Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de memória


BAGA

Posts recomendados

<font color='#000080'>Instalar mais memória no micro para torná-lo mais rápido é, aparentemente, uma tarefa extremamente simples: basta comprar a memória na loja e instalá-la na placa-mãe do micro, com ele desligado, obviamente.

Só que incompatibilidades de placas-mãe antigas com módulos de memória mais novos estão cada vez mais comuns: você compra o módulo, instala no micro e a placa-mãe não reconhece toda a capacidade do módulo (por exemplo, você compra um módulo de 128 MB de memória e o micro só conta ele como se ele fosse de 64 MB).

Existem dois limites no upgrade de memória do micro. O primeiro é a capacidade máxima de cada módulo que a placa-mãe aceita. Este limite está especificado no manual da placa. Por exemplo, se a sua placa-mãe só aceita módulos de até 64 MB de capacidade, não adianta tentar instalar módulos de uma capacidade maior porque a sua placa-mãe não aceitará. Placas-mãe mais antigas (soquete 7, isto é, para os processadores Pentium, Pentium MMX, 6x86, 6x86MX, MII, K5 e K6) estão limitadas a módulos de 64 MB cada. Já placas-mãe para os processadores Super 7 (K6-2 e K6-III) aceitam módulos de memória de até 256 MB cada.

Se você não tiver mais o manual da sua placa-mãe para saber a quantidade máxima de memória que cada soquete de memória da placa-mãe aceita (64 MB, 256 MB, 512 MB, etc), basta usar o programa Sandra (http://www.sisoftware.co.uk, baixe a versão shareware). Rode o programa e clique no ícone Mainboard Information. Na janela que aparecerá, preste atenção ao item System Memory Controller. Nele aparecerá discriminado o número de soquetes de memória que o seu micro tem (Number of Memory Slots) e a quantidade máxima de memória que o seu micro aceita (Maximum Installable Memory). Basta dividir a quantidade máxima de memória pelo número de soquetes de memória para saber o módulo máximo de memória que o seu PC aceita. Por exemplo em um micro onde a capacidade máxima de memória é de 768 MB e ele tem três soquetes de memória, isso significa que ele aceita módulos de até 256 MB.

O segundo limite refere-se à densidade de cada chip de memória. É nesse limite que se encontram os maiores problemas de compatibilidade atualmente. Cada módulo de memória possui uma série de chips de memória RAM. Dividindo-se a capacidade do módulo de memória pela quantidade de chips que ele tem, temos a capacidade de memória que cada chip armazena, em MB. Por exemplo, em um módulo de memória de 256 MB com 16 chips, significa que cada chip armazena 16 MB (256 MB / 16). Só que a unidade mais usual de se representar a densidade de cada chip de memória é o megabit e não o megabyte. Como um megabyte equivale a oito megabits, basta multiplicar o valor encontrado por oito para ter o resultado em megabits. Ou seja, esse mesmo módulo de memória tem uma densidade de 128 Mbits.

O problema todo é o seguinte: placas-mãe que aceitam módulos de até 256 MB só aceitam chips de memória com densidade de até 128 Mbits.

Se instalarmos o módulo de memória de 256 MB de densidade de 128 Mbits de nosso exemplo em um K6-2, ele será aceito sem problemas.

Entretanto, suponha um módulo de 128 MB de memória usando quatro chips. A densidade desse módulo será de 256 Mbits (128 MB / 4 x 8). Módulos com densidade de 256 Mbits só são aceitos em placas-mãe onde o limite de capacidade de cada módulo de memória é de até 512 MB ou mais. Ou seja, esse módulo de memória de 128 MB não será reconhecido em um K6-2, por exemplo, mesmo a placa-mãe desse micro permitindo a instalação de módulos de memória de até 256 MB. Apesar de aparentemente a placa-mãe aceitar a capacidade do módulo (128 MB) o problema é que ela não reconhece a densidade dos chips usados (256 Mbits).

Nesse caso, essa placa-mãe só aceitará módulos de 128 MB com pelo menos oito chips e módulos de 256 MB com pelo menos 16 chips.

