Ir ao conteúdo

Qual foi o primeiro sistema operacional?

Kacyn

Posts recomendados

Postado

Olá... alguem sabe me dizer qual foi o primeiro sistema operacional e o primeiro softer licenciado?

Se alguem poder me ajudar eu agradeço! :D

• 2 semanas depois...
Postado

evs1979

Tenho o wolf3d ainda funcionando no w98se. Já o tetris fica muito rápido. Os outros não conheço. Dá saudade mesmo.

Minha pergunta ë: então antes do 3.1 nada era licenciado? Era pirataria à vontade sem nenhum controle?

(na verdade acontecia isso mesmo), mas a pergunta do Kacyn é quanto ao licenciamento e tambem queria saber de alguma fonte escrita.

Até

Paulo

Postado

Olá... alguem sabe me dizer qual foi o primeiro sistema operacional e o primeiro softer licenciado?

Se alguem poder me ajudar eu agradeço! :D

Eu não entendi muito bem a sua pesquisa.

Você quer saber qual foi o primeiro sistema operacional que eu usei, e o primeiro software que eu comprei,

ou está perguntando qual foi o primeiro Sistema Operacional que foi lançado?

Caso seja a segunda opção, teria que saber se o primeiro sistema operacional destinado a usuários domésticos, ou a redes corporativas. Assim como o primeiro soft licenciado.

No meu caso específico, o primeiro sistema operacional, era um compilador de Basic usado num Amiga.

E o primeiro soft que comprei, foi o Word 1.0, pra DOS. O primeiro que saiu, em dois discos de 360 K.

• 2 semanas depois...
Postado

O primeiro que usei foi o DOS, depois o Windows 3.11.

Quase não existia pirataria nesse tempo, isso começou com o Win95.

Lembro-me que em 1995 um cd pirata custava em torno de R$60,00 e só era vendido para pessoas indicadas pois o medo de ser pego era grande, a compra era feita as escondidas.

Postado
:D O primeiro sistema utilizado na indústria e empresas foi o UNIX depois vieram o DOS da MS, LINUX do Linus Torvalds e o OS2 Warp da IBM.
  • 1 ano depois...
Postado

O primeiro sistema operacional foi o OS/360 fabricado pela IBM. Escrito em uma linguagem denominada FORTRAN. Com o intuito de surportar uma variedade maior do que os computadores suportaram na época.:D

Eu acho que é isso.:rolleyes:

Postado

Bem... Eu vi num site uma foto (não me lembro qual) que lá nos anos 50 chegou um avião com um computador IBM que ocupava um espaço enorme e pesava algumas toneladas e que tinha cerca de 13 mil válvulas...

Mas eu sou de outra época. Meu primeiro "computador", em 1988, foi um TK 85 no qual eu o plugava na TV e executava alguma joguinhos e comandos em Visual Basic.

Depois, fui me encontrar com o MS-DOS. Tinha um programa de aplicativos em Progress e nesta época eu usei como editor de texto o Carta Certa. rs Nesta época ja existia o WordStar, mas eu preferia o Carta Certa.

Quando vi esse "tar" mouse já no Windows 3.11... Vishi! Não acreditei nele. De lá pra cá, foi só uma customização em relação ao 3.11, 95, 98, ME, 2000 e XP, se bem que atuo na área de Server também.

Mas gente... Isso é uma longa história. Adoro o MS-DOS, onde se trabalha com os dedos. Sempre aparece por aqui umas "carroças" e preciso usar os dedos. Quando volto para outro SO sinto falta de usar os dedos quando pego o mouse, sinceramente.

Quanto à pergunta "qual foi o primeiro sistema operacional e o primeiro softer licenciado?", pode ter a certeza de que foi o MS-DOS mesmo, pois o Bill Gates tinha uma parceria com o atual dono do banco de dados "Oracle'" e que hoje é também um milionário, apesar dos 62 bilhões de dólares do Tio Bill... rs, que perdeu a liderança de maior milionário para um mexicano que atua na área de celulares E com uma grande diferença, pois este mexicano tem uma fortuna de mais de 70 bilhões de dólares. Mas a inteligência do Bill Gates é inegável. Ele transformou a tudo e principalmente a comunicação aqui na terra e isso faz com que ele mereça os meus aplausos...

Pois bem.... Era o que eu tinha a dizer com os meus 59 anos... rs

Postado

Windows 3.1 ou 3.11 nao é e nunca foi sistema operacional.

Sua descricao e a seguinte: Ambiente operacional orientado entre janelas sobre o MS-DOS permitindo multi-tarefa e controle entre processos.

Sistema operacional gráfico, a partir do windows 95

Primeiro sistema operacional para pc que eu tenho noticia, foi o msdos 1.0, embora o primeiro que eu tenha operado foi o 3.30.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!