Ir ao conteúdo

converter pmpo em rms

marcoalmodova

Posts recomendados

Postado

sempre quis saber isso com exatidao... mas que eu tenha ouvido falar não tem um calculo, ou uma proporcao certa não hein. Vamos esperar mais respostas

:bye:

Postado

realmente não existe nenhum calculo para saber isso.. tem muitos aparelhos de som por exemplo q tem 2000pmpo e 150rms, enquanto um outro possui 1800pmpo e 200rms por exemplo.. não tem jeito, so sabendo especialmente o do seu som com o fabricante.. mas os de marcas melhores, q já tem mais experiencia no assunto sempre tem rms melhor, mais qualidade no som.. falo

Postado

Sim. Existe esse cauculo!

Tenho um camarada que mexe com eventos de música e ele, uma vez me deu esta formula de caucular para transformar PMPO em RMS e RMS em PMPO. Vou falar com ele e logo trarei e esquema para colocar o conhecimento no forum. (isto é, se alguem não aparecer antes)

Postado

Isso é balela.

não existe tal calculo simplesmente porque a potencia PMPO não tem um metodo cientifico determinado para a sua medicao, nem mesmo é associada a uma grandeza física mensurável de fato. O q se faz é se aplicar impulsos de sinal aleatorios, em diversas faixas de freqüência, até determinar qual foi o maior pico de potencia obtido no ensaio. O q não tem nada a ver com a potencia media transmitida durante a execução de uma musica, por exemplo.

Os que costumam se achar "entendidos" de som falam q em geral Prms = Ppmpo/10. Mas isso não tem nenhum embasamento cientifico, é apenas uma comprovacao empirica baseada em observacao do que ocorre com a maioria das marcas.

De qualquer maneira, não se baseie nunca em potencia pmpo para comparacao entre diferentes produtos, pois essa não passa de estratégia mercadológica. Se quiser uma base de comparação verossímil e confiavel, use a potencia rms.

Postado

:rolleyes:Consegui falar com o cara

Se é verdade... se é baléla ou se ele se julga "entendido"Isso eu não sei...

O que sei é que ele já produziu eventos para diversos nomes da musica em megas shows e ele possui este metodo de "conversão" divide-se a potencia PMPO por 3,666 e terá o valor em RMS.

Ele me garantiu que é isso

Brother..., dai isso ser real... Siga sua intuição... :bored:

Postado

eu num manjo muito nesse assunto mas já ouvi falar dessa conversão em que

rms=pmpo/10 mas como o henriquesp disse isso n existe porque a potência pmpo não é baseada em fundamentos cietíficos...

já vi aparelhos da sony dizendo 7200pmpo 710rms mas como já foi dito e apenas uma jogada do mercado para iludir os desavisados ;)

Postado

(...)

"So, how do you find the RMS Power from the PMPO Power?

I have been asked this, and there is no single answer or mathematical formula to convert these values. The peak output of the amplifier is going to differ based upon the amplifier's design, and the type of sound that is being amplified. Often each electronics manufacturer will create their own proprietary formula for figuring PMPO power. Usually, the PMPO power is about five to ten times higher than the RMS Power."

http://cbll.net/articles/pmpo

Falousis... :goff:

Postado

Na realidade a potência em PMPO é a potência maxima, já o RMS é a potência pura, quanto mais evidente mais "alto pega o som", porém na hora da compra de qualquer sistema de som tem que ficar esperto pra não levar gato por lebre

As duas potências tem ser levadas ali, exemplo um bom som hoje em dia tem que ter mais de 300 RMS ou seja mais ou menos uns 3000 Watts de PMPO

Exemplo tenho um sistema de som de 8300 Watts de PMPO com 680 de RMS é uma boa potência, mas sai caro essa brincadeira, mas como eu faço festas nas casas dos outros tem que ter um sistema desses

Entre em contato pra saber só seu futuro som é bom ou não

[email protected]---MSN--

• Membro VIP
Postado

Não dá para dizer "a fórmula é tal" simplesmente porque, como a potência PMPO não vale nada, cada empresa usa a classificação que bem entende.

Assim, duas empresas lançam amplificadores de 20W RMS, uma delas diz que o seu aparelho é de "200W PMPO", e a outra, mais cara de pau, diz que é de "500W PMPO". Isso porque não existe uma legislação específica, assim cada empresa calcula da forma que quiser. Por isso é que essa medida é chamada popularmente "potência musical para *****".

