Ir ao conteúdo

SATA-II - A explicação Definitiva

luciano3001

Posts recomendados

Postado

Ei Pablo!

Esse problema só tem dado em HDs samsung?

porque meu HD também é SATAII, mas é Seagate Barracuda 120Gb.

E o chip da placa-mãe é Nvidia 4...

Será que pode ocorrer algo assim?

Abraços!

Chrystiano, que eu já vi pelos forums esse problema é mais comum no Maxtor, ainda não vi relatos desse problema com o Seagate, pode ficar tranquilo.

- Eu não vi em nenhum lugar.

Gostaria de pegar um HD de 250 ou 300 com 16MB de buffer e queria saber a media da taxa de transferencia dele, se passa dos 210Mb (em modo burst).

Só pra confirmar todo sata 2 tem NCQ né ? É porque no site da seagate tem Hd com 200Gb sata2 com NCQ e outro Hd 200 Gb sata 2 com garantia de 5 anos e não tem nada sobre ele ter NCQ

Obrigado pelas dicas :-BEER

A media da taxa de transf. eu não sei, o meu é de sataII 8mb e chegou a 170Mb. Mas considerando o que já vi acho difícil chegar em 210Mb apenas aumentando 8mb de buffer, mas em Raid 0 sim.

Segunda pergunta; tem Hd sata 2 que não é NCQ, veja na página anterior do post que tem o Luciano tá falando disso. Esse Seagate que você falou não deve ter NCQ .. <_< .

Postado

Um HD de 300GB com 16MB de buffer a taxa de transferencia dele chega a 250MB ?

MMuito obrigado e desculpa o incomodo :joia:

Pessoar, novamente,

Fiz o teste com um samsung recem comprado 300gb Sata300mb com NCQ - ele (em modo burst) ficou com 170mb/s de velocidade. Pelo HD Speed Tá na média? Qual o máximo que se consegue com um Sata-II sem raid 0? :blink:

Realmente um HD de 200 a 300 fica mais rápido particionado?

Os sataII diferem em algo quanto a particionamento? :looka:

Em relação ao desempenho dos HD´s SATA-3Gb/s de 300GB com 16MB de buffer o máximo que consegui foi 192MB/s instalado em um chipset nForce4 SLI e sinceramente creio que para conseguir taxas maiores do que essa somente instalando ele em uma controladora off-board boa como a Promise ou a HighPoint.

Quanto ao particionamento de HD´s de grande capacidade aumentar a velocidade isso é um pouco de ilusão... a unica coisa que acontece é que como os programas de benchmark buscam dados em varios locais no discos os dados mais proximos do centro tendem a serem encontrados mais rapidos porque o diametro do setor é menor o que torna a sua rotação mais rapida do que nas extremidades do disco rigido (platters). Logo a diferença de velocidade dele particionado ou não só aparece realmente nos programas de teste de desempenho porque no dia-a-dia não existe nenhum programa (a não ser que você trabalhe com banco de dados avançados e enormes) que busque uma sequencia de dados muito grande.

Quanto ao particionamento dos SATA-3Gb/s ele não se difere em nada dos particionamentos que fazemos nos SATA-1,5Gb/s, a unica resalva é que se você for utilizar um RAID 0 o particionamento faz o desempenho cair razoavelmente caso não seja feito especificamente com o programa Acronis Disk Director Suite.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

Chrystiano, que eu já vi pelos forums esse problema é mais comum no Maxtor, ainda não vi relatos desse problema com o Seagate, pode ficar tranquilo.

<_< .

Ah bom... Pois é, esses HDs da Maxxtor... Já vi muita gente reclamando!

Será que o problema só tem aparecido em Hds de 200Gb e maior?

Ouvi falar que HDs de maior capacidade tem esse problema (ou predisposição a ter) de ruído.

Tenta colocar um Seagate Barracuda :P

Geralmente não há reclamações deste.

Bom se ainda tivesse garantia...

Boa sorte com o HD!

Chrystiano B)

Postado

Os primeiros Seagates SATA eram até mais barulhentos do que os Samsung e os Maxtor, porém hoje em dia eles melhoraram bastante isso e são bem silenciosos.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

Pois é...

