Ir ao conteúdo

Fonte 220 PARA 12V 50A

Tiago Camana

Posts recomendados

Postado

Esse arranjo funciona sim! ...

Estou preparando uma Satéllite para essa finalidade....sim, Satéllite, mas com componentes de força modificados!

Vou pegar uma Vcom de 450W para começar a fazer umas gambiarras :P.

[ ]

• 5 semanas depois...
Postado

....mas uma fonte de qualidade e com saída suportando 30A(nos diodos)....

Nas fontes q eu vi, os diodos de retificaçao na saida de 12V estavao entre 10A à 20A,

talves seja interesante vocês mudalo caso exigir mais

T+

Postado

bom, acho q já tá provado q as fontes de pc servem para alimentar pequenos sistemas de sons automotivos!!

apesar de umonte de gente dizer q é besteira!!

Assim q eu achar minha camer,a eu vou tirar uma foto do meu som, e mostrar pra vocês como segura!

Ahhh e se quando você tiver com o som no talo e a fonte desarmar por causa de uma "batida" (grave) do som, tenta colocar um megacapacitor...

acho q pra até uns 300w RMS um mega capacitor de 0,5 farad já aguenta!!

em sistema de som de carro, o pessoal recomenda a cada 500W rms colocar um mega-capacitor de 1 farad!

abraços!

Postado

Certa vez lí na PCs que pode-se ligar duas ou mais fontes de pcs tipo em cascata para aumentar a corrente de saida.

Sera que nesse caso, não daria para fazer esse esquema em duas ou tres fontes para se obter os 50A ???

Postado

Certa vez lí na PCs que pode-se ligar duas ou mais fontes de pcs tipo em cascata para aumentar a corrente de saida.

Sera que nesse caso, não daria para fazer esse esquema em duas ou tres fontes para se obter os 50A ???

sim, pode ligar, porém o termo é em paralelo, nas tenssoes de +12V das duas,

positivo com positivo e negativo com negativo,

T+

• 2 anos depois...
Postado
Olá,

Qualquer coisa, eu posso projetar uma para você.

Mas eu acho 50A muito, se cada módulo consome até 15A, uma fonte de 35A ~ 40A basta.

ola eu gostaria de um diagrama de trasmformador 12v dc por 220v ac 20A e 220v ac por 12v dc 30A email [email protected]

Postado

Putz... sabe tem fontes pra faze isso... + num é mais fácil monta um simples carregadore de baterias e compra uma bateria de carro?, os módulos usam essa corrente ai pra pode sustenta o sinal que vai sai do amplificador, e tem muita bateria de carro por ai q tem 75A... sei la essa é minha opiniao

Postado

ola eu tenho uma potencia q conssome 50A amper tem como alguem passar um tutorial como se faz para consseguir 50A com fontes de pc obrigado pela atenção

• 1 ano depois...
Postado

olha da pra fazer a fonte sim, eu trabalho com eletrotécnica, ja fiz fonte de 13.8 volts, com 300 A. nesta fonte foi usada 2 diodos de 175 A. para fechar a onda e 1 capacitor de 1.400.000 uF ou 1.4 F. a unica coisa q você presisa usar é um limitador de corrente pra você conseguir carregar o capacitor, fica ótima, esta fonte foi projetada para alimentar 3 taramp´s 14.2 kilowats, estamos a disposição para qualquer dúvida..

• 2 meses depois...
Postado

Também estou querendo fazer uma modificação na fonte do meu modulo, AB 700, só consome 10, mas essa fonte esta fornecendo tensão 12 volts que é o mínimo para o modulo o ideal é 13.8v. Eu não estou conseguindo montar por falta de peças a venda na minha cidade, é um diodo zener de 8.5v 1w(mínimo) ou 7.5v 1w (mínimo).

Essa modificação na foto abaixo tem dois diodos zenes, que pra mim era para ter um diodo retificador e um zener.

post-687053-13884958584821_thumb.jpg

Postado

Olá a todos, bom estou querendo fazer uma fonte com a mesma finalidade de tocar um modulo de som automotivo, vou manda augumas imagens com o esquema da fonte que pretento fazer e ela e fácil de fazer e dependendo do trafo e da quantidade de transistor ela pode manda ate os desejados 50A:p

Mais tenho augumas duvidas a primeira é com duas flexas a primeira que esta

em cima do regulador 7812 entre o C5 e o C9, e a segunda esta debaixo do Q1

ela seria do terra?

outra pergunta no M1 seria um multimetro na escala de 100ua? e se for como poderia removelo dese esquema e quais os outros componentes que devo tirar tambem?:confused:

aqui estão as imagens...

post-772298-13884958591003_thumb.jpg

post-772298-13884958591283_thumb.gif

• Membro VIP
Postado

As setas sim são o negativo da fonte ou massa ou aterramento.. devem estar unidos e interligados ao GND.

Essa topologia de fonte não é das mais estáveis e tem sua tensão de saída dependente da corrente.

É só observar o seguinte..

A saída do CI LM7812 é estabilizada e estará na tensão de 12 Volts acima da tensão ajustada no potenciômetro do transistor Q1. Digamos que o transistor ajusta a tensão no pino 2 do CI em 1,8 Volts

A saída sem corrente nenhumaserá de 12 + 1,8 = 13,8 Volts, Ótimo..

Agora imagine uma corrente de 50 Amperes saindo da fonte..

