Ir ao conteúdo

Variação na linha de 3,3V - É perigoso?

gamalazer

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Minha fonte Seventeam 500BKV parece estar dando mole!!!

o Asus Probe monitora as tensoes nas linhas principais e ha alguns dias esta me alertando que a de 3,3V esta oscilando mais que o normal (estipulado pelo programa) de 8%. A variação ocorre durante alguns segundos e depois volta ao normal.

Normalmente a de 3,3V tem ficado em 3,40V e quando o alerta dispara vai pra 3,56V !!!

Essa variação maior que os 8% que o Probe diz ser toleravel a maquina, é uma coisa que tenho que me preocupar?

O que é normal pra essa linha de tensão? Posso aumentar o programa pra disparar o alerta acima de 9% por exemplo? Ou isso estaria colocando em risco a minha maquina (assinatura).

Outra duvida: Pra que serve a tensão de 3,3V?

Fico na espera de alguma ajuda!!!

Postado

O aconselhável é que está tensão não varie mais que 5%.

Talvez a fonte esta indo pro brejo ou ela não esteja dando conta da configuração (Não calculei mais foi uma hipótese).

Pegue uma outra fonte emprestada e teste, se persisteir pode ser bug no "sensor" da placa mãe.

Abraços

Postado

Essa variação na linha de 3,3V pode ter sido a causa de um modulo de memoria RAM queimado?

Não sei. Acho que não mais como na informática tudo é possível ão afirmarei nada...

Epere comentário de outros...

Abraços

Postado

Olha a imagem do Asus Probe fazendo a leitura das voltagens da fonte:

AsusProbe2.jpg

Reparem na linhda de 3,3V - As ondas em vermelhos...sao variações acima de 8% em intervalos muito proximos. So duram 3 segundos. Nas demais linhas a variação não passa dos 5%.

Sera que devo confiar nessa leitura? Sera que a fonte esta falhando e isso pode ser um problema?

Postado

E aê!

não tenho certeza! Mas eu acho q essa de 3,3V é da Placa PCI-E!

Por acaso você ta usando alguma placa de video PCI-E ?

Se você tiver o AI Booster q é da ASUS você vai ver q o slot PCI-E a tensão dele é de 3,3V! Por isso me basei nessa ideia!

Ok?

Postado
E aê!

não tenho certeza! Mas eu acho q essa de 3,3V é da Placa PCI-E!

Por acaso você ta usando alguma placa de video PCI-E ?

Se você tiver o AI Booster q é da ASUS você vai ver q o slot PCI-E a tensão dele é de 3,3V! Por isso me basei nessa ideia!

Mas o que isso pode me ajudar? Minha placa de video e PCIexpress e ta alimentada pelo cabo adaptador que vem com ela (que você liga dois molex pra virar um PCIe). Sera que a variação que o Asus probe mostra é por causa desse adaptador?

inha fonte tem 2 cabos de PCIe, porém não compativeis com a minha VGA. E eles estão livres e presos ao gabinete. Sera que isso também pode estar contribuindo pra essa variação? Deixar cabo sem conectar preso ao gabinete pode causar alguma interferencia?

Troquei a versao do Asus Probe, e variação continuou acontecendo. Agora mostra ate do Vcore. Ou e a fonte ou os cabos/conexao. Amanha irei desplugar tudo e conectar novamente pra testar.

Se mais alguem tiver ideia do que pode esatr acontecendo. To aberto a sugestoes. já mandei um email pra loja pra sondar se posso usar minha garantia pra trocar a fonte. Se puder estarei trocando.

Postado

A alimentação de 3,3V é uma das mais críticas com certeza, pois é usada na alimentação do processador. Como é uma tensão muito baixa comparada com as demais, mesmo variações mínimas, da ordem de 0,1V já representam uma boa porcentagem do valor total da tensão. Isso não deve ser normal, uma vez que essa tensão deve permanecer estável, mesmo com valores diferentes de 3,3V. Verifique problemas em sua fonte. Espero ter ajudado, amigo! :-BEER

Postado

Você deve tomar cuidado ela ta variando muit mais que 5% e isso faz o micro superaquecer e ficar instavel além de colocar em risco seu equipamento que custa muito mais que uma fonte boa.

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!