Aqui eu nem ouço meu HD hehehe.

O único barulho vem do cooler.

Hum, falando nisso, vocês conhecem algum programa q controle a velocidade do cooler?

Para fazer menos ruído...

Abração! Chrystiano.

Postado

Li o topico e me esclareceu muitas duvidas mas ainda tenho umas pendentes, se puderem me ajudar...

se tiver um hd ide 100 mb/s e colocar um sata 2 300 mb/s o sata 2 fica 100/mbs.... vai rodar igual ao ide que é de menor valor ?

outra coisa to querendo trocar minha placa mãe... qual a placa mãe boa e mais barata para sata2 que ele roda há 300mb/s ?

to pensando na pla ca mãe Asrock K8NF4G é socket 754

se everest home edition localizar o hd com nome, modelo, e numero de serie da pra ficar tranquilo que não é hd falso ?

Postado

Amigos,

Será que alguém pode me ajudar. Minha mb é uma FoxConn WinFast NF4UK8AA-8EKRS . Nela está instalada mue HD Samsung120IJ (ele é SataII com NCQ). Instalei o driver da controladora no momento de instalação do windows (f6), mas o sistema não o reconhece como SATA II. A bios reconhece como ATA133, e o windows como SataI.

Segue as telas, se alguém puder me ajudar agradeço

post-40862-13884918455608_thumb.jpg

Postado

Li o topico e me esclareceu muitas duvidas mas ainda tenho umas pendentes, se puderem me ajudar...

se tiver um hd ide 100 mb/s e colocar um sata 2 300 mb/s o sata 2 fica 100/mbs.... vai rodar igual ao ide que é de menor valor ?

outra coisa to querendo trocar minha placa mãe... qual a placa mãe boa e mais barata para sata2 que ele roda há 300mb/s ?

se everest home edition localizar o hd com nome, modelo, e numero de serie da pra ficar tranquilo que não é hd falso ?

Primeiramente a historia de que dois HD´s instalados na mesma maquina sempre trabalharam na velocidade máxima do mais lento só vale para HD´s controlados pela mesma controladora, ou seja, se no seu caso um é IDE e outro SATA não haverá problema nenhum uma vez que eles trabalham de forma independente. Quanto a placa fica a sua escolha mas acho que uma k8N seria uma boa pedida para você que é uma placa da Asus com chipset nVidia e SATA-2.0 com ótimos recursos.

O everest assim como todos os outros programas de reconhecimento de hardware apenas lêem dados previamente gravados em uma epprom dos dispositivos e muitas vezes os Hd´s falsos usam componentes OEM originais dos fabricantes porém com o restante dos componentes falsificados ou maquiados.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

como saber identificar um hd falso.. parece dser difícil.. tem algum lugar na net que ensina... procurei ne não achei

Postado

como saber identificar um hd falso.. parece dser difícil.. tem algum lugar na net que ensina... procurei ne não achei

Cara é muito difícil mesmo, somente com o HD em mãos e um original na outra você conseguira ter certeza da falsificação sem abrir o HD. Mas fique tranquilo porque o numero de HD´s falsificados no mercado é muito pequeno pois o valor da falsificação é praticamente o mesmo do HD original... O que é mais comum é os vendedores mal intencionados trocarem a etiqueta do HD passando por exemplo um HD SATA-1,5 250GB 7200RPM com 8MB de buffer para um HD SATA-3,0GB 250GB com 16MB de buffer... mas isso é facilmente identificado por um programa como o proprio everest.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

Amigos,

Será que alguém pode me ajudar. Minha mb é uma FoxConn WinFast NF4UK8AA-8EKRS . Nela está instalada mue HD Samsung120IJ (ele é SataII com NCQ). Instalei o driver da controladora no momento de instalação do windows (f6), mas o sistema não o reconhece como SATA II. A bios reconhece como ATA133, e o windows como SataI.

Segue as telas, se alguém puder me ajudar agradeço

Então pessoal, alguém sabe porque isso está acontecendo? E você Luciano, pode me ajudar?

Abraços e obrigado.

post-40862-13884918489875_thumb.jpg

Postado

Então pessoal, alguém sabe porque isso está acontecendo? E você Luciano, pode me ajudar?

