Ir ao conteúdo

Regulador de Tensão

Digão AMD

Posts recomendados

Postado

Salve galera!!!

Meus caros amigos do Clube do Hardware, eu, como todos sabem, mero aprendiz, gostaria que se possível, vocês pudessem me tirar uma dúvida, que no caso, é a seguinte:

- Qual a tensão mínima de entrada (IN) de um regulador de tensão "comum" como o famoso 7812 (3 pinos), 7805 (3 pinos), etc...precisa na sua entrada pra que ele literalmente regule a tensão, e também qual a mínima corrente necessária pra isso?! :bored:

Será que uma tensão de pouco mais de 1V com corrente de apenas 15mA, poderia ser "regulada" com algum desses componentes? Apesar de acreditar não ser possível ele "amplificar/regular" esta tensão tão baixa, deixo essa grande dúvida minha pra vocês, que estão sempre apoiando, colaborando e ajudando a todos nós aprendizes! :rolleyes:

Agradeço muito de coração a quem puder me tirar essa dúvida inconveniente! :D

Abração à todos. :bandeira:

Postado

digam AMD a tensão de entrada da família 78xx é 2V acimada regulada tipo 7805 precisa de 7 na entrada. Tem meios de regular estes valores sem os reguladores, com eles não dá.

Postado

Salve galera!!

Meu caro amigo Cassiano BH, muito obrigado mesmo pela explicação!! :-BEER

Agora, como você citou, exitem outros meios de se regular a tensão que falei, agora, a "bomba", rss, como eu poderia fazer com estes valores tão pequenos?! :blink:

Se puder dar mais essa ajuda, obrigado desde já mais uma vez! :palmas:

Sucesso meu amigo.

Grande Abraço. :bandeira:

Postado

Cara, teoricamente esses reguladores tem uma tensão nominal recomendada pelo fabricante, para cada faixa de operação desejada.

Peguei aqui o datasheet dos reguladores da família LM78XX da National, olha só: http://www.national.com/ds/LM/LM341.pdf

O LM7805, com saída de 5V em relação à referência, tem entrada recomendada de 10V, mas no datasheet fala q ele tem Vin recomendada na faixa entre 7.2V e 25V. Já o LM7812, q tem saida de 12V em relação à referência, tem um Vin nominal de 19V, mas aceita inputs entre 14.5V e 30V. Tudo isso para uma corrente maxima na carga de 0.5A.

Esses reguladores da família 78XX têm todos uma tensão maxima absoluta de 35V, mas uma tensão minima é muito difícil de delimitar (é tanto que nem chega a ser uma especificação presente no datasheet), visto que ela depende de varios fatores, como seu circuito, sua corrente, etc etc. Acredito que a tensão minima pode ser considerado como um pouco acima do seu output desejado, em torno de 2.5V (talvez devido a algumas quedas de tensão em junções base/emissor dos transistores internos, fora o q ele cai nos resistores). Já para a corrente, no minimo você vai ter q ter Iin = Icarga + Iq. Ele explica um pouco na seção design considerations, quando ele fala se precisa ou não de dissipador.

Preste atencao que essas sao caracteristicas desse fabricante em especifico. Esse aqui, da Fairchild, já é mais robusto, com tensão de saida até 24V e corrente de até 1A. http://www.fairchildsemi.com/ds/KA/KA7805.pdf

Postado
Postado Originalmente por digam AMD@11 de agosto de 2005, 08:45

Salve galera!!

Meu caro amigo Cassiano BH, muito obrigado mesmo pela explicação!!  :-BEER

Agora, como você citou, exitem outros meios de se regular a tensão que falei, agora, a "bomba", rss, como eu poderia fazer com estes valores tão pequenos?! :blink:

Se puder dar mais essa ajuda, obrigado desde já mais uma vez!  :palmas:

Sucesso meu amigo.

Para esses valores, você pode usar uns reguladores ajustáveis, que normalmente tem tensão de saida nominal mais baixa. O LM317, por exemplo, tem tensão de saída mínima de 1.25V, mas ajustável até 25V. :D O problema é q sao um pouco mais caros q os reguladores de tensão fixa (78xx). http://www.national.com/ds/LM/LM117.pdf

Postado
Postado Originalmente por digam AMD@11 de agosto de 2005, 08:45

Salve galera!!

