Ir ao conteúdo

Temporizador para Luz interna do carro!

ivaldo.barbosa

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal e aí beleza com vocês!!!!!

Tipo eu já tentei uns 2 projetos e sem exito!!!

Queria ver se com a ajuda de vocês!!! Opiniões e melhores conhecimentos que os meus.... podessemos chegar a um projeto final e funcional, para mim e para todos amigos aqui que tenha carro e queiram usar também....

Eu já vi no pegeout, no vectra do meu tio hehehe que ele não deixou eu desmontar pra ver, e em outros carros novos também tem.... já procurei mt pela internet também não achei mt coisa...

se alguem tiver algum projeto desses, ou ideias para construir, dicas ou até mesmo alguma dulvida!!!

todas serão bem vindas....

valeu galera!!!! :joia:

Postado

Não entendi bem como seria.

Depois que fecha a porta do carro, o brilho da lâmpada vai diminuindo até apagar de vez?

Por favor, explique detalhadamente.

Postado

ivaldo.barbosa imagino que um capacitor na base de um transistor resolveriam o problema.

Após fechar a porta, o capacitor manteria o transistor polarizado por algum tempo.

Postado

claudomirorl--> Exato... ao fechar a porta do carro, a luz vai se apagado aos poucos....

como nos carros mais novos, tipo vectra, pegeout!!!!

geovanih--> sera que daria certo???? o capacitor e um transistor ????

tem ideia das referencias ???? eu compro e testo!!!!

valeu galera....

eu tenho um circuito que eu usei... pra tentar fazer.... vou hospedar a imagem em algum lugar e posto aqui pra vocês verem!!!!

Postado

Fala..td certo?

para isso, você terá que usar 2 amp op's... onde o primeiro identifica se a porta briu ou fechou.. e o segundo que liga ou desliga a luz.. mas no segundo amp op há um capacitor e um resistor para marcar a base de tempo..

na saida do segundo amp. op é só colocar um transistor ligar a lampada nele..

mas a lampada é de 10W então tem que ser um transistor que suporte bem essa rampa de "ligar/desligar" ..

valeu..

ps..da uma olhada na figura... eu montei aqui...não ta 100% mas funciona..

to dizendo por que eu coloquei no meu celtinha.. :P

ps... nesse circuito.. depois que voce fecha a porta do carro, a luz já COMECA a apagar.. o bom seria se ela ficasse uns 2 segundos acesa e DEPOIS começasse a apagar.. vou ver se melhoro isso...

é isso ai, abraço... t++

EDITANDO... se não funcionar direito ou só AS VEZES, aumente o valor de R3 para uns 5K .. isso por que o aterramento ali da luz de cortesia tem uma resistencia de uns 2K e isso muda.... para aumentar o tempo de "apagamento" aumente R5... para uns 3 K... ou mais..

só ...

post-62671-1388490915123_thumb.jpg

Postado

E aí sylvioneto... tudo certo cara!!!

ve só no meu carro... um clio, na lampada ele chega 3 fios... um com +12, um GND, e um outro que... com a porta fechada ele da +12 e com a porta aberta ele fica neutro.....

no seu celta é assim??? e eu posso eliminar isso tudo e usar só a xave da porta... e o +12 que fica la na lampada!!!!

e me fala mais sobre esses amps... nunca trabalhei com nenhum... é fácil de achar? tem referencia esses que você usou???

Valeu cara....

Postado

O funcionamento do circuito desse sistema de iluminação nos automoveis é obtido por circuitos digitais, um sinal PWM, tanto é que se você reparar ela acende vai apagando aos trancos suaves

Alguns circuitos sao obtidos com microcontroladores, que são necessarios ser programados, uma tarefa meio complicada, então é mais fácil procurar circuitos mais simples, achei esse link legal, a logica é essa:

http://www.equipetecnica.com.br/cursos/curso_basico_pwm.htm

Espere que ajude...

Postado
Postado Originalmente por ivaldo.barbosa+09 de abril de 2006, 16:05-->
E aí sylvioneto... tudo certo cara!!!

ve só no meu carro... um clio, na lampada ele chega 3 fios... um com +12, um GND, e um outro que... com a porta fechada ele da +12 e com a porta aberta ele fica neutro.....

no seu celta é assim???  e eu posso eliminar isso tudo e usar só a xave da porta... e o +12 que fica la na lampada!!!!

e me fala mais sobre esses amps... nunca trabalhei com nenhum... é fácil de achar? tem referencia esses que você usou???

Valeu cara....

Fala ivaldo.. seguinte... no celta é diferente.. chega também 3 fios.. o +12 (vermelho), o gnd (marrom) e o cinza que é o da porta... mas o fio cinza da porta ele fica em aberto e quando se fecha a porta ele vai pra terra ... então esse circuito ai não funciona pra voce... você disse que quando a porta ta aberta ele fica neutro.. esse neutro quer dizer aberto ou aterrado ?

porque se for aberto, dai é só mudar a posicao da chave no circuito e os resistores.. nada muito complicado.....

abraço..

ismaelcrestani@09 de abril de 2006, 16:28

O funcionamento do circuito desse sistema de iluminação nos automoveis é obtido por circuitos digitais, um sinal PWM, tanto é que se você reparar ela acende vai apagando aos trancos suaves

Alguns circuitos sao obtidos com microcontroladores, que são necessarios ser programados, uma tarefa meio complicada, então é mais fácil procurar circuitos mais simples, achei esse link legal, a logica é essa:

http://www.equipetecnica.com.br/cursos/curso_basico_pwm.htm

Espere que ajude...

eu não sabia que a luz é controla por pwm .. eu aprendi circuitos analógicos antes de conhecer o pwm ... então fui direto no que eu sabia fazer... mas ta ai.. boa solução...

valeu.. Sylvio

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...