Ir ao conteúdo

Como utilizar 2 HDs na mesma máquina?

agathas

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, comprei uma máquina com a seguinte configuração:

Pentium IV 3 GHz

1 HD 120 GB

1 HD 40 GB

2 pentes de 512 MB

Irei usar esta máquina para edição de vídeos e fui informada que para isto seria ideal que eu usasse 2 HDs, sendo um para os programas e outro para os arquivos de video. Nunca havia utilizado 2HDs em uma máquina anteriormente, e por isso não tenho ideia de como funcionará dessa forma.

Eu terei que instalar o sistema operacional (Win XP) em ambos HDs?

Como a máquina irá reconhecer esses 2 HDs?

Ao iniciar o computador e abrir o Windows Explorer, por exemplo, eu terei a visualização de ambos?

Será que vocês poderiam esclarecer essas dúvidas? Obrigada! :huh:

• Membro VIP
Postado

Colocar dois HD não é muito difícil...

Primeiro se você for colocar esses dois HDs no mesmo cabo Flat você deve configurar o jumper de um HD no caso o que vai ter o Windows como Master e o que você vai guardar os videos como SLAVE.

você não precisa instalar dois sistemas operacionais, um em cada HD para que você possa trabalhar com ambos.

você só precisa configuralo devidamente e depois criar uma partição se o HD não tiver um e formatar o segundo HD que é o que você vai guardar os videos.

Instalado corretamente e formatado o primeiro HD que vai ter o Windows instalado vai enxergar o segundo HD no explorer sem problemas.

Para você criar uma partição e formatar o HD consulte este tutorial de um de nossos colegas do fórum.

Qualquer dúvida a mais poste ai que estaremos aqui pra ajudar.

Até Mais. B)

Postado

Sonic está certíssimo.

Observo apenas que a instalação master/slave somente será possível se os dois Hds forem IDE.

Se forem ambos SATAS, ou um deles IDE, cada qual deverá ser conecato à respectiva controladora na MB.

De qualquer maneira, ambos serão visíveis no SO.

Abrs.

Postado
Postado Originalmente por Sonic@12 de agosto de 2005, 10:08

Colocar dois HD não é muito difícil...

Primeiro se você for colocar esses dois HDs no mesmo cabo Flat você deve configurar o jumper de um HD no caso o que vai ter o Windows como Master e o que você vai guardar os videos como SLAVE.

você não precisa instalar dois sistemas operacionais, um em cada HD para que você possa trabalhar com ambos.

você só precisa configuralo devidamente e depois criar uma partição se o HD não tiver um e formatar o segundo HD que é o que você vai guardar os videos.

Instalado corretamente e formatado o primeiro HD que vai ter o Windows instalado vai enxergar o segundo HD no explorer sem problemas.

...

Qualquer dúvida a mais poste ai que estaremos aqui pra ajudar.

Até Mais. B)

Obrigada, meninos... irei verificar com o pessoal que está montando a máquina se ambos os HDs serão montados no mesmo cabo Flex (apesar de eu não ter ideia do que seja cabo Flex) :unsure:

Os dois HDs serão IDE, pois comprei ambos na mesma ocasião.

No mais, acho que entendi que se houver um jumper ligando o Master ao Slave, o Slave "assumirá" o sistema operacional do Master.

Agora já tenho uma luz.... obrigada!

Postado

Ahhhhh... agora eu sei o que é um cabo FLAT!

Já solicitei que meu HD de 40 fosse o master e o de 120 fosse o slave... quando eu receber a máquina eu voltarei aqui pra tirar outras dúvidas.

Tks :P

• Membro VIP
Postado

Bom agora que você sabe como usar 2 HDs em uma máquina e você vai trabalhar com vídeo acredito que o uso do recurso de RAID eria uma boa. Aumenta consideravelmente a performance... mas no seu caso você teria no máximo um disco com 80GB para trabalho.

Se você conhecer algum "técnico" (porque instalador de windows tem em toda esquina) vai saber o que lhe digo. Para este caso, recomendo que você faça o contrário utilize o HD de 120 como Master.

Até mais.

Postado

Olá amigos, obrigada pela ajuda anterior, mas agora estou com uns problemas técnicos B)

Ao tentar instalar o Windows XP, aparece a temida tela azul com a seguinte mensagem:

"Foi detectado um problema e o windows foi desligado para evitar danos ao computador".

(...)