Mas, teoricamente, essa potência deveria ser calculada da seguinte forma: a diferença da tensão de pico para a tensão RMS é de 2^(1/2) (raiz de dois). Pelo fato da tensão ser medida de pico a pico, isso seria ainda multiplicado. Assim, ficaríamos com VPMPO=(2*2^(1/2))*VRMS (dois vezes raiz de dois vezes a tensão RMS).

Mas como a potência depende do quadrado da tensão, então temos que elevar isso ao quadrado. Assim, teríamos um multiplicador igual a 8, ou seja, PMPO=8*PRMS.

Claro, algumas empresas "arredondam" para dez, e outras aproveitam e "arredondam" para 20, 30 ou 50. Espertinhas, elas, não?

Ou seja: valores PMPO não servem para nada. Verifique sempre a potência RMS.

Mas acho que parte da pergunta inicial era "quanto se potência é uma boa potência?". A resposta é: depende! Para ouvir onde? Num quarto pequeno, por exemplo, 30W (rms) de potência musical já chegam a atordoar qualquer um...

Já para sonorizar um ambiente grande, com umas 100 pessoas, você vai precisar de no mínimo uns 200W RMS.

Postado

Bom mas se quizerem uma boa potência com qualidade, vai depender muito do fabricante, tipo uma britânia da vida, não tem muita tecnologia e anos de estrada como uma SONY da vida, pensa nisso, pra que potência se "botar no talo" distorça tudo

Postado

Na verdade, não existe calculo algum pois pode existir aparelhos de 2000wpmpo com 20rms e com 200rms! A potencia em PMPO é uma potencia atingida no laboratorio, com uma determinada tensão aplicada ao aparelho! E ao atingir tal potencia o componente literalmente explode! Diria que é uma potencia maxima alcançada numa determinada condição de uso ( no caso, no laboratorio de desenvolvimento).

A potencia em RMS é a potencia real do equipanento! Aí sim, quanto mais melhor!

Um equipamento de 200rms não pode ser mais forte que um equipamento de 400rms mas um de 200pmpo pode ser mais forte doq um de 400pmpo!

Não confiem na potencia PMPO!

Procurem sempre saber a potencia em rms!

E é claro que potencia não tem nada ligado com qualidade!

Se você faz questão de qualidade e potencia, procure se informar sobre esses 2 fatores, agora se você procura só potencia, compre o equipamento de maior potencia RMS!

Espero ter ajudado!!

Abraços a todos!

Postado
Postado Originalmente por Rafael Coelho@03 de setembro de 2005, 10:36

Não dá para dizer "a fórmula é tal" simplesmente porque, como a potência PMPO não vale nada, cada empresa usa a classificação que bem entende.

Assim, duas empresas lançam amplificadores de 20W RMS, uma delas diz que o seu aparelho é de "200W PMPO", e a outra, mais cara de pau, diz que é de "500W PMPO". Isso porque não existe uma legislação específica, assim cada empresa calcula da forma que quiser. Por isso é que essa medida é chamada popularmente "potência musical para *****".

Mas, teoricamente, essa potência deveria ser calculada da seguinte forma: a diferença da tensão de pico para a tensão RMS é de 2^(1/2) (raiz de dois). Pelo fato da tensão ser medida de pico a pico, isso seria ainda multiplicado. Assim, ficaríamos com VPMPO=(2*2^(1/2))*VRMS (dois vezes raiz de dois vezes a tensão RMS).

Mas como a potência depende do quadrado da tensão, então temos que elevar isso ao quadrado. Assim, teríamos um multiplicador igual a 8, ou seja, PMPO=8*PRMS.

Claro, algumas empresas "arredondam" para dez, e outras aproveitam e "arredondam" para 20, 30 ou 50. Espertinhas, elas, não?

Ou seja: valores PMPO não servem para nada. Verifique sempre a potência RMS.

Mas acho que parte da pergunta inicial era "quanto se potência é uma boa potência?". A resposta é: depende! Para ouvir onde? Num quarto pequeno, por exemplo, 30W (rms) de potência musical já chegam a atordoar qualquer um...

Já para sonorizar um ambiente grande, com umas 100 pessoas, você vai precisar de no mínimo uns 200W RMS.

Cara, veja bem.

Você falou coisas certas, mas se perdeu um pouco nas contas.

Com relação à validade da potencia de pico. PMPO quer dizer Peak Music Power Output (algo como "Potencia de Saída Musical de Pico"), ou seja, seria virtualmente a potencia maxima obtida quando da execucao de uma determinada musica. Mas surge a pergunta: que musica seria essa?

