Ir ao conteúdo

SATA-II - A explicação Definitiva

luciano3001

Posts recomendados

Postado

outra duvida....sata II é aquele que tem 3gb/s né isso??então me digam se esse hd é sata II mesmo...

http://cgi.ebay.co.uk/NEW-Seagate-80GB-SAT...1QQcmdZViewItem

porque tem uma hora que fala assim...80gb SATA 150...e 150mb/s é sata I..vejam aí e me ajudem...acho q a pagina n entra...vou colocar +- como tem no site..

Seagate Barracuda 7200.9

80gb SATA 150

8mb Cache 7200rpm

3.5” Hard Disk Drive

S/N 4LR00PTH

Model Number:ST3808110AS

Capacity:80 GB

Speed:7200 rpm

Seek time:9.5 ms Average

Interface: SATA 3Gb/s

SATA 3Gb/s with NCQ

Postado
Postado Originalmente por Beckham@17 de março de 2006, 01:21

outra duvida....sata II é aquele que tem 3gb/s né isso??então me digam se esse hd é sata II mesmo...

http://cgi.ebay.co.uk/NEW-Seagate-80GB-SAT...1QQcmdZViewItem

porque tem uma hora que fala assim...80gb SATA 150...e 150mb/s é sata I..vejam aí e me ajudem...acho q a pagina n entra...vou colocar +- como tem no site..

Seagate Barracuda 7200.9

80gb SATA 150

8mb Cache 7200rpm

3.5” Hard Disk Drive

S/N 4LR00PTH

Model Number:ST3808110AS

Capacity:80 GB

Speed:7200 rpm

Seek time:9.5 ms Average

Interface: SATA 3Gb/s

SATA 3Gb/s with NCQ

Nossa uma celebridade visitando o meu tópico... Pelo visto você estava muito ocupado no Real Madrid e nem leu o post inicial que explica essa sua duvida né??? he he he

O modelo da Seagate mencionado é sim SATA-3Gb/s e a unica informação que ficou faltando ai na sua descrição é que ele tem 8MB de buffer.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado
Postado Originalmente por Evandro Frias@16 de março de 2006, 21:55

aí galera tudo beleza? Eu gostaria de saber se funciona um HD ligado em IDE comum juntamente com um SATA, pois tem gente que diz que não funciona e eu to com medo de trocar meu HD IDE de 80 por um SATA!!! Desde já agradeço!!!

Funciona normalmente, tenho maquinas que funcionam com um HD SATA-3Gb/s de 160GB com o Windows XP e mais dois HD´s IDE ATA-133 de 80GB cada que uso para "storage".

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

Pessoal,

Mu HD chegou hoje. E instalando ele percebi que ele tras conector de energia de dois padroes: Sata e o Molex (4 Pinos grande). Isso é normal??? Ligo os dois??

HD WD1600JS - 160GB - 8MB - Tranf. 300MB/s

WD

Li uma vez que os HD que traziam duas opções de alimentação de força seriam de um modelo que um chip interno que o modificava pra ter taxas de transf. mais altas. E que isso não era bom.

Alguem pode me ajudar a saber se comprei errado?? No site (mencionado acima) não tras essa referencia.

Valeu!!!

Postado
Postado Originalmente por gamalazer@21 de março de 2006, 15:52

Pessoal,

Mu HD chegou hoje. E instalando ele percebi que ele tras conector de energia de dois padroes: Sata e o Molex (4 Pinos grande). Isso é normal??? Ligo os dois??

HD WD1600JS - 160GB - 8MB - Tranf. 300MB/s

WD

Li uma vez que os HD que traziam duas opções de alimentação de força seriam de um modelo que um chip interno que o modificava pra ter taxas de transf. mais altas. E que isso não era bom.

Alguem pode me ajudar a saber se comprei errado?? No site (mencionado acima) não tras essa referencia.

Valeu!!!

Não é necessario ligar os dois conectores, basta a ligação do conector de energia SATA, quanto ao modelo ele é um SATA-300 nativo e não é apenas modificado para parecer SATA-300. Isso realmente acontecia muito no começo com os SATA-150 mas hoje em dia muitos fabricantes optaram por disponibilizar os dois conectores de força para facilitar a instalação dos mesmos.

"Nunca ligue os dois conectores de força pois isso pode trazer consequencias imprevissiveis." esse é o recado que vem no manual do meu HD SATA.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e leia e ajude o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Postado
Postado Originalmente por andrezaespi@23 de março de 2006, 20:30

Gostaria de informações sobre a pinagem e os nomes dos sinais do HD SATA.

Obrigada.

