Ir ao conteúdo

Arquivo texto gerado pelo DOS via comando "dir"

_rapha_

Posts recomendados

Postado

O redirecionamento do comando dir para um arquivo texto sem parâmetros é : dir > lista.txt. OK !! Só que alguns nomes de arquivos ou pastas que tem acento, til, pelo que parece é só isso, saem com alguns caracteres estranhos. Lembrando que isso é feito através do prompt do DOS, com o Windows ativo.

Já tentei alterar a página de código que é definida no autoexec.bat mas não adiantou. Já por padrão está definida para o Brasil.

Gostaria de gerar esses arquivo de texto, contendo listagem de arquivos de um diretório, perfeitamente, como visualizado pelo windows explorer. Isso seria possível ?

Alguém poderia me ajudar ???

• 3 semanas depois...
Postado

Vejam se no arquivo Autoexec.Bat as linhas de Código de Página estão assim, na preparação e na seleção:

Mode com codepage prepare= ( (850) C:\DOS\ega.cpi)

Mode com codepage select=850

B)

Postado

OK!!! Essa linhas de código já tem no autoexec.bat padrão. Esta é a definição de página de códigos do Brasil.

Isso só não é o bastante. Até já mudei a página de código no autoexec.bat e não adiantou.

Aguardo ajuda!

Postado

Tudo bem, _rapha_!... Então veja agora no arquivo Config.sys se há estas linhas:

DEVICE=C:\DOS\DISPLAY.SYS CON=(EGA,,1)

Country=55,850,C:\DOS\Country.sys

B)

Postado

Fragoso. Esta linha por padrão já existe no config.sys.

Este arquivo já também está configurado desta forma.

Alguma outra opção !!

Tente fazer aí no seu computador como teste pra você dar uma resposta mais precisa. Talvez assim seja mais rápido. Você já tentou fazer isso.

Desde já obrigado pela ajuda!!

Postado

1º No pront do MSDOS .

EX. c:\ windows

digita dir/a > list.txt ira gerar lista dos arquivos da pasta do windows

dir/s > lias.txt ira gerar lista dos arquivos e diretorios , mas os

arquivos com nomes maior que 8 digitos ira aparecer na lista

exp ( a pasta .. Temporary Internet Files... saira tempor~1.** :bandeira:

Postado
Postado Originalmente por _rapha_@09 de julho de 2005, 12:02

Fragoso. Esta linha por padrão já existe no config.sys.

Este arquivo já também está configurado desta forma.

Alguma outra opção !!

Tente fazer aí no seu computador como teste pra você dar uma resposta mais precisa. Talvez assim seja mais rápido. Você já tentou fazer isso.

Desde já obrigado pela ajuda!!

Não tenho mais opção nenhuma, caro _rapha_! E não posso tentar fazer isso aqui porque o meu Windows é o XP Pro! As informações que passei a você foram baseadas no meu conhecimento no tempo que eu usava o Windows 3.11!

B)

• 2 semanas depois...
Postado

:bandeira: _rapha_

Tente dir > lista.doc, depois vá para o windows e click duas vezes(ou uma vez,conforme a configuração) no arquivo lista.doc que chamará o word, onde talvez os caracteres estranhos desapareçam. O azar é na primeira coluna aparece o nome reduzido a 8 caracteres e na ultima o nome completo do arquivo ou programa.

Postado

ppauloc o problema ainda é muito mais complicado. Já tinha feito esse redirecionamento usando um arquivo .doc. Continua aparecendo caracteres estranhos.

Você ou alguém poderia me ajudar !!!

Raphael

• 8 meses depois...
Postado
Postado Originalmente por _rapha_@20 de junho de 2005, 13:30

O redirecionamento do comando dir para um arquivo texto sem parâmetros é : dir > lista.txt. OK !! Só que alguns nomes de arquivos ou pastas que tem acento, til, pelo que parece é só isso, saem com alguns caracteres estranhos. Lembrando que isso é feito através do prompt do DOS, com o Windows ativo.

Já tentei alterar a página de código que é definida no autoexec.bat mas não adiantou. Já por padrão está definida para o Brasil.

Gostaria de gerar esses arquivo de texto, contendo listagem de arquivos de um diretório, perfeitamente, como visualizado pelo windows explorer. Isso seria possível ?

Alguém poderia me ajudar ???

Se já tem a resposta desconsidere, se não lá vai.

Abra o arquivo gerado no excel e escolha origem do arquivo MS-DOS(PC-8), No delimitadores escolha e que for mais conveniente, após isso pode copiar e colar em outros aplicativos.

Obs.: se abrir no Edit os caracteres estarão corretos tambem.

Postado

Olá para todos,

O problema relatado acontece porque a exibição dos caracteres da linha de comando é em ASCII, (lógico que depende também de qual tabela de país se usa) e a exibição embaixo do Windows (GUI) usa o padrão ANSI, e alguns caracteres de um padrão são diferentes no outro.

Isso fica mais evidente em caracteres acentuados ou especiais (como símbolo grau, elevado ao quadrado ou cubo, Copyright, Marca registrada, etc...)

Eu recomendo usar algum aplicativo de listagem baseado em Windows, porque ele usará as fontes do Windows e o padrão ANSI.

Boa sorte!

Jorge Barros - B)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...