Ir ao conteúdo

Rodando Jogos DOS no Windows (VDMSound e DosBox)

BuZz

Posts recomendados

Postado

TUTORIAL PARA RODAR JOGOS DOS NO WINDOWS

Esse tutorial é para rodar jogos antigos do DOS, geralmente incompativeis ao Sistema e também ao HardWare mais novo, será usado programas que Emulam o próprio DOS, como também uma máquina mais antiga, com as clássicas Sound Blaster 16, Sound Blaster PRO etc.

Os programa usado será:

VDMSound 2.10

Emula Placa de Som, algumas funções de DOS, Gráficos VESA, Som Midi dentre outros com integração no próprio Windows

Existe também o DOSBox para isso, porém sendo esse mais simples e mais funcional ao meu ver, fiz um tutorial apenas para o VDMSound

Jogo usado de teste nesse tutorial:

Death Rally

Para finalizar essa introdução:

Esse é um tutorial básico, gostaria de lembrar que a configuração aqui postada não garante funcionar com todos os Jogos DOS e talvez até mesmo pode não dar certo com os mesmos jogos aqui citados, pois depende de vários fatores, como versão do game, como foi programado o game, as vezes sua placa de som berra mais do que a de outros e por ai vai. Porém pode ocorrer o contrário também e um jogo pode ser emulado perfeitamente no seu PC e defeituosamente no meu, isso acontece, mais se trata de dois ótimos emuladores que se de um modo o jogo não funciona basta apenas tentar outra configuração que possívelmente ele irá funcionar.

E é claro, instalar windows 98, particionar HD só pra jogos antigos causa muito mais incomodo ao meu ver, sendo que essa alternativa funciona perfeitamente em 90% dos casos.

RODANDO JOGOS DOS COM O VDMSound

Uma dica antes de começar, instale os jogos DOS preferencialmente no C: e respeitando o máximo de 8 Digitos por Pasta contando o espaço, isso pode te ajudar a evitar problemas estranhos.

Pra começar, claro, instale o VDMSound que é muito simples, basta seguir o "Installation Wizard" que é em português, basta dar next em tudo, pois nenhuma opção fora do padrão será necessária.

Depois de instalado ele se integra ao Shell do Windows (menu de contexto, botão direito do mouse) bastando ir no aplicativo do game desejado, clickar com o direito nesse aplicativo e escolher a opção "Run With VDMSound".

Mas como a grande maioria dos jogos DOS tem o SETUP fora do jogo, primeiro faça isso no STUP do jogo(caso haja), lembrando que a configuração ajustada no SETUP deve ser a mesma que será ajustada no jogo, vamos lá.

--

Depois que você clicka abrirá um "Passo-a-Passo de configuração" ou "Wizard Configuration" que te da duas escolhas, como abaixo:

Escolha default mesmo, pois a configuração ficara guardada na pasta do jogo podendo ser mudada depois, caso algo de errado, mudar antes da hora não vem ao caso.

--

Na próxima janela do Wizard deixe marcado "Remember My Settings" salvará as configurações desejadas na pasta do jogo, é um atalho con as opções do VDMSound numa aba criada pelo programa, aqui você muda as configurações se necessário e deve entrar por aqui, para que as configurações entrem em ação.

Se quiser um atalho também na área de trabalho marque a outra opção, porém recomendo que não, pois o atalho do desktop pode ficar com configuração diferente do atalho da pasta do jogo, configure tudo primeiro, dps crie um atalho certo, veja imagem abaixo:

--

Depois de Concluido ele abrirá o jogo ou o SETUP com as configurações determinadas, como foi dito aqui para primeiro abrir o SETUP, no SETUP detecte a placa de SOM que o VDMSOund deixa configurada como padrão:

SoundBlaster 16 - IRQ 7 - DMA 1 (8bit) - DMA 5 (16bit) esse último quase nunca é usado.

--

Agora faça o mesmo que foi feito no SETUP acima, no aplicativo do jogo. O que foi feito até aqui então; apenas foi configurado o jogo para que ele encontre a placa de som emulada.

--

Certo no caso do Death Rally o jogo já abre com Som dessa forma que foi feito, porém fica lento e o som dando pulos, especificamente nesse jogo é necessário fazer uma configuração extra para que ele rode bem, o que pode não ser necessário em outros jogos.

Isso servirá para que eu explique os itens de emulação encontrados no VDMSound.

O básico já ta feito, ou seja MUITOS jogos já funcionaram apenas com esses passos.

