Ir ao conteúdo

Solda fria em monitores!

Chipito

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal

Vejo muito os técnicos falarem que o problema da maioria dos monitores é "solda fria"

Gostaria saber o que é esse defeito, porque ele acontece e se é difícil para arrumar, porque o pessoal não costuma cobrar muito (em geral uns 40 reais)

Tenho uma loja de informatica, mas não sei arrumar monitores e sempre mando para um tecnico de confiança, mas no fim tenho que cobrar do meu cliente só mais uns 5 reais em cima, senão sai muito caro

Queria aprender pra ganhar um trocado com isso.

Obrigado!

Postado

solda fria ocorre por um processo de resfriamento da solda deficiente na fabrica, ou por akecimento e esfriamenteo devido ao uso do monitor e nada mais é do que a quebra da solda!!! impedindo o contato com a ilha da placa!

porém você deve conhecer as etapas de um monitor e saber identificar onde esta o defeito , se não meu vei você vai ter q ressoldar o monitor todo né!!!

Postado

não existe tipo um roteiro básico? não da pra notar onde "esta frio" apenas olhando?

porque não sei se estão me enrolando, mas de 10 monitores q eu levo pra arrumar (e pode ser 10 defeitos diferentes) 8 deles os cara falam q é a tal da solda fria!

Postado

A solda fria pode ser identificada com um pouco de prática a olho, ou com uma lupa, é só olhar para a solda tente achar uma trinca nela, como se fosse uma coroa que dá a volta inteira nela, a trinca em alguns casos é facilmente perceptível a olho nú, em outros casos ela pode ficar escondida embaixo da solda aí você tem que mexer na placa e ver se a solda está solta, ou se algum componente mexe pois a trinca pode estar emtre a solda(aparentemente boa) e o cobre da placa, a maioria das soldas frias ocorrem nos fios de entrada, conectores de energia e entrada de sinal e próximos ao flyback, que é pesado e opera com oscilador de alta freqüência, muito cuidado para soldas pr[óximas ao flyback, deixe o monitor desligado da tomada por algum tempo para descarregar a Alta tensão, identificando a trinca é só derreter e sugar a solda velha e derreter um pouco de solda nova no lugar que o problema estará resolvido, lembre-se de analisar envolta para ver se não tem mais pontos de ruptura pois normalmente um monitor com alguns anos de uso possue várias soldas ruins...

Bos Sorte!!

Postado

valeu pela ajuda! :-BEER

mas sem pedir demais, você não teria um lugar onde eu posso achar uma "foto" de exemplo dum defeito desse?

aqui em casa eu tenho um monitor que a tela "fecha"... dai eu do umas porrada nele e ele melhora, ou se eu aperto ele pra baixo ele volta ao normal, mas quando solto ele de novo ele piora... exatamente como você falou (que a solda "trinca" e não da mais o contato)

• 4 semanas depois...
Postado

chipito, se você precisa de foto pra ter ideia do que é uma solda fria, deduzo que você sabe pouco de eletrônica, pensando nisso, tome cuidado ao abrir um monitor pois deixar desligado por um tempo não é o suficiente para descarregar a eletricidade que resta nos capacitores e ao manusear a placa carregada ou "viva" como dizem , você pode acabar levando um choque elétrico considerável.

um monitor que descarrega completamente ao ficar desligado por um tempo, Provavelmente tem mais problema do que uma solda fria.

soldas frias podem aparecer em outras placas também como de um radio, placa de rede etc..., são realmente mais comuns em monitores e TVs pelo fato de esquentarem Muito durante o uso.

procure um técnico paciente e que não tenha má vontade para passar um pouco de conhecimento que ele vai te mostrar como usar o ferro de solda + o sugador , como descarregar corretamente a placa do monitor , e vai te mostrar o que é uma solda fria.

Se eu conseguir uma foto qualquer hora te mando uma MP.

falou :bored:

Postado

obrigado

realmente não entendo muito de eletrônica, estou me aprofundando e lendo bastante... inclusive ultimamente tenho consertado varios circuitos simples, como por exemplo, de fontes de PC

você não teria alguns sites especificos para quem esta comecando?

agradeço a atencao

• 2 anos depois...
Postado

porque voce não faz um curso de eletrônica basica , só para aprender um pouco,pois eu recuperei uma placa mãe apenas trocando um capacitor estufado ou seja vale a pena,mesmo que seja um curso fundo de quintal.

• Membro VIP
Postado

Atenção!

TÓPICO DESENTERRADO!

Vejam a data das últimas postagens....01/09/2005!

obrigado

realmente não entendo muito de eletrônica, estou me aprofundando e lendo bastante... inclusive ultimamente tenho consertado varios circuitos simples, como por exemplo, de fontes de PC

você não teria alguns sites especificos para quem esta comecando?

agradeço a atencao

Esta foi a última mensagem postada pelo usuário Chipito(2005). Quem postou após isso, nada acresceu de positivo ou que atendesse ao pedido do usuário!

Tópico fechado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...