Meu caro amigo Cassiano BH, muito obrigado mesmo pela explicação!!  :-BEER

Se puder dar mais essa ajuda, obrigado desde já mais uma vez!  :palmas:

Sucesso meu amigo.

Creio que a forma mais simples seria utilizar um diodo zener.

Passa os valores exatos da tensão de entrada, tensão de saída e corrente da carga.

Edit: Pensando melhor, não vai dar para fazer com o diodo zener, pois, o menor valor é de 2,4v.

Postado

pessoal, desculpem eu "atravessar", mas é o seguinte:

como eu posso "aumentar" a tensão para um motorzinho de um carrinho de controle remoto, sendo este o que vira as rodas dianteiras pra esquerda/direita, conforme comando, mas ele acho q ta sem força suficiente, pois quando você da o comando pra virar, a rodinha do carrinho vira muito pouco.

como eu poderia fazer pra "dar mais força" pro motor girar a rodinha até o limite, como num carro de verdade?

se precisarem de mais informações, postem.....ah, vou ver qual a tensão atual fornecida ao motor, sendo o carrinho alimentado com 4 pilhas = 6V.

e aproveitando: já que as pilhas duram pouquinho, há alguma outra bateria ou outra coisa que eu possa colocar no lugar? algo que aguente o alimentar o carrinho por mais tempo, pois as pilhas num duram quase nada....ou o melhor seria utilizar pilhas recarregaveis?

bem, é isso aí. obrigado e agradeço aos colaboradores.

T+ :bandeira:

Postado

Salve galera!!!

Meu amigos, agradeço muito a todos vocês que se dispuseram a me dar uma ajuda, esse é o nosso Clube do Hardware né?! beleza! :D

Agora, meu amigo henriquesp, valeu mesmo por tantas explicações e dicas! Realmente eu até tenho o LM317 em mãos, e nem tinha me lembrado dele, já que o próprio, como você também citou, regula de 1.2VCC pra cima, quando li seu post isso me deu até uma alegria...rss...mas aí a questão é, e a corrente necessária, já que acredito "dispor" de apenas 20mA?! :ahh:

Pra te ser bem sincero, a tensão que preciso regular em algo pra tipo, uns 12VCC e uns 100mA é a mesma tensão que um led precisa pra "acender"....tenho solução?! rsss

Meu caro amigo claudomirorl te agradeço de montão por sua dica, e realmente poderia ser mesmo a solução mais simples e prática, mas será que existe um zener de 1.2VCC?! :blink:

Quanto ao amigo ecm, acho que a solução mais prática também pro teu caso meu amigo, é realmente usar pilhas recarregáveis, pois querendo ou não, ocupam a mesma "área" das pilhas comuns, fora que não será necessario qualquer adaptação e também pelo motivo de que algumas boas pilhas recarregáveis, podem fornecer mais corrente que pilhas convencionais, até mesmo que as famosas e caras $$$ alcalinas, como Duracell, Rayovac, etc. Mas se existe outra maneira melhor, o pessoal expert pode dar outros esclarecimentos, de qualquer forma, sucesso também pra teu projeto! :D

Meus amigos, muito obrigado mais uma vez, e fico no aguardo de alguma solução mesmo.

Abração a todos. :bandeira:

Postado
Postado Originalmente por digam AMD@12 de agosto de 2005, 04:12

Agora, meu amigo henriquesp, valeu mesmo por tantas explicações e dicas! Realmente eu até tenho o LM317 em mãos, e nem tinha me lembrado dele, já que o próprio, como você também citou, regula de 1.2VCC pra cima, quando li seu post isso me deu até uma alegria...rss...mas aí a questão é, e a corrente necessária, já que acredito "dispor" de apenas 20mA?!  :ahh:

você disse q dispoe de 20mA da sua fonte?? Ou da saída do regulador?

porque o modelo mais fraco do LM317 dá 0.5A de corrente de saída máxima e 100mA de corrente de saída típica. E tem modelo que chega até a 1.5A. Olha nesse datasheet q te mandei q ele fala disso.

