Ir ao conteúdo

Colocar um estabilizador entra a rede eletrica e

JairoJr

Posts recomendados

Postado

e ai gaela beleza, foi isso que eu escrevi ai no titulo mesmo que eu to querendo fazer..

Motivos: a rede la em casa ta ocilando muito, da ate pra ver quando a lampada fica fraquinha e depois volta ao normal, o es tabilizador do pc fica dando aqueles barulhinhos direto, e eu não to afim de comprar um compressor novo pra minha geladeira... Ai eu gostaria da ajuda de vocês pra saber qual o estabilizador que eu devo usar porque pra pc é fácil encontrar agora pra essa aplicação eu não encontrei ainda. A tensão das tomadas da rede da minha casa é de 220v, ai seria um estabilizador 220v/220v ne mesmo? mas to em duvida em relação a potencia de quando eu devo usar. Tenho um modulo isolador estabilizador desse que dispensam terra, mas a potencia dele é 440W posso usar ele? ou tenho que comprar um com a potencia maior. a geladeira é duplex cm frezzer e geladeira juntos, tem um total de 249lts de capacidade e como qualquer outra geladeira ela vai ficar ligada direto 24hrs por dia durante 30 dias... Quem puder me ajudar...

Postado

O correto é você e sua vizinhança procura a companhia eletrica, pois o problema esta no transformatos do seu setor, ele esta super carregado, sobre o estabilizador, em casas eletricas você acha de 220v/220v, mais tera que comprar varios ex: 01 pra geladeira, 01 só pras lamadas, etc.

Postado

Amigão! é asim ó: você tém q ter um estabilizador compativel com a sua máqiuina! veja bém, sua geladeira duplex usa um motor de1/4 de HP, então ela é de 1.800W, e vai precizar ter um estbilizador de 2.000 a 2500W no mínimo. colocando mais 1 Frrezer q também é de 1/4 de HP, ai seria um de no mínimo 6.000W. O q você tém q fazer é pedir p/ a Companhia de energia p/ aumentar de 1 a 2 teipes do seu transformador, e se está chegando energia então está tudo compativel, porque existem normas técnicas que são usadas pelas empresas de energia. Só que tém um pobrema: se sua linha padrão for fim de linha, nem trocando ou almentando o teipe vai adiantar, porque quando for no horarioo de pique, sua energia estabiliza e quando fora do horirio ela vai aumentar. Se neste caso, o mais certo é um estabilizador. tenta conversar com o fornessedor. Valeu?!!!

• Membro VIP
Postado

Mas há algo errado nessa conta!

1 HP seria 746W e assim, 1/4 HP = 186W!

De qualquer forma, existem no mercado, estabilizadores próprios para uso com geladeiras, freezers, etc. Já vêm com a potência indicada para este fim.

Postado

Amigão! num leva amal não mais estou falando em corrênte nominal residual (I^n). Ai se não souber fazer o cálculo, é só colocar nesse de 440W e se não queimar a geladeira ou o estabilizador em 2 horas de funcionamento, eu rasgo o meu diploma! Valeu!???

Postado

Gelera a potencia dela é 130W, e o consumo de energia é de 38kWh/mês e como eu já via dito a tensão dela é 220v pois a minha cidade é 220v. Esses dados ajudaram em alguma coisa?

Postado

e tipo eu queria saber se ele tem que ser bivolt altomatico, porque a saida tem que ser 220v pra geladeira e a entrada seria bivlt altomatico é isso?

Postado

Amigáo! é o bivolt, e por favor acredite no que estou lhe dizendo! a sua geladeira se realmente for a duplex, como você disse, ela esta trabalhando com um motor de 1/4 de HP! veja bém: isso quer dizer q a corrênte de funcionamento do motor é de 3.6 amperes! multiplique 3.6A por 220, num deu 792W? e agora tém mais, a resistência da porta, e tém mais, motor de condicionar o ar, e tém mais, a partida desses motores, então me diga agora pra quanto vai essa vategem?...,Coma pode funcionar em 130W?..., Ham?...

Postado

Primeiro você tem verificar c a rede eletrica de sua casa esta em ordem, bitola de fios, disjuntores, etc. Depois se tudo tiver OK com sua rede, você tem q pedir para a compania de energia eletrica q fornece a sua residencia, para fazer a manutencao pois pode estar avendo sobre carga na rede deles, afinal você paga a conta para ter energia sem oscilacoes, q geralmente não pode variar muito tipo 90 a 140 volts ou 195 260 volts e normal, ao menos a compania diz ser normal, então se isso não adiantar. você vai ter q usar estabilizadores... Esse barulho q você falou q o estabilizador faz sao dos reles q ele possui, a geladeira possui um motor não muito grande q na verdade não é aquele bujaozinho preto e sim um simples motor, q esta dentro e q faz movimentar uma biela q movimenta o pistao q pressuriza o gas (R134a) para o capilar q apos sair da pressao atinge temperatura abaixo de zero... uma geladeira não deve consumir mais de 600 watts.

• Membro VIP
Postado
E ai amigos, conseguiram fazer a Matemática ou ainda estou errado???

Se tá errado ou não, não afirmo nada, mas e o que dizer sobre a potência nominal? O INMETRO aceitaria uma falhas dessas, já que esses equipamantos são "observados"?