Agora vamos avançar um pouco e ver o que agente pode fazer quando um jogo não está funcionando direito.

CONFIGURANDO O VDMSOUND

Abrirá a janela abaixo com configurações básicas do VDMSound, como o VESA Support requerido por alguns jogos DOS.

Para ter acesso a mais configurações vá em "Advanced".

--

Na janela de configuração Avançada, Na primeira aba "Program" você deverá colocar em "Arguments" o seguinte: /W

Para que o Death Rally rode melhor, veja abaixo:

--

Ao lado na aba "Compatibility" configure os dois itens "Enable Extended Memory (EMS) e (XMS)" para 16MB também não previamente necessário mais para uma possível melhora nos jogos. Veja na imagem abaixo:

--

Configure também o uso do Processador para os jogos, essa dica é universal e extremamente necessária para evitar lentidão, pois usar 100% do processador em jogos DOS provavelmente irá causar lentidão.

Para isso na janela Advanced vá na aba "Performance".

Aqui você tem uma pequena interface para controlar o uso da CPU, deve ser reduzido para menos da metade, recomendo como na imagem abaixo:

Para finalizar, desabilite outras opções de emulação desnecessárias como "NetWork" , "Joystick" dependendo do jogo "MIDI", se for usar Sound Blaster Desative a "Adlib Emulation" isso tudo ajuda o programa, fazendo isso ele não emula coisa desnecessária.

É isso, tutorial feito por mim mesmo, agora mesmo hehe, rodei o Death Rally aqui em velocidade normal, com poucos poucos mesmo pulos no som, já o suficiente pra mim, dependendo da sua placa de som, pode ser que fique melhor.

É isso, agora postem ai suas dúvidas, sugestões etc, a medida em que eu for captando coisas novas eu posto aqui, pretendo estender esse tutorial para o DOSBox também qualquer dia desses ok?

Tutorial by BuZz :D:joia:

Editei por que errei a colocação de algumas imagens, sabia q isso ia acontecer hehe.

Até mais! :-BEER

post-9988-13884900469254_thumb.gif

post-9988-13884900469577_thumb.gif

post-9988-13884900469804_thumb.gif

post-9988-13884900470062_thumb.gif

post-9988-1388490047025_thumb.gif

post-9988-13884900470514_thumb.gif

post-9988-13884900470785_thumb.gif

post-9988-13884900471053_thumb.gif

Postado

DOSBOX

Introdução

O DOSBox é um emulador de DOS que também emula um computador mais antigo, como Placa de Vídeo de 2MB, placa de som Sound Blaster 16 sobre o Windows XP.

Uma das vantagens dele é uma configuração bem vasta que pode ser feita no Bloco de Notas e um grande arquivo de ajuda para facilitar a emuação.

Começando

Para começar baixe o DOSBox no link e instale normalmente sem alterar nada.

DOSBox 0.63

Depois de instalado o próximo passo é criar uma pasta de preferência no C: e com no máximo 8 caracteres, onde será emulado o seu HD da máquina antiga emulada pelo DOSBox.

EX: C:DOSBOX

De inicio é só isso agora basta configurar o DOSBox.

Configurando o DOSBoX

Para acessar as configurações vá até o arquivo dosbox.conf pelo menu iniciar, ele poderá ser editado no bloco de notas, veja na imagem:

No arquivo dosbox.conf configure somente os campos mostrados aqui, os demais deixe de lado provavelmente não será usado.

Cada item recebe um campo para configuração, com diversos ajustes desse item como por exemplo; [sdl], [doxbox] e [render], dentro desses campos você encontra os ajustes e uma descrição dos comandos que ficam logo no inicico e vem após o Jogo da Velha #.

----

[sdl]

Altere os valores apontados.

fullscreen=false ou true (Roda o DOSBox em tela cheia ou não)

fullresolution=Resolução que será usada caso seja selecionado o modo tela cheia.

----

[dosbox]

Aqui altere somente o valor:

memsize=64 (64 é a quantidade de memória que o DOSBox irá suar na emulação, 64MB é o ideal)

----

[render]

aspect=none

No ajuste "aspect" você pode configurar o DOSBox para melhorar a renderização do jogo em tela cheia, primeiro teste normal, pois isso deixará o jogo mais pesado.

aspect modos: none,normal2x,advmame2x,advmame3x,advinterp2x,interp2x,tv2x

----

[cpu]

Essa parte é importante, determina o uso da CPU no jogo, você pode aumentar e diminuir a velocidade enquanto estiver rodando o DOSBox usando as Hotkeys, portanto não é preciso editar aqui.