Mas tipo, você tem nocao de q precisa de uma fonte com tensão maior do q você precisa na saida, né? Tipicamente, seria bom você entrar com 5V (o minimo q ele precisa pra trabalhar é 3V), se for ficar apenas no 1.2V de saida. Se for fazer um ajustavel, entra com uma fonte maior do q o valor maximo para o qual você vai ajustar. E a corrente da fonte precisa ser no minimo ligeiramente maior do q a q você vai querer ter na carga.

Postado Originalmente por digam AMD@12 de agosto de 2005, 04:12

Pra te ser bem sincero, a tensão que preciso regular em algo pra tipo, uns 12VCC e uns 100mA é a mesma tensão que um led precisa pra "acender"....tenho solução?! rsss

12 ou 1.2Vcc?!?!!

Se for 12, poderia usar o 7805, ehehe. Mas já q já tem o LM317, usa ele mesmo q é bem melhor. Mas q led é esse de 12V?!?! hehehe

Se você quiser 1.2Vcc e 100mA, ele pode dar tranquilo. Na montagem mais simples dele, acho q ele já dá isso (referencia direto no terra), Vin >= 5V, Iin > 100mA.

Postado

Salve galera!!

Meu caro amigo henriquesp, antes de qualquer coisa quero te agradecer de coração pela sua disposição em me ajudar, sei que aqui no nosso Clube tem MUITOS Amigos, mas com certeza faz parte desse nosso time, beleza pra nós alguém com tanta dedicação e vontade de dar um "HelP" pra todos nós!! :palmas:

Agora, me desculpe, eu acho que me expressei mal, mas a parada é a seguinte amigo henriquesp, rss...o LED de forma alguma é de 12VCC, rsss...mas eu to com um circuito que faz o seguinte: (vou tentar deixar as coisas bem transparentes pra sua ajuda poder ficar "redonda"...hehe, não que não esteja, rss! :D

- Eu to com um circuito que faz basicamente o seguinte: É tipo um "aviso de temeperatura", que na verdade, usando um op amp (741), tem na saída do mesmo, um LED que serve pra indicar se a temperatura chegou ao limite que eu ajustei, caso positivo, esse LED "acende", caso a temperatura permaneca baixa em relação ao ponto de ativação que eu ajustei, o referido LED "apaga", sendo assim, ao invés de usar o LED como indicador, eu quero usar um FAN de PC que ligue automaticamente quando a temperatura subir, e no caso, o meu FAN 80mm precisa de 12VCC e 120mA pra girar legal, por este motivo, eu comecei com o tópico...rss...desculpe se "enrolei" demais, e também não foi pelo motivo de eu querer "esconder" o tal projeto, muito pelo contrario, mas de qualquer forma, é isso aí, e espero que você possa entender agora o que eu to querendo "aprontar"...rss...lembrando que se o CI LM741 manda na sua saída (pino 6) uma tensão/corrente suficiente pra que o LED brilhe legal, eu quero usar essa tensão que pra mim é minima, pra mante-la regulada ao ponto de manter o FAN girando bem, e no caso, quando a temperatura no PTC diminiui, o FAN automaticamente se desligar, no caso a saida do op amp vai pra nivel baixo né...eu pensei também em usar um transistor, tipo, acho que dá um BC548, mas sinceramente, ainda to no estudo das polarizacoes, e pra ser mais sincero ainda, não posso te falar que já sei "ligar"um transistor num circuito qualquer assim facilmente, sou apenas um pequeno aprendiz! Por isso é tão bom poder contar com um amigo como você, Muito Obrigado! :-BEER

Mas é isso aí, qualquer coisa que queira saber pra poder ter uma base melhor, é só falar meu irmão.

Sucesso!

