Ir ao conteúdo

Celula Solar de uma Calculadora

claudiojz

Posts recomendados

Postado

Olá amigos

Tenho uma calculadora equipada com uma celula solar como fonte de energia.

Tentei fazer algumas experiencias com essa celula porém não consegui, ela parece oferecer uma tensão muito baixa mesmo.

Alguém que entende dessas celulas pode me dar umas dicas de como usa-las, imaginei até usar um transfomador elevador de tensão para elevar a tensão oferecida.

Postado

aumentando a tensão automaticamente você vai abaixar a corrente, pois você mantera a potencia fornecida por ela, não ha como fazer ela fornecer uma energia q não produz

quem sabe um relogim fuleiro digital ela ligue, mas no resto, você não vai achar uma aplicaçao para a pequema potencia fornecida por ela

T+

Postado

Eu tinha uma de calculadora que oferecia a mesma corrente e tensão que uma pilha AA de 1.5V comum.

Acho que este é o máximo que se consegue com estas de calculadoras

Postado

a mesmo tensão eu acredito, mas a mesmo corrente eu duvido,

a celula teria q ser do tamanho ou maior q a calculadora,

esses valores dependem da construçao da celula,

de seu tamanho(A) e da quantidade(T)

Postado

Sua questão e de fisica basica se voce tem uma celula que por exemplo fornece 0,5W de potencia e 1,5Volts de tensão, mesmo que voce pudese aumentar essa tensão para tipo 110Volts ou 220Volts isso não ia ser util para voce porque a potencia continuaria em 0,5W, pense so uma lampada comum tem 100W 110Volts, nesse seu caso você tem potencia 200 vezes menor que essa lampada então não adianta de nada se voce aumentar a tensão, seria nescessarias 200 celulas para você ligar uma lampada, isso ainda dependeria de um ambiente com luminosidade costante.

OBS: eu considerei 0,5W mas acredito que é bem menos que isso

Postado

Obrigado a todos pelas resposta e comentários, eu tinha quase que certeza que não seria possível fazer muita coisa com apenas uma celula, mas criei este tópico para saber de vocês se teria alguma forma aproveita-la.

• 3 meses depois...
Postado

Uma célula solar do tamanho de um CD gera uma corrente de 3A com uma tensão de 0,6 Volt, agora essa sua célula aí é bem menor então a corrente dela será menor ainda, apesar da tensão ser a mesma 0,6 volt.

Postado

Bom, já que voltaram a esse assunto, eu vi em uma revista uma montagem com uma célula solar da motorola que no sol gera 12V e 3A ela tem aproximadamente 30 centímetros , alguém sabe onde eu encontro pra comprar? E quanto será que custa +-

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!