Olá amiga,

Terei prazer em ajuda-la, porém estariamos fugindo do um pouco do assunto principal desse tópico.

Sugiro que você faça um novo tópico pedindo essas informações que estarei respondendo com prazer, e além disso varios outros usuarios poderão responder contribuindo mais para o esclarecimento de sua duvida.

Abraços,

Luciano Roberto®™

Postado

Luciano,

Primeiramente quero te dar parabéns pelo seu excelente tópico e dedicação quanto as dúvidas dos usuários. Agradeço também sua resposta a minha MP.

Como sou novato no "CLUBE" e no forum, após ter postado minha dúvida em outro tópico e somente agora tive tempo de ler seu tópico de começo ao fim. Aprendi muito sobre HD's em especial Serial ATA. No entanto ainda estou com dificuldades na instação do meu novo HD Maxtor 200 Gb DianondMax 10 Model: 6v200E0 3.0 Gb HDD

Placa Mãe Asus A7n8x-xe ( controladora Nvidia nForce 2 Ultra 400)

Win xp profissional Pac2

Após 1 semana tentando instalar este HD como "slave" ( sem sucesso)conversei com um técnico que disse-me que esta faltando um arquivo . exe que deverei retirar do CD da placa mãe. No entanto já fiz tal procedimento ( gravei em disquete e instalei com ajuda de boot do cd win xp) será que está faltando algum arquivo? Como posso achar estes ( como saber quais são?) arquivos através do comando EXPLORAR no menu iniciar?

Estou quase desistindo de tentar instalar e já estou me convencendo que terei que pagar para um técnico fazer o serviço. Heheheheheh.

Postado
Postado Originalmente por Caipers@08 de dezembro de 2005, 16:34

Luciano, ali você diz que se tiver um HD SATA I e outro SATA II, será respeitado a velocidade do mais lento. Mas assim e quando a placa mãe possui 2 portas SATA e engatar um HD em cada porta, essa "limitação" continua?

Outra pergunta, em cada porta só podemos conectar um periférico? Existem cabos SATA que caibam por exemplo 2 HDs (como acontece com o cabo IDE?).

Obrigado pela ajuda!

muito bom tópico, parabéns!

É possível instalar um HD SATA para o Windows e outro IDE para armazenamento? Como fazer, pois só o IDE foi reconhecido pelo sistema e não foi pra frente mais...

Postado

Inicialmente, gostaria de agradecer a este excelente tópico.

A minha dúvida é a seguinte (já pesquisei em diferentes tópicos e não encontrei alguma parecida com a minha):

Estou querendo adquirir 02 HDs SATA de 160 GB e executar o seguinte procedimento de instalação e gostaria de saber se funcionaria sem problemas ?

a) De cada HD, pretendo criar uma particão de 40 GB e a outra de 120 GB

B) As duas partições de 40 GB, serão formatadas utilizando o sistema de arquivos FAT 32, somando 80 GB. Nessas duas particões, pretendo instalar Windows 2000 em RAID 0 (nesse Windows é apenas para rodar aplicativos e internet)

c)As duas partições restantes de 120 GB serão formatadas utilizando o sistema de arquivos NTFS, totalizando 240 GB. Nessas duas partições, pretendo instalar Windows XP em RAID 0 (nesse Windows é apenas para rodar jogos)

d)Resumindo, é possível fazer isto em RAID 0.

A minha máquina possui a seguinte configuração:

P4 2.4 GHz ; Placa-mãe INTEL D865PERL ; 1024 MB de memória DDR-400 em dual channel ; Placa de video GeForce FX5200 ; 01 HD Maxtor 6L250R0 (16 MB buffer) ; 01 HD Maxtor 4D080H4 (80 GB, 5400 RPM, Ultra-ATA/100)

Desde já, agradeço antecipadamente.

Postado
Postado Originalmente por vinilima@24 de março de 2006, 23:00

Luciano,

Primeiramente quero  te dar parabéns pelo seu excelente tópico e dedicação quanto as dúvidas dos usuários.  Agradeço também sua resposta a minha MP.

Como sou novato  no "CLUBE"  e no forum,  após ter postado minha dúvida em outro tópico e somente agora tive tempo de ler seu tópico de começo ao fim.  Aprendi muito sobre  HD's  em especial  Serial ATA. No entanto ainda estou com dificuldades  na instação do meu novo HD  Maxtor  200 Gb  DianondMax 10  Model: 6v200E0 3.0 Gb HDD

Placa Mãe Asus A7n8x-xe  ( controladora Nvidia nForce 2 Ultra 400)

Win xp profissional Pac2

Após 1 semana tentando instalar este HD como "slave" ( sem sucesso)conversei com um técnico que disse-me que esta faltando um arquivo  . exe  que deverei retirar do CD da placa mãe. No entanto já fiz tal procedimento ( gravei em disquete e instalei com ajuda de boot  do cd win xp) será que está faltando algum arquivo? Como posso achar estes ( como saber quais são?)  arquivos através do comando EXPLORAR no menu iniciar?

