Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola,

Estou precisando gerar um pulso na saída com um sinal continuo na entrada, utilizo uma chave óptica em que ela esta sempre aberta, gerando um sinal de 2v no coletor do foto-transistor desta mesma chave, ao ser interrompida (e fica fixa) tenho 0V no coletor.

O problema é que com este sinal preciso gerar um pulso de aproximadamente 0,5 segundos. Já utilizei um circuito R/C mas ele não é estável.

alguém poderia me dar uma dica de como fazer em circuito?

Obrigado pela atenção

Eliseu

Postado

Já pensei, o problema é que preciso enviar somente um pulso, assim que a chave se fechar, com o astavel estaria enviando mais do que um. Já pensei em usar também um contador mas precisaria de um clock e o circuito ficaria muito grande.

Postado

Já pensei, o problema é que preciso enviar somente um pulso, assim que a chave se fechar, com o astavel estaria enviando mais do que um. Já pensei em usar também um contador mas precisaria de um clock e o circuito ficaria muito grande.

Hmm.

Então poderia colocar o 555 em Monoestável.

Postado

É isso mesmo o que estou tendado fazer é acionar é um monoastavel no pino 2 mas se eu deixar em 0v fixo (no caso com a chave optica interrompida) o 555 aciona mas não desliga, já que o pino 2 esta aterrado ele só funciona se o mesmo der apenas um pulso de 0v no pino 2, e não estou conseguindo fazer, seria como se ficasse presionando uma chave push botton sempre no disparo do pino 2.

A sua ideia de usar um outro monoastável é interesante me resolveria, mas o problema é o displaro, que vai ficar sempre em 0v. Grande problema.....

Postado

É isso mesmo o que estou tendado fazer é acionar é um monoastavel no pino 2 mas se eu deixar em 0v fixo (no caso com a chave optica interrompida) o 555 aciona mas não desliga, já que o pino 2 esta aterrado ele só funciona se o mesmo der apenas um pulso de 0v no pino 2, e não estou conseguindo fazer, seria como se ficasse presionando uma chave push botton sempre no disparo do pino 2.

A sua ideia de usar um outro monoastável é interesante me resolveria, mas o problema é o displaro, que vai ficar sempre em 0v. Grande problema.....

Olá,

E se você adicionar um flip-flop (555 em modo biestável) antes do monoestável?

Você quer que seja gerado um pulso de 0,5s quando a chave óptica for interrompida né?

Postado

foi exatamente o que utilizei, funciona mas não esta sendo estávei de 12 testes um ou dois falaram (2M2 e 220NF), estou tentando achar algum outro circuito que resolva este problema...

Postado

foi exatamente o que utilizei, funciona mas não esta sendo estávei de 12 testes um ou dois falaram (2M2 e 220NF), estou tentando achar algum outro circuito que resolva este problema...

Funciona perfeitamente desde que se respeitem as constantes de tempo do sinal a gerar e do circuito RC que faz a ligação ao trigger, e ainda se necessario adapfar os niveis de sinal , como no exemplo

Postado

Muito obrigado!! Funcionou perfeitamente, se não for abusar qual a formula que utilizo para calcular o tempo ou qual resistores e capacitor que devo alterar para aumentar o tempo, vou adaptar este circuito ao monoastável de 1,5 s que estou utilizando mas não esta estável em relação ao seu disparo.

Obrigado pela ajuda e solução.

Eliseu

Postado

T on= 0.67 x (R1+R2) x C1

T oFF 0.67 x R2 x C1

T= T on + T off

Note que pode não precisar do circuiro no que diz respeito a R3 e R4.Só foi colocado para garantir melhor triger.

Ainda o sinal de triger tem de ter uma variação rápida e de amplitude suficiente para que o pino de triger desça abaixo de 1/3 de VCC

Postado

ola. tenho um sinal continuo 12 volts e queria transforma-lo em pulso. Não tem que ser um tempo certo ( tipo 0,5 seg ) mas precisa ser apenas um pulso por sinal contimuo enviado. Só tem um problema não manjo nada de eletrônica. soldo uns contatos, ligo resistores em leds e olha lá.... Estou vendo que o caminho mais fácil é o ci 555, mas será que consigo montar? Por favor me ajudem.

Obs.: se souberem outra forma me digam, ok.

Grato

• 3 semanas depois...
Postado

Para fazer o trigger do 555 tem de baixar a tensão no pino de trigger abaixo de 1/3 do valor de vcc.

Se o sinal que tem para fazer o triger for de amplitude suficiente para fazer baixar esta tensão nem precisa de r2 r3. Se o sinal de triger for de amplitude insuficiente use r2 e r3 para que a tensão continua na ligaçao das duas e,logo no pino do ic , seja ligeiramente acima de 1/3 de vcc.

Desta forma quando o impulso negativo vindo do sinal atraves do condensador faz baixar a tensão no pino de triger e gera o impulso.

• 2 semanas depois...
Postado

Olá vocês podem me dizer se fiz certo a placa de circuito impresso. Segui olhando o esquema que o zurca1599 postou acima.

valeu a todos

Um abraço

post-76877-13884916852605_thumb.jpg

Postado

Olá zurca,

agradeço por ter respondido e estar me ajudando.

Valeu mesmo. Vou montar e te conto se deu tudo certo!!!

Na saida do pulso, posso conectar um rele de 12 volts, não posso?

