Ir ao conteúdo

Relacionamento em access

denymedeiros

Posts recomendados

Postado

Olá,

Olhando por cima e rapidamente, os erros estão nos IDs dentro da tabela equipamentos, eles devem ser ao contrário, o ID do equipamento deve estar dentro das outras tabelas.

Mas especifique melhor para o que que é este seu relacionamento, qual o objetivo dele, pois acho que dá pra melhora-lo.

falou T+ :D:D:D

Postado

Então você terá 5 tabelas principais:

Equipamentos

Departamentos

Peças

Periféricos

Remanejamentos

Onde:

Equipamentos <-possuem-> Peças

Equipamentos <-podem ter-> Periféricos

Equipamentos <-estão em-> Departamentos

Remanejamentos <-feitos-> Periféricos

Remanejamentos <-de-> Peças

Remanejamentos <-em-> Equipamentos

Basicamente é isso, e depois tem as outras tabelas:

PeçasEquips

PerifEquips

Onde:

Equipamentos <-PeçasEquips-> Peças (1 Equip pode ter N peças, mas, 1 peça só pode ser de 1 Equip)

Equipamentos <-PerifEquips-> Peças (1 Equip pode ter N perif, mas, 1 perif só pode ser de 1 Equip)

A principio acho que é só isso, tenta fazer e coloca o resultado aqui, a noite respondo.

T+ :D:D:D

• Membro VIP
Postado

Olá,

Bom, pelo que eu pude entender, me parece que a tabela "Equip_perif" não é necessária, acho que você poderia eliminá-la.

Então bastaria você adicionar um campo "id_periferico" na tabela "equipamentos", e então criar um relacionamento "um para muitos" entre a "perifericos.id_perifericos" e "equipamentos.id_periferico".

Analise novamente esta parte, acho que o ponto crítico está aí.

Postado

Clemente,

Se excluir a tabela PerifEquips, cada equipamento só poderá ter um Periférico, usando a tabela PerifEquips, você cadastrará nela, o código do equipamento e o código do periférico, possibilitando assim, que cada esquipamento possua diversos periféricos.

T+ :D:D:D

• Membro VIP
Postado
Se excluir a tabela PerifEquips, cada equipamento só poderá ter um Periférico, usando a tabela PerifEquips, você cadastrará nela, o código do equipamento e o código do periférico, possibilitando assim, que cada esquipamento possua diversos periféricos.

Vixi! É verdade, falei bobagem, esquece :D

:P

• Membro VIP
Postado

Agora eu estava reparando uma coisa: a tabela equipamentos é cadastro, não é?

Então acho que não deveria ter um campo id_movimentação em equipamentos, mas sim relacionar o campo equipamentos.id_equipamento com movimentacao.id_equipamento

Mas também parece que tem mais coisas erradas aí, entre a tabela movimentacao e a tabela motivo_saida

Ah, e quanto a questão dos periféricos, ficaria legal fazer assim:

1) Criar uma nova tabela, mas não para cadastrar os periféricos que vão em cada equipamento, e sim para cadastrar "perfis" (ou grupos) de periféricos, por exemplo:

tabela: "grupos_perifericos"

campos: "id_grupo" (chave primária), "id_periferico"

2) Criar um campo "id_grupo" na tabela "equipamentos" e relacionar com o campo "id_grupo" na tabela "grupos_perifericos".

3) Aí por exemplo pode-se cadastrar um grupo de periféricos:

- impressora

- webcam

- camera digital

e nomear por exemplo como "Grupo 1"

4) Então, supondo que vários equipamentos usem exatamente estes mesmos periféricos, basta ir no cadastro do equipamento e atribuir o "Grupo 1" ao equipamento, colocando o "grupos_perifericos.id_grupo" em "equipamentos.id_grupo".

Isso ajudaria a evitar muita redundância. Imagine só 50 equipamentos (ou mais) com exatamente os mesmos periféricos...

Aí poderia eliminar a tabela "equip_perif" :)

:joia:

• 2 semanas depois...
Postado

Como disse o Clemente, acredito que o erro está neste relacionamento (Equipamento com movimentação) experimente relacionar apenas equipamento com movimentação... retire o ID_MOVIMENTAÇÃO da tabela Equipamento e mantenha na tabela MOVIMENTAÇÃO o ID_EQUIPAMENTO... e para completar, atribua o relacionamento que, ao meu ver, deve ser 1 para N, um equipamento pode ter n movimentações uma movimentação deve ter um equipamento....

Na minha concepção, você deve estar pensando em criar um formulário Equipamentos com um subformulário Movimentação onde irá lançar as movimentações dos equipamentos, fazendo assim, irá funcionar... pelo menos, eu acredito que sim... :-)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...