A potencia PMPO seria um parametro valido para comparação SE houvesse algum tipo de especificação regulamentando os testes. Por exemplo, se você medir a potencia maxima de uma senoide voce vai obter um determinado valor Pmax, mas se você medir a potencia maxima em uma musica, q tem uma forma de onda geralmente bem distorcida, diferente de uma senoide, você vai obter outro valor totalmente diferente de Pmax. Ou seja, os fabricantes não tem uma necessidade de medir o sistema deles sob determinadas condicoes. então eles simplesmente fazem um teste sobre uma forma de onda que seja conveniente para eles, de modo q consigam "obter" o maior valor de potencia de pico. Em geral, só pra ter uma ideia, esses valores sao obtidos em testes sobre formas de onda formadas por trens de pulsos de sinal, em diversas faixas de freqüência. Ou seja, um sinal que nunca seria reproduzido na pratica, por um usuario comum. Mas eles estão errados? Afinal, o q defina uma "potencia musical"?

Sem essa referencia da forma de onda, o negocio vira um samba do crioulo doido, onde cada fabricante "mede" o q bem entende. Se surgisse algum orgao especificando uma forma de onda, uma maneira correta de se fazer esse teste, daí sim a potencia de pico poderia vir a ser um parametro razoavel de comparacao entre sistemas acusticos. Até lá, fiquemos com a RMS.

E só pra constar, com relação aos seus calculos. Suponha q temos uma onda senoidal, com tensão dada por V(t) = A.sen(wt) (A é o valor maximo da senoide). Se essa tensão for aplicada a uma carga resistiva R, teremos:

i(t) = V/R = (A/R).sen(wt). E assim:

P(t) = V(t).i(t) = (A²/R).sen²(wt).

Essa é a forma de onda da potencia, que podemos perceber que varia no tempo. Para sabermos a potencia de pico desse sinal nessa carga, basta pegarmos o valor maximo da funcao sen²(wt), que sabemos ser 1. Logo:

Ppico = A²/R. Essa seria a potencia de pico para esse sistema, para esta carga, para essa forma de onda em especifico.

A tensão RMS (Root Mean Square) de um determinado sistema, para qualquer forma de onda, é definida como sendo a tensão DC que teria q ser aplicada àquele sistema para que ele dissipasse, na media, a mesma potencia q o sistema em questao. O nome vem do fato de que o q se faz, para o calculo deste valor, é obter a raiz quadrada da media do quadrado da grandeza em questao.

Suponha q tenhamos uma senoide do caso anterior, que consome P(t) = (A²/R).sen²(wt). Na media, temos Prms = Media[P(t)]. A maneira que se utiliza para obter a media de uma funcao continua ao longo do tempo é integrá-la ao longo de determinado periodo e depois dividir esse valor total por esse periodo de tempo. Para a senoide, consideremos a integral ao longo de seu periodo T, nesse caso:

Prms = {Integral[de 0 T][(A²/R).sen²(wt).dt]}/T.

No caso, como A²/R é constante, pode ser colocado para fora da integral, e ficamos com:

Prms = (A²/R).{Integral[de 0 T][sen²(wt).dt]}/T.

A integral do quadrado de um seno ao longo de seu periodo é exatamente o valor do periodo sobre 2. Dividindo pelo periodo T, o resultado seria 1/2. Assim:

Prms = (A²/R).(1/2). E como A²/R é a potencia de pico da senoide, teriamos:

Prms = Ppico_senoide/2.

É por isso q é possivel se ver, nos fabricantes mais serios, a potencia de pico como sendo o dobro da potencia rms, pois provavelmente o fabricante usou uma senoide no teste dele. Em outros, ainda, como no caso da creative, é possivel observar uma potencia menor que o dobro da rms, pois a forma de onda q eles usaram foi uma diferente, não uma conveniente para favorecer seu resultado, mas sim uma para ter um resultado mais verídico. Provavelmente uma musica pre-definida para seus testes.

Veja bem que a potencia de pico é definida de acordo com a forma de onda, enqto a potencia rms é dada para qualquer forma. Quando fornecemos a potencia rms de um aparelho podemos obter, então, a potencia maxima q uma determinada forma de onda poderia nos fornecer, caso pudessemos obter a media dessa forma de onda, ao longo do tempo.

É por isso q a potencia rms é uma medicao melhor q a potencia de pico, mesmo q esta seja especificidada corretamente. Isso porque a potencia RMS é uma grandeza teorica associada apenas à media de potencia naquele sistema, independente da forma de onda, enqto a potencia de pico vai ficar sempre atrelada a que forma de onda está sendo aplicada ao sistema.