Abraços e obrigado.

O seu caso esta bastante estranho... As unicas coisas que posso te falar é primeiramente eu vi na figura que o NCQ do seu HD não esta ativado, ative-o pois esse modelo de HD tem suporte ao NCQ.

Creio que o problema esta sendo o driver da controladora (no caso da sua placa mãe o proprio chipset) eu sugiro que você entre no site da foxconn ou então no proprio site da nVidia visto que a sua placa tem o chipset nForce4 ultra e baixe a versão mais atualizada desses drivers e não instale a versão que veio originalmente no CD da placa mãe. Verifique também se por acaso o jumper de limitação do seu HD não esta instalado de maneira a limitar a velocidade a 150MB/s.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

Caríssimo amigo LUCIANO "MESTRE SATA" ROBERTO.

Parabéns pelo excelente tópico. você realmente é "o cara".

Acho que nunca tinha lido um tópico com tantas páginas, de uma só vez. Esclareci mts dúvidas e mudei conseitos errados que havia "aprendido" com alguns amigos...

...faz parte!

Sou usuário há muito tempo do Clube do Hardware, desde quando acessava pwlo link www.gabrieltorres.com.br, hehehe. Mas este é meu 1o post.

Apesar de tudo, ainda tenho algumas dúvidas bastante específicas, e o que puder responder aqui, eu agradeço. O que não puder, eu tentarei em outro local.

Vamos lá:

Comprei uma placa mãe Asus P5WD2 (http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=184&model=550&modelmenu=1) e um HD Samsung SP2004C (http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/SpinPointPSeries/HardDiskDrive_SpinPointPSeries_SP2004C.asp).

Parece que o HD de fato é SATA 300 MB/s e a MB suporta e tal (o chipset é Intel 955X / ICH7R). Não pretendo fazer RAID 0 agora, porque ainda não comprei outro HD igual.

- Acontece que boto o sata na porta sata1, como manda o manual, e ele aparece no setup como THIRD IDE MASTER. Se tentar instalar o Win XP Pro SP2, ele vai instalar no drive F, e fica dois drives, C e D, aparecendo no windows, só que sem nada.

* Abaixo da listagem dos HDs no setup, tem uma opção IDE configuration, e clicando, aparece Configure SATA as: STANDART, AHCI ou RAID.

** não consegui encontrar em nenhum lugar o que é este tal de AHCI.

- Você acha que pode ser alguma configuração no setup ou algum problema da(o) BIOS, já que é uma versão do fim de 2005, e já tem outra mais recente (que inclusive baixei, mas não sei atualizar, hehehehe)??????

* (futuramente, pretendo colocar mais 2 HDs IDE como slave, pra guardar arquivos, mas ainda não é o caso. Aliás, no manual da MB, vem escrito PRI_EIDE, SEC_EIDE - um do lado do outro, como todas as placas - mas ai tem um outro "slot" chamado PRI_IDE, sozinho. Em qual botaria o flat IDE????).

- Já li e reli sobre a MB, e não vi nada especifico sobre esse tal NCQ (que nem sei mt bem o que é), mas sei que tem no meu HD, e parece que as MB que suportam SATA 300 MB/s de hoje em dia, também suportam NCQ, né?!?!?! Vi num artigo, meio por cima, que o cara fazia o teste com NCQ habilitado e dasabilitado. Portanto, pergunto: é preciso habilitar isso no setup ou algo assim, ou já vem pronto? porque não achei nada no meu setup.

Ufa.

Amigo, o que puder ajudar, agradeço. Principalmente o fato de não conseguir fazer ler como Drive C.

valeu e parabéns mais uma vez.

E só pra engrossar o coro, quero consignar meu voto para moderador, Luciano "O Cara" Roberto!!!!!

Abraços

[]'s Hercílio Fassoni Parafina

[email protected]

Ps: ainda por cima postei no tópico errado! Agora tá certo!

Postado

Comprei uma placa mãe Asus P5WD2 (http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=184&model=550&modelmenu=1) e um HD Samsung SP2004C (http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/SpinPointPSeries/HardDiskDrive_SpinPointPSeries_SP2004C.asp).