Estou quase desistindo de tentar instalar  e já estou me convencendo que terei que pagar para um técnico  fazer o serviço.  Heheheheheh.

O arquivo que ele esta mencionando é o driver da controladora SATA da sua placa e a melhor opção sempre é ao invés de usar o driver que vem no CD da placa mãe procurar na internet a ultima versão desse driver que no seu caso você pode baixar Clicando aqui.

Esse arquivo é muito simples de ser utilizado, basta você descompacta-lo em alguma pasta do seu computador e depois executar o "Make-Disk" com um disquete formatado no floppy do seu computador que os drivers serão automaticamente copiados para o seu disquete.

Depois basta você instalar o windows teclando o F6 no inicio da instalação e instalar esses drivers no seu novo HD.

Um detalhe importante é que se o seu Windos XP não for a versão já com o SP2 integrado, esse seu HD será reconhecido com no maximo 137GB, mas você pode resolver isso depois sem muita dificuldade.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado
Postado Originalmente por fhlcunha@25 de março de 2006, 01:59

Inicialmente, gostaria de agradecer a este excelente tópico.

A minha dúvida é a seguinte (já pesquisei em diferentes tópicos e não encontrei alguma parecida com a minha):

Estou querendo adquirir 02 HDs SATA de 160 GB e executar o seguinte procedimento de instalação e gostaria de saber se funcionaria sem problemas ?

a) De cada HD, pretendo criar uma particão de 40 GB e a outra de 120 GB

B) As duas partições de 40 GB, serão formatadas utilizando o sistema de arquivos FAT 32, somando 80 GB. Nessas duas particões, pretendo instalar Windows 2000 em RAID 0 (nesse Windows é apenas para rodar aplicativos e internet)

c)As duas partições restantes de 120 GB serão formatadas utilizando o sistema de arquivos NTFS, totalizando 240 GB. Nessas duas partições, pretendo instalar Windows XP em RAID 0 (nesse Windows é apenas para rodar jogos)

d)Resumindo, é possível fazer isto em RAID 0.

A minha máquina possui a seguinte configuração:

P4 2.4 GHz ; Placa-mãe INTEL D865PERL ; 1024 MB de memória DDR-400 em dual channel ; Placa de video GeForce FX5200 ; 01 HD Maxtor 6L250R0  (16 MB buffer) ; 01 HD Maxtor 4D080H4  (80 GB, 5400 RPM, Ultra-ATA/100)

Desde já, agradeço antecipadamente.

É possivel porém o procedimento não é como você esta pensando.

Primeiramente você devera "montar" o RAID 0 e só depois já com um HD de 320GB começar a particiona-lo em uma partição de 80GB (que representara 40GB de cada HD) e outra de 240GB (120GB de cada HD).

Um unico detalhe que é essencial para você não perder o desempenho do RAID 0 é que obrigatoriamente você deverá particionar essas partições com o Acronis Disk Director Suite... pois esse é o unico Software que conheço que não faz o RAID 0 perder todo o desepenho quando particionado.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

• Membro VIP
Postado

Luciano, caro psicologo !! (lembra?? :-BEER )

Seus tópicos são sempre nota 10, parabéns !!

Quero ser assim quando crescer uhahaahuhaua :palmas:

Deu no que deu e consegui uma placa-mãe com SATA-II (eeeee :bandeira: ) mas hoje testando no HD tach me decepcionei.. deu velocidade de 133 Mb/s :cry:

É um Seagate Barracuda (mesmo assim gostei dele) e queria saber se tem algo errado, porque me foi vendido um HD SATA-II e esse ta mais lerdo que um SATA 150..

Os drivers que uso são os que vieram no CD da placa mãe.

Obrigado !

Postado

Pessoal,

Espero que essa minha duvida possa ser respondida aqui:

Meu HD - Caviar SE WD1600JS é um modelo SATAII. Esta montado e configurado de forma correta (ainda não testei seu desempenho e nem medi).

Na minha bios, tem uma opção de habilitar ou não a função: HDD SMART MONITORING

O que preciso saber: Meu HD suporta isso? Pra que serve isso? O ideal é habilitar ou não? Perco desempenho com a função ativada?

