Ir ao conteúdo

Checking nvram.. denovo aconteceu comigo

prv-007

Posts recomendados

Postado

pelo amor de deus..

eu acho q vou quebra todas as pcchips q eu ver...

ehhehehe

olha só...

uma vez fui coloca um modem numa pcchips dum professor meu q estrago a q tinha lá....

quando ligo a máquina trava em "Checking NVRAM.." e agora fui mexe em outra pcchips...

estava ali testando meu celeron 366... e quando to no teste da última memória...

ligo a máquina e o que aparece???

"Checking NVRAM.."

alguem tem q saber o que é isso...

já resetei bios... tirei pilha... troquei memória...

não sei mais o que fazer..

alguem tem uma dica??

falou

Postado

não entendi bem o que você quis dizer mas esse Cheking NVram é normal, acontece isso com todas as maquinas. Deve ser algum tipo de teste de memoria, deve ser integridade da memoria.

• Membro VIP
Postado

Isso significa que a placa está fazendo o auto-teste da "non-volatile ram", ou seja, da memória do setup.

O que dá pau é o que vem depois disso, pode ser teste de memória, de hd, de cd, ou de outro componente da placa.

A solução é aquele velho esquema: desconecte tudo, e vá ligando a máquina, testando, ligando 1 componente, ligando de novo...

Postado

pois é... já fiz teste de memória...

coloquei outros pentes q tenho aqui em casa e nada..

cheguei a desligar um micro funcionando em perfeito estado para colocar a memória dela na mb da maldida pcchips e nada também...

um amigo meu disse q podia demorar esse teste.. cheguei a dechar o  micro nesse checking uns 10min..

eu não acredito q isso tá acontecendo..

isso q era só pra consertar o modem.. vou te q marcha com 200 pilas...

q droga...

digam o que mais vocês acham...

falou

Postado

Meu amigo, estou com mesmo problema em uma placa-mãe pcchips m748, não sai do navchecking ram , já fiz de tudo também, acho que a placa-mãe foi para o saco!

Vai ter que morrer com ela!

Postado

Amigos, já aconteceu isso aqui no laboratório comigo também em uma PCHIPS M748,  ela tem soquetes SLOT 1 e PGA,   quando usava um processador no PGA ele travava no NVRAM e quando colocava um processador no SLOT1 funcionva normal,,   resolvi o problema trocando os capacitores da placa.

abraço.

• 2 anos depois...
Postado

Acabou de acontecer comigo, Celeron 366 soquete PGA370, Xcel 2000, M748

para no NVram

Historico :

A maq. entrava no win98 o mause não habitava, sem mouse não reconhecia a falta do mesmo ao abrir cpu(gabinete), mexi no conector da Serial, nada acontecia, verifiquei que a bateria estava zerada, depois que trocou, aconteceu....

troquei memoria , desconectei placas e nada

.... Help... O cliente é pobre, se eu não resolver vou ter que pagar do meu bolso...outra placa...???

Grato,

Postado

No 1º caso do PRV-007, muito provavelmente o tal modem está causando problemas. Retire o modem da placa, e ligue o PC. Se continuar com o problema, limpe a CMOS (ou via jumper, ou retirando a bateria). Normalmente isto resolve. No 2º caso, você deve observar se a placa está com as configurações corretas para o seu processador: existe uma configuração via jumper que direciona as tensões do processador para o slot1 ou para o socket 370. Tem outro jumper que deve ser posicionado , que é a velocidade de barramento; no caso do celeron, se não me engano, ele deve ficar em 66 MHz. Se deixar em 100 MHz pode dar este tipo de problema e ainda danificar o processador. Como você está testando o processador, não se esqueça que ele pode estar com problemas... (porque você o está testando???). Da mesma forma que no 1º caso, se você estiver certo de que o processador está bom e que conferiu todos os jumpers da placa M748, limpe a CMOS. Houve casos em que o PC nem ligava (a fonte ATX não partia quando conectada na MB, mas funcionava num desplugada). Limpei oa CMOS e tudo voltou ao normal...

Pro Salvagetech também recomendo uma limpeza de CMOS.

A dica do Eradicator é um tanto extrema e demanda muita habilidade... trocar componentes de placas-mãe não é tão simples... se você aquecer demais os terminais do componebte, pode estragar a placa e daí sim, você vai ter de comprar outra... existem lojas especializadas em conserto de placas-mãe na famosa Santa Ifigênia em SP capital. Se você mora nas imediações, vale a pena tentar...

Postado

não teve jeito, percebi que um diodo??ou capacitor bem pequeno q fica muito proximo ao soquete e a trava onde se tira o cooler do processador, esta arranhado, provavelmente eu ao retira-lo poso ter escapulido a chave de fenda e acertado neste componente, podendo ser ele a causa. coloquei também outro processador celeron slot 1(a) e a maquina nem inicializou...obr...

• 10 meses depois...
Postado

aff ¬¬ aquitb ta a mesmo coisa

eu acho que é conflito de celeron com essas placas o meu é um celeron 466

já tentei quase tudo só não limpei o cmos

porque eu não sei como limpa

+ eu arranquei ele e coloquei e entro normalmente ficoua assim um 10 minutos depois desliguei pra

monta o pc porque eu desmontei tudo pra testa e ficou a mesmo coisa já cansei de testa 1 por 1 dos componentes :muro:

se alguem pode me ensinar a limpar o cmos ou me der outra dica grato

• 5 meses depois...
  • 5 meses depois...
Postado

Mas sempre q reinicio ele funciona.

O interessante é q troquei meu hd de pc, e ficou bom por um tempo. E agora continua com esse problema.

Mas o estranho q sempre q reinicio ele funciona, as vezes reinicio umas 5 vezes, mas pega.

Será q é algum problema no hd??

O q posso fazer para resolver??

• 2 anos depois...
Postado

bom, tav com esse problema em uma maquina de um cliente aq, eu fiz os sequintes passos>

coloquei hd em uma maquina boa copiei os arquivos

coloquei a maquina para dar boot pelo cd, coloquei cd do windows xp ai entro na tela pra apertar botao e iniciar pelo cd entrando na parte de formatação.. apos formatar a maquina ela começo a funcionar normalmente, mais ate então nao sabia causa do problema.... fiz um teste na fonte e descobri uma alteração de tensão q poderia esta sobre carregando a bateria, apos trocar fonte o problema sumil ela da boot normalmente e nem aparece a messagem chek nvram, mais ao estalar a placa de video o pc reiniciava sozinho na hora de configurar resolução, ai descobri q essa memoria nvram e utilizada pelo pc para iniciar a bios e gerar parte grafica ou seja por isso apos messagem a tela fica toda preta e nao inicia windows, ai pra fazer um teste retirei a placa de video e fui tentar ligar o pc, ai ele ligo normalmente sem messagem, ai fui novamente testar tensão e descobri q a fonte estava sobrecarregando a placa de video causando esse erro de leitura da bios

apos retirar fonte com defeito e fazer unumeros testes descobri q a fonte estava em curto e isso acabo estragando a placa de video pos junstamente foi no cabo q alimenta os slots da placa-mãe

faça o teste verifique a tensão da fonte se tiver placa de video off, a retire e tente iniciar windows com fonte nova e sem plca de video

ou então copie os arquivos do seu hd para outro e faça como eu fiz formatando a maquina ate agora ela ta funcionando numa boa fico dia todo ligado pra testar a kd 1h eu reinicio ela e ate agora esta td ok espero dar uma ajuda pra vocês ai valeu...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...