Parece que o HD de fato é SATA 300 MB/s e a MB suporta e tal (o chipset é Intel 955X / ICH7R). Não pretendo fazer RAID 0 agora, porque ainda não comprei outro HD igual.

- Acontece que boto o sata na porta sata1, como manda o manual, e ele aparece no setup como THIRD IDE MASTER. Se tentar instalar o Win XP Pro SP2, ele vai instalar no drive F, e fica dois drives, C e D, aparecendo no windows, só que sem nada.

* Abaixo da listagem dos HDs no setup, tem uma opção IDE configuration, e clicando, aparece Configure SATA as: STANDART, AHCI ou RAID.

** não consegui encontrar em nenhum lugar o que é este tal de AHCI.

- Você acha que pode ser alguma configuração no setup ou algum problema da(o) BIOS, já que é uma versão do fim de 2005, e já tem outra mais recente (que inclusive baixei, mas não sei atualizar, hehehehe)??????

* (futuramente, pretendo colocar mais 2 HDs IDE como slave, pra guardar arquivos, mas ainda não é o caso. Aliás, no manual da MB, vem escrito PRI_EIDE, SEC_EIDE - um do lado do outro, como todas as placas - mas ai tem um outro "slot" chamado PRI_IDE, sozinho. Em qual botaria o flat IDE????).

- Já li e reli sobre a MB, e não vi nada especifico sobre esse tal NCQ (que nem sei mt bem o que é), mas sei que tem no meu HD, e parece que as MB que suportam SATA 300 MB/s de hoje em dia, também suportam NCQ, né?!?!?! Vi num artigo, meio por cima, que o cara fazia o teste com NCQ habilitado e dasabilitado. Portanto, pergunto: é preciso habilitar isso no setup ou algo assim, ou já vem pronto? porque não achei nada no meu setup.

Ufa.

Amigo, o que puder ajudar, agradeço. Principalmente o fato de não conseguir fazer ler como Drive C.

valeu e parabéns mais uma vez.

E só pra engrossar o coro, quero consignar meu voto para moderador, Luciano "O Cara" Roberto!!!!!

Abraços

[]'s Hercílio Fassoni Parafina

[email protected]

Ps: ainda por cima postei no tópico errado! Agora tá certo!

Olá amigo,

Bem pelo visto você tem varias duvidas e vamos esclarecer todas elas... então vamos começar apenas com os conceitos que você ainda não conhece;

NCQ (Native Command Queuing)

Essa tecnologia nada mais é do que uma re-ordenação de commandos de leitura no HD fazendo que mais dados sejam lidos no menor numero possivel de rotações dos discos rigidos. Por exemplo caso o computador precisasse da sequencia de dados A-B-C-D e eles estivessem em locais distantes entre si o sistema precisaria de 4 rotações para ler todos os dados mas se ele buscasse a sequencia B-C-A-D ele precisaria somente de uma rotação para ler os mesmos dados (Esse é um exemplo Fictício).

AHCI (Advanced Host Controller Interface)

É uma tecnologia que permite a otimização e habilitação de recursos avançados em discos SATA (NCQ, Hot-Plug, etc) que é presente somente em alguns poucos chipsets/hubs da controladora da intel (como o seu ICH7R).

Agora que acabamos com as primeiras duvidas vamos ao seu caso;

Primeiramente realmente tanto o seu HD quanto a sua placa mãe tem suporte a SATA-3Gb/s e NCQ e para usa-lo basta você configurar no SETUP;

Menu: MAIN >>> IDE Configuration >>> Configure SATA as >>> AHCI

Isso para uma melhor performance do seu sistema e depois disso feito e do sistema operacional instalado basta você ir na propriedades da controladora através do gerenciador de dispositivos e clicar na opção "Enable Command queuing".

Quanto ao fato do HD SATA aparecer como Third IDE Master não se preocupe pois isso é normal, e a letra estar ficando como F:\ deve-se ou ao fato da sequencia de prioridade de Boot estar errada no SETUP;

Menu: BOOT >>> Boot Device Priority

Ou realmente existem outros dispositivos (CD-rom, etc) intalados em posições anteriores a do seu HD SATA.

