Ir ao conteúdo

Quais as diferenças entre os Shaders?

Visitante

Posts recomendados

Postado

Quais as diferenças entre os Shaders 1.1, 1.3, 1.4, 2.0 e 3.0?

visto que se eu deixo em 2.0 ou 1.3 pelo rivatuner, eu não noto diferença no Age3.

Postado

é, no Age 3 se você tem uma placa com PS 3.0 na opção pixel shader (não lembro se é esse mesmo o nome da opção pois o meu está em portugues com o nome "sombreamento" lololol), na parte de opções de video, abre a opção HIGH (ou very high não lembro) q é o uso do PS 3.0 ;-)

Postado

No Age3, só habilita a opção very high com shader 3.0. Se não, só vai até high.

Need for Speed Most Wanted e Underground 1 e 2, se a placa não tiver pelo moenos DirectX 8.1, o jogo fica horrivel sem diversos efeitos visuais. Nem a garota da largada aparece. No directX 9 é q aparece as gotas de chuva "no parabrisa do carro".

A diferença visual do shader 3.0 e 2.0 só aparece em 2 jogos, q eu saiba: Serious San 2 e Age3, q é basicamente uma agua mais realista. Mas a diferença é pequena, mas existe.

Postado

splinter cell chaos theory muda TODO com SM3.0, tomb raider legends também, oblivion (não sei como é sem SM3.0 mas todos dizem q só com sm3.0 q todas as opções aparecem), farcry + patch 1.33 também muda a agua e texturas e view distance, doom 3 dizem q com sm 3.0 ganha desempenho (também não sei c é verdade), need most wanted as sombras no chao só "desbugaram" quando eu adquiri a minha primeira placa com sm3.0 (6800 GS) antes com 9600xt e 9800pro ficavam bugadas se habilitasse as sombras no maximo :-(, fable sombras no maximo também só com sM3.0, call of duty 2 muda muitos efeitos com o sm3.0 ficam mais bonitos (como o sol), serious sam 2 HDR só com sm3.0 (apesar d o HDR não ter a ver com SM3.0), age 3 o jogo TODO muda não só a agua, as luzes texturas e etc... fica tudo BEM melhor (mais real), sin episodes e hl2 episode 1 fazem uso do PS3.0 em MUITAS partes (na demo tecnica lost coast já dá um gostinhu na cena da igreja com helicoptero lá fora, muito lindo quem já viu sabe du q estou fld) no options d video se for PS2.0 fica "DX 9" se for SM 3.0 fica "DX 9+", condmend criminal origins faz muito idso do sm3.0 muda todo o jogo com ele, crash day usa mas não muda muito, deixa luzes mais bonitas somente, fear dizem q usa mas acho q só pra ganho d desempenho, ide age 2 usa pra efeitos d luz (algo tipo HDR), torino 2006 idem a ice age 2, rise of legends muda inteiramente o jogo tal como age 3, toca race driver 3 fica BEM maneiro com PS3.0 sem ele perde muitos detalhes d cor brilho e blur.... bom d inicio lembrei esses... mas tem mais (jogos q eu não joguei ou q não lembro)

Postado

Bruno, não vamos exagerar...

Splinter Cell: Chaos Theory : a imagem numa 6800 ultra e numa X850XTPE é exatamente a mesma. Simplesmente igual!!!!!! Vi isso num site americano e foi postado no forum a uns 6 meses atras.

Age3: a agua é mais realista, com um brilho mais realista. Mas nenhuma diferença estrondosa. Um site americano tirou umas SS com varias VGAs da ATI e da Nvidia e diferença é essa mesma. Nada de "muda tudo" ou "completamente diferente".

Fables: joguei aqui no maximo com sombra e tudo no maximo.

Need for Speed Most Wanted: O bug das sombras só rolou aí no seu PC. Na minha X800GTO sem shader 3.0 rolou belas sombras sem problemas.

Somente Crisys, UT 2007 e os novos jogos é q farao uso intenso do shader 3.0. O resto, foi só uma pitada aqui e alih.

