Ir ao conteúdo

Voltagem a mais detona memória?

Bajo

Posts recomendados

Postado

Caros colegas de fórum

Eu andei lendo sobre overclock e vi que o que mais detona um processador com over alto é o vcore aumentado.

Gostaria de saber se aumentando em 0,1V ou 0,2V o vdimm poderia causar diminuição da vida útil da minha memória?

Por exemplo: Eu aumentar a tensão original de 2,55V para 2,65V ou 2,75V

Minha memória é da Markvision utilizando chips Samsung TCCC.

Eu li no forum de overclock que essas minhas memos são boas para over, conseguindo latencias bem baixas em DDR400 ou com latências folgadas atingir DDR500. Também vi que elas apresentam ganho de desempenho até 2,9V, depois disso não mais.

No momento eu uso elas com vdimm original em DDR400 a 3-3-3-7 ou em DDR450 a 3-4-4-8. Eu não aperto mais o clock, nem latências, nem tensão com medo de danificar elas.

Resumindo: Eu forçando mais elas eu diminuiria sua vida útil?

Agradeço antecipadamente

Postado

Teoricamente sim, qualquer peça fabricada tem uma vida util baseada na sua configuração, logo alterando você com certeza estará "forçando" digamos assim seu funcionamento normal, pode ser bom a curto prazo. digamos que esses riscos as vezes também envolve "sorte". :bandeira:

Postado

Mas na prática isso funciona também?

Por exemplo, se eu rodar diariamente as minhas memórias em DDR400 com latências 3-3-3-7 com vdimm original, vou ficar sem elas mais cedo? (a original é 3-4-4-8)

E rodando diariamente em DDR450 com latência 3-4-4-7? (também com vdimm original)

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Bajo, acho que o que mais ferra mesmo é a tensão, latência eu nunca vi ninguém falar nada que detona.

Só falam assim: se aguentar pode deixar.

Bem, eu instalei dissipadores nas minhas memórias, foi por gosto mesmo.

Mas :priv: do jeito que eu sou se fosse fazer OC colocaria uma ventoinha sobre elas pra garantir uma boa temperatura.

• 3 meses depois...
Postado

Olá pessoal, minha memoria é uma samsung ddr 400mhz 256mb, quando montei minha maquina não mexi em nada na bios deixei ela do jeito que estava, só que com o passar do tempo reparei que as vezes ela desligava sozinha, tudo já foi testado, até que meu tecnico disse que era incompatibilidade de memoria, como ainda não pude comprar outra, o que fiz, a tensão da minha memoria era 2,6 a mais baixa que estava na bios, passei pra 2,7 e a maquina parou de desligar. Seria problema de tensão baixa? que fazia minha memo ficar instavel?

• Membro VIP
Postado

O aumento de tensão, como já falado pelo amigo, teoricamente irá diminuir o tempo de vida dele. O problema ai é saber quanto tempo isso diminui. Pode ser em 1 semana, como tambem nunca vê-las dando pau.

Mas valores pequenos como 2,6v não vi ao longo dos tempos causar problemas. Mas é claro que a garantia é o vdimm padrão, quem quiser aumenta-la é por conta e risco.

Sobre latencias mais baixas, isso não diminui o tempo de vida dele, apenas o torna mais propício a instabilidade, tendo em vista que esses timings padrão, foram colocados para garantir a plena estabilidade (pelo menos em teoria :) )

mantronix,

existe alguns casos em que há realmente necessidade de aumentar um pouquinho o vdimm. Pode ser por motivo da qualidade da memória mesmo (eu particularmente tive problemas com as primeiras memos da elixir DDR400, era batata), como também a própria placa-mãe, que não está alimentando corretamente a memória (outra palavra seria irregular)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!