Postado
Postado Originalmente por digam AMD@13 de agosto de 2005, 03:57

- Eu to com um circuito que faz basicamente o seguinte: É tipo um "aviso de temeperatura", que na verdade, usando um op amp (741), tem na saída do mesmo, um LED que serve pra indicar se a temperatura chegou ao limite que eu ajustei, caso positivo, esse LED "acende", caso a temperatura permaneca baixa em relação ao ponto de ativação que eu ajustei, o referido LED "apaga", sendo assim, ao invés de usar o LED como indicador, eu quero usar um FAN de PC que ligue automaticamente quando a temperatura subir, e no caso, o meu FAN 80mm precisa de 12VCC e 120mA pra girar legal, por este motivo, eu comecei com o tópico...rss...desculpe se "enrolei" demais, e também não foi pelo motivo de eu querer "esconder" o tal projeto, muito pelo contrario, mas de qualquer forma, é isso aí, e espero que você possa entender agora o que eu to querendo "aprontar"...rss...lembrando que se o CI LM741 manda na sua saída (pino 6) uma tensão/corrente suficiente pra que o LED brilhe legal, eu quero usar essa tensão que pra mim é minima, pra mante-la regulada ao ponto de manter o FAN girando bem, e no caso, quando a temperatura no PTC diminiui, o FAN automaticamente se desligar, no caso a saida do op amp vai pra nivel baixo né...eu pensei também em usar um transistor, tipo, acho que dá um BC548, mas sinceramente, ainda to no estudo das polarizacoes, e pra ser mais sincero ainda, não posso te falar que já sei "ligar"um transistor num circuito qualquer assim facilmente, sou apenas um pequeno aprendiz! Por isso é tão bom poder contar com um amigo como você, Muito Obrigado!  :-BEER

tipo, a saída do comparador não vai poder te dar muita corrente, então o mais aconselhado seria você usar essa saída do comparador feito com o 741 para ativar ou desativar uma "chave eletrônica" feito com um transistor, desde que seja do tipo fet (transistor de efeito de campo). um irf530, p. ex., pode ser usado.

você liga a saida do comparador no gate dele, o source você liga no terra e o dreno você liga no terra do fan. daí a tensão que entra no fan você ligaria no +V, que, no seu caso, é a saída regulada do lm317.

Numa fase de testes, aconselho montar o lm317 com um potenciometro de modo que você possa mudar a tensão regulada. você pode regula-la para 12V inicialmente e depois fazer um ajuste fino até que a queda de tensão na junção do transistor seja compensada (você mede com um voltimetro os dois fios do fan e vai ajustando a saída do regulador até ter uma queda de 12V de fato no fan). Depois pode-se medir a tensão que o potenciometro tá te dando e colocar um resistor com um valor proximo daquele. Ou pode deixar o potenciometro lá, o que eu recomendo, de modo que você possa controlar a rotacao do fan quando ligado.

Cara, mas quer saber? Já que você vai usar isso dentro de um pc, usa logo o +12V que a fonte dele solta e pronto. Já é uma saída bem regulada (se for uma fonte boa), nem precisa do LM317 nem nada. só faz a parte do comparador + fet em série com o fan, e o o +V do fan você liga no +12V da fonte (q você pode retirar de um conector molex da fonte). o terra do molex você liga no terra do fet. Esses mesmos +12V e terra você pode usar tanto na alimentacao do 741 quanto do pot de referencia q você vai usar.

Fica algo do tipo: <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i16.photobucket.com/albums/b37/henriquesp/comparadorfan.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

(foi mal, eu não sabia o grafico referente ao termometro :P).

em relação ao termometro, talvez você também precise ligar o +12V, talvez ele precise de uma tensão pra drivar, sei lá. Se for do tipo termostato, você vai ter q fazer tipo um divisor de tensão com ele. Vai ter q por um resistor em serie e pegar pro comparador a saida entre eles. Eu não sei exatamente como é o funcionamento de um termostato, tipo, quanto mais quente, é menor ou maior a temperatura? dependendo de como for, você coloca ou o resistor ou o termostato entre a entrada + do comparador e o terra, e o outro entre a mesma entrada do comparador e o +12V. O valor do resistor vai ter q ser algo grande comparado com o termostato no seu valor minimo mas pequeno comparado ao seu valor maximo. e dai você ajusta o potenciometro para um ponto de operação razoavel. :D

Postado

Salve galera!!

