Ir ao conteúdo

Como ligar em paralelo 2 fontes de energia pra aumentar sua "potencia" ?

rreimao

Posts recomendados

Postado

e aí galera, beleza?

então, eu tenho 2 fontes de PC aqui , moedificadas pra dar 20A em 12V .... e eu tenho um sistema de som, que precisa de 40A ... queria sabe se tem como ligar elas em "paralelo" pra Continuar com os 12V mas dar 40A de corrente no total!

ouuuuuuu então , se tem como ligar uma Fonte de pc e umqa bateria de Carro JUNTAS... DE forma q quando o som esteja ligado, o som puxe corrente DA BATERIA E DA FONTE JUNTO (somando as amperagens da bateria e da fonte)....

como seria a ligação nesses casoS? apenas imendar o fio positivo da fonte com o positivo da outra fonte e ligar no sistema de som? e o negativo de uma fonte com o negativo da OUTRA fonte ligar no sistema de som?

Abraços!

Postado

cara.... você pode liga rem paralelo sim... mais veja c a tensão do carro ta regulada mesmo em 12v c não pode queimar o seu pc saca... c eu entendi bem você quer ligar a fonte do pc (12v) junto com a do carro!?

Postado

e aí galera, beleza?

então, eu tenho 2 fontes de PC aqui , moedificadas pra dar 20A em 12V .... e eu tenho um sistema de som, que precisa de 40A ... queria sabe se tem como ligar elas em "paralelo" pra Continuar com os 12V mas dar 40A de corrente no total!

ouuuuuuu então , se tem como ligar uma Fonte de pc e umqa bateria de Carro JUNTAS... DE forma q quando o som esteja ligado, o som puxe corrente DA BATERIA E DA FONTE JUNTO (somando as amperagens da bateria e da fonte)....

como seria a ligação nesses casoS? apenas imendar o fio positivo da fonte com o positivo da outra fonte e ligar no sistema de som? e o negativo de uma fonte com o negativo da OUTRA fonte ligar no sistema de som?

Abraços!

Amigão, eu estou duvidando q essa fonte de cpu é de 20A! esse valor não é de pico a pico? você já fez testes nela pra saber se esse valor e eficaz? olha q eu já tentei! talvez eu não usei os meios certos! (corretos). Será amigão q você poderia explicar-me como é esse circuito, só pra mim poder entender? me desculpe mais não leva a mal não, é porque tá difícil de entender! valeu?! :looka:

cara.... você pode liga rem paralelo sim... mais veja c a tensão do carro ta regulada mesmo em 12v c não pode queimar o seu pc saca... c eu entendi bem você quer ligar a fonte do pc (12v) junto com a do carro!?

Amigão, ligar fonte em paralelo, ..., tá difícil!!!!! você já ligou 2 pilhas em paralelo para saber o q q acontese? É ...

Postado

um colega de serviço me ensinou uma vez.

você não precisa de 2 fontes,basta ligar uma lampada de farol de carro unindo o -12 volts com o + 5 volts.

não sei c da certo e ele me falou q a corrente sobe pouco,note q com esse metodo ele tentou unificar amperagens de duas voltagens na fonte.

caso você não queira arriscar tente uma bateria de carro,da pra recarregar ela com uma fonte de pc(+ demora muito).

Postado

eu peguei uma fonte de PC, (tirei ela do pc, é claro) , e modifiquei ela... cortei a linah 5V , e deixei toda potencia na fonte apenas na linha 12V ... ( http://paginas.terra.com.br/lazer/py4bl/fonte.htm )

O q eu ia fazer é ligar uma fonte de pc modificada como essa ( claro, sem tar com o pc junto) , e ligar uma bateria de carro junto com ela, pra alimentar o som...

Pra ser mais exato, a tensão da fonte tá em 13,8 V se não me engano (olhe o esquema da fonte) , e a bateria do carro, quando carregada dá em torno disso (13 volts ) ...

então a unica coisa q eu queria saber é se eu posso ligar em paralelo a fonte e a bateria, para que eu tenha uma corrente maior , mas com a MESMA tensão!!

• 9 meses depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

E se for usar as duas fonte pra um pc? As fontes em parelelo. não corre o risco de uma sobrecarregar a outra?

Preciso muito saber isso e não encontrei nada a respeito pesquisando no Google, e digo mais: Tem como ligar 5 fontes de PC (padrão AT) em paralelo (apenas as linhas de 12V)?

Kaarell Escreveu:

Amigão, ligar fonte em paralelo, ..., tá difícil!!!!! você já ligou 2 pilhas em paralelo para saber o q q acontese? É ...

Eu fiz isso e não aconteceu nada com as pilhas, elas nem explodiram... :P Você poderia explicar o que acontece e se isso se aplica a fontes também? Preciso de uma explicação mais técnica, você compeende?!

:D

Espero respostas dos colegas ai, se pronunciem por favor que tem bastante gente querendo saber isso.

:bandeira:

• Membro VIP
Postado

A ligação de duas fontes em paralelo é perfeitamente possível, mas alguns pontos devem ser observados.

- As fontes devem apresentar valores de tensão das saídas em paralelo IDÊNTICOS, perfeitamente! Vejam que essa condição não é fácil de ser conseguida na prática, com fontes comerciais....além do mais, os valores "internos das impedâncias" de saída devem ser iguais ou muito parecidos.....

Já fiz esse teste com duas fontes semelhantes(marca e modelo), mas adianto que o resultado não me animou! A estabilidade não melhorou, a tensão da associação "parecia ficar abaixo" do valor nominal, apesar de não queimar e o circuito continuar funcionando. Notei um aquecimento das saídas de forma desigual, motivado pelas diferenças entre valores de tensões das saídas ou valores das "impedâncias internas" de cada uma.

Quanto à interligação de duas ou mais pilhas ou baterias em paralelo, não haverá absolutamente nada de errado, a não ser o fato da corrente ter sua capacidade ampliada....isso se aplica pelo simples fato das baterias ou pilhas apresentarem valores de resistência interna bem próximos e serem "circuitos" bem mais simples do que uma fonte chaveada, com suas várias linhas de saída! Vale lembrar que as pilhas ou baterias devem ser idênticas e do mesmo tipo!

• 11 meses depois...
  • mês depois...
Postado

E ai pessoal

Preciso de uma ajudinha ou seja tirar algumas dúvidas.

queria ligar duas baterias de 3,6 V e 2500mA as baterias são identicas

em paralelo pra aumentar a corrente e manter a mesma tensão, isso pode ser feito?

não tem riscos de queimar o aparelho que eu vou ligar elas?

estarei agrardando respostas, e com certeza vossa colaboração será de grande valor

• Membro VIP
Postado
E ai pessoal

em paralelo pra aumentar a corrente e manter a mesma tensão, isso pode ser feito?

estarei agrardando respostas, e com certeza vossa colaboração será de grande valor

Não há nenhum problema em fazer isso dai...

Abraço,..

• Membro VIP
Postado
E ai pessoal

Sua questão já fora explicada anteriormente! Nem precisava questionar novamente, desenterrando um tópico inativo.

• mês depois...
Postado

Pode ligar 2 fontes em paralelo colocando em cada saida, 1 diodo com corrente compativel com a fonte. Haverá uma pequena perda de tensão na saida em virtude da condução do diodo, em torno de 0,7v. Com isso, se por acaso uma das fontes entrar em curto, o diodo serve de bloqueio e a outra fonte continuará funcionando normalmente. abraços.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...