Postado

diferença de shader no splinter cell:

Shader model 2.0

SCCT_image2.png

Shader model 3.0

SCCT_image3.png

aqui com HDR nos dois shaders

HDR shader model 2.0

SCCT_image4.png

HDR shader model 3.0

SCCT_image5.png

detalhe que ai já usarão um patch que abilitava diversos efeitos nas ATI com shader 2.0.

Postado

O HDR do SM 3.0 é mais brilhante, mas não vi ganho em realismo ou algo mais concreto.

Essas imagens sao novas p/ mim. As q vi, não usavam HDR.

Postado

affes age 3 muda TUDO, splinter cell então .... falar q num site disse ou isso e aquilo é BEM diferente de TESTAR !! eu TESTEI TODOS os jogos com placas sm 2.0 e 3.0 e as diferencas eu postei, sobre o most wanted realmente me parece q era um bug aqui e d TODOS os meus amigos, mas na verdade acho q era com as placas de video serie 9x / FX porque TODOS q bugaram tinham placas nesse nivel...

fable ninguém q eu conheça SEM sm3.0 conseguiu a barrinha CHEIA de sombras... pois quanto mais você enche a barrinha MENOS pixelizada a sombra fica, e pra fikah TOTALMENTE suave só com a barrinha TODA cheia, e somente as SM3.0 conseguiram

sobre age 3... Mad666 vai TESTAR e fique BOKIABERTO quando ver a diferença.. a agua: reflete diferente, ondula as sombras, mostra o fundo do mar, as sobras q sao projetadas na agua também se projetam no fundo do mar d forma diferente (quando o fundo está proximo, em locais rasos, só vendo pra crer é muito perfeito).... isso tudo na perte da agua... agora o resto do jogo: as luzes TODAS mudam, Bloom (q mais parece HDR d estão bom) se aplica em DIFERSOS lu]gares, efeitos de fumaça e particula aumentam e MUITO o jogo DEIXA d ser LINDO e PLASTICO pra se tornar REAL com nuancias de cores q você NUNCA vai imaginar usando o SM2.0, por isso meu amigo TESTE na casa d um coleguinha e veja uq está perdendo ao falar q não tem diferença !!! (como pode não ter se uma 7600 GT roda a 13 d FPS com SM3.0 ligado hahaha)

outra coisa... no splinter cell chaos theory não é só HDR q habilita quando se usa o PS 3.0, pros q não tem placa PS3.0 (pois quando se poe shader model 3.0 abre-se também uma nova guia: shader options) saibam q se habilita high quality soft shadows e paralax mipmapping alem do hdr... como mostra a imagem abaixo:

finalizando.. eu pra falar algo é SEMPRE porque eu TESTEI (seja uma placa de video ou um jogo)... eu TENHO tudo q é jogo aqui instalado e faço DIVERRSOS testes comparativos com eles, seja de imagem ou desempenho, logo eu POSTO porque TESTO e não apenas me baseio em coisas ditas por ai !!!

abraçows !!!

post-11874-1388491721569_thumb.jpg

Postado

no splinter cell voce deve ter testado sem o patch que lancaram,ok.

e no Age 3 muda só a agua.mas como muda,da uma olhada:

aqui com as sombras todas em high,acho que no very high não deve mudar muito... :goff:

screen13.jpg

então nem uma x850XT PE deve conseguir essa agua estou certo?e a minha mesmo sendo umas 100 vezes mais fraca consegue :P por isso que tecnologia é melhor que força bruta ;) .

