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interlace ou flicker? como resolvo?


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Postado

Está tudo tremendo.

Estou com um problema a semanas: Estou usando o Adobe Premiere 7.0 e também o Adobe Premiere Pro 1.5 em "No Fields" (Progressive Scan), exportando o filme AVI editado em "No Fields", para depois queimar o DVD. O filme exportado fica normal, mas depois de importar esse filme AVI para o queimador e converter, resultado: imagens quando em movimento, ficam com efeito Flicker ou Interlace, não sei qual dos dois, só sei que dá pra ficar tontinho ao assisti-lo.

As imagens estáveis ficam como se tivesse gravado em 24 p. É muito estranho. Não parece vídeo, parece cinema, e o pior é que no momento não quero esse efeito.

Que será que estou fazendo de errado?

Akira.

Postado

Field order (field dominance ) - As imagens de vídeo do tipo interlaced são compostas por dois campos, um somente com linhas ímpares e outro somente com linhas pares, exibidos de modo alternado na tela do monitor ou TV. Quando se edita um vídeo, é importante saber qual campo é montado primeiro, se o par ou o ímpar. Isto porque não existe um padrão para montagem do quadro de uma imagem de vídeo: em alguns sinais, o campo par é desenhado primeiro, depois o campo ímpar, formando assim um determinado quadro de imagem. O quadro seguinte continuará com a alternância, ou seja, par-ímpar-par... e assim por diante.

programas de edição-não-linear possuem uma opção para indicar de que tipo é o vídeo em que se está trabalhando, se é um vídeo upper field ou um vídeo lower field. Se o ajuste estiver incorreto, será montada uma imagem com as linhas trocadas de posição, o que afeta principalmente imagens com perfis inclinados e imagens em movimento, através de um efeito denominado combing.

Em um dado exemplo a posição correta é a da esquerda; onde, as linhas ímpares são montadas primeiro (upper field) e as pares em seguida, para formar a imagem de uma barra inclinada.

Algumas placas de captura de vídeo geram vídeo com field dominance do tipo upper, outras com field dominance do tipo lower. Os formatos de vídeo DV (MiniDV, DVCAM, DVCPRO e Digital-8) possuem field dominance do tipo lower field. Não é possível saber, ao assistir um determinado vídeo que apresenta problemas de combing, se ele é do tipo upper ou lower; o que se faz geralmente é alterar a opção upper/lower no software e observar a imagem verificando se o problema foi corrigido. Esta tese foi defendida por mim no Infórum quando se aventou a possibilidade de fluxos de vídeo originados da TV Broadcasting usarem um determinado field order (x) e arquivos oriundos de VCR utilizarem foutro field order(y).

Esta opção geralmente possui uma terceira, além de upper/lower: a opção off. Neste caso, o software não toma nenhuma decisão de montagem de um campo ou outro em primeiro lugar. Esta opção deve ser selecionada se o arquivo de vídeo for utilizado exclusivamente em microcomputadores, onde as imagens são sempre exibidas no modo progressive scan ao invés do interlaced, quando as linhas são montadas na sequência, uma após outra, como web-streaming ou aplicações em CD-ROM por exemplo.

Escolhida uma opção (upper ou lower), a mesma deve ser mantida durante todo o processamento do arquivo de imagem.

MUITA ATENÇÃO: Se outros arquivos de diferentes fontes forem acrescentados durante a edição, também deverão ter o mesmo tipo de dominância.

Fonte: Fazendo vídeo/Mr. Walker

lower field (F2 Dominant) - Tipo de arquivo de vídeo onde o campo das linhas pares (chamado F2) é desenhado primeiro na imagem, seguindo-se o campo ímpar. O nome decorre do fato das linhas pares estarem abaixo (lower) das demais, considerando-se as linhas completas (e não a meia linha do campo par que na verdade inicia-se na mesma posição horizontal).

Fonte: Fazendo vídeo

Upper field (F1 Dominant) - Tipo de arquivo de vídeo onde o campo das linhas ímpares (chamado F1) é desenhado primeiro na imagem, seguindo-se o campo das linhas pares. O nome decorre do fato das linhas ímpares estarem acima (upper) das demais, considerando-se as linhas completas (e não a meia linha do campo par que na verdade inicia-se na mesma posição horizontal).

Fonte: Fazendo vídeo

Na prática sempre que capturo de Videocassetes configuro os softs que uso - principalmente o Movie Factory2 / 3 / 4 da Ulead - para Deinterlaced Output, eliminando gasps, flickers e combs. Esta norma foi adotada após verificar que mesmo alternando o Ordem de Campo, tanto para Upper quanto para Lower os artefactos permaneciam na quase totalidade das vezes. Como não tenho o costume de capturar from camcorders não tenho como analisar as características dos vídeo originados delas, solicitataria ao amigo fazer os devidos testes.