Verifique se há vírus no computador. Remova qualquer disco rígido ou controlador de disco rígido instalado recentemente. Verifique o disco rígido para certificar-se de que ele está configurado e ligado corretamente. Execute CHKDSK /F para verificar se o disco rígido foi corrompido e reinicie o computador.

Informações Técnicas:

*** STOP: 0x0000007B (0xF7CA524, 0XC0000034, 0X00000000, 0X00000000)"

E aí, o que eu faço? Como é que eu vou saber se o disco rígido está configurado e ligado corretamente? Ao bootar, ele diz que Primary master (SATA device not found), isso é um problema? Tentei executar o CHKDSK, mas ele informa que o drive não foi reconhecido ou é inexistente. Tô perdida!

• Membro VIP
Postado

Primeiro tente ver se A BIOS reconhece os HDs. Se não reconhecer pode ser problema no Cabo Flat. Se trocando o cabo Flat não resolver tente testar os HDs separadamente pode ser problema em um dos dois.

Até Mais. B)

Postado

Os HDs foram reconhecidos, e ambos estão configurados corretamente (40GB Master e 120GB Slave). O problema ainda persiste.

Pesquisei um pouco sobre esse erro mas ainda não encontrei nenhuma solução. Vou tentar instalar o Windows 2000, pois pode ser que o XP não esteja reconhecendo alguma coisa.

• Membro VIP
Postado

você também pode tentar trocar o CD pra ver se resolve se tiver possibilidade teste outro CD do Windows XP.

Tente ver a questão das memórias RAM se tiver mais de um pente de memória tente instalar o XP com uma de cada vez pra fazer o teste OK?

Memória com problema dá tela azul também durante a instalação do Windows XP.

Boa Sorte. B)

Postado

Eu removi as memórias, coloquei novamete em outros slots, atualizei a BIOS, verifiquei se os HDs estavam configurados corretamente, enfim... segui o procedimento indicado, estava tudo certinho e quando fui tentar instalar novamente, ocorreu o erro abaixo (também na tela azul):

(...)

*** STOP: 0X0000008E (0XC00000006, 0XF77B5FEA, 0XF73DDAA14, 0X00000000)

*** SETUPDD.SYS F77B5EA F7794000

Pesquisei um pouco a respeito desse erro e não encontrei nada que solucionasse o problema. Estou achando que o problema é o XP SP2, que não deve estar reconhecendo alguma coisa. Hoje irei instalar outros SO pra ver se vai funcionar... tá um parto!

Tks! B)

Postado

Consegui instalar! Realmente o problema era do Windows XP SP2, pois instalei o 2000 numa boa. Particionei o HD de 40 de forma que 20GB sejam destinados aos programas e os 20 restantes aos documentos.

Agora resta um problema, eu consigo visualizar meu HD de 120 lá no Gerenciador de Dispositivos mas consigo vê-lo no "Meu computador". Já fui em INICIAR >> EXECUTAR >> compmgmt.msc >> GERENCIAMENTO DE DISCO e meu segundo HD também não aparece lá. Alguém tem ideia do que devo fazer? Não formatei o HD de 120GB porque não consigo acessá-lo.

Obrigada! B)

Postado
Postado Originalmente por vmosconi@19 de agosto de 2005, 17:33

provavelmente não tem uma parti;áo valida no hd...

ou você pode criar pelo fdisk do boot do win98 ou pelo cd do win xp

Isso é grego pra mim...mas vou pesquisar pra ver do que se trata.

Valeu!

Postado

Pessoal, instalei o Windows 2000 no HD Master (40GB) e funcionou ok. Porém, meu HD Slave (120GB) não está aparecendo. Ele aparece no Gerenciador de Dispositivos mas não consigo visualizá-lo através do Windows Explorer, por exemplo. Alguém tem ideia de como devo proceder?

Mais uma vez obrigada! B)

Postado

o hd esta sendo reconhecido normalmente...

o seu problema é q não tem nenhuma partição no hd.

para isso você tem q retirar o hd c: e deixaro seu de 120 conectado na MB somente

depois de boot pelo win xp e prossiga a instalação ate na hora q pedir para selkecionar umapártição para instalar o windows.

dai em diante você tera q excluir todas e logo apos criar uma.depois disso não continua ainstalar o windows... apenas reinicie o cpu com os 2 hds na maquina q o seu 2o hd estara pronto

Postado

Não.. a partição é NTFS. Irei tentar dar um FDISK, apagar a partição e criar outra com o cd do XP. Caso alguém tenha uma outra solução, fiquem a vontade para postar aqui.

TKS! :P

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...