Amigo henriquesp, mais uma vez obrigado por tantas dicas/explicações, com direito a diagrama e tudo...! rs :D

Mas desculpe, eu não pensei em usar o tal circuito no PC Não...! :(

De uma forma ou outra, com certeza vossa explicação caiu muito bem, sendo que, eu pergunto pra ti o seguinte:

- Por que so posso usar um FET, pois tipo, eu estava pensando em usar um TIP31 ou 41 PNP talves....( me desculpa se to pensando e escrevendo coisas ignorantes, mas ainda tenho a mente limitada neste mundo eletrônico! :( )

É isso aí, obrigado pela disposição em ajudar meu caro.

Sucesso e Grande Abraço. :bandeira:

Postado
Postado Originalmente por digam AMD@16 de agosto de 2005, 02:45

Salve galera!!

Amigo henriquesp, mais uma vez obrigado por tantas dicas/explicações, com direito a diagrama e tudo...! rs  :D

Mas desculpe, eu não pensei em usar o tal circuito no PC Não...!  :(

De uma forma ou outra, com certeza vossa explicação caiu muito bem, sendo que, eu pergunto pra ti o seguinte:

- Por que so posso usar um FET, pois tipo, eu estava pensando em usar um TIP31 ou 41 PNP talves....( me desculpa se to pensando e escrevendo coisas ignorantes, mas ainda tenho a mente limitada neste mundo eletrônico!  :( )

É isso aí, obrigado pela disposição em ajudar meu caro.

Sucesso e Grande Abraço. :bandeira:

ah tá, foi mal, pensei q era no pc.

os motivos de usar o fet em vez de um bipolar eram os seguintes:

- ele tem menor resistencia Rds de saturacao (tem menor queda na juncao DS, quando conduzindo, da ordem de poucos mVs);

- tem maior impedancia de entrada (da ordem de 100M).

- geralmente, suportam correntes maiores do q os bipolares mais comuns.

tem algumas outras vantagens, mas essas 3 principalmente fazem com q ele seja preferido para usar como chaveador. mas tipo, no fundo, nada impede de q você use o tip pra chavear. é só q na pratica, sempre q se quer um amplificador ou controlador, usa-se bipolar, quando se quer chave liga-desliga, usa-se fet. se você for usar o tip31, você vai ter que descontar a queda de tensão nele para a tensão de saida do regulador.

mas cara, eu estava pensando, tipo, esse seu circuito é bom na teoria, mas na pratica, sabe o q vai acontecer? quando a temperatura subir acima do q você setou, o fan liga, dai esfria, dai abaixa a temp, q desliga o fan, dai esquenta, etc etc. tá notando? o fan vai ficar ligando e desligando em intervalos curtos e repetidos de tempo, e isso vai com certeza reduzir em muito a vida util dele, fora q aquele negocio vai-num-vai-vai-num-vai não é muito aconselhavel. eehehhe

eu pensei q uma solucao poderia ser usar um comparador com histerese. amanha dou uma sugestao de circuito q você pode usar, ou partir dele e fazer suas próprias modificacoes para q tenha uma operacao razoavel.

Editado:

então, o que eu tinha pensado era o seguinte. para um funcionamento um pouco mais razoavel, você poderia usar um comparador com histerese, de modo que você agora teria valores diferentes para o corte na subida e na descida. daí o fan iria ficar operando em um modo mais estável, que não fosse estão prejudicial quanto o outro.

só que tem um pequeno probleminha, que pode ser facilmente resolvivel. o circuito comparador com histerese mais simples de se fazer é o schimitt trigger, só que ele é inversor. ou seja, quando o seu Vin (q vem do termometro) for maior do que o limite superior, a saida do seu amp op vai para o nivel inferior da alimentacao do amp op (-Vcc ou gnd, depende da sua montagem).

Dá uma olhada nesse site: http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase...ic/schmitt.html. Ele tem o exemplo de montagem de um schimitt trigger generico mas, o q é melhor, tem uma tabelinha onde você entra com valores de resistores e tensão de referencia e ele te dá os valores dos limites q essa montagem te dá.

