Ir ao conteúdo

O que seria um fan?

henrique_ferrari

Posts recomendados

Postado

o fan são os coolers ou ventuinhas, que você adiciona no gabinete como ventuinhas auxiliares.

Os dissipador é aquela peça metalica que vai embaixo do cooler, como por exemplo o do processador e da placa de vídeo, que como oi proprio nome já diz ele dissipa ou seja ele esfria e espalha o vento do cooler.

Se você quiser trocar o cooler do seu processador você vai ter que trocar o dissipador pois ele é menor e você vai ter que por um maior no caso o 80mm o mais usado, mas eles nomalmente vem em box co fan/cooler+dissipador

falloow

Postado

Dissipador é aquela peça que tem varias aletas de alumino ou de cobre, é colocada em cima do processador e do chipsets das placas mãe de vídeo etc, sua funçao é absorver o calor gerado por eles, o fan que vem junto formando o cooler faz e ventilação dispersando esse calor. Se o cooler que voc quer substituir for o processador, voce só pode substituir por outro cooler observando as especificãçoes do mesmo, exixtem vários tipos de coolers, para várias aplicações. Explique melhor o que voce quer fazer.

Postado

Como os colegas já falaram o dissipador é aquele conjunto de aletas com uma base que vai em cima do processador, vga, chipset...

O fan do cooler existe porque o dissipador sozinho não consegue passar para o ar calor suficiente para resfriar eficientemente o processador ou outros. (mas nem todos os dissipadores possuem fans acoplados)

Então:

COOLER = DISSIPADOR + FAN

FAN = VENTILADOR = VENTOINHA

DISSIPADOR = ALETAS DE COBRE OU DE ALUMÍNIO PRESAS EM UMA BASE.

Entendeu?

Abraços

Postado

Fan é a parte do micro que fica torcendo pra ele esfriar.. podemos dizer que um micro com 4 ou 5 fans já é um fan clube.. hehehhe...

Sério agora, já foi explicado... pena que muita gente confunde.... chama fan de cooler de gabinete, mas não é... é só fan mesmo.

Só pra lembrar, nem todo cooler tem fan. Alguns são baseados no sistema "pipe", com aqueles caninhos passando pelo dissipador.

Postado

Ah eu sempre gravei assim:

Fan = ventilador

dissipador = peça de aluminio, cobre.... para dissipar o calor dos componentes

cooler = nome que pegou no Brasil para o conjunto fan+dissipador, mas tem muitas pessoas que tratam cooler como sendo fan, inclusive eu faço isso as vezes.

Mas uma coisa é certeza, quando falarem para você por exemplo:

"Pultz estou precisando de mais um cooler no meu gabinete"

Está se referindo a fan

Já outro caso

"Cara o cooler do meu processador está com problemas"

Ai já é o conjunto fan + dissipador :D

Postado

O fan é simplesmente o ventilador, podendo ser iluminado ou não.

O COOLER vem do inglês COOL(Fresco, frio), dai adicionando o ER (COOL+ER= COOLER), da uma ideia de "aquele q resfria". É a uniao do FAN(ventilador) + o dissipador(peça de metal) que tem como finalidade disperçar o calor com ajuda com vento gerado pelo FAN.

Ta compreendido?

Postado

Galera....valeu mesmo você me ajudaram muito!!!!!!!!!!! muito obrigado....porém acabo de ficar triste :cry: , pois não existe cooler iluminado de 60mm (pelo menos eu não achei, se alguem tiver um site onte vende por favor me avise)....

Até mais :palmas:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...