Ir ao conteúdo

Recuperar Dados de HD Queimado(?)

Mossadrai

Posts recomendados

Postado

Ola amigos,

eu estava usando meu computador normalmente quando a CPU (só ela) parou de funcionar. Para testar a mesma, desliguei todos os cabos e só deixei a força ligando a CPU em outra tomada. Ela realmente não funcionava, então eu supus que fosse a fonte.

Levei o computador num técnico, que colocou uma nova fonte e a máquina voltou a funcionar normalmente, mas para minha surpresa, não reconhecia mais o HD (Seagate 80Gb).

Como uso o computador para trabalho e pesquisa, coloquei imediatamente um novo HD, mas estou com o antigo guardado e cheio de dados importantes.

Eu acho que o HD queimou, só que fuçando na internet, ouvi dizer que HDs não queimam, mas sim, criam "bad blocks".

A minha perguna então é:

Como posso recuperar esses dados? E existe possibilidade de recuperar o próprio HD, ou seja, ele fica funcional e não queima mesmo ou posso jogar fora depois de tirar os dados?

Obrigado pela ajuda!

Diego

:help: PS: Como sou novato nesse assunto, agradeço a qualquer um que possa me ajudar ou mesmo fazer o serviço para mim.

• Membro VIP
Postado

você sabe se a BIOS está identificando o HD?

Se não estiver é provavel ter queimado apenas a placa lógica do HD...

Nesse caso alguem que mexe com manutenção em HD pode pegar um HD idêntico ao seu que bixou o motor e trocar as placas que seu HD fica novinho de novo.

Pocure ver se ele é reconhecido na BIOS ou não se for reconhecido pode ser BAD BLOCK, Sistema de Arquivos ou Particionamento. B)

Postado

Ola, algumas vezes o hd foi reconhecido e outras não, quando era reconhecido ficava fazendo barulho como apitando, e ficava travando no setup.

Não sei se este dado pode ajudar , os unicos componentes da maquina que deixaram de funcionar foram os dois que estavam conectados com um mesmo cabo, HD e CD Rom.

Se for a segunda opção, de bad block, particionamento ou Sistema de arquivos, como pode ser resolvido?

Obrigado

Diego

Postado

Eu estou com o mesmo problema. HD SeaGate de 20GB, só q no meu caso a BIOS reconhece o HD. O Problema é que ele não inicializa o WinXP, mas pelo boot do diskete (aquele q a gente faz no explorer) ele acessa normal pelo DOS (Win Me). Consegui fazer backups de alguns arkivos, pasta a pasta, como nos velhos tempos do MSDOS, mas ainda tem muita coisa lá.

E aí gente? Tem como recuperar?

Abraço!!!

• Membro VIP
Postado
Ola, algumas vezes o hd foi reconhecido e outras não, quando era reconhecido ficava fazendo barulho como apitando, e ficava travando no setup.

No caso do Mossadrai se as vezes ele reconhece e outras vezes não, só pode ser umas desses problemas:

1 - O cabo flat está com problemas. Procure trocá-lo pra fazer o teste, de preferência por um de 80 vias.

2 - Os jumpers do HD não estão configurados corretamente.

3 - Pode ser realmente problema na placa do HD.

4 - Se a BIOS reconhece sem dificuldades seu HD e ele faz muito barulho durante a leitura é problema nos motores, nesse caso seu HD está condenado mesmo procure fazer um backup o mais urgente possivel.

Eu estou com o mesmo problema. HD SeaGate de 20GB, só q no meu caso a BIOS reconhece o HD. O Problema é que ele não inicializa o WinXP, mas pelo boot do diskete (aquele q a gente faz no explorer) ele acessa normal pelo DOS (Win Me). Consegui fazer backups de alguns arkivos, pasta a pasta, como nos velhos tempos do MSDOS, mas ainda tem muita coisa lá.

