Ir ao conteúdo

Desperados 2 - Cooper's Revenge (estratégia) - Tópico informativo


gandalfnho

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado

O Bang-Bang está prestes a recomeçar. A Spellbound publicou mais um vídeo inédito de seu sumido game de estratégia para PC, Xbox e PS2, Desperados 2: Cooper's Revenge.

O título usa um engine 3D e conta com a presença do velho John Cooper ao lado de um novo personagem chamado Hawkeye. Além da famosa câmera superior (overwiew), para melhor visualização do cenário, os jogadores poderão optar por uma visão em terceira pessoa. Segundo a empresa, o título terá um total de 24 missões e IA completamente alterada para os inimigos.

Esperamos que a jogabilidade, que lembrava bastante a série Commandos, não fique muito diferente. O game já está disponível no Brasil. Foi anunciada uma expansão chamada Desperados 2: Conspiracy, prevista para novembro.

Site Oficial

Trailer 1 (8.8MB)

Trailer 2 (60MB)

Demo (340 MB)

Patch 1.1

Tradução PT-BR

Requisitos mínimos

Processador de 1.9 Ghz

512 MB de memória

Placa de vídeo de 128MB compatível com DX 9.0c e suporte a T&L (MX não suportadas)

4GB de espaço em disco

Windows XP

Nota Game Rankings: 64.2%

Postado Originalmente por Análise Finalboss

Jogos de estratégia. Quando falamos deste estilo, vários fatores básicos podem definir um potencial fracasso ou um sucesso absoluto. Um deles é a própria ambientação e cenário. Atualmente existem três "tipos" de jogos de estratégia predominantes: os medievais, os de guerra e os futuristas. Devido a essa notável restrição de estilos, a maioria dos RTS vistos hoje em dia é muito parecida entre si, deixando a inovação um pouco de lado na maioria das vezes. Mas é claro que dentro desse nicho sempre surge uma pérola ou outra que coloca por terra todos os paradigmas impostos pelo mercado, pelo menos no que se diz respeito a tendências. Um bom exemplo disso é o alvo desta análise, o game Desperados 2. Seguindo um jeito parecido com a da série Commandos, Desperados 2 traz uma jogabilidade que mistura controle de personagens em terceira pessoa com reconhecimento de território e utilização dos escassos recursos dados ao jogador. A receita por muitas vezes dá certo, apesar de escorregar em alguns pontos.

O game conta a história de John Cooper, um cowboy que no decorrer da história descobre uma antiga lenda indígena e sai em busca de pistas, onde são revelados detalhes interessantes sobre o seu passado. Além de Cooper existem mais 5 personagens, cada um com habilidades distintas e singular importância na jogabilidade e na arquitetura de estratégias. Em certos momentos, é praticamente impossível avançar sem a ajuda de determinado personagem, obrigando o jogador a explorar igualmente cada um dos seis integrantes do grupo (quando existe a possibilidade de controlar todos na mesma missão, claro).

A maioria dos controles é de fácil acesso e uma lida no manual do jogo cai muito bem para aqueles que querem entrar de cabeça no título. Existem dois tipos de visão: uma visão isométrica e uma visão em terceira pessoa do personagem selecionado. A primeira é extremamente útil para a averiguação de terreno e identificação de pontos de interesse além de ser indispensável na hora de traçar rotas e atingir certos objetivos.

Já a em terceira pessoa é mais adequada em situações de combate, onde a precisão dos tiros é extremamente necessária. Apesar dos controles terem uma distribuição adequada, sua resposta nem sempre é a melhor. Acertar seus oponentes geralmente é um exercício de paciência e concentração, isso se você não morrer antes já que é muito mais fácil que eles te acertem do que o contrário. A mira é falha e mal feita, e chega a irritar bastante, deixando as coisas mais difíceis do que já são. Dessa forma o jogador fica muito dependente da própria sorte, mais que de sua habilidade.

As habilidades especiais dos personagens são úteis, mas um pouco limitadas e recursivas. Geralmente o que um personagem sabe fazer, o outro faz ainda melhor, reduzindo ainda mais a variedade de movimentos a serem usados. Assim o jogador fica fadado a repetir a mesma estratégia diversas e diversas vezes como é o caso da clássica combinação de "Kate distrai e Cooper mata", o que pode deixar o jogo um tanto quanto enfadonho com o passar do tempo. Felizmente a boa variação de cenários ajuda neste quesito, apresentando sempre uma topografia diferente. O fato de Desperados 2 não ser tão bom quanto o original pode ser atribuído a dois fatores básicos: Dificuldade extrema e desbalanceada e Inteligência Artificial risível.

Não é difícil ver missões como "Proteja os colonos com seus cinco personagens, tendo um número de munição limitada. Ah sim, mate 60 índios armados até os dentes também, sem deixar que ninguém morra". Esse exemplo acontece logo no começo e chega a tirar a motivação do maior fã de estratégia em tempo real. O jogador fica a todo o momento mercê da própria sorte, torcendo para que aquele tiro extremamente necessário não seja ouvido pelos adversários, isso sem contar na chance de acertar ou não, mesmo que o inimigo esteja a dois metros de você... Se fosse o caso do jogador ter que prestar atenção em todos os fatores como som dos tiros, campo de visão dos inimigos e tudo o mais, com certeza Desperados 2 seria um jogo de estratégia difícil, porém excelente. O problema fica por conta da inteligência artificial execrável, tanto dos inimigos mas principalmente dos personagens principais.