Uma montagem possivel seria a seguinte:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i16.photobucket.com/albums/b37/henriquesp/comparadorfan2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Os valores dos resistores estão meio chutados (o resistor da base do tip31 talvez possa (precise?) ser um pouco maior, ou do coletor um pouco menor, pra garantir a operaçao desejada). com o potenciometro, você faz o ajuste dos limites superiores e inferioes de chaveamento do comparador, e até pode mudar os resistores de 1k (pra mais, pra menos não é muito aconselhavel) para valores que aproximem mais seu circuito da faixa de operacao desejada.

o negocio é que começa a complicar demais, ehehehe. uma plaquinha tendo isso aí (1 ci, 2 transistores, 5 resistores e 1 pot, fora as conexoes) já vai ter um tamanho razoavel...

Postado

Salve galera!!

Meu caro henriquesp, rss...vou te enganar não hein...mas tu é Fera mesmo hein! :-BEER

Agora, eu entendi legal o que você comentou e explicou, só que pra deixar um pouco mais as coisas claras....rss...eu não pretendo com este tipo de circuito, usar o FAN digamos, pra resfriar o proprio circuito...mas sim pra "fazer um ventinho" no carrinho do meu filho recem-nascido entendeu?! :P

É que a situacao é a seguinte: De vez em quando quando meu filhão tá dormindo no carrinho dele, e como uso o mosquiteiro, digamos que fica bem quente para a crianca dentro do carrinho, sendo assim, eu quero usar esse circuito aí, pois quando a temperatura interna do carrinho subir, o Fanzinho da ao menos uma circulada no ar, e penso no fan apenas, apesar de pouco vendo fazer, porque convenhamos, é apenas um carrinho de nenem e outra, eu não posso armar um super-ventilador no rosto do meu filho recem-nascido entedeu?! :P

É somente por este motivo que quero fazer o circuito, visando o bem-estar do filhão! :D

Acho que agora da pra você realmente ter ideia firme do que desejo, apesar de saber que é uma ideia meio doida, é a verdade...rss :rolleyes:

Valeu por tudo meu amigo, valeu mesmo por tantas dicas!

Te agradeço.

Postado
Postado Originalmente por digam AMD@17 de agosto de 2005, 00:27

Salve galera!!

Meu caro henriquesp, rss...vou te enganar não hein...mas tu é Fera mesmo hein!  :-BEER

Agora, eu entendi legal o que você comentou e explicou, só que pra deixar um pouco mais as coisas claras....rss...eu não pretendo com este tipo de circuito, usar o FAN digamos, pra resfriar o proprio circuito...mas sim pra "fazer um ventinho" no carrinho do meu filho recem-nascido entendeu?!  :P

É que a situacao é a seguinte: De vez em quando quando meu filhão tá dormindo no carrinho dele, e como uso o mosquiteiro, digamos que fica bem quente para a crianca dentro do carrinho, sendo assim, eu quero usar esse circuito aí, pois quando a temperatura interna do carrinho subir, o Fanzinho da ao menos uma circulada no ar, e penso no fan apenas, apesar de pouco vendo fazer, porque convenhamos, é apenas um carrinho de nenem e outra, eu não posso armar um super-ventilador no rosto do meu filho recem-nascido entedeu?!  :P

É somente por este motivo que quero fazer o circuito, visando o bem-estar do filhão!  :D

Acho que agora da pra você realmente ter ideia firme do que desejo, apesar de saber que é uma ideia meio doida, é a verdade...rss :rolleyes:

Valeu por tudo meu amigo, valeu mesmo por tantas dicas!