No caso do IgorGomes procure reinstalar o Windows XP por cima (fazer uma reparação na instalação do Windows e não fazer uma nova instalação você não vai perder seus arquivos a menos que você reparticione e/ou formate seu HD apenas instale "por cima" que ele vai pegar todas as configurações.

Postado

Olá Sonic,

Primeiramente obrigado por responder ao tópico.

Eu tentei reinstalar o XP por cima, mas ele além de enxergar o HD como se estivesse vazio, mesmo quando pedi para realizar a formatação o programa de instalação não foi capaz de formatá-lo. Nâo consegui fazer a reparação.

Uma coisa anormal que eu vi foi que quando eu dava "dir" em um dos diretorios c:\Windows pelo DOS, ele dava erro como se não conseguisse fazer a leitura.

O PC chegou da assitencia hoje. Tive q comprar um novo HD (80GB samsung) e o carinha disse q o HD estava perdido. Como eu não confio muito na habilidade destes caras, ainda tenho esperanças de reaver pelo menos alguns dados.

Abraço!!!

• Membro VIP
Postado
Uma coisa anormal que eu vi foi que quando eu dava "dir" em um dos diretorios c:\Windows pelo DOS, ele dava erro como se não conseguisse fazer a leitura.

Então é provavel que "parte" do HD esteja realmente dando problema... o que não quer dizer que o HD não esteja condenado.

você só não me disse que tipo de arquivo de sistema você está usando... NTFS ou FAT32?

Uma vez aconteceu isso comigo...um HD de 40 GB esava dando pau em uma das partições tipo em uma certa parte do HD mesmo tentando copiar a partir do DOS e por incrivel que pareça não conseguia entrar na pasta Windows no DOS porque aonde ficava gravado o Sistema Operacional o HD não conseguia ler e o PC travava.

como você disse que está copiando a partir do DOS é provavel que seja FAT32 (mas isso não quer dizer que não exista programas que leiam arquivos de sistemas NTFS).

O problema de copiar arquivos em DOS é a questão dos arquivos com nomes extensos. Pois no Windows "Arquivos de Programa" é ARQUIV~1. É um verdadeiro "Calvário" hehehe... :chicote:

Sabe o que eu fiz pra conseguir recuperar partes dos arquivos? que o Windows XP não copiava e que o DOS copiava? Coloquei o HD problemático como SLAVE em um PC rodando Windows 98 e ele conseguiu ver os arquivos e consegui copiar tudo do HD menos a pasta "Windows" por justamente na área onde o Windows está gravado a cabeça de leitura do HD travava e o SO travou. Mas pelo menos consegui resgatar todos os outros arquivos.

Qualquer coisa poste aqui se resolveu seu problema ou não IgorGomes.

Boa Sorte!

B)

Postado

Pois é Sonic...

O HD tá em FAT32. Como não consegui um computador com win98 pra testar, tive q mandar pra assistencia. Lá o cara falou q testou no Win98 mas não conseguiu exito, mas no entanto, ele falou q passou o scandisk e encontrou 9 bad blocks. Eu achei estranho pois já q ele conseguiu passar o scandisk era pro win98 ter visto os arkivos... mas deixa pra lá. Vou ver se consigo um win98 pra sanar a duvida.

Obrigado mais uma vez por ter ajudado.

Um abraço!

• Membro VIP
Postado

Precisando é só postar, mas se por um acaso você conseguir sanar seu problema poste aqui para ver se deu resultado.

Boa Sorte e Até a Próxima... B)

• 6 anos depois...
Postado

Olá.

Estou com um problema parecido. Tenho um hd de 80g, e uso ele para guardar os backups, acontece que de uns dias para cá ele não abre mais. Na verdade, nem o pc em que tento ligá-lo liga, quando ele está conectado. Como faço para recuperá-lo? É possivel?

Obrigado.

Postado

Pode-se recuperar dados com CD Live do Ubuntu mesmo com Bads, desde que HD seja reconhecido, se queimou a placa lógica pode troca-la. É difícil fazer uma instalação ou reparação em HD comprometido por Bads.