Postado

Tenho o Windows XP instalado em um HD SATA de 120GB. Comprei um HD de 80 GB IDE e quando instalei no conector IDE primário com o jumper do HD em Master, o computador não o reconhece. No SETUP ele também não aparece. Dá pra instalar os dois juntos? O que tenho que fazer?

Postado
Postado Originalmente por Evandro Xita@27 de março de 2006, 23:13

Luciano, caro psicologo !! (lembra??  :-BEER )

Seus tópicos são sempre nota 10, parabéns !!

Quero ser assim quando crescer uhahaahuhaua  :palmas:

Deu no que deu e consegui uma placa-mãe com SATA-II (eeeee :bandeira: ) mas hoje testando no HD tach me decepcionei.. deu velocidade de 133 Mb/s  :cry:

É um Seagate Barracuda (mesmo assim gostei dele) e queria saber se tem algo errado, porque me foi vendido um HD SATA-II e esse ta mais lerdo que um SATA 150..

Os drivers que uso são os que vieram no CD da placa mãe.

Obrigado !

he he he lembro sim!!!

Primeiramente teste com outro programa como o HDSpeed ou FreshDiagnose para comparar e ter certeza da performance do seu HD antes de tirar conclusões. Segundo é necessario testar esse seu mesmo HD instalado em outras portas SATA da sua placa para ver se o desempenho pode ou não aumentar (até hoje não entendi o porque disso, mas funciona...) depois vá até o site do fabricante da sua placa mão e baixe os drivers atualizados do chipset e demais drivers e se existir faça uma atualização de bios.

Então depois disso tudo verifique novamente o desempenho do seu HD e compare com outros no fórum de benchmark aqui mesmo do Clube do Hardware com usuarios que tenha o mesmo HD que você ou modelos similares.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado
Postado Originalmente por gamalazer+28 de março de 2006, 01:01-->
Pessoal,

Espero que essa minha duvida possa ser respondida aqui:

Meu HD - Caviar SE WD1600JS é um modelo SATAII. Esta montado e configurado de forma correta (ainda não testei seu desempenho e nem medi).

Na minha bios, tem uma opção de habilitar ou não a função: HDD SMART MONITORING

O que preciso saber: Meu HD suporta isso? Pra que serve isso? O ideal é habilitar ou não? Perco desempenho com a função ativada?

O S.M.A.R.T (Self Monitoring, Analysis and Reporting Technology)

Para simplificar o que o S.M.A.R.T faz é ler o auto-teste que os HD´s com essa tecnoliga fazem durante o boot e informam previamente a possibilidade de futuras falhas do seu HD, assim permitindo a você fazer backups e providenciar um novo HD antes que esse pare se for o caso.

Eu recomendo que você deixe essa opção habilitada porque sendo o seu computador de bom desempenho essa opção não vai prejudicar em nada a velocidade do seu boot e lembre-se que ele só interfere na velocidade do boot e logo em seguida é desligado.

rodolpholemos@28 de março de 2006, 02:18

Tenho o Windows XP instalado em um HD SATA de 120GB. Comprei um HD de 80 GB IDE e quando instalei no conector IDE primário com o jumper do HD em Master, o computador não o reconhece. No SETUP ele também não aparece. Dá pra instalar os dois juntos? O que tenho que fazer?

Olá amigo,

Sugiro que você crie um tópico a respeito do seu problema porque esse assunto foge bastante do assunto principal desse tópico, mas posso adiantar que é possivel e normal se trabalhar com HD´s SATA e PATA instalados juntos e que se o seu HD nem foi reconhecido sugiro que você procure o fornecedor e troque o HD.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado

ó nobre GURU LUCIANO, primeiramente, acho q já deve estar cheio de tantos elogios, mas nunca é demais né??? parabéns pelo tópico, muito bom mesmo....

bom dei uma olhada geral e acho q não tem a resposta no tópico, se tiverr desculpe, e me informe que releio tudo novamente...

bom

tenho um hd seagate ST3808110AS, pesquisei no site da seagate e ele é SSATA II mesmo, e não consigo reconhece-lo na minha placa mãe...nem na bios nem na instalação do windows xp....MB ASUS K8V-X SE....chipset VT8237R, vi que esse chipset tem alguns problemas com SATA II, minhas perguntas são...

1º existe alguma forma de reconhecer esse hd na placa sem jampeá-lo???

2º senão como faço pra jampeá-lo?? no hd não informa a sequancia e tal....em outras placas-mãe ele reconhece normalmente....

DESDE JÁ AGRADEÇO.