Um abraço

já com as modificações

post-76877-13884916879946_thumb.jpg

Postado

Ok

Pode usar o relé mas não se equeça que tem de alimentar o ic com 12V e que o ic tem uma corrente maxima de saída , dependente de fipo e fafricante , de cerca de 100Ma.

Logo verifique que o relé usado esta de acordo.

Postado

e não se esquece também de colocar um diodo polarizado inversamente nas bobinas do relé, pra dissipar a FCEM e proteger a saída do 555.

melhor seria usar um transistor BC como driver do relé.

mudando de assunto, que programa é esse que você usa pra simulação ??

é o EWB ??

• 2 anos depois...
Postado

Olá!

Estou passando pelo mesmo problema. Poderia postar novamente o exemplo do circuito, caso ainda o tenha?

Obrigada!!!

• 12 anos depois...
Postado

Fiz meu cadastro aqui só pra responder esta dúvida. Sério mesmo!

Olha, fazer isso com o NE555 pode ser um pouco complicado (eu penei um bocado e consegui fazer um negócio bem instável). Consegui fazer numa facilidade absurda usando um amplificador operacional/comparador LM358.

É beem simples e o circuito permite você ajustar a largura e o coprimento do pulso.

1 - O sinal continuo vai para uma malha RC onde o capacitor é carregado na velocidade que o resistor mandar. Maior resistência, mais tempo carregando, maior largura do pulso.

2 - Digamos que o sinal vem aos 12v, o capacitor vai passar "x" tempo carregando até atingir esses 12v.

3 - Com um divisor de tensão feito por simples resistores, criamos uma tensão que é 2/3 da tensão de sinal (12v). Ela será nossa tensão de referência.

4 - Um LM358 monitora o carregamento do capacitor e a tensão de referência.

5 - O capacitor vai na porta inversora do LM358 e a tensão de referência vai na porta não inversora. Deste modo, o LM358 vai deixar passar sinal em sua saída ENQUANTO a tensão de referência for maior que a tensão do capacitor. Quando o capacitor estiver numa tensão minimamente superior a tensão de referência, o LM358 cortará o sinal de saída.

Neste esquema, o nosso pulso vem no tempo em que o capacitor carrega. Podemos calcular os componetes de modo que este carregamento ocorra num curto período, de 10 ms por exemplo. Caso seja necessário um pulso mais longo de 20 50 100 ms, é só aumentar o resistor do capacitor ou botar um capacitor de maior capacitância (não precisando mexer nos R da tensão de referência).

Para aprimorar a saída e deixar ela mais "limpa", use um zener de baixa tensão na saída. Usei um de 2,4v aqui. É só ligar ele com o negativo na saída do LM358 (assim, só vão passar sinais maiores que 2,4v).

Podemos ainda adicionar um "contador de pulsos". É só colocar na saída do LM358 (pós zêner) um diodo, resistor e capacitor. Um outro comparador (podendo ser as outras perninhas do mesmo LM358) faz o mesmo serviço do primeiro, dispara um pulso assim que o capacitor "contador" for carregado acima da vref.

Capturar.PNG

agora, Pedro_Jhonata disse:

Fiz meu cadastro aqui só pra responder esta dúvida. Sério mesmo!

Olha, fazer isso com o NE555 pode ser um pouco complicado (eu penei um bocado e consegui fazer um negócio bem instável). Consegui fazer numa facilidade absurda usando um amplificador operacional/comparador LM358.

É beem simples e o circuito permite você ajustar a largura e o coprimento do pulso.

1 - O sinal continuo vai para uma malha RC onde o capacitor é carregado na velocidade que o resistor mandar. Maior resistência, mais tempo carregando, maior largura do pulso.

2 - Digamos que o sinal vem aos 12v, o capacitor vai passar "x" tempo carregando até atingir esses 12v.

3 - Com um divisor de tensão feito por simples resistores, criamos uma tensão que é 2/3 da tensão de sinal (12v). Ela será nossa tensão de referência.

4 - Um LM358 monitora o carregamento do capacitor e a tensão de referência.

5 - O capacitor vai na porta inversora do LM358 e a tensão de referência vai na porta não inversora. Deste modo, o LM358 vai deixar passar sinal em sua saída ENQUANTO a tensão de referência for maior que a tensão do capacitor. Quando o capacitor estiver numa tensão minimamente superior a tensão de referência, o LM358 cortará o sinal de saída.

Neste esquema, o nosso pulso vem no tempo em que o capacitor carrega. Podemos calcular os componetes de modo que este carregamento ocorra num curto período, de 10 ms por exemplo. Caso seja necessário um pulso mais longo de 20 50 100 ms, é só aumentar o resistor do capacitor ou botar um capacitor de maior capacitância (não precisando mexer nos R da tensão de referência).

Para aprimorar a saída e deixar ela mais "limpa", use um zener de baixa tensão na saída. Usei um de 2,4v aqui. É só ligar ele com o negativo na saída do LM358 (assim, só vão passar sinais maiores que 2,4v).

Podemos ainda adicionar um "contador de pulsos". É só colocar na saída do LM358 (pós zêner) um diodo, resistor e capacitor. Um outro comparador (podendo ser as outras perninhas do mesmo LM358) faz o mesmo serviço do primeiro, dispara um pulso assim que o capacitor "contador" for carregado acima da vref.

Capturar.PNG

Capturar2.PNG

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!