Ir ao conteúdo

Cooler Lateral Ou Duto De Ar?

sabrina.rj

Posts recomendados

Postado

Quero comprar um gabinete novo e gostaria de saber qual é melhor: cooler lateral ou duto de ar?

E a marca qual é melhor? Não pode ser muito caro, gostaria de até R$ 120,00.

No momento tenho um processador Athlon 550 de cartucho, mas quero trocar por um Sempron em breve.

Por favor, me ajudem. Agradeço sugestões.

:-BEER

Postado

Olá Sabrina...

Eu - no pouco do meu conhecimento - acredito que cada coisa tenha uma função...

Os coolers laterias podem ser usados para injetar ar frio no gabinete, ou retirar ar quente dele, depende da posição que você colocá-lo...

Já os dutos de ar geralmente trabalham resfriando apenas o processador, e não todo o interior do gabinete...

Então, se você quiser algo exclusivo para o processador, use o duto de ar...

Se não, um cooler lateral pode ser melhor...

Vale também ver aonde vai ficar o gabinete, se você terá espaço para uma boa exaustão e tudo mais...

Um abraço,

Antonio

Postado

O duto lateral atualmente é recomendado e aprovado pelos fabricantes de processadores devido à evolução (e aquecimento) dos mesmos. A grande maioria dos gabinetes atuais já vem com o duto e possuem uma tela para entrada de ar na lateral para a placa de vídeo. Na faixa de preço que voce quer esse gabinete do link abaixo é uma excelente opção:

http://www.umpoukodetudo.com.br/produto/de...px?id_prod=1917

Postado

depende de qual finalidade você quer, se é para diminuir a temperatura somente do processador sem duvida você deve usar o duto, mas se você quer melhorar a circulaçao de ar do gabinete você deve por o fan. vale tambem usar os dois o duto e o fan no gabinete que vai melhorar muito a refrigeração do seu gabinete.

Postado

Eu acho que se o furo for bem em cima do processador é melhor um duto. Agora se for no meio da tampa lateral, uma ventoinha é melhor.

Postado

Eu tenho o Casemall Q, indicado acima.

No meu caso, o duto ficou pegando da metade para cima do processador. Eu coloquei um fan empurrando ar para dentro e a temperatura ficou praticamente a mesma. Eu inverti, para tirar ar quente para fora, sem o duto, e a temperatura da VGA e do chipset cairam quase 3 graus cada, o que me convenceu a deixar assim.

O casemall Q é uma boa opcao, apesar que aqui o fan dianteiro ficou pegando no HD. Foi possivel encaixar, mas o fan ficou encostado.

Interessante no gabinete: dois bezels (ninguém percebe que meu gravador é branco, isso é importantíssimo num gabinete), filtro frontal (o que ajuda no combate a entrada de poeira no gabinete).

Os 2 fans que acompanham o gabinete são bem silenciosos.

Algumas fotos (eu estou arrumando os fios e fazendo algumas modificacoes):

post-10737-13884919974459_thumb.jpg

post-10737-13884919976379_thumb.jpg

Postado

Como o rickrsl falou, usa os 2. Parafusa o DUTO no FAN e então, coloca esse conjunto( duto e fan ) na lateral do gabinete, o processador vai ficar bem ventilado, mas, tu tens que observar a posicao onde será colocado. Para q esse conjunto( duto e fan ) funcione, é preciso q fique bem de frente para o processador.

Postado

Opa! finalmente achei alguem que postou a foto de um Q montado :D, EACRO qual modelo de gravador usas? não daria para por o fan na parte frotal do case(logo atrás da tela, exterior)?

2) você acha que daria para abrir uma janela no case?

Obrigado! ;)

O gravador é o LG 4521B (combo). não dá para colocar o fan da forma que você mencionou, pois os fios do paineil frontal não permitem. Uma alternativa que estou pensando em fazer é abrir um pouco mais os furo para por os parafusos do gabinete.

Fotos do fan encostado no HD:

post-10737-13884920450149_thumb.jpg

post-10737-13884920450931_thumb.jpg

Postado

EACRO.. será q a vibração do fan não pode fazer mal para o seu HD?

já ouvi aqui no forum de pessoas mais experientes que não se deve usar o fan e o duto juntos, porque faz o fan do cooler do processador girar mais rápido do q ele devia, desgastando o mesmo!