Soçarba...

Mr. Walker.

NOTA: - Transcrito do "Glossarium do Fantasma"

Já que, Maomé não vai à montanha, esta, vem a Maomé.

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=234353 (Glossarium)

Postado

Mr Walker,

Obrigado pela prolixa explanação.

Seguirei as suas teorias. Desde o início fui ensinado a sempre trabalhar em No Field (Off).

Testarei daqui em diante, trabalhar em Lower Field de ponta a ponta. Se o efeito combing persistir, passarei a trabalhar em Upper Field. Será a minha última opção, pois como disse, já tentei em No Field.

No momento tenho usado o Ulead Workshop2 para construir os DVDs (digo no momento, porque ainda quero testar o Maestro), e sempre seleciono Deinterlece Output, ele evita o combing, mas não é do meu agrado, pois ainda que pouco, a qualidade cai.

Abraços,

Akira.

...Mr. Walker...FazendoVídeo...Mr. Walker...Eduardo B...

Postado
Postado Originalmente por Ricardosilvars@07 de junho de 2005, 15:06

Akira,

Qual é a origem do video que você está editando? É VHS, filmadora digital ou alguma outra?

Ricardo,

A origem é de digital para entrada Firewire da placa mãe. Por que? Existe implicação?

Akira.

Postado
Postado Originalmente por Akira@07 de junho de 2005, 19:06

Ricardo,

A origem é de digital para entrada Firewire da placa mãe. Por que? Existe implicação?

Akira.

Sim, o tipo de video original é que define as configurações que você utilizará para gerar o mpg2. Não tenho certeza, mas acredito que as imagens provenientes de filmadoras digitais são do tipo "progressive scan", mas só poderei confirmar quando adquirir uma. Se for assim, creio que você NÃO deverá selecionar a opção "deinterlace output" pois estamos supondo que o video já é progressive scan, então não há necessidade de desentrelaçar, talvez isso esteja gerando o problema. Quando for gerar o mpg você também deverá escolher "progressive scan", "no fields" ou coisas do tipo nos settings do conversor.

Isso é a minha teoria e é apenas uma proposta para um teste, pois eu só poderei confirmar assim que adquirir a minha filmadora.

Postado

Amigos,

Acabo de queimar um DVD com vários arquivos de tamanhos variados, todos exportados pelo Premiere Pro em AVI sem selecionar "Deinterlace Output".

Eis que os vídeos de 5 minutos não vieram com efeito "combing", e os 30 minutos vieram com o efeito "combing".

É estranho pois, no mesmo DVD, arquivos exportados com a mesma "Configuração-Field" resultaram uns com "embaralhamento" e outras não. Vá entender!

No que o tamanho do arquivo implica no entrelaçamento de linhas?

Akira.

  • 3 semanas depois...
Postado

Em primeiro lugar, me perdoem, moderadores e colegas pelos Xiii e ih. É que havia postado coisas que acabei desistindo de postar, mas já era tarde e acabei editando as mensagens com essas espressões idiotas e desnecessárias.

Consegui resolver o meu problema de entrelaçamento de linhas.

Como capturo a partir de camera ou vt digitais, trabalho em No Fields (Progressive Scan). Após a compactação para Mpeg2 e queima do DVD, o resultado era o efeito Combing, que estava solucionando (a contra gosto) com Deinterlace Output. O efeito tremido do Combing sumia, mas assim mesmo o vídeo não ficava do meu agrado.

Depois de vários testes, a solução foi simples: mantive todo o processo de captura e edição em No Fields e na janela Field Options, selecionei Reverse Field Dominance, e tudo ficou como espererava há mesês.

Mais uma vez, feliz,

Akira.

Postado

Beleza Akira, é glorioso quando a gente consegue atingir os objetivos sem ter que percorrer caminhos desconhecidos. né. O mais importante destes problemas é saber com certeza a solução correta pois caso contrário acabaremos batendo cabeças novamente pelo mesmo problema no futuro.

Abraços

Postado

Sim, foi glorioso enquanto durou. Mas durou pouco.

No meu player de mesa Sony não deu mais o problema de "tremedeira" ou efeito COMBING, como já disse (feliz da vida).

Depois de entregar o DVD para o meu cliente, eis que, no Player de mesa dele (um Gradiente D201 "toca tudo"), voltou a apresentar o antigo problema. Por desencango, levei e instalei o meu Player no Home Theater do cliente e deu tudo certo. Só no Player dele que deu efeito COMBING (estremelique de linhas).

Vai entender?

Akira.

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