Aumentar = CTRL + F12

Diminuir = CTRL + F11

Aumentar demais ou Diminuir demais vai causar uma lentidão e até travamentos.

----

[sblaster]

Aqui você configura como será emulado a Sound Blaster, de ínicio não precisa mudar nada, você deve mudar somente se enfrentar problemas com som em algum jogo, lembrando que essa configuração padrão é baseada nos padrões da própria placa 99% dos jogos DOS a seguem.

----

[autoexec]

Esse é o último campo da config, aqui vamos definir aquela pasta criada como o C: e se precisar um CD-ROM, se não precisar descarte a segunda linha.

Depois basta salvar e entrar no DOSBox, coloque os jogos DOS na pasta criada no C:, como no exemplo C:DOSBOXDUKE3D é bom respeitar o máximo de 8 caracteres se tratando de jogos DOS.

Entre nos repectivos SETUP.EXE ou SETUP.BAT que os jogos DOS possuem e escolham a placa de SOM, Sound Blaster 16 Auto Detect e se o jogo usar MIDI, selecionar o MPU-401 que era o MIDI mais usado da época também detectavel em configuração padrão.

Fim

Assim como o VDMSound esse tutorial é básico apenas colocou o DOSBox para funcionar, vários jogos funcionam só com isso que foi feito, outros dependem de mais configurações e até ferramentas extras, assim como no VDMSound, é uma emulação, nada que seja perfeito, por isso a dificuldade com os dois programas.

Problemas Gerais

Jogo lento e som pulando

Tente modificar os ciclos da CPU usando o atallhos indicados acima, e mudar o IRQ da placa de som, reduzir a freqência de 22050hz para 11025hz ou menos.

Som não funciona

Tenha certeza de que o som foi corretamente configurado no SETUP do jogo.

---

Esse é o básico do DosBox eu prefiro o VDMSound por incrivel que pareca ele é mais leve e tem mais opções, além de ter uma iterface, alguns jogos rodam no VDMSound configurado por padrão liso e alguns jogos rodam no DOSBox padrão liso e no VDMSound não, e vice-versa, são vários jogos DOS e cada um precisa de uma anteção especial, a medida que eu for descobrindo alguma massete novo eu posto aqui.

post-9988-13884906598441_thumb.gif

post-9988-13884906599377_thumb.gif

post-9988-13884906600868_thumb.gif

post-9988-13884906601067_thumb.gif

post-9988-13884906603089_thumb.gif

post-9988-13884906604618_thumb.gif

post-9988-13884906604801_thumb.gif

Postado

Ei amigo... eu realmente gosto muito de relembrar dos jogos antigos de vez em quando.... e eu instalei aqui o jogo Shadow Warrior, sou fan dele... mas num ta funcionando com esse programa... ele sai do jogo... fica uma tela preta do DOS... você sabe o que pode estar acontecendo?

Postado
Ei amigo... eu realmente gosto muito de relembrar dos jogos antigos de vez em quando.... e eu instalei aqui o jogo Shadow Warrior, sou fan dele... mas num ta funcionando com esse programa... ele sai do jogo... fica uma tela preta do DOS... você sabe o que pode estar acontecendo?

Shadow Warrrior é com engine do Duke 3D, recomendo baixar o JFDuke que roda no windows, com mais opções, pode aumentar resolução etc, pro Duke 3D tão até fizeram pacotes de alta resolução, não sei se existe o mesmo com esse game.

Pelo que me lembro ele roda com VDMSound fácil, vou testar aqui.

Postado Originalmente por gandalfnho@27 de dezembro de 2005, 22:35

Ele funciona com jogos tipo Wolfenstein 3D e Blake Stone que usavam quase toda a memória convencional do DOS (os 640k)?

Roda tranquilo, só usar as configurações default.

Apenas reduza o uso da CPU pra não ficar over demais.

Postado
Postado Originalmente por BuZz@28 de dezembro de 2005, 03:42

Shadow Warrrior é com engine do Duke 3D, recomendo baixar o JFDuke que roda no windows, com mais opções, pode aumentar resolução etc, pro Duke 3D tão até fizeram pacotes de alta resolução, não sei se existe o mesmo com esse game.

Pelo que me lembro ele roda com VDMSound fácil, vou testar aqui.