Agora se for o motor que parou de girar não vejo como fazer...

• mês depois...
Postado

Olá amigos, boa tarde. To com um problema um pouco mais complicado. Tinha um PC que deu pau na placa mãe, consegui retirar o HD e agora preciso recuperar os arquivos que pra mim são muitos importantes. Minha pergunta é simples: como não tenho mais um PC, é possível recuperar estes arquivos usando meu notebook com algum tipo de cabo e programa? Ou vou precisar de um PC pra fazer isso? Muito obrigado a todos.

• 3 semanas depois...
Postado
Olá amigos, boa tarde. To com um problema um pouco mais complicado. Tinha um PC que deu pau na placa mãe, consegui retirar o HD e agora preciso recuperar os arquivos que pra mim são muitos importantes. Minha pergunta é simples: como não tenho mais um PC, é possível recuperar estes arquivos usando meu notebook com algum tipo de cabo e programa? Ou vou precisar de um PC pra fazer isso? Muito obrigado a todos.

Boas, claro que há maneira de recuperar os dados e de uma forma muito simples.

Da forma que explicou o seu problema, o disco nao parece ter sido afetado, sendo assim tudo o que precisa é de um Disco externo Sata (ou melhor, a caixa de um disco externo) caso o seu tambem seja Sata, ou de um adaptador para discos IDE caso seja IDE, e depois liga via USB e utiliza como se um disco externo se tratasse, desta forma salva os seus dados.

Boa sorte e depois poste aqui o resultado :)

PS: Não precisa de programa nenhum

• 2 semanas depois...
Postado

Olá

Estou com um problema semelhante ao de alguns aqui.

Deixei meu PC ligado ontem e saí. Quando voltei, ele estava no setup de inicialização, travado.

Tentei reiniciar, mas não funcionou.

O HD está fazendo um barulho, tipo um arranhão de motor.

Retirei o HD e coloquei em uma case externa e liguei em outro PC, mas ele não está reconhecendo. Ele diz que um hardware foi encontrado, mas apenas a parte do sistema. O HD possui 500GB e este que aparece no meu computador é menor (acho que é aquela parte que fica direcionada ao windows. E desculpa se estou falando besteira).

Tem horas que ele "quase funciona", se é que isso existe. O Windows chega a inicializar, mas não consegue terminar a inicialização. E quando isso acontece ele não faz o tal barulho que eu mencionei. Mas no meio dessa inicialização (quando trava) aí ele faz o barulho.

Só mais uma informação.

Quando ligo ele na case e conecto ao PC, ele apenas abre um drive de SYSTEM RESERVED de aproximadamente 100mb, mas não consigo explorar.

Ele fica tentando ler o HD e as vezes aparece um novo drive local, mas não consegue reconhecer.

29202492.jpg

Alguém sabe me dizer se há como recuperar os dados?

Obrigado

Postado
Qualmarca e modelo de seu hd amigo

Opa! Desculpa pela falta de informação, amigo.

É um WD.

O modelo é WD500BEVT.

Obrigado pela atenção.

Postado

Dentro de recuperação de dados os modelos WD estão entre os mais complicados em recuperação de dados. Seu HD pode estar com problemas de placa, FW ou cabeças de leitura e escrita é difícil de dizer se for placa tem que se alizar o circuito por completo se não tiver como consertar tem que se tranferir as informações da memoria da placa para uma nova..claro para fazer isso você precisa de equipamentos profissionais de recuperação de dados. Não tente abrir este HD pois o mesmo tem um alinhamento delicado cas cabeças de leitura e escrita. Dica ouça o HD veja como ele se comporta: Se liga dá varios cliques e para, se liga e apenas fica ligado ou se não liga, ou se liga e fica clicando direto

Postado

Amigo pode ser cabeça de leitura e escrita porém somente com uma analise detalhada podemos saber...como disse você precisa de equipamentos para este diagnostico nenhum software fará isso por você

• 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...