Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Waterblock.. mais um tópico desses..


prv-007

Posts recomendados

Ai galera..

ultimamente tenho visto a galerinha do fórum fazendo waterblocks caseiros.. e wc caseiros..

ai comecei a pensa em fazer o meu.. e descobri q tenho como fazer.. tenho meus contatos.. ehehheeh

mas é o seguinte.. no princípio pensei em fazer o waterblock em cobre.. tá tudo bem.. pedi lá pro meu padastro.. ehhehe

ai ele me consegui um ultra bloco super maciço de latão..

pensei pensei.. como todos sabem latão é cobre+zinco..

será q tem como fazer um waterblock com latão..

e outra.. latão é mais pesado q cobre???

depois fui falar com meu avô.. q já trabalha pra indústria faz um tempo.. e ele me disse pra fazer o block de alumínio.. porque qualquer dissipador é de alumínio... eu já tinha pensado em fazer de alumínio.. mas ninguém NUNCA falou em blocks de alumínio.. o que ele tem de errado?

é bem mais leve.. não tem perigo de entorta tua mb. ehehhehe

eu preciso descobri o material exato pra usar... cobre, latão (q eu tenho ehhhe) ou alumínio.. mas tenho q ter um por que.. não to afim de ser burro mandado ou "maria vai com as outras" e usar cobre porque todos usam..  :)))))))  :)))))))  :)))))))

depois q resolver o problema do material.. vamos pra confecção..

eu já to decido q vou manda faze numa fresa.. as medidas dos "caminhos" da agua é detalhe.. minha maior preocupação é primeiro com o como prender no socket..

tipo.. as placa-mãe de athlon xp ultimamente vem com uns esqueminha pra prender com parafuso.. q atravessa a placa e tudo.. parece o suporte do p4. hehehe.. mas tipo.. pelo q sei o socket 462 tem os mesmos encaixes no socket q o 370 né..

e como no princípio pretendo colocar num celeron 366 (não vou toca no meu p3 nem nada muito caro no começo) e depois evoluir pro axp, queria saber como fazer essa fixação.

a placa-mãe q uso pro celeron é slot1 e tem um conversorzinho daqueles 370->slot1.. ai pensei em fazer um esquema animal com parafusos e não atravessasem a placa.. e sim passasem de lado a lado.... podendo depois fazer um esquema parecido pro axp..

só ia diminui o espaçamento entre os furos.. pro tamanho exato..

no começo são essas as dúvidas principais conforme o desenvolver do assunto.. pergunto mais.. eheheheh...

obrigado por quem ler tudo hauhauaha

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não use latão.

O alumínio não é muito comentado por causa da baixa condutividade térmica. Usando um metal melhor (no caso do cobre), você melhora a troca de calor entre processador e dissipador (além disso o cobre tem maior densidade, o que aumenta a capacidade térmica).

Já o latão é muito pior que o alumínio para conduzir calor. Não serve pra isso.

A vantagem do alumínio é a facilidade para se trabalhar com ele. O cobre já é mais duro e dificulta a usinagem.

O socket 462 sempre teve as especificações para os 4 furos (na verdade agora dizem que não tem mais), porém nem todos fabricantes usam e são poucos os coolers que se aproveitam deles (Só os tops dos tops).

Cara, waterblock para essas placas slot 1 são complicados (só vi alguns poucos projetos). você terá um bom trabalho para fixar o block.

você pode fazer um esquema pra pender nas linguetas do soquete, mas vai ser esquisito.

O melhor seria você pensar antes em trocar para o sistema que você quer. Ou ir desenvolvendo em paralelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu fiquei matutanto enquanto esperava alguma resposta.. e descobri q fah pra fazer sim um sistema de fixação pro celeron e depois dar um "upgrade" pra athlon xp.. eheheh

e quando ao latão vou desisti mesmo.. também achei estranho aqui. hauahuaha

ah.. olha só.. pensa comigo.. se tu pega um dissipador de alumínio na mão e manusear um poquinho logo logo ela vai tá numa temp quase da tua mão.. e se larga ele "esfria" em dois toque..

imagina isso no wc... a agua vem normal.. e nem dá tempo do calor passar pelo alumínio.. vai direto pra agua.. não sei se tu me entende...

agora o cobre.. se esquenta. é bem mais difícil de abaixar a temp. dele do q o alumínio..

semana q vem vou fala com meu professor de termodinâmica.. mas não sei não..

e quando ao peso???

não tem problema de arrebenta alguma coisa.. já q fica na vertical??

qual o peço indicado??

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colega

Eu contrui um water block de aluminio para utilizar no meu pc.. por 4 meses o bichinho vem funcionando belezinha... apresentando uma troca de calor satisfatoria.. e até adequada por assim dizer, pois meu radiador e bombas não sao dos melhores..

Mas o material do bloco, o cobre é melhor, mas aluminio puro é mais barato e mais fácil de se trabalhar como o sledge disse, e tem a vantagem de ser mais facilmente encontrado..

Quando pesquisei a respeito, um outro material poderia ser utilizado, o bronze (aluminio mais cobre)

Mas minha professora de quimica me aconselhou a fugir das ligas pois em contato direto com a agua, as ligas tem menor resistencia a corosao que materiais puros.. o proprio sledge acho que certa vez comentou isso..

Por isso, eu acho que o aluminio pode suprir o cobre cem problemas.. se quiser me mande um e-mail que envio fotos do meu bloco..

Espero ter ajudado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!