Ir ao conteúdo

Fonte para som automotivo 13,2V 60A (pico200a)

rewrissom

Posts recomendados

Postado

Olá amigos , queria saber quais componentes eletrônicos se usa para fazer um fonte para som automotivo de 13,2V 60Amp (pico200a) , se tiver também o esquema para montagem melhor ainda , pois estou precisando de um fonte dessa , espero obter ajudas .abraços...

Postado

houhouhou!! Meu Deus, 65A? Bem, saiba que isso não vai ficar barato, principalmente o transformador!

O jeito mais fácil e barato de conseguir esse trafo é comprar uma máquina de solda de 70 ampéres, pode ser usada até, e utilizar retificadores de caminhão para retificar e um capacitor de 1 Farad para filtrar. A regulagem pode ser feita com um LM317 ligado às bases de uns 5 transistores TIP35C. Outra possibilidade é ir juntando fontes ATX de 500W em paralelo até dar a corrente, mas é necessário fazer uma pequena alteração dentro delas para elevar a tensão de 12V para cerca de 13,8V, que é o que você precisa! Paz à todos. :bandeira:

Postado

houhouhou!! Meu Deus, 65A? Bem, saiba que isso não vai ficar barato, principalmente o transformador!

O jeito mais fácil e barato de conseguir esse trafo é comprar uma máquina de solda de 70 ampéres, pode ser usada até, e utilizar retificadores de caminhão para retificar e um capacitor de 1 Farad para filtrar. A regulagem pode ser feita com um LM317 ligado às bases de uns 5 transistores TIP35C . Outra possibilidade é ir juntando fontes ATX de 500W em paralelo até dar a corrente, mas é necessário fazer uma pequena alteração dentro delas para elevar a tensão de 12V para cerca de 13,8V, que é o que você precisa! Paz à todos. :bandeira:

Cara!!! Que é isso!!!

Você já ouviu falar de fonte chaveada?

Fontes desse tipo utilizam uma topologia longe da antiga fonte linear que você conhece...

Por isso o trafo não precisa ser de máquina de solda, pesado, empoeirado, funcionando a 60Hz.

Funciona a 10KHz, 50KHz, depende do projeto. São pequenos e os capacitores também...

Transistor TIP... Já ouviu falar em MOSFETS?

Não existe possibilidade prática para se elevar a tensão de uma fonte chaveada de 12V para 13,8V assim "so easy"... Precisaria trocar o transformador (uma loucura), então fontes ATX estão fora de propósito.

Deixe o nosso amigo rewrisson montar uma fonte chaveada, deixa?

• Membro VIP
Postado

A fonte chaveada também não seria das mais baratas, calculo que o custo dessa fonte vá beirar os 800-900 reais em componentes, placas e dissipadores.

Uma bateria automotiva de 40Ah já daria conta do recado se tiver um Capacitor de 1Farad pra manter a tensão estabilziada na entrada do ampli nos picos de potencia, se o uso for mais extenso uma bateria de 150Ah de 350,00 reais é ainda mais interessante pois seria possivel extrair picos de 800 amperes sem grandes dificuldades, deixando-a pra carregar quando estiver fora de uso.

Postado

Compra umas 5 fontes de PC e coloque em paralelo. hehehe

Mas deixa eu dar uma dica, você precisa de uma fonte de 800W então, por que não desenhar um aplificador que trabalhe com uma tensão maior? Como 48VDC ou 100VDC?

Com 48VDC você precisaria de 17A.

Com 100VDC você precisaria de 8A.

• Membro VIP
Postado

Compra umas 5 fontes de PC e coloque em paralelo. hehehe

Mas deixa eu dar uma dica, você precisa de uma fonte de 800W então, por que não desenhar um aplificador que trabalhe com uma tensão maior? Como 48VDC ou 100VDC?

Com 48VDC você precisaria de 17A.

Com 100VDC você precisaria de 8A.

porque pelo o que entendi ele quer alimentar amplificadores automotivos que trabalham até 14.4 volts.se bem que ele podia ignorar a fonte do ampli e utilizar uma tensão mais alta com algumas mdificações.

Postado

Jack Tequila,

Você sabe ler!?!?!?! Leia a minha resposta COMPLETA antes de me responder assim!!!!!!!! Observe que dou opções, possibilidades, e mencionei as FONTES CHAVEADAS estão amadas, se é que voce viu lá. Preste atenção, gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É claro que existe como aumentar a fonte SO EASY para 13,8V, meu amigo Jack, é claro que exite, não fale do que não tem certeza! é so por tres diodos em serie com o terminal de referência do CI! parece q to conhecendo fonte chaveada mais que tu, colega...