* Esse texto foi elaborado pelo Professor Gabriel Torres.</font>

Caro amigo estou com um problemão

a placa aqui da minha empresa é a p4v8x - mx, ela estava rodando com uma memoria de DDR 512mb 400 - pc 3200, ai comprei uma de 1G 400 - pc 3200 so que a maquina não le e ainda desliga o windows dizendo que foi desligada para evitar que o sistema seja danificado. Me ajude pois se essa joça não funcionar vou ter de pagar por isso......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor me ajude

estou todo enrolado. A maquina aqui da firma tem uma p4v8x-mx e possui uma memoria de 512mb ai eu troquei por uma de 1G mais esta dando coflito. A mquina desliga sozinha e informa que se desligou para evitar que seu sistema seja danificado. o que posso fazer se não funcionar terei de pagar pela memoria comprada, se puderem me ajudem.

caro amigo me ajude por fgavor tenho uma p4v8x - mx que rodava com 512mb ai comprei uma memoria de 1G e esta dando conflito o que fazer se eu não resolver isso terei de pagar pela memoria.

Editado pela Moderação.

Regra 4.14 - Utilize o botão "editar" nesses casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro amigo me ajude por fgavor tenho uma p4v8x - mx que rodava com 512mb ai comprei uma memoria de 1G e esta dando conflito o que fazer se eu não resolver isso terei de pagar pela memoria.

É o seguinte.. essa memória já pode ter vindo com defeito é uma possibilidade...

Pegue essa memória e limpe os contatos dela (com cuidado) com uma borracha comum (de apagar lápis) e troque de slot.

Teste essa memória(isoladamente) com o programa memtest e verifique depois de um tempo se ocorreu erro.

Resete o BIOS

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que li, você estava usando uma de 512 e 400 de frequencia, trocou por uma de 1Gb e 400 de frequencia tbem, e olhei no manual da placa mãe ( http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us ) e ela trabalha com no maximo 2Gb na frequencia de memoria de DDR 333 e 266 mhz, algumas placas aceitam normal, outras ja não tão bem. Tinha uma a7v, 266mhz, que rodou uma memo de 400 mhz de 512mb junto com outra 256mb mas de 266mhz, e ela so ligou quando coloquei a de 512 no primeiro banco de memo e a 256 no segundo, o porque nao sei, mas só funcionou assim, nao ficava tão estável assim, mas funcionava. Se estiver usando as duas memos, coloque a de 1Gb no primeiro banco de memo e a outra no segundo , se nao subir a maquina, inverta e veja no que dá. Se nao rolar mesmo assim, creio que, se a memo nao estiver defeituosa, esta incompativel com a sua mobo(motherboard). Veja se nao te deram uma ddr2 em vez de ddr, apesar de serem parecidas, nao sao iguais na qtde de pinos e tensão, não custa olhar. Se for trocar a memo, pegue uma de 333 mhz e faça o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Dúvida.

Tenho uma dúvida sobre o que dá mais desempenho de memória:

1) Processador Athlon 64 x 2 3800+ ( clock interno de 2000 Mhz), que acessa a memórai DDR 2 a 800 Mhz e uma quantidade de 1 Ghz de memória ram

2) Processador Athlon 64 x 2 4200+ ( clock interno de 2200 Mhz) e que acessa a memória a 664 Mhz mas com 2 GHz de memória ram.

Qual o + eficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive baita problemas com memórias da Samsung...

Tinha aqui na minha minha máquina, 1x1024 Patriot DDR400, 2x256 Patriot DDR400 e 1x512 Samsung TCCC DDR400, totalizando 2GB (isso quando minha MOBO era uma ASUS P5VD1.. )

As memórias da Patriot tem a latência menor que da Samsung, e eu as julgo muito mais confiáveis e duráveis; a Samsung começou a bagunçar tudo, todos os games e programas que ia instalar davam corrompidos, aplicações baixadas da intrnet davam corrompidos, em fim, estava um saco mexer no PC.. desconfiava de HD (Na época IDE), trocava cabos e tudo mais... até o dia que me deu a ideia de tirar a maldita Samsung TCCC de lá e pronto.. tudo resolvido;

Resultado: Memória vendida, continuei com minhas Patriot e feliz da vida, rs

é bom ficar esperto com isso.. erros de leitura / transferencia em memórias de "marcas", mesmo sendo as mais simples (Value), acontecem sim, e dão muita dor de cabeça... imagino então o que dizem os que usam as 100% Genéricas, hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal preciso de uma ajuda de quem tem mais prática. Eu tenho placa mãe Gigabyte modelo 8VM533M-RZ , com processador celeron 2.53 ghz . e comprei 2 memórias DDR 1Gb cada para que meu pC ficasse com 2 Gb de memória mas só que quando as instalei só reconhece como 512 mb cada perfazendo um total de 1 gb ao invés de 2 gb. Pergunto o proque se no manual da minha plca diz que aceita 2 pentes de memória de 1 Gb cada será que seria alguma configuração?