Te agradeço.

bem, creio q independente da aplicacao, a ideia do projeto é a mesma.

e também, aquilo q eu descrevi (do funcionamento instavel, chaveando constantemente) vai também ocorrer, talvez não estão frequentemente quanto num ambiente fechado, em q a acao é imediata, mas vai ocorrer também. mas dai talvez já não afete tanto.

de qualquer maneira, ficam as dicas.

tenta ai, e faça o q você achar melhor pra você. :)

só uma correção: para aquele circuito q mandei por ultimo, não vão valer os calculos q estão naquele site sobre schmitt trigger, porque o circuito tá diferente. para fazer ele igual, você tem q ligar a realimentacao do amp op (resistor de 100k) no pino do meio do pot (wiper) e não no pino de baixo, beleza?

Postado

Salve galera!!

Meu amigo henriquesp, pode ficar tranquilo que entendi sim. :D

Em relação a esse ultimo esclarecimento sobre o wiper do POT, fico agradecido mais uma vez!!

E pode ficar tranquilo, que assim que eu puder colocar tudo em pratica, eu te dou um retorno, seja aqui pelo Clube do Hardware ou via MP, acho que você tem todo o direito de saber o resultado final... :-BEER

Sucesso pra ti e família meu amigo.

P.S.: O link que você passou sobre o schimt trigger foi muito boa ideia/intenção! :palmas:

• 1 ano depois...
Postado

PEssoal, preciso da urgente ajuda dos senhores

Tenho uma lanterna que utilizada baterias cr123a de 3 v (duas baterias), com tensão total de 6 volts. Até 7 volts a lampada ainda funciona sem queimar o filamento. mas as baterias comercializaveis existentes no mercado são de 3,5 volts, fornecendo uma tensão de aproximadamente 7,5 - 8 volts conforme medição em multimetro, o que faz com que a lampada queime. Assim preciso reduzir a tensão em 1 volt.

Gostaria de usar um resistor pois parece ser a forma mais simples. Entretanto, não possuo a potência da lampada (exceto a informação de que é de 90 lumens). Na verdade meu maior problema é o cálculo do resistor a ser usado. Pois não tenho o valor da corrente a ser usada nem da resistencia das baterias nem a potencia da lampada. Apenas possuo um multimetro para ajduar nas medições.

o que os senhores me sugerem, que caminho devo seguir?

Postado
PEssoal, preciso da urgente ajuda dos senhores

Tenho uma lanterna que utilizada baterias cr123a de 3 v (duas baterias), com tensão total de 6 volts. Até 7 volts a lampada ainda funciona sem queimar o filamento. mas as baterias comercializaveis existentes no mercado são de 3,5 volts, fornecendo uma tensão de aproximadamente 7,5 - 8 volts conforme medição em multimetro, o que faz com que a lampada queime. Assim preciso reduzir a tensão em 1 volt.

Gostaria de usar um resistor pois parece ser a forma mais simples. Entretanto, não possuo a potência da lampada (exceto a informação de que é de 90 lumens). Na verdade meu maior problema é o cálculo do resistor a ser usado. Pois não tenho o valor da corrente a ser usada nem da resistencia das baterias nem a potencia da lampada. Apenas possuo um multimetro para ajduar nas medições.

o que os senhores me sugerem, que caminho devo seguir?

Pense em usar diodos em série.

Basta saber a corrente correcta e escolher o diodo correcto ( série

1Nxxxx ? ) .

• 1 ano depois...
Postado

Pessoal...

Já que este é um topico de Reguladores de Tenão...

Queria uma informação sobre algum regulador que aquente uns 3A ou mais???

Sabe algum, mais minha cidade é meio disprovida de lojas especializadas...

Aí encontro mais os da familia 78xx...

Mas mesmo assim se puderem postar posso tentar encontrar algum...

Preciso de uns 3A ou mais como disse...

Desde já muito grato

Quanto a Lanterna...

Cara aproveita seu multimetro faça uma ligação de forma que as baterias fiquem externas...

E meça a corrente... Ai sim fara o calculo correto...

Isso é o mais aconselhavel...

Caso ache complicado realizar essa medição...

opte por um diodo mais elevado da familia INxxxx...

Pois o ulitmo numero indica a corrente suportada...

Então é só escolher o que suporta maior corrente

E também poderá utilizar resistor como disse pra realizar a queda de tensão...

Mas o ideal é que saiba a corrente que circula pelo circuito...

Abraços...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...