Dica: No menu MAIN verifique se depois de instalado certinho o HD SATA não aparece no Primary IDE Master e caso apareça esse problema já estara resolvido.Não deixe em AUTO pois isso pode causar esse problema de letras.

Seja qual for o problema e caso ele persista não se preocupe com isso agora pois depois do SO instalado é possivel trocar as letras das unidades conforme você queira através do "Gerenciamento de Discos"

Digite: compmgmt.msc no menu executar e a opção gerenciamento de disco estara na aba da esquerda da sua tela, clique nela e depois em cima do HD ou CD-rom que você quer mudar a letra com o botão direito do mouse e clique na opção "Alterar a Letra da Unidade".

OBS.: É preciso primeiro desocupar a letra que você quer utilizar, por exemplo se já existe um dispositivos usando a letra C:\ é necessario primeiro você mudar ele para outro letra e somente depois dessa mudança colocar essa letra no outro dispositivo (isso requer algumas reinicializações do computador).

Quanto aos futuros HD´s IDE´s é o seguinte a sua placa mãe possue 3 portas IDE´s sendo que duas são vermelhas (Pri_EIDE e SEC_EIDE) e uma outro Azul (PRI_IDE) sendo que as portas Vermelhas são somente para HD´s e não aceitam outros dispositivos ATAPI como CD-rom ou Gravadores de CD/DVD e a porta Azul aceita tanto HD´s quanto outros dispositivos como CD-rom, etc.

Ou seja, instale os seus HD´s nas portas vermelhas.

Amigo,

Espero ter ajudado com todas as suas duvidas, obrigado pelos elogios e caso precise de algo é só postar aqui ou então mandar um MP (as vezes não chega pois a minha caixa enche direto).

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

Caro Luciano, você realmente manja muuuuuuito dessa história de HD.

Vou correndo tentar tudo que me passou e depois posto aqui o resultado.

Só queria de antemão agradecer sua grande ajuda.

você realmente é "o cara".

valeu e até mais.

Ps: o cara sabe até a cor das portas dos IDE's !!!!!?!?!?!?!?!?!?!?

Postado

Luciano, seguinte:

Fiz já o que você falou, habilitei o AHCI e alterei o "Boot Device Priority".

Todavia, as letras não se alteraram.

Vou, então, instalar o SO e seguir suas outras instruções.

valeu mais uma vez.

Postado

Luciano, seguinte:

Fiz já o que você falou, habilitei o AHCI e alterei o "Boot Device Priority".

Todavia, as letras não se alteraram.

Vou, então, instalar o SO e seguir suas outras instruções.

valeu mais uma vez.

Precisando de mais ajuda é só postar o importante é você ter entendido os conceitos e quanto as letras basta depois do Windows XP instalado você alterar conforme eu te disse.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Postado

Olá Flom!

A dica do Luciano foi bem boa!

Mas eu comprei uma placa-mãe Asus A8N-E.

Não tenho certeza do valor que paguei.

Acho que por volta dos R$350 mas agora deve estar um pouco mais barata...

Placa mãe Asus A8N-E

Eu pensei em um investimento a longo prazo, pois suporta Processadores Athlon X2 (Dual core, apresentando melhor resultados para multi-tarefas).

Vou esperar abaixar um pouco, para poder comprar um proc. assim, mas a placa-mãe compatível eu já tenho! hehehe

A placa-mãe suporta HDs IDE e/ou SATA I e II, tanto com ou sem função de NQC.

Suporta Dual Channel: utilizar dois módulos de Memória RAM iguais, funcionando como "duas pontes", otimizando comunicação entre processador e a memória RAM (Torres & Lima, 2005). As placa-mãe com soquete 754 não aceitam dual channel!

Suporta RAID: um conjunto de HDs que funcionam como se fossem um só. Isso permite ter uma tolerância alta contra falhas, pois se um disco tiver problemas, os demais continuam funcionando, disponibilizando os dados (Alecrim, 2004).

No site Boa Dica aparece uma tabela comparativa entre algumas placas-mãe da Asus. Achei interessante, no caso de você escolher quais funções deseja e refletir quais lhe serão úteis.

Espero ter ajudado um pouco!

Desejo-lhe uma ótima compra :P

Chrystiano.