Por favor me ajudem.:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
asdrubous,

isso pode ser problema na memória como não, pode haver incompatibilidade tb!

o ideal pra fazer é testar uma por uma, recomendo o programa memtest86, deixe rodar pelo menos 1h e meia!

Pack Man,

pode sim sem problemas, elas vão rodar de acordo com o mais lento, ou seja, a 333mhz (DDR333)

Olá, eu gostaria de saber se eu colocar um pente de 512Mb ddr 400mhz junto com o que eu tenho que é 256mb ddr 400mhz, ambos da samsung, vai dar problema, por colocar megabites diferentes ou não tem nada a ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoal, meu primeiro post.

Pesquisei em todos lugares, dei uma lida em alguns topicos, mas não achei nada até agora q se assemelhasse a meu problema, a nao ser o problema do Victor Mauro ai em cima.

Bem, meu irmão comprou recentemente as peças para fazer um upgrade no micro dele, ele comprou as seguintes peças:

HD: MAXTOR 160 GB IDE

Memória: Kingstone 512 MB DDR 400

Placa Mãe: FOXCONN 761GXK8MC S754

Processador: AMD ATHLON 3200+ 2,2GHZ

Após montar todas as peças, particionei o HD, formatei e comecei a instalação do windows, porém no momento de reiniciar ele deu erro de arquivo corrompido, mas não disse qual o arquivo, apenas apareceu "\windows\system32\system" e não continuava a instalação.

Depois de varias tentativas, uma das reinicializações deu certo e terminou a instalação, mas na hora de fazer boot o micro simplesmente reiniciava.

Então tirei o HD desse micro e coloquei o HD antigo, que ja tinha Windows instalado mas estava com os drivers da placa antiga, para ver se iniciava. Porém, ao começar o boot, o micro reiniciava.

Depois, peguei o HD novo, instalei no meu outro micro e consegui fazer a instalação do Windows, funcionou perfeito. Quando liguei o HD no micro novo, sozinho, deu o mesmo problema que aconteceu com o hd antigo, isso é, ao chegar no boot do windows o micro reiniciava.

Comentei com um amigo sobre o problema, ele disse que provavelmente fosse a memória, que era para tentar fazer o micro novo funcionar com a memória do meu outro micro(256 MB DDR 333). Troquei as memórias de um micro com o outro, porém o micro novo continuou com o mesmo problema e o outro funcionou normalmente com a memória nova (512 DDR 400).

E agora José? Pode ser o soquete da memoria? Ele deveria funcionar com a memoria 333, certo? Pelo que vi no site da foxconn, deveria funcionar:

http://www.foxconnchannel.com/product/Motherboards/detail_overview.aspx?ID=en-us0000136

Se alguem tiver alguma dica, valeu.

Carlos

Edit: Ontem consegui resolver, vi um topico na parte de Micro Reiniciando(Q eu nao tinha achado antes deste post :S), que explicava que quando o Windows XP é instalado com HD em uma maquina mas é trocado para outra diferente ele pode reiniciar devido aos drivers instalados serem da outra placa, então coloquei o cd do win xp e mandei recuperar a instalação e dessa vez ele fez a instalação beleza. Unica coisa diferente que fiz foi mudar um jumper na placa mãe chamado BIOS TBL_EN, "top boot block". Agora não sei se foi porque desse jumper mesmo, mas funcionou.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal!