Postado

Pessoal,

Mais uma duvida: Tratando de HD SATA, no momento que for colocar outro na maquina, basta ligar numa das portas SATA disponiveis ou primeiro terei que colocar um jumper pra indicar que o novo HD não sera o Master?

Fiquei com essa duvida, pois meu HD tras as opções de master/slave/auto pra serem configuradas por jumpers. E se um HD SATA tras essas opções, quer dizer que é pra serem usadas....ou não é bem assim?

Sei que na Bios que indico a ordem de prioridade e de uso pra boot.

Aguardo ajuda.

Postado
Postado Originalmente por gamalazer@28 de março de 2006, 15:18

Pessoal,

Mais uma duvida: Tratando de HD SATA, no momento que for colocar outro na maquina, basta ligar numa das portas SATA disponiveis ou primeiro terei que colocar um jumper pra indicar que o novo HD não sera o Master?

Fiquei com essa duvida, pois meu HD tras as opções de master/slave/auto pra serem configuradas por jumpers. E se um HD SATA tras essas opções, quer dizer que é pra serem usadas....ou não é bem assim?

Sei que na Bios que indico a ordem de prioridade e de uso pra boot.

Aguardo ajuda.

Não é necessario nenhum tipo de jumpeamento basta instalar ele e depois configurar no SETUP a ordem do boot. Agora eu fiquei com uma curiosidade, qual é o modelo do seu HD??? Porque pelo visto ele deve ser um daqueles modelos da WD que na verdade são ATA com um chip conversor de sinal para SATA, se quiser conferir isso é só dar uma olhada em placa lógica do seu HD e procurar o chip Marvell 80i8030-TBC que era o chip usado para esse fim, porque como você não pode instalar mais de um dispositivo SATA por cabo ele não trabalha com essa configuração de master/slave.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Postado
Não é necessario nenhum tipo de jumpeamento basta instalar ele e depois configurar no SETUP a ordem do boot. Agora eu fiquei com uma curiosidade, qual é o modelo do seu HD??? Porque pelo visto ele deve ser um daqueles modelos da WD que na verdade são ATA com um chip conversor de sinal para SATA, se quiser conferir isso é só dar uma olhada em placa lógica do seu HD e procurar o chip Marvell 80i8030-TBC que era o chip usado para esse fim, porque como você não pode instalar mais de um dispositivo SATA por cabo ele não trabalha com essa configuração de master/slave.

O HD é um: Caviar SE WD1600JS - No site da WD ele é descrito como SATA2 e de alta performance. não tem nenhuma anotação alaertando para ser um PATA modificado por chip. Lembra que já tive uma duvida sobre ele e você me aliviou dizendo que não era???

Mas de qualquer forma, se você puder descobrir mais e me ajudar a entender melhor....te agradeço.

• Membro VIP
Postado

Luciano, testei com outros programas e em outras portas e deu a mesma coisa, então entrei no site a seagate e achei as especificações dos HDs, curioso cm sempre abri o gabinete, fui la no HD e anotei os numeros e confirmei.. SATA-I :cry:

Barracuda 7200.7 ST380817AS, era pra ser 7200.9 e ST38001...

porque não tem driver pra HD..

Vou atrás da troca agora.. mesmo assim muito obrigado !! :bandeira:

Postado
Postado Originalmente por Evandro Xita@29 de março de 2006, 01:25

Luciano, testei com outros programas e em outras portas e deu a mesma coisa, então entrei no site a seagate e achei as especificações dos HDs, curioso cm sempre abri o gabinete, fui la no HD e anotei os numeros e confirmei.. SATA-I  :cry:

Barracuda 7200.7 ST380817AS, era pra ser 7200.9 e ST38001...

porque não tem driver pra HD..

Vou atrás da troca agora.. mesmo assim muito obrigado !!  :bandeira:

Se você tivesse me passado o modelo já teria de dito isso antes... que coisa terrivel hein!!! Você foi enganado por um vendedor....

O modelo correspondente a esse só que SATA-3Gb/s é o ST3808110AS, não deixe ele te enganar novamente e obrigue ele a te mostar o modelo do HD antes de ser instalado.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

• Membro VIP
Postado

Acho que até ele foi enganado..

É que vi o numero só depois que postei aqui, quando cheguei em casa e demontei meu gabinete.

Vi no site da seagate, eles têm 3 modelos barracuda 80 GB, um com ncq (o meu) um sem (380813AS eu acho) e um SATA-II.

Vamos pelo nome e esquecemos dos detalhes.. :muro:

Bem, muito obrigado de qualquer forma !!

você podia ser moderador dessa área :bandeira:

abrass

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!