! Mesmo estando o PC desligado, mas a fonte plugada na tomada, haverá energia alimentando a placa-mãe e assim, dando o Clear CMOS, ocorrerá um curto circuito, queimando um diodo que controla a interface da bateria e da tensão proveniente da fonte!

Eu mesmo, nos meus primórdios de aprendizado sobre placas-mãe, fiz essa besteira e queimou o tal diodo. Resultado disso? Hoje, para não perder o setup da bios é necessário manter o nobreak ou estabilizador ligado 24h!

Teste com outra fonte e comprove se realmente é nela que o problema reside.

[]s

• Membro VIP
Postado

Estabilizadores são equipamentos que aquecem demais e assim, não é recomendado deixá-los ligados desnecessariamente!

Havendo necessidade, pode-se providenciar um sistema de resfriamento bem simples, usando-se fans comuns e assim, o aquecimento estaria controlado. Resta ainda a questão do consumo de energia sem nenhuma necessidade.

Nesses casos, o bom senso deve prevalecer sempre!

[]s

• 3 semanas depois...
Postado

:bandeira:

e se eu tivesse a seguinte situacao.....

tenho uma fonte ATX, mas não possuo tomada de 110/220 por perto para liga-la... eu consigo alterar a entrada dela para 12v(dc)???

Postado

òtimo tópico, que bom que existem pessoas que se importando com os outros e nos lembram desse tipo de coisa que na hora que vamos comprar pc/ arrumar uma fonte não vemos alguns detalhes citados antes.

Postado
Postado Originalmente por Meiraneto@02 de dezembro de 2005, 12:39

Tal alteração seria inviável! Mais prático seria usar um inversor DC-AC e porque não dizer, um nobreak logo! :D

mas se você usar um DC->AC converter não seria viavel..... primeiro pois seria subir pra cima converter algo de 12vdc para 110vac e depois converter de novo para as tensoes estabilizadas em 12vdc...e outra se a intensao é usar em carros e/ou lugar onde não a tensão AC então dispoe-se de uma bateria só, e dou no max. 15 minutos calculando uma potencia de no minimo 200w de consumo....então o negocio é reinventar a roda saim e ntenrae montar um dc-dc convertr....

é meu ponto de vista....

alguem se expressa???

• Membro VIP
Postado

Amigo 4nd50

O que você acha que um nobreak faz?

No nobreak operando em modo bateria a tensão de 12V DC é convertida em 115V AC e a fonte faz novamente a retificação para DC 12V, 5V, 3.3V, etc.

Postado

Correto...

a ideia no no-break é boa sim..e entendo perfeitamente seu funcionamento.... O que estou tentando lhe dizer é que para meu projeto(ligar pc no carro), não server...pois se eu desligar o carro ele vai comer a bateria inteira..... Mas é claro que se for usar o pc com o carro ligado é uma saida também..... Mas pra mim o melhor é um conversor dc-dc

abraços

Postado

amigao...vai sim....com certeza....

porém ele vai consumir bem menos que um conversor DC-AC.....

ele vai gastar umas 2x ou 3x a mais que um som+modulo normal...

tenho um amigo que tem um kit epia-m(plataforma ultra economica) e um dc-dc...ele ficou uma hora com o carro deligado e funcionar beleza a partida.....

olha aí (http://vailat.sites.uol.com.br)

• 1 ano depois...
Postado

olá, recentemente comprei uma gravadora de DVD (5v/12v)-(1.5a/1.3a), então eu removi minha gravadora de cds (5v-12v)-(1.0a 1.2a), e coloquei a gravadora de DVD em seu lugar, porém no dia seguinte

minha fonte começou a soltar fumaça e quando apertei o botão de ligar o PC, n surtiu efeito. :bored:

Gostaria de saber se a corrente foi a culpada, se a minha fonte queimou, ou se foi só o fuvisel?

Grato.

(n sei o modelo da fonte)

:P

• 1 ano depois...
Postado

gostei de sua explicação sobre fonte de pc, tenho uma aqui em casa para consertar, ela esta com defeito no transistor FQPF5N60C ele esta todo aberto, em nenhuma outra fonte encontrei esse tipo de transistor, ele fica junto dos dois primeiros no mesmo radiador, não tenho o nome nem o modelo só sei que é real de 400w, com duas ventoinhas, frontal com led azul e traseiro ambas de 80mm.

se puder me ajudar, obrigado desde ja.

• Membro VIP
Postado

Pode acessar esse link abaixo e descobrir tudo sobre esse componente!

http://www.alldatasheet.com/

Mande mais detalhes da fonte e se possível, algumas fotos do interior dela.

Para reparar, depende muito da sorte, pois se a pane afetou a etapa de controle, fica mais complicado. Se for na etapa de "força" é mais fácil.

• 9 anos depois...
Postado

Olá amigos,

Alguém poderia explicar como funciona a alimentação dos circuitos PFC e de PWM nas fontes, com foco na sequencia de funcionamento da fonte, de onde vem alimentação destes circuitos. Qual a tensão primordial que deve ser encontrada na fonte.

Sabemos que a fonte ela é um aparelho/circuito para alimentar outro aparelho/circuito. Mas e a fonte em si mesma, como ela produz a sua própria alimentação, para alimentar esse chips que geram PWM, que alimentam os Circuitos de controle etc, ou seja os circuitos dela mesma?

Vamos lá gente, aprofundar um pouquinho mais as explicações já dadas pelos nosso colegas

Valeu

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...