Roda tranquilo, só usar as configurações default.

Apenas reduza o uso da CPU pra não ficar over demais.

ei cara... eu consegui fazer rodar... mas em muito baixa resolução... só q ta dando muitos legs... eu reduzi o uso da CPU como você disse... existe mais alguma coisa q eu possa fazer sem ter q baixer esse outro programa?

Quem diria... Shadow Warrior rodando devagar em uma GF7800GT :bandeira:

Postado
ei cara... eu consegui fazer rodar... mas em muito baixa resolução... só q ta dando muitos legs... eu reduzi o uso da CPU como você disse... existe mais alguma coisa q eu possa fazer sem ter q baixer esse outro programa?

Quem diria... Shadow Warrior rodando devagar em uma GF7800GT :bandeira:

Não ta lento por causa do vídeo nem por causa do PC, é o som mesmo que por estar atrasando, atrasa o jogo, se jogar sem som vai tranquilo.

Testando aqui me recordei do jogo Blood 3D que havia testado aqui também, realmente os FPS da 3DRealms ninguém ta emulado descentemente, tem que usar o JFDuke, que também fez um pro Shadow Warrior por ser da mesma engine.

Da uma olhada aqui:

http://jonof.edgenetwork.org/index.php?p=jfsw

Como eu já havia dito, funciona com a grande maioria, em breve vou listar os jogos que já rodei com VDMSound(São muitos) uma pena não dar certo com os FPS da 3DRealms.

beleza? falou :joia:

Postado
Postado Originalmente por BuZz@30 de dezembro de 2005, 08:41

Não ta lento por causa do vídeo nem por causa do PC, é o som mesmo que por estar atrasando, atrasa o jogo, se jogar sem som vai tranquilo.

Testando aqui me recordei do jogo Blood 3D que havia testado aqui também, realmente os FPS da 3DRealms ninguém ta emulado descentemente, tem que usar o JFDuke, que também fez um pro Shadow Warrior por ser da mesma engine.

Da uma olhada aqui:

Como eu já havia dito, funciona com a grande maioria, em breve vou listar os jogos que já rodei com VDMSound(São muitos) uma pena não dar certo com os FPS da 3DRealms.

beleza? falou  :joia:

certo... eu tirei o Som e to jogando muito bem... agora vou baixar esse outro programa...

valeu por td até agora

Postado

muito bom, baixei o programa do link e agora está tudo tri, funcionando com som e permitiu usar resolução alta, eu gostaria de saber se possivel você pode me passar o programa especifico para o Duke Nukem 3D, eu queria também saber se o Blood precisa de um programa especifico, eu logo estarei com ele também, sou fã desses jogos mais antigos, mas com esse meu ultimo Upgrade o Windows 98 nem instala mais

Postado

Nesse link no menu a esquerda tem o JFDuke3D que é do mesmo criador, da uma olhada la beleza?

Pro Duke3D ainda tem um Pack de alta resolução que fica 3D mesmo o jogo.

O Blood3D eles tão desenvolvendo pra ele ainda.

Falou... :-BEER

Postado
Postado Originalmente por BuZz@31 de dezembro de 2005, 20:41

Nesse link no menu a esquerda tem o JFDuke3D que é do mesmo criador, da uma olhada la beleza?

Pro Duke3D ainda tem um Pack de alta resolução que fica 3D mesmo o jogo.

O Blood3D eles tão desenvolvendo pra ele ainda.

Falou...  :-BEER

Legal Valeu por Tudo cara, se eu tiver mais duvidas eu posto aqui...

PS. tenha um feliz ano novo!

Postado

entaao...aalgum de vocês sabe me dizer se com esse programaa citado acima eu consigo rodar o caanstructor no XP::

quem pude me aajuda aa roda ele eu agraadeco

Postado

Roda sim, você precisa do jogo instalado na versão DOS, siga os passos que roda, qualquer coisa poste aqui.

Edit, se me lembro bem, você precisa habilitar o VESA, veja na aba principal, VESA Basic Support.

Postado

Galera, não estou conseguindo rodar alguns jogos aqui. Na hora de entrar no jogo, ele carrega um monte de coisa e depois aparece a seguinte mensagem:

"Runtime error xxx at xxxx:xxxx" (dependendo do jogo, "x" são outros números).

Um dos jogos em que isso ocorre é o Quake. Será que tem conserto?