Postado

já ouvi aqui no forum de pessoas mais experientes que não se deve usar o fan e o duto juntos, porque faz o fan do cooler do processador girar mais rápido do q ele devia, desgastando o mesmo!

eu tenho esta preocupacao com a vibracao. Mas vou dar um jeito aqui.

Postado

usar o duto e o fan junto não tinha visto falar sobre esses problema de fazer o cooler do processador girar mais rápido,m eu tenho um amigo que usa o duto bem emcima do processador um fan na parte inferior da lateral e um outro fan na parte de cima do gabinete, já algum tempo e pelos menos por inquanto não deu problema no cooler e nada parecido e a temperatudo do case diminuiu bastante. Acho que talves fazendo um bom equilibrio da ventilação e a exaustão não de preblemas de desgaste no cooler pois a presão de ar fdentro do gabinete fica equilibrada. mas não sou um muito experiente no assunto, por isso é melhor falar com que entende mais do assunto.

EACRO

Eu tambem uso uso o HD na frente do fan frontal, mas o meu fica a uns 1,5cm afastado do fan evitando a vibração do fan prejudique o hd e a temperaura do hd diminuiu significativamente. Se você afastar um pouco o hd do fan ele não vai ficar vibrando por causa do fan.

• mês depois...
Postado

Para ter problema de pressão de ar do cooler lateral sobre o cooler da CPU só se você isolar completamente o ar do cooler da cpu e ele só ser alimentado pelo cooler lateral... o Cooler lateral jogando sobre o cooler , vai ajudar oferecendo um ar mais fresco para o cooler da cpu jogar um ar mais frio para a cpu...

O ideal é usar um duto e o cooler para direcionar e jogar mais o ar de fora sobre o cooler da cpu. Por dentro o fan traseiro retirar o calor de dentro do gabinete.

Tirar com o cooler lateral ajuda, mas se você tem o traseiro, não precisa usar o lateral , pois ele jogando ar sobre a CPU ajuda também a refrigerar os demais componentes de circuito da placa mãe (mofsets) melhorando muito a durabilidade da placa mãe...

As duas questões principais ... qual a temperatura do seu gabinete ? e quanto barulho você aguenta ? Pois com as ventoinhas instaladas, o barulho pode ser ensurdecedor...

Postado

Eu preferiria o uso do duto de ar com um cooler funcinando como ventilador.

Não acredito que ao adicionar esse FAN o cooler do processador possa estragar pois se formos ver por um lado sua rotação vai aumentar só que ele não vai fazer um grande esforço para puxar o ar para jogar no dissipador.

Acredito que esse duto também ajudar a refrigerar o gabinte embora em alguns casos o ar entre já meio quente.

O efeito do duto pode ser aumentado usando um cooler atrás do gabinte no sentido de exaustão que diminuirira a pressão do gabinte e faria o ar entrar pelo duto mais facilmente.

Quanto a escolha do gabinte você eve escolher um espaçoso e que possua de 4 ou mais baias. Que tenha espaçõ para FANs adicionais (De preferência do tamanho de 12cm por 12cm), que apresetnar resitencia e seja firme. É importante também, é claro, comprar um gabinte bonito.

Dúvidas entre aqui.

Abraços

Postado

Pessoal,esses fans que ficam puxando ar para dentro do gabinete não sugam muito pó ???

Acho que quem mora perto da praia não deve instalar esses fans para puxar ar para dentro do gabinete,pois ira puxar muita umidade e maresia para dentro do gabinete.

Postado

dificilmente ....se estiver bem parafusado a vibraçao será minima ...e os HD's não sao estão sensiveis assim ..

ele já apresenta um vibraçao caracteristica de sua propria rotaçao, isso fora a resistencia a trepidaçoes que eles tem quando estão ligados ...

Postado
Pessoal,esses fans que ficam puxando ar para dentro do gabinete não sugam muito pó ???

Acho que quem mora perto da praia não deve instalar esses fans para puxar ar para dentro do gabinete,pois ira puxar muita umidade e maresia para dentro do gabinete.

Daí é complicado...

Pó eles sugam sim, e bastante. Eu tenho esses fans da assinatura e frequentemente eu tenho que limpar tudo porque fica cheio de pó.

Mas você tem que escolher: Ou tem o trabalho de limpar e fica com o pc bem refrigerado ou você economiza trabalho e deixa o pc torrar.

Postado

Pra evitar um pouco a umidade você pode colocar um saquinho de silica gel dentro do gabinete. O pó você pode usar filtro de FANs.

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...