Estou querendo aumentar a memória em meu computador, porém estou com dúvida até qual tamanho de memória a minha placa aceita. Eu instalei o evereste e consegui algumas informações, segue abaixo:

Compaq Pressario Série 7000 - PentiumIII - 933MHz

Nome da Placa Mãe: Compaq Compaq PC

Propriedades do Bus principal:

Tipo de Bus Intel GTL+

Largura de bus 64 bits

Clock real 133 MHz

Clock efetivo 133 MHz

Banda 1066 Mb/s

Propriedades da memória do Bus:

Tipo de Bus SDR SDRAM

Largura de bus 64 bits

DRAM:Propor�o FSB 3:4

Clock real 100 MHz

Clock efetivo 100 MHz

Banda [ TRIAL VERSION ] Mb/s

Propriedades do chipset do Bus:

Tipo de Bus PCI

Largura de bus 32 bits

Clock real 33 MHz

Clock efetivo 33 MHz

Banda 133 Mb/s

Desde já agradeço pela força!

Nando20

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa tarde!

Alguém poderia me passar uma dica a respeito de upgrade de memória? Eu tenho algumas informações acerca de uma placa mãe, minha intenção é expandir a capacidade de ram da mesma, porém não estou certo se a frequência influência, como exemplo, uma ddr 266 está funcionando na placa modelo ECS K7SOM+. A duvida é qual tipo de memória eu poderia usar para aumentar sua capacidade além dessa, existe outra possibilidade?

Desde já agradeço sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia a todos.

Não sei se estou postando no lugar certo, pois sou de pouco conhecimento em informática.

Eu gostaria se os amigos do fórum podiam me escarecer uma dúvida e me indicar como faço se houver possibilidades para isto.

Exemplo: Tenho um computador com uma memória de 256 mgb. Estou sentindo que o computador está ficando lento devido a diversos programas que tenho instalado. A minha pergunta principal seria:

Existe alguma configuração no Windows XP onde eu possa deixar alguns programas no HD para que eles não sejam carregados para a memória, sendo assim penso eu que a memória receberá poucos programas para ser executado e tornará o micro mais rápido. Existe esta possibilidade ou sou obrigado a aumentar a memória?

Agradeço antecipadamente a todos que puderem colaborar comigo.

Abração, Pontinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

oi..precisava de ajuda..tenho uma placa-mãe p4m800pro-m que tinha uma memoria de 512mb ddr 200. comprei uma ddr2 1Gb 533 e qando instalo ela no slot para drr2 o pc liga normal, entra no windows, fica alguns segundos na area de trabalho carregando os programas e tranca numa tela preta..

o que pode ser isso??

grata

Poliana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico sobre memoria, estou desesperado por ajuda, comprei uma maquina com a seguinte cofiguração:

mb asus m2n-mx se

proc athlon 64 x2 5200+

memoria kingston 1gb ddr2 800 (onde acredito que estaja o problema)

Montei a maquina feliz da vida mas quando entrei no setup a bendita memoria esta como 667 mhz.

Fui na compex onde comprei as peças e me disseram que o processador não opera com a frequencia 800 só com 667 e eu não acredito nisso.

por favor me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou querendo comprar memoria pra minha maquina e estou com uma duvida parecida com a do amigo acima, Atualmente uso um pente de memoria de 512MB DDR2 533MHz Generica, pretendo retirar essa e colocar 2 pentes de 1GB DDR2 800MHz de marca, a minha placa mãe é uma ASUS M2NPV-MX que aceita 4 pentes de memoria DDR2 de 533/667/800MHz, O processador é um AMD Athlon 64 3000+ @1.8GHz.

Quero saber se as memorias vão funcionar a 800MHz e em Dual Chanel?

E quero tambem dicas para comprar memoria de marca boa e com um bom custo beneficio. Pretendo que seja DDR2 800MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal estou com algumas dúvidas.

1ª Como funciona o Dual Chanel da memória? Tem que ser pentes da mesma quantidade de memória? Se eu colocar um de 512Mb com um de 1Gb vai rodar em dual chanel?2

2ª Mnha memória é de 512, é uma pc 3200. Tem pergo de ela ser de barramento 333 ou todas as pc 3200 são 400? a mnha placa mãe é a GA-8i865GME-775.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei recentemente 2 pentes de RAM DDR 333 de 1Gb cada. Quando instalei "as duas" placas, os 2048Mb foram identificados no Setup do sistema mas o Windows não iniciou. Resolvi retirar uma das placas e reiniciei o sistema, então o windows se iniciou normalmente. Troquei as placas para testar seu funcionamento e descobri que as placas estão ok.