• 5 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por BuZz@30 de dezembro de 2005, 07:41

Da uma olhada aqui:

beleza? falou  :joia:

BuZz, você pode nos dizer quais são os que já conseguiu?

Pois tem alguns que consigo, outros que consigo pelo DosBox e outros nada.

Abraço.

Postado
Postado Originalmente por undeon@05 de fevereiro de 2006, 12:48

O Tyrian 2000 não funciona... A musica até sai, mas ele sai devagar... muito lerdo... Mas o som não sai nada... -.-

Você colocou pra usar menos da metade do processador? Lentidão geralmente é isso.

Colocam sem som pra saber se é a emulacao do sound blaster, se ficar rápido sem som me fala que agente pode ver alguma soluçaõ pr afuncionar beleza com som.

---

Os que eu já joguei no VDMSound:

Constructor

Advetures da LucasArts todos praticamente

Alone in the Dark todos

Duke Nukem (Esse é difícil, só sem som)

Doom

Death Rally

Wolfenstein

Mais um ou outro que eu não me lembro.

Vou procurar uma lista de outros gamers, e ve se coloco mais opções de compatibilidade, eu sei que tem mais massete, tem jogo que vai beleza no DosBox outros vão melhor no VDMSound, mais no geral o VDMSound se saiu melhor.

Falou

Postado

Vou testar com o VDMSound os seguintes jogos, pois os outros eu consegui:

Constructor (beleza se funcionou para você BuZz!!)

Nascar Racing 2

Indy 500

Daytona USA

Todos os Carmen Sandiego

Depois eu falo as experiências! :D

Postado
Postado Originalmente por ronrap@10 de fevereiro de 2006, 00:05

Vou testar com o VDMSound os seguintes jogos, pois os outros eu consegui:

Constructor (beleza se funcionou para você BuZz!!)

Nascar Racing 2

Indy 500

Daytona USA

Todos os Carmen Sandiego

Depois eu falo as experiências!  :D

Beleza posta mesmo ai que agente vai aumetando a lista dos testados.

Constructor é só seguir o tutorial que ele roda, lembre se de instalar a versão DOS, pode haver problemas com o CD, mais provavelmente não.

Falou

• 2 semanas depois...
Postado

olá pessoal, tenho o Gp2 jogo de formlua 1 antigao q rodave em dos, quando abro ele com esse programinha , na janelinha do dos aparece mscdex nof found, meu jogo e original , precido de que ? mscdex para dos? alguem pode me ajudar?

Postado

Minha sugestão: Fixem esse tópico como destaque, por favor. É muito útil. É um problema que talvez todos os veteranos em jogos já passaram. O VDMSound é bom porque ele trabalha essencialmente com o som, diferente do DOSBox que precisa emular uma pancada de outras coisas, o que deixa os jogos complexos mais lentos. Mas o VDMSound é de longe mais complicado.

Postado

Bom todos sabem que o windows XP já emula o DOS e não a placa de som, o VDMSound emula a placa de som e faz umas configurações em cima dessa emulação do Windows pra melhorar ainda mais a compatibilidade, mais ele também emula.

O DosBOS já faz tudo por conta própria nivel mais alto, mais o VDMSound é muito mais simples de ser emulado e mais rápido, podem acreditar o DosBOX tem menos êxito que o VDMSouns em vários jogos, pra rodar mesmo é necessários os dois :) cada um jogo é um caso.

Falou

Postado

Olá BuZz,

Nossá isso é muito massa, você não teria o Golden Axe ? ou Stunts (jogo de corrida) ?

Esse são as mais lendas do DOS, além dele tem o Teste Drive 1 :D

Como era bom essa epoca, ai meus 5 anos, como eu era nerd :P

Postado
Postado Originalmente por Junovan Fantin@25 de fevereiro de 2006, 18:56

Olá BuZz,

Nossá isso é muito massa, você não teria o Golden Axe ? ou Stunts (jogo de corrida) ?

Esse são as mais lendas do DOS, além dele tem o Teste Drive 1 :D

Como era bom essa epoca, ai meus 5 anos, como eu era nerd :P

Caso não queira violar leis, a maioria desses jogos você vai conseguir apenas shareware (espécie de demo). Algumas empresas disponibilizam seus antigos jogos como freewares, para livre download pelo próprio site. Um bom exemplo é a www.3drealms.com. Se não, poderá pedí-los pelo próprio site do desenvolvedor, esperando algumas semanas para o jogo chegar, mas isto lhe custará algum preço, lógico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...