Postado

porque pelo o que entendi ele quer alimentar amplificadores automotivos que trabalham até 14.4 volts.se bem que ele podia ignorar a fonte do ampli e utilizar uma tensão mais alta com algumas mdificações.

Olá,

Sim, é só ele fazer umas modificações nas fontes chaveadas de computadores e ligá-las em paralelo. Se cada fonte XingLing de 400W fornecem +- 200W reais, ele pode comprar umas 4 ou 5, modificá-las (para dar 13,8V ~ 15V) e ligá-las em paralelo.

A pesar de eu ainda gostar de fontes convencionais, pois eu acredito que são mais robustas, essas fontes de micro saem muito mais em conta, já que um trafo de 15V x 60A sairia +- uns R$150,00.

Postado

Eu sei que não foi isso que você perguntou, mas acho que fica mais fácil e barato comprar um amplificador para 110 ou 220 V e não usar amplificador para som automotivo. Se acha uns de 200+200 Rms por uns R$ 600,00 no ML.

Postado

Deniel,

Coloque os diodos na referência do CI de uma fonte chaveada, depois coloque um capacete, fique à distância. Ligue a fonte experimental criada...

Depois você me fala o que aconteceu.

• 11 meses depois...
Postado

Olá, Daniel!

Sou técnico em eletronica, mais ainda não entendo muito bem sobre fontes chaveadas!!!me daria seu msn para q você possa me explicar mais sobre aumentar a tensão da fonte chaveada de computador para 13.8v ?

Esse esquema de colocar tres diodos no terminal do ci de referencia?!!!

Um forte abraço! Tenho uma fonte chaveada robusta, mais estabilizada em 12v dc, gostaria de modifica-la para recarregar bateria de carro. Tbém acho q dar certo!!!

• 3 meses depois...
Postado

Olá Srs.

Tenho me dedicado à construção de fontes chaveadas com estabilização opto-acoplada e que servem tanto ao radioamadorismo, quanto manutenção de carga de baterias automotivas ou utilizada diretamente pelos equipamentos que necessitam 12V, 13,8V, etc.

Caso tenham interesse, posso montar alguma de acordo com a necessidade ou posso enviar-lhes esquemas e projetos para a montagem DIY.

Alguns de meus projetos os Srs. encontram aqui:

http://www.quebarato.com.br/classificados/fontes-estabilizadas-multi-__447981.html

Um abraço

Sandro/CHACALPOWERS

• 1 ano depois...
Postado

O jeito mais fácil e barato de conseguir esse trafo é comprar uma máquina de solda de 70 ampéres, pode ser usada até, e utilizar retificadores de caminhão para retificar e um capacitor de 1 Farad para filtrar. A regulagem pode ser feita com um LM317 ligado às bases de uns 5 transistores TIP35C. Se tiver interesse, lhe passo o esquema de montagem, meu e-mail é [email protected] . Outra possibilidade é ir juntando fontes ATX de 500W em paralelo até dar a corrente, mas é necessário fazer uma pequena alteração dentro delas para elevar a tensão de 12V para cerca de 13,8V, que é o que você precisa! Paz à todos. :bandeira:

Ola Daniel...

'

Fiquei muito entereçado na sua opinião de transformar um aparelho de solda em uma fonte utomotiva.

Tentei entrar em contato pelo se email mas não consegui :mad:..pode passar seu MSN.Ou me add:[email protected]

Obrigado.aguardo resposta:)

• Membro VIP
Postado
Ola Daniel...

'

Fiquei muito entereçado na sua opinião de transformar um aparelho de solda em uma fonte utomotiva.

Tentei entrar em contato pelo se email mas não consegui :mad:..pode passar seu MSN.Ou me add:[email protected]

Obrigado.aguardo resposta:)

Ei amigo, notaste que a última vez que o Daniel foi visto foi na data de 16/09/2006, 22:53 H, ou seja, daqui seis dias vai fazer 3 anos do sumiço do cidadão!!!

Pudera ele não te responder...

Postado

Como Daniel sumiu,alguem tem o esquema de como transformar um soldador em uma fonte de uns 12.0 a 14.4 volts....

Obrigado.aguardo resposta...

Postado

Olha eu tenho uma maquina de solda éla tem regulajem de 50A até 250A.Mas o problema é que éla larga 50v.eu precizava fazer cair esses 50v para 12.0v a 14.4v

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...