Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Srs,

Gostaria de saber onde encontrar normas onde especificam o comprimento do cabo cat 5E que liga os equipamentos (switchs, hubs...) no patch pannel de um hack.

Em pesquisa por ai, achei que a maioria usa como padrão a medida de 1,5m para os hacks. Mas esse tamanho fica muito grande e exige uma organização bem mais complexa no hack para que não fique aquele monte de cabo enrolado.

A dúvida é que se usar uma medida pequena como 50cm ou menor vai ocasionar algum problema? tipo, perda de sinal, delay, retorno do sinal... Algum problema com a certificação do cabo...

Fico no aguardo de uma orientação!!

Abraços,

Matte

Postado

Problemas só irão ocorrer se você estrapolar o comprimento maximo recomendado de 100 m contanto da saida da placa de rede até a hub (passagem por tomadas, patch painel, etc...) abaixo disso se você conseguir fazer uma cabo de 5cm ela vai funcionar.

[ ]'s

Postado

Sobre estrapolar os 100m eu sei e já vi documentação sobre isso, obrigado! Eu gostaria era de achar alguma documentação ou norma que especifique o mínimo de tamanho de um cabo ligado no hack.

Valeu!

Abraços,

Matte

Postado

Mais ai é que esta não existe limite minimo e sim o maximo recomendado de 100 M entre os dispositvos repetidores (entenda repetidores como hub, switch, placa de rede, etc...)

Se você fizer um cabo com 1cm ele vai funcionar, o patch cord que ira sair do patch panel até o hub ou swtich ou roteador é que somado ao comprimento do cabo que esta conectado ao painel não poderá ultrapassar os 100 M para que não haja risco de perda de pacotes.

[ ]'s

Postado

Muito interessante sua colocação! Em outro forum tive uma explicação diferente em que se usar medidas menores que 1,5m de cabo no Hack não haveria como certificar. Já em outra página da net não especifica medidas mínimas para 100T agora se for a 10T o mínimo seria de 1.5 feet (em pés que dá um total de +-48cm).

Por isso que questionei a questão da especificação em norma, pois cada um fornece uma informação. Quando eu fiz o curso de rede aprendi que o cabo não poderia ser menor que 50cm. Agora esse padrão de 1.5m que a Furukawa e outras usam por ai acho exagerado, pois a organização no Hack fica muito complicada. Como aqui no serviço na maioria dos Hacks espalhados pelos andares levam em média de 2 a 3 switches de 48 portas, o "bolo" de cabo que desce pelas laterais do hack fica muito grosso atrapalhando sua acomodação no hack.

Por isso estou na pesquisa de medidas menores para os patch cable, mas para usar esses cabos menores tenho que comprovar em normas para o meu chefe que isso não oferece risco nenhum no desempenho da rede. Pois a rede antes estava no padrão da Furukawa, só que com o tempo e acesso a qualquer um nos hacks a coisa ficou bagunçada e arrumar esse monte de cabo não é tarefa fácil!!

Mais uma vez agradeço sua atenção!!!

Abraços,

Matte

• Curtir 1
  • 5 anos depois...
Postado

Matte, boa tarde.

Estava passeando no site clube do hardware, e vi suas duvida quanto ao tamanho minimo de petch cord podem ser utilizados, se isso te ajudar.

att/Berilho

No rack devemos preferncialmente escolher patch cords de tamanhos

variados de maneira a conseguir uma organização dos mesmos. Sugestão de

tamanhos aproximados: 30cm; 60 cm; 90 cm; 1,20 m; 1,50 m; 1,80 m; 2,10 m;

2,40 m; 2,70 m e 3,00 m

Aconselha-se que os patch cords sejam manufaturados e testados em fábrica

de maneira a assegurar o seu perfeito funcionamento em um amplo range de

velocidades.

Características:

· Deve atender a norma ANSI/EIA/TIA 568A e ao boletim técnico TIA/EIA

TSB40-A em todos os aspectos (carcteristicas elétricas, mecânica, etc.)

· Deve ter conectores modulares de 8 posições do tipo RJ45 de ambos os

lados.

· De acorco com o item 6.3 do TSB40A e com o item 10.5.3 da ANSI/EIA/TIA

568A os patch cords devem utilizar um cordão de 4 pares, flexível, com

condutores multifilares de 24 AWG.

· Côr Neutra, preferencialmente cinza.

· Listado pelos Laboratórios UL.

· Suportar taxas de transmissão de até 155 Mbps.

· Deve atender os requisitos de Categoria 5, conforme o item 6.4 do TIA/EIA

TSB40-A, que referencia o TIA/EIA TSB36.

· A pinagem deve estar de acordo com o item 6.3.2 da TIA/EIA TSB40-A, e

utilizar a opção T568B.

• Curtir 1
Postado

Isso mesmo. para certificar, pode ser cabos de 50cm, 1 mt, 1,50 mts e 2,5 mts.

assim q eu achar eu te mando uma loja com os cabos certificador pela anatel nestas medidas

• Membro VIP
Postado

Além das normas citadas pelo Berilho, vale ressaltar que a norma brasileira para cabeamento estruturado é a ABNT NBR 14565. Se não me engano, essa norma não especifica um comprimento mínimo para os Patch cords, mas especifica um comprimento máximo de 5 metros.

Abraços.

• 3 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Em outro forum tive uma explicação diferente em que se usar medidas menores que 1,5m de cabo no Hack não haveria como certificar. Já em outra página da net não especifica medidas mínimas para 100T agora se for a 10T o mínimo seria de 1.5 feet (em pés que dá um total de +-48cm).

Não percebi, acima, se alguém confirma normas não estabelecerem limite mínimo para 100T. Caso estabeleçam, é aquela coisa: provavelmente tudo funcionará normalmente mas você não poderá ter documento atestando ser aquela uma rede certificada.

Além das normas citadas pelo Berilho, vale ressaltar que a norma brasileira para cabeamento estruturado é a ABNT NBR 14565. Se não me engano, essa norma não especifica um comprimento mínimo para os Patch cords, mas especifica um comprimento máximo de 5 metros.

"Patch cords", para a NBR 14565, não seriam apenas os cabos que chamamos popularmente de cabos cross-over, por possuírem uma ponta em T568A e a outra ponta em T568B?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!