A começar pelo campo de visão dos personagens que é extremamente limitado. A impressão que dá é de que todos vivem em um lugar onde as pessoas nascem sem visão periférica. Parece ridículo, mas se um personagem seu passar do lado de um dos inimigos sem fazer barulho algum, este não vai perceber sua presença. Mas a coisa ainda é pior com o seu grupo. Nenhum personagem age ao ver um inimigo, não atira, não corre, não pede socorro... nada! Existe, no entanto um esquema de "Quick Action", onde o jogador meio que programa sua inteligência artificial (já que por padrão ela simplesmente não existe). Mas acabamos por esbarrar no mesmo problema de visão limitada. Se o adversário vier "do lado" do personagem em questão, este não vai nem sequer perceber sua atenção. Os tiros aqui são realmente mortais, o que significa automaticamente o fracasso da missão, mesmo no nível de dificuldade mais levinho.

A parte gráfica do jogo divide opiniões em certos momentos. Uma hora parece tudo muito bonito e bem feito, a ponto de lembrar bastante os cenários pré-renderizados do primeiro game da série, mas em alguns momentos existem certas discrepâncias que doem os olhos. Na verdade é mais uma questão artística do que técnica. Um exemplo disso é o personagem Sam Williams: Ao acionar o modo em terceira pessoa, é possível vê-lo de perto, e a visão que o jogador tem não é nada agradável. Sam parece ser feito de cobre, no melhor estilo "Colossus dos pobres", mas só o seu corpo já que o rosto parece ter um sombreamento completamente diferente.

Mas se a direção de arte faz feio com o design dos personagens, acaba se redimindo no que diz respeito as cutscenes. Os produtores mesclaram cenas feitas com o próprio engine gráfico, acrescentando um efeito meio rabiscado, lembrando bem os desenhos antigos. O resultado é bem interessante aos olhos tornando a ambientação mais "retro", assim como todos os jogos de western deveriam ser sempre.

A tecnologia gráfica empregada no jogo é bem interessante, nos proporcionando efeitos como Bump Mapping, Softshadows e vários outros. O resultado é belo, com exceção de alguns pontos como foi comentado, mas é claro que tudo isso tem o ######sto. Rodar Desperados 2 a ponto de poder usufruir de todo o seu potencial gráfico requer uma ótima máquina, com bastante memória RAM e uma placa de vídeo de pelo menos 256MB de Ram (mas uma placa BOA!). Além disso, usuários com placas da série MX podem dar adeus ao título, já que esse não é aceito por tal hardware.

A parte sonora é interessante, com algumas dublagens canastronas e até engraçadas. Não que isso seja ruim, pelo contrário, o jogo mostra bem aquele estereótipo de filme americano antigo, onde existe sempre o mocinho educado e cheio de malandragem, a gatinha indefesa e o coroa rabugento. As músicas completam todo esse clima, apesar de não trazerem uma variação muito grande entre elas, nem mesmo uma quantidade satisfatoriamente grande a ponto do jogador não pensar que já ouviu aquilo dezenas de vezes antes.

Desperados 2 tinha tudo pra ser um ótimo jogo: bons gráficos, músicas e ambientação, além de ser seqüência de um grande sucesso por estas bandas. Mas infelizmente temos um jogo cheio de problemas, principalmente no que diz respeito à inteligência artificial. E para completar a sucessão de bolas-fora, um nível de dificuldade absurdo, forçando o jogador a avançar mais na base da tentativa e erro do que sua própria habilidade.

post-158-13884909083695_thumb.jpg

post-158-1388490908425_thumb.jpg

post-158-13884909084664_thumb.jpg

post-158-13884909085108_thumb.jpg

  • 2 semanas depois...
Postado

o fato do GAME e da NOVELA ( <_< credo) usarem o lugar SANTA FÉ é mera coincidência?? sei lá hein! heahueahuehueuheu

  • mês depois...
Postado

Era legal esse jogo...

Mas não sei se fazer em 3d vai melhorar algo... A unica coisa q eles tinham q fazer era os tiro acerta mais fácil porque ta loco, q cara mais vesgo no gatilho...

Postado

Realmente espero q tenha muitas melhorias como cg303 ker ....porque da pa faze uma lista de sequencias q passaram pra 3d e viraram lixo. Era bom...muito bom a primeira versao desse game, espero q agora ele compra o q promete... ;)

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por CiriX@25 de março de 2006, 10:45

E ai galera cadê o lançamento do jogo? alguém ai já conseguiu um demo?

O game está previsto somente para abril e ainda não existe demo.

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Baixei e instalei a demo sem problemas. Assim que testá-la darei retorno. Mais uma coisa que só descobri ao descompactar o arquivo baixado: a demo disponível no link do post inicial está em espanhol.

  • 2 semanas depois...
Postado

O Jogo ficou muito interessante e cheio de novos detalhes, alem do novo visual da jogabilidade modificada, realmente ficou bem melhor. Um problema é o peso para o pc, realmente é um jogo extremamente exigente, minha maquina roda com tudo no maximo porém, tem horas q o fps ainda cai pra 15.

Postado

aí...beleza pessoal...? eu vi umas screenshots do desperados 2...e o zom ta de longe....mas o demo q joguei ta perto....

tem algum lugar q configura o zoom pra longe???????....porque tipo a atual q eu estava dava pra ver pouco.

  • 4 semanas depois...
Postado

Jogo muito bom

EStou na terceira fase acho

Tenho que guiar uma caravana e não deixar que os índios matem nenhum colono.

O problema é que chega em uma altura os índios vem com tudo e não to conseguindo sair da situação.

Se alguem tiver uma dica , agradeço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...