Ir ao conteúdo

Usar novo HD como Disco Dinamico ou Disco básico?

abcoon

Posts recomendados

Postado

Estou com uma duvida apos ter colocado mais um HD(250GB) no meu PC (A64+Asus K8N-E Deluxe), dividi o novo HD em 4 partções porém o que gerou minha duvida e que este novo HD ficou reconhecido como tipo : Disco Dinamico enquento no meu HD antigo de 80GB fica como tipo : Disco básico. Este novo HD e somente para armzenameto de dados por isto não coloquei sistema operacional.Minha duvida e qual e o melhor tipo a ser usado para guardar dados (musicas , videos ,fotos) o tipo Disco básico ou Disco Dinamico . Caso seja melhor usar o novo HD como disco básico no lugar do Dinamico como proceder para trasformar o disco Dinamico em Disco básico. Outra coisa a razão para ter feito 4 partições ou volume e para no caso de problema numa partição somente formatr esta problematica preservando os dados das outrs 3 partições .Por isto e importante que o tipo do disco (básico ou Dinamico ) permita esta operação.

Segue abaixo copia do que o windows explica , porém não consegui chegar a uma conclusão de qual e o melhor tipo no meu caso .

"Tipos de armazenamento e estilos de partiçãoO Windows 2000 e Windows XP Professional oferecem dois tipos de armazenamento de disco: disco básico e disco dinâmico.

Discos básicos:

Um disco básico é um disco físico que contém partições primárias, partições estendidas ou unidades lógicas. Você pode executar as tarefas a seguir apenas em um disco básico:

Criar e excluir partições estendidas e primárias.

Criar e excluir unidades lógicas dentro de uma partição estendida.

Formatar uma partição e marcá-la como ativa.

Verificar as propriedades do disco, como capacidade, espaço livre disponível e status atual.

Exibir as propriedades do volume e da partição, como tamanho, atribuição da letra de unidade, rótulo, tipo e sistema de arquivos.

Atribuir letras de unidade a volumes ou partições, a dispositivos de armazenamento ópticos (por exemplo, um CD-ROM) e a unidades removíveis.

Estabelecer o compartilhamento de disco e o esquema de segurança para volumes e partições formatadas com o NTFS.

Converter um disco básico em dinâmico.

Para obter mais informações sobre como converter um disco básico em dinâmico, consulte Convertendo um disco básico em dinâmico.

Discos dinâmicos:

Os discos dinâmicos fornecem recursos que os discos básicos não oferecem, como a capacidade de criar volumes que se estendam por vários discos (volumes estendidos e distribuídos) e a capacidade de criar volumes tolerantes a falhas (volumes espelhados e RAID-5). Todos os volumes dos discos dinâmicos são conhecidos como volumes dinâmicos. Você pode executar as tarefas a seguir apenas em um disco dinâmico:

Criar e excluir volumes simples, estendidos, distribuídos, espelhados e RAID-5.

Estender um volume simples ou estendido.

Remover um espelho de um volume espelhado ou dividir o volume em dois.

Reparar volumes espelhados ou RAID-5.

Reativar um disco ausente ou off-line.

Verificar as propriedades do disco, como capacidade, espaço livre disponível e status atual.

Exibir as propriedades do volume e da partição, como tamanho, atribuição da letra de unidade, rótulo, tipo e sistema de arquivos.

Atribuir letras de unidade a volumes ou partições, a dispositivos de armazenamento ópticos (por exemplo, um CD-ROM) e a unidades removíveis.

Estabelecer o compartilhamento de disco e o esquema de segurança para volumes e partições formatadas com o NTFS.

Converter um disco dinâmico em básico.

Para obter mais informações sobre discos e volumes dinâmicos, consulte Discos e volumes dinâmicos.

Postado

No seu caso você deve usar o que o Windows chama de disco básico.

Você fez tudo certo pelo o que entendi.

Formatou e criou outras partições para seu HD.

Agora é só ir colocando os dados nele.

PS: só uma dica, planeje muito bem como você vai dividir o espaço desse seu HD, agora parece muito espaço e tal, mas com o tempo ele começa a ficar mais cheio e é mais difícil alterar as partições.

Digo isso porque quando comprei esse meu de 120GB e coloquei as partições de um jeito, agora para mudar vai me dar um trabalho danado pela quantidade de aquivos que eu tenho.

falou ai

• 5 meses depois...
Postado

já tive vários problemas com disco dinâmico.... as partições são "instáveis"..... as vezes o windows não reconhece quando tem que instalar em outro pc.... use partição básica!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...