Referências:

ALECRIM, Emerson. Tecnologia RAID. Info Wester., 31 outubro 2004. Disponível em:<http://www.infowester.com/raid.php>. Acesso em: 21 julho 2006.

ASUSTek Computer Inc. A8N-E. Disponível em: <http://br.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=15&l3=171&model=455&modelmenu=1>. Acesso em: 21 julho 2006.

Boadica. Escolhendo sua placa mãe: ASUS para CPU AMD soquete 939. Desenvolvida por Alucard, 10 julho 2006. Disponível em: <http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=517>. Acesso em: 21 julho 2006.

TORRES, Gabriel; LIMA, Cássio. Memórias DDR Dual Channel. Clube do hardware. , 16 maio 2005. Disponível em:<https://www.clubedohardware.com.br/artigos/673/1>. Acesso em: 21 julho 2006.

Postado

tenho uma a8n-e nforce4 ultra com 4 portas sata 1,2 comprei um hd samsung 80gb sata2 com ncq

é verdade que na a8n-e somente as portas 3,4 é sata2???

por favor me de todas a instruções desde a instalação do hd,configurar a bios,instalar o winxp sp2

para que meu sistema tenha o máximo de perfomance e estabilidade

desde já agradeço :-BEER

• Membro VIP
Postado

alguem???

Por favor sem flood.. olhe as regras do forum ;)

Nforce4-ultra é SATA-II

Alguns modelos, que não os da Asus tem uma controladora adicional que é SATA.

Todas as 4 portas são SATA-II e não importa onde você vai instalar o HD.

Só espetar e ligar, colocar o disco do Windows e mandar bala, não tem segredo..

Postado

tenho uma a8n-e nforce4 ultra com 4 portas sata 1,2 comprei um hd samsung 80gb sata2 com ncq

é verdade que na a8n-e somente as portas 3,4 é sata2???

por favor me de todas a instruções desde a instalação do hd,configurar a bios,instalar o winxp sp2

para que meu sistema tenha o máximo de perfomance e estabilidade

desde já agradeço :-BEER

Todas as portas SATA da sua placa são realmente SATA-3Gb/s a confusão é porque existem outras versões da A8N que possuem tanto portas SATA-3Gb/s controladas pelo prorprio chipset quanto portas SATA-1,5Gb/s controladas pelo chip da Sil (silicon image).

OBS>: Cuidado com o flood pois a moderação pode adverti-lo.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

desculpa a minha burrice mas não sei o que é flood? :muro:

mas preciso configurar alguma coisa adicional na bios ou no windows, ou é só colocar e formatar como um hd

ide normal

Postado

desculpa a minha burrice mas não sei o que é flood? :muro:

mas preciso configurar alguma coisa adicional na bios ou no windows, ou é só colocar e formatar como um hd

ide normal

Tem que ativar no SETUP a opção que fica no menu;

Advanced >>> Onboard Devices Configuration >>> Onchip SATA Rom (ou algo semelhante) pois isso vaira de placa para placa.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

estou com varios problemas primeiro instalei o hd,a bios reconheceu,formatei o hd em duas partiçoes praticamente iguais, quando iniciei o pc o windows entrou normal fui e instalei o pacote nforce drivers 6.70

agora quando inicio o pc fica a mensagem de remover hardware com segurança e mostra meu hd samsung

hd080hj o que é isso??? quando deixo os drivers do windows não aparece esta mensagem e o hd é mostrado como udma 5,já no drivers nvidia o hd é mostrado como SATA generation 2 3g mas o ultimo item command...

fica apagado?o que é este ultimo item seria o ncq?

e mais uma coisa na bios não tem nada relacionado com ncq? minha placa é a8n-e rev2

aqui vai como está

onchip ide channel 0 enable help menu da direita

'''''''''''''''''''''''''''''''''''' 1 enable

ide dma tranfer acess enable

sata port 1,2 enable disable/enable onchip sata1 port 1,2

sata dma tranfer enable

sata port 3,4 enable disable/enable onchip sata2 port 3,4 o que seria isto

sata dma tranfer enable será que só as portas 3,4 é sata2

ide prefecth mode enable

não tem nada pra ativar ncq se´ra que a placa não suporta?

ajudem por favor :cry:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!