Postado

essa agiua dai não é nem d longe parecida com a quando usamos o PS 3.0...

e como eu disse TODO o jogo MUDA quando se usa o PS 3.0 como proverei a seguir (estava evitando o trabalho mas já q é preciso....):

usando PS 2.0 ainda na tela de INICIO DO JOGO :

agoira com PS 3.0

como eu disse muda TOTALMENTE o jogo, isso é uma foto em movimento percebe-se MUITO mais bumpmapping e particulas duq quando se usa o PS 2.0, reparem como fico BEM MAIS REAL a imagem, não artificial e plastica como estava no ps 2.0

agora a agua DO PS 3.0.. REPAREM o FUNDO DO MAR q é visivel agora, As SOMBRAS acompanham o moviento das ondas, e projeta-se muito mais sombras, alem d q nas velas pode-se ver uma melhora muito grande no bumpmapping, mas só em movimento pra ver:

e aqui reparem q alem da sombra na AGUA você ainda ve a sombra do navio no FUNDO DO MAR PERFEITO !!:

agora tirem suas conclusoes, como eu disse, tem q VER pra CRER falar sem testar não adianta ;-)

abraçows !!!

post-11874-13884917238596_thumb.jpg

post-11874-13884917246769_thumb.jpg

post-11874-13884917248907_thumb.jpg

post-11874-13884917251584_thumb.jpg

Postado

Olha na moral,não sei porque defender tanto o shader model 3.0 se ele não apresenta muita melhoria em relação ao 2.0,pelo menos ainda.

Sobre as fotos do Age 3 a tela do inicio do jogo que voce diz ser em shader 2.0 parecem melhores que a do 3.0 e parece que não foi aplicado AA na do 2.0 ou um AA em 2x.

E a água que voce diz que eu postei que voce diz nem perto da do shader 3.0 em comparação com as suas nem vejo diferença,veja:

minha que eu postei:

a que voce diz ser em shader model 3.0:

alguém esta vendo alguma diferença na agua?

(detalhe que a minha esta sem AA)

post-70680-13884917252975_thumb.jpg

post-70680-13884917254084_thumb.jpg

Postado

a diferenca é q você tirou a SS onde tinha mais barco.. sobre o AA tá ligado 4x em todas as telas, a resolução q eu baixei pra 1024x768 pra foto fikah legal aqui.... sobre a tela d inicio.. você só pode estar brincando....

se você não v as diferencas entre as aguas eu digo pra você: PS3.0 você enxerga o FUNDO com peixes passando algas e tudo mais, você ve a SOMBRA do barco no FUNDO, a SOMBRA do barco na agua (não o reflexo) se mistura com as sombras e não fica RETA como está na sua foto !!!

sem falar no bloom na areia e nas cores e nuancias da agua q mudam bastante....

o pior cego é aquele q não ker ver.. esse ditado é uma maxima da cultura brasileira ;-)

Postado

se você não v as diferencas entre as aguas eu digo pra você: PS3.0 você enxerga o FUNDO com peixes passando algas e tudo mais, você ve a SOMBRA do barco no FUNDO, a SOMBRA do barco na agua (não o reflexo) se mistura com as sombras e não fica RETA como está na sua foto !!!

sem falar no bloom na areia e nas cores e nuancias da agua q mudam bastante....

o pior cego é aquele q não ker ver.. esse ditado é uma maxima da cultura brasileira ;-)

é que provavelmete a diferença seja porque o meu não esta com tudo no max e o seu esta :P

sobre a tela d inicio.. você só pode estar brincando....

sério velho achei melhor...mais real,ou pelo menos as sombras um pouco melhores.

Postado

cara as sombras não TEM variantes com PS 2.0, repare no PS3.0 q elas estão lá, só q com nuancias de cores e niveis bem diferentes d acrodo com a iluminacao e não igual em tudo q é lugah como no ps 2.0

