Ir ao conteúdo

FITA DAT?

TeMpLaR

Posts recomendados

Postado

:help:

aí alguem pode me explicar exatamente como funciona esse sistema de backup?

e onde eu consigo adquirir isso aqui em sao paulo?!?!

valeu =D

Postado

Fita DAT é uma mídia usada pra backups, como você já disse. É muito utilizada em servidores, mas acredito que não seja o ideal pra uso pessoal, pois o equipamento é caro. O equipamento funciona basicamente assim: você insere a fita no drive e manda os dados pra dentro, como num gravador de cd ou disquete(não funciona com os mesmo programas). Existem drives internos (IDE) e externos. Os últimos podem ser firewire, usb, etc. Pra que você quer usar? O bom disso é a capacidade das fitas, muito alta.

Abraço!

Postado

aeeeeeeee

valeu tassio

seguinte... eu tenho um servidor aqui em minha empresa, e quero instalar uma fita DAT nela

imaginei q funcionasse como um RAID manja?

q copia automaticamente os arquivos de um HD pra outro a cada atualização...

não é pra uso pessoal... você tem ideia do preço??? (em sao paulo de preferência hehehe) ou então algum contato pra ver isso pra mim...

preciso passar um orçamento pro meu chefe

valeu!!!!!

Postado

Puts cara, só sei a teoria mesmo... Nunca nem usei um. Mas eu acredito que ele não funcione como um RAID não, porém não posso lhe garantir. Certa vez ví um a venda na internet por uns 3000 reais, mas daí não posso lhe afirmar o preço aí em São Paulo. Acho que o negócio vai ser você ligar pra uma empresa de hardware e consultar o preço... Tenta ligar pra Dell, Compaq ou IBM, eles geralmente vendem unidades ou computadores com as unidades. Daí você vê como realmente funciona, ou espera alguma alma caridosa lhe passar mais informações aquí.

Abraço!

Postado

beleza então

valeu tassio

hueuheuhhue

3000 reais pela fita dat até q não ta estão caro assim... pensando nos beneficios q ela traz... (segurança de arquivos)

valeu

vou ver se eu acho alguma coisa

• Administrador
Postado

Cara, uma unidade de FITA DAT é bom, sim, mas lembre-se que a FITA também é cara.... resumindo, para pabkup's pode ser muito caro, as vezes, é mais tachativo, escolher servidores apenas de HD's, o que vai lhe garantir maior quantidade de espaço, com um bom sistema de segurança, pode ser um gasto mais viável do que uma Unidade de FITA DAT...

Postado

bom o valor não me importa muito

quem quer colocar isso no servidor é o meu chefe

hmmm e eu fiquei sabendo q fita dat, uma das vantagens é uma maior capacidade de armazenamento de dados....

tem certeza q em um HD cabe mais coisa?

o problema pra gente não é segurança (nesse caso)

é mais pra backup de dados mesmo.....

quero saber se é mais fácil e seguro fazer os backups nas fitas dat em vez de usar um segundo HD ou gravador de DVD

Postado

Olha cara, a capacidade de fitas dat, levando em conta seu reduzido tamanho, é excelente! Não sei qual é a maior capacidade, mas se não me engano já ví fitas de 40gb. Se dinheiro não importa no caso é muito melhor fazer backup nas fitas mesmo.

Abraço.

Postado

Meu Jóvem,

A última vez que eu usei fita DAT, já faz mais de 5 anos.

A gente usava muito isso, em servidores, mas depois que veio o RAID...

Aqui no Rio, a melhor forma de adquirir um drive de DAT (gravador de fita DAT) é nas sucatas de micros. Há sempre muitos drives DAT, em geral no mesmo local em que estão os JAZZ DRIVE, outro lixo tecnológico da época das fitas DAT.

Penso que, em Sampa, também seja fácil encontrar drives DAT nos lixões de computadores. Vale a pena comprar logo, uns três ou quatro, para escolher o que esteja melhor, já que, em geral, estão muito empoeirados.

A propósito, a maioria deles é SCSI. Você vai precisar de uma placa controladora avulsa, ou de uma placa mãe que tenha a contraladora on board.

As fitas, são as mesmas do falecido padrão Digital Audio Tape (daí a sigla DAT), que veio para substituir o antigo cassete de áudio, mas foi atropelado, mortalmente, pelo CD de áudio.

Boa sorte. Poste os resultados para relembrarmos do passado...

Postado

para ser sincero eu estou pensando em fazer backup em outros HDs e cd roms....

pelo que o rayke falou esta me parecendo mais fácil de instalar, barato e simples de acessar o backup....

Postado

olha fita dat ainda existe e amplamente usada . servidores criticos e muito grandes não a usam mais pois usam datacenters de backup ou rodam em paralelo. o uso da fita em grandes quantidades e mais seguro pois um virus não destroi a menos que se rode o hardware, não estraga como muitos cd's de 1,99 e principalmente, não e acessivel a qualquer ze ruela da rede. existem fitas dat, dlt's e lto se não me engano. com preços acompanhando a velocidade e capacidade. a mairoria e scsi , cara e difícil de achar. e algo eficiente, util se você tiver aplicaçao. o backup automatizado como você quer pode ser conseguido através de um software, (que geralmente acompanha o produto novo e original) que você pode programar pra fazer backup integral ou imcremental. (explicando melhor. durante os dias de semana- segunda a sábado- você copia e sobregrava os arquivos atualizando apenas o que foi modificado. no domingo faz uma copia total do hd, porque demora mais. e como domingo não tem expediente....

quando eu trabalhava e administrava, nem lembrava que existia. e so configurar e pronto. ta la . mas ja aviso. grandes volumes exigem grandes quantias. prepare-se.

Postado

Na empresa onde trabalho uso backup em fita dat ( é levada para fora da empresa ) e backup em HD que fica armazenado em outro servidor. Acho fita dat uma ótima forma de backup , além do mais ela é pequena e leve , podendo ser levada para fora da empresa sem nenhum incomodo. Eu sempre que uso backup em Dat uso também em HD.

Luciano Martins

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...