Bom, não quero criar polêmica, mas com 792W, isso representaria um consumo médio mensal de cerca de 570kW/h! Quem diabos usaria freezer ou geladeira se isso se concretisasse? :ZZZ:

Postado

Meiraneto, amigão, não é criar polêmica e sim discutir uma coisa q se tém dúvidas ou q não se sabe! Moral da hestória: Se a gente não sabe fica aprendendo e nessa discução muitos também aprende. Hoje vou abrir uma enquete só para discutirmos sobre Wats, Volts, corrente e KWats, e ai nós dois aprederemos! Valeu?!

Postado

Uma observação para o Meiraneto, o argumento sobre o consumo so valeria se você considera-se o tempo em media que o aparelho trabalha efetivamente ao dia para conservar a temperatura. não esqueça do Termostato.

Postado

O Kaarell parece já ter trabalhado com o equipamento em questao, então, pergutem a ele a respeito das demais cargas presentes no aparelho. Afinal de contas, não é incomum um fabricante ocultar detalhes tecnicos dos consumidores finais.

• Membro VIP
Postado

Bom, vou opinar no assunto.

Quando era pequeno, minha avó ligava a geladeira e TV em um estabilizador sim. (Lógico que um para cada equipamento)

Porque a rede onde ela morava era muito ruim.

Não lembro a potência, mas já vi esses estabilizadores para eletrodomésticos e assim como os outros ele tem um trafo que isola a tensão.

Um módulo isolador deve suportar sem problemas a geladeira, pois como você informou ela tem 136w, digamos que quando o compressor dê start tenha uma sobrecarga de 50% logo a potência de pico seria próximo dos 200w.

Kaarell, eu acho que você se enganou ao informar que a corrente do motor de 1/4 HP é 3,6A. Como a geladeira dele funciona em tensão de 220v a corrente deve ser menor, praticamente a metade informada 1,8A.

Postado

nunca trabalhei com geladeiras duplex. mas acredito ser muito difícil o seu consumo ser estão elevado (+- 600W) concordo que o consumo é mais alto do que em geladeiras normais.

em um estabilizador o principal elemento é o trafo. ele que determina a potencia segundo uma tabela da WISE para geladeira:

Geladeira até 340L = 500VA

geladeira duplex = 1KVA

esta é uma tabela usada na escolha de transformadores quando se necessita modificar a tensão da rede EX: 220/100V ou 110/220V acredito que esta pode ser uma base de referencia para a escolha do estabilizador.

vou ver se consigo escanear a tabela e postar com todos eletrodomesticos.

pois ela pode ser de grande importancia. :-BEER

Postado

Vi este tópico ontem e fiquei intrigado.

Também tenho uma duplex, cheguei em casa e medi a corrente.

1,6 Amperes em 127 Volts. A corrente indica na placa é de 1,9 A

Postado

Vou fazer um comentário que nada tem a ver com o que está sendo discutido nesse tópico, mas:

Essa tabela não é muito bem fundamentada no que tange a aparelhos de som, pois potencia pmpo não serve de referência para coisa alguma.

Só para constar.

[ ]s

Postado

Amigão Linuxer, servi, mais como base de um cálculo! se você colocar um estabilizador de 1010W numa Duplex o q acontece? vai esquentar muito, pode queimar o transformador em máximo 3 mêses, gasta muita energia! é q nem jagar um jato de água muito forte por uma mangueira fina, uma hora pode estourar. tudo é questão de calculo! Valeu!?

Postado

Em uma conversa na ajuda online da Brastemp. Foi posto em inquerito o modelo BRM40EB, que deve ser semelhante ao Duplex em questao.

A conversao que se deu segue abaixo:

Elisângela: Olá, Francisco. Em que posso ajudar?

Francisco: Estou querendo usar um estabilizador no Refrigerador BRM40EB, e não sei qual a potencia do estabilizador que devo usar

Elisângela: A potência deve ser de 1000 wats.

Francisco: È aquele de 1KVA, que tipo de potencia é essa, é reativa?

Elisângela: A potência é de 1000Vts.

Francisco: O que você pode falar mais sobre Vts, pois, eu tenho que falar a respeito com o vendedor.

Elisângela: Neste caso peço que verifique com o local onde vende.

Francisco: Essa unidade que você me deu é uma novidade. Obrigado pela novidade, retornarei em breve

Se alguem souber o que ela quis dizer com 1000 "Vts", por favor postem aqui.

Postado
Amigão Linuxer, servi, mais como base de um cálculo! se você colocar um estabilizador de 1010W numa Duplex o q acontece? vai esquentar muito...

Eu me referia só a aparelhos de som e potencia pmpo:

...não é muito bem fundamentada no que tange a aparelhos de som, pois potencia pmpo não serve de referência...

Mas deixa pra lá, como disse anteriormente, não é o assunto desse tópico. ;)

[ ]s

Postado

Amigos, essa definição 1000Vts está incorreta, todo o motor elétrico trabalha com petência de força, ou seja WATS/Hp. Esse motor é 0.25/0.33. Num tópico meu acima eu errei na corrente do motor, corrigindo: 2.8 A, com serteza!

Postado

Como não é desse Tópico?..., se o vendedor te vender qualquer estabilizador pra CPU você vai pegar?..., se você não sabe calcular com certeza vai trazer! Então é discutir pra aprender cara!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!