Postado

nas fotos da tela de início, a impressão que dá é que as sombras sumiram no shader 3.0, mas é que elas não estão tão gritantes como no shader 2.0

veja por exemplo a frente da igreja ali onde tem 3 coqueiros (ou seja la o que for, não entendo de botânica) está bem mais escurecida do que a lateral da mesma na foto com shader 2.0, já na foto com shader 3.0 ela apenas tem uma cor levemente escurecida... fala sério... ali na foto com shader 2.0 chega a parecer que ta de noite na frente da igreja

ainda analisando a mesma foto, não nego que a imagem com shader 2.0 é mais confortável, pois o reflexo dos objetos na água tem quase a mesma cor do objeto, ex: o topo da catedral é vermelho e o topo do centro mercantil (não lembro se era isso no jogo) é amarelo, e é facilmente identificado na água assim como também da pra ver o reflexo das copas das árvores, já na foto com shader 3.0 é tudo escuro.... é mais próximo da realidade, mas causou um desconforto por não ser o que é de costume nos jogos

achei também a imagem com shader 2.0 menos embaçada... a foto com shader 3.0 ficou com aquele efeito de jpeg com muita compressão...

mas na hora do jogo a água é bem mais real e brilhante, porém, na hora de jogar só com zoom pra se perceber isso...

Postado

Ok. Bruno. Estou convencido. Mas uma duvida: hah uma diferença gritante de cores na tela de abertura do Age3 nas 2 SS q você postou ( SM 2.0 e 3.0 ). Seria essa diferença devido EXCLUSIVAMENTE ao SM 3.0?

Postado

ehehehehe... concordo. Entre a 6600GT e a minha X800GTO, fiquei com a VGA da ATI, devido a maior força bruta, trabalhar mais fria e o AA da ATI ser beeeemmm mais leve e efetivo nas placas da geraçao passada ( serie X800 e serie 6000 ). A diferença de preço foi pequena e ainda é: cerca de 100 R$.

Minha mensagem vem depois da debaixo, escrita por Bruno. Bug do forum.

Postado

mad é sim cara, tipo a primeira foto SM2.0 tá tudo no maximo m,enos o shader q tá em high (ps 2.0) na segunda, ps3.0 também tudo no maximo só q com shader em very high (ps 3.0) só isso q mudou..... cara eu não sou inimigo d ninguém nem d nenhuma placa ou marca, adoro MUITO a ATi por exemplo e possuo nVidia (loucura tenho saudades da ati).... e prefiro uma x850XTPE du q uma 6600 GT por exemplo (força bruta muito maior) mas em placas d mesmo nivel ou nivel muito parecido eu sempre vou optar pela sm3.0 porque sei q tem diferenca sim e muita, e a tendencia é aumentar ;-)

Postado

Li o topico e na minha opinião fica a criterio de quem vai jogar.

Tem jogos , tipo de corrida q você nem se liga na paisagem, se é sm2 ou sm3.

Na minha opinião, na foto do inicio do jogo eu gostei mais do sm2.0 , achei com sm3.0 muito embassada a imagem. Mais isso depende de quem ve.

Pra mim, pelo q eu vi nessas fotos da pra jogar na boa tanto com sm2 ou sm3 q as imagens estão boas.

Os jogos já estão bem reais,não da pra ficar inventando + DX10, 11, 12.... Isso é so pra vender + hardware novo.

Li em outro topico, um programa q se baixa pra colocar hdr em placas q não tem. Na minha opinião tem fotos q eu vi q ficaram uma ######. Mas pra outras pessoas pode parecer uma maravilha.

Postado

aí é q está a questao: comprar uma X850XT por 700 R$ , com shader 2.0 ou uma 7600GT KO por um pouco mais, q vem com shader 3.0????!!!!! Pode não ser significativo hoje, mas será num futuro proximo. Vamos desconsiderar o risco de artefatos nesta ultima, devido a problemas no seu regulador de tensão. :(

Postado

Prefiro a x850xt,maior qualidade de imagem,AA mais leve e quando vier o directx 10 igual nenhuma nem outra vai servir.

Postado

mas até o DX 10 ser LEi (uq não ocorre antes de julho do ano q vem) muitos jogos saem (como já sairam varios) com Dx 9c !!

quem TEM uma x850XT e não quiser trocar pruma PS 3.0 tudo bem, agora COMPRAR uma x850 (ou qualker outra PS2.0) podendo comprar PS 3.0 é loucura ;-)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!