Só nos resistores de emissor dos 2N3055 se teria uma queda de 50A/4 = 12,5 Amperes em cada transistor x o valor do resistor de emissor = 12,5 x 0,1 = 1,25 Volts de queda

A tensão de saída cairia para 13,8 - 1,25 = 12,55 Volts

Isso sem contar que a tensão Vbe de cada transistor aumentará desde corrente zero de saída para corrente máxima de saída em um valor significativo, fazendo cair mais ainda a tensão de saída.

Péssima regulação essa topologia apresenta..

Uma topologia melhor é esse tipo dai:

Anlisefontedealimentao.jpg

Outra alternativa, bastante simples é essa dai:

Fonte13.jpg

Ambas com regulação muito melhor

Abraço...

Postado

Amigo faler esse primeiro esquema seu esta muito bom ele e simples bem estavel e consegue manda os 30A...:)

acho que não vou fase aquele que postei e fazer este primero...

bom o que eu tinha mostrado na verdade para manda os 50A teria que aumentas de 4 para uns 7 ou mais transistores e resistores e então na donde a queda seria mais de

1.25v e realmente nao vale a pena devido a estabilidade e custoXbeneficio...:(

• Membro VIP
Postado

Fico contente por ter colaborado. Gostaste do primeiro dos ciorcuitos que te passei. Ótimo, mas ele não é o melhor dos dois que te passei. O melhor é o último dos dois. È projeto meu e não por nada é melhor, mas sim pelo que segue:

1) Usa transistores NPN, mais fácies de achar e mais baratos

2) Usa o coletor dos transistores eletricamente ligado ao terra, massa, carcaça, o que ajuda muito por dois bons motivos.. Um que os transistores podem ser montados direto na caicxa metálica sem nenhuma isolação elétrica e dois pois se comparado com o primeiro esquema que te passei, aonde os coletores dos transistores estão a 13,8 Volts acima da carcaça, um simples parafuso que caia entre o transistor e a carcaça já dá curto circuito.

3) Esse terceiro esquema tem limitação de corrente provida pelo resistor de 1R 5 Watts, podendo a saída ser colocada em, curto sem problema algum nem para o CI tampouco para os transistores. No primeiro a proteção se dá por fusível. Um curto e se vai o fusível... Tem de trocar..

O último esquemático que te passei é sem dúvida nenhuma o melhor. Fiz essa fonte para alimentar um rádio PY e tá operando já tem mais de 5 anos...

Postado

Bom mesmo asim colega faler esse primeiro esquema caiu como uma luva devido aos disipadores que tenho porque se eu colocar os transistores do segundo esquema vou ter que mudar os disipadores e eu não tenho e na donde moro não tem loja de componentes eletronicos eu tenho que compra de SP e moro em MS ai sai muito caro o frete de um bom disipador:wacko:

que você acha de eu colocar 7 transistores com 7 resistores 0.1Ω para aumentar a intensidade e um trafo de aproximadamente 35V a uns 35A?

A e tambem esse circuito manda 12v coreto e para eu aumentar para 13.8 vou ter que trocar o R7 por um de 150 ou 200Ω?:confused:

Postado

É interessante procurar aquelas fontes antigas AT, elas normalmente têm a potência a real escritas na caixa. Ja usei uma de 400W que funcionou beleza.

• 2 semanas depois...
Postado

Amigos tô tentando modificar minha fonte atx aquele projeto dos radioamadores, mas tem um problema, é que não encontro o indutor L2 e estou pedindo ajuda. Na minha fonte tem até o L13 mas o L2 eu não estou achando dejeito nenhum. O uso dessa fonte é para um modulo.

Postado

Certifique-se de que seus modulos comsumei os 15A de corrente continuamente o so nas ocasioes dos graves ou maximo volume pois pro projeto da sua fonte você pode usar pessar alternativas de sucata pra gasta menos, faço constantemente essa fonte no caso pra servirem como carregador de bateria(pra quem tem um som automotivo)você pode usar um trafo 12+0+12 +-30A de no-breck desses do tipo que usam duas baterias de 7A ex:microsol stay 1200 va, Pra retifica você pode usar 4= s30d40c ou sbl3040pt q sao facilmente encontra em bom estado nessa fonte de pc do tipo que você esta usando essa pesa tem a aparencia de um horifontal de tv e esta sempre presa a um dissipado se você tiver como conseguir esse componentes que eu acho os mais deficei eu posso lhe ajudar na construçao da fonte.ainda assim você vai precisar de 1 capacitor e reguladores de tensão.

• 1 ano depois...
Postado

ola gostaria de saber se seria possivel se existe algum retificador de 40 amperes com saida de 13 volts estabilizada pois eu consegui arrumar um transformador só q eu nao consegui arrumar o esquema como montar.... você teria algum para me ajudar ?

• mês depois...
Postado
olha da pra fazer a fonte sim, eu trabalho com eletrotécnica, ja fiz fonte de 13.8 volts, com 300 A. nesta fonte foi usada 2 diodos de 175 A. para fechar a onda e 1 capacitor de 1.400.000 uF ou 1.4 F. a unica coisa q você presisa usar é um limitador de corrente pra você conseguir carregar o capacitor, fica ótima, esta fonte foi projetada para alimentar 3 taramp´s 14.2 kilowats, estamos a disposição para qualquer dúvida..

Meu brother por um a caso você pode me passar o esquema eletrico dessa sua fonte, tenho interesse em montar uma mais ou menos desse modelo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...