Infelizmente as duas juntas na placa mãe o windows não funciona.

O que pode estar errado?

Obs.: Minha placa mãe é a ASUS A7S333 (ou SiS745), supostamente suporta até 1Gb RAM em cada Slot (são 3).

Fiz um teste com um programinha HWiNFO32 e no diagnóstico mostrou essas informações: "Current Memory Clock: 177.3MHz". porque isso se as memorias são de freqüência 333mhz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Comprei recentemente 2 pentes de RAM DDR 333 de 1Gb cada. Quando instalei "as duas" placas, os 2048Mb foram identificados no Setup do sistema mas o Windows não iniciou. Resolvi retirar uma das placas e reiniciei o sistema, então o windows se iniciou normalmente. Troquei as placas para testar seu funcionamento e descobri que as placas estão ok.

Infelizmente as duas juntas na placa mãe o windows não funciona.

O que pode estar errado?

Obs.: Minha placa mãe é a ASUS A7S333 (ou SiS745), supostamente suporta até 1Gb RAM em cada Slot (são 3).

Fiz um teste com um programinha HWiNFO32 e no diagnóstico mostrou essas informações: "Current Memory Clock: 177.3MHz". porque isso se as memorias são de freqüência 333mhz?

OFF: Bem.. Estou de volta ao fórum!!! depois de muito tempo.. pois estava lento.. mas parece que corrigiram! =)

Voltando, no seu caso, um slot na placa mãe pode está com defeito. O mais comum em não iniciar com 2 memórias, é porque uma pode estar com defeito então impede a inicialização até a remoção da mesma.

Coloque uma a uma e faça o teste com o programa memtest por 30 minutos pelo menos. Veja se ocrre algum erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos estou com um problema que não consigo resolver tenho um placa-mãe p5vdc-mx com capacidade de slot para ddr e ddr2 , pois bem com 2 gb de ddr ele funciona perfeitamente , mas quando coloco 2 gb de dd2 , e claro tirando as ddr o pc da pau , ja tentei co Samsung , elida e agora com a kingston original todas 1 gb 5333mhz recomendada pela fabricante a bios reconhece os 2 gb mas ao carregar o xp ele trava geral não se consegue fazer nada ja com os mesmo 2 gb de ddr ele funciona perfeitamente alguem pode me ajudar a solucionar esse problema agradecido ffernando Assumpçaõ

meu pc é um dual 2 core com dois hd sata um, de 500gb e outro de 350gb placa-mãe p5vdc-mm video g force 7200 rede , som on bord

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sr.s gostaria de um dica.

Preciso aumentar um pouco minha memória ram, alguém tem uma boa indicação, estou a fim de adquirir um pente de 512MB.

Minha placa mãe é Motherboard GA-8VM800M.

Tem 2 soquetes de memória DDR 184 pinos.

Segundo o manual suporta DDR 400/333/266 DIMM e suporta até 2GB de memória DDR.

Em um dos soquetes tenho uma DDR PC3200 256MB.

Algumas informações do EVEREST:

Chipset da Placa Mãe VIA P4M800 Pro

Memória do Sistema 240 MB

Módulos de Memória SPD

Campo Valor

DIMM1: Smart Modular SM5643285D8N6FN-Z6 256 MB PC3200 DDR SDRAM (3.0-3-3-8 @ 200 MHz) (2.5-3-3-7 @ 166 MHz)

Tipo de BIOS Award Award Modular BIOS v6.00PG

Mensagem de BIOS Award 8VM800M F5 ND

Quem tiver uma indicação fico extremamente agradecido!!!!!

Já que a grana pra montar uma máquina nova está faltando, o jeito é tentar dar uma melhorada!!!!!

Vlwwwwwwwwwww!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu computador, como podem ver no post anterior, estava pedindo água em matéria de RAM, pois tinha apenas uma (DDR PC3200 de 256 MB), então comprei uma Kingston (DDR PC3200 de 1GB), putz foi só espetar a danada que a máquina mudou da água para o vinho, no mínimo triplicou a velocidade!!!!!!!

Agora vou ver se aumento a memória da minha placa de vídeo on-board!!!!!

vlwwwwwwwww!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!