Editado: só complementando, pois acho q ficou meio dubio: ao fazer o calculo acima, eu não quis dizer q a potencia rms é definida pela senoide, de jeito nenhum! Eu só calculei a potencia rms do sistema a partir de uma senoide, mas poderia ter sido qualquer outra forma de onda. O teste no caso seria o seguinte: eu colocaria um gerador de sinal senoidal na entrada do sistema e ficaria medindo a saida, com um osciloscopio, para observar o formato de onda. então eu iria aumentando a amplitude da senoide enqto ela não fosse distorcida na saida. Com o valor maximo de senoide q eu obtivesse, eu faria os calculos acima para obter a potencia rms. No caso, eu poderia fazer o mesmo teste com uma onda triangular, por exemplo. No caso, a potencia rms obtida teria q ser a mesma, ou bem proxima, mas a amplitude do triangulo não necessariamente seria a mesma da senoide, pois a media temporal (integral) do quadrado de uma onda triangular não necessariamente vai ser 1/2 (na verdade, é possivel calcular q é 1/3).

Postado

então como o amigão acima explicou, não existem relações diretas entre pmpo e rms...tipo PMPO é um tipo de medida que ( power music pic output )

e RMS (root mean square), portanto não podemos comparar RMS com PMPO

seria a mesma coisa que compararmos centimetros com litros..bom pelos estudos q tenho feito foi minha conclusão me corregis se eo tive errado...

ps: os fabricantes usam a medida em PMPO por q o numero dela e muito maior tipo na casa dos milhares, enquanto RMS que é a potencia q todo mundo procura por que é o que realmente indica o volume elevado do som, é um numero baixo tipo dificilmente chegando na casa dos milhares para som tipo home theater, caixas para computador, minisystem e etc, ... ou seja, os fabricantes usam medias PMPO por estrategia de marketing...porque o senhor q num sabe nada de som vai logo pelo numero maior, porque acha q tudo q é numero maior é melhor...num sei se deu pra entende..mais to com sono vou durmi falou

• 1 ano depois...
Postado

Potência é uma só.

A mundialmente aceita é a RMS (ROOT MEAN SQUARE) ou VALOR MÉDIO QUADRÁTICO.

Para medir o valor medio quadratico, ligamos na entrada do amplificador um gerador de sinais senoidais em 1 KHz.

Na saida do amplificador ligamos um osciloscopio junto com uma carga resistiva com valor e potencia igual à do amplificador;

Aumentamos a amplitude do gerador até que o sinal comece a deformar a onda;

.

.

Medimos a tensão na carga.

Usamos então a lei de Joule para obter a POTÊNCIA DA CARGA RMS, em watt:

:__________________ P = (V.V) / R ___________________:

¬ onde a P é potencia RMS em watt;

¬ R é resistencia de carga;

¬ V é a tensão medida.

.

Vemos, então, que a potência fornecida por um amplificador depende da amplitude do sinal de entrada e da impedancia da carga.

A MEDIDA para PMPO leva em conta o FATOR ALIMENTAÇÃO DO AMPLIFICADOR quando, no PICO MÁXIMO, existe uma tesão e uma corrente circulando por curtissimos intervalos de tempo que corresponde a uma potência bem mais alta que a RMS, que considera uma TENSÃO MÉDIA.

++++++++ PMPO ++++++++++

PEAK MUSIC POWER OUTPUT

A ESPECIFICAÇÃO PMPO é justificada pelo fato da MÚSICA, diferentemente de um sinal senoidal, consistir em muitos picos de curta duração.

Assim o Instituto de Alta fidelidade dos EUA, adota a "Peak Power", que estima-se , por lá, corresponder a 4 vezes mais que a RMS. Tome isso apenas como um parâmetro.

Quem edita musica no computador sabe o que é isso -- a escala em dB é RMS, a escala peak é em potencia musical, onde a maior parte dos picos são cortadas; Graças à tecnologia, a distorção é minimizada e os picos cortados são perdidos, porém, o som fica mais encorpado, dando a sensação de volume maior.

Há confusões e "maracutaias":: a impedância de carga nos amplificadores atuais estão caindo; Os automotivos chegam a operar em até 1 Ohm -- o que faz com a potência final chegue a números dezenas de vezes maior que a potencia real. Se um determinado fabricante quer fazer parecer "algo maior", utiliza artifícios e letras encorpadas, somente afim de vender mais. Existem "Industrias Competentes" e existe "A Industria Do Lucro".

NOTA: Pode acontecer até de um "Fabricante" "resolver dizer" que a potencia de saida é a soma de todas as saídas (!!!). :rolleyes:

.

.

Abraço,

.

ZÉ LICURINO.

(_nick:: zelicubrino _) B)

Lema:: " Vá. Vái lá rapaz! Nem que você se lasque, mas VÁ !! "

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...