Ir ao conteúdo

Como ligar e desligar aparelhos pelo PC

Facktor

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal!

Então, eu gostaria de uma ajuda, pra poder ligar e desligar uma lâmpada usando o PC, por exemplo.

Vocês poderiam me dar detalhes? Sou apenas um leigo no assunto.

Valeu!

Postado

1° > Você precisa criar um circuito de carga para interfaciar o computador e a sua lampada;

Seria um circuito simples, para usar com a porta paralela(é mais fácil), em que você usa um transistor para chavear com um relé;

2° > Crie um programa para fazer o trabalho... Ai vai da sua imaginação, tanto para escolher a linguagem, quanto como vai fazer para ligar a lampada.

3° > Muito cuidado e atenção quando for usar a porta paralela, há risco de você queimar a porta paralela.

Você encontra esses circuitos bem como programas muito fácil na net.

Postado

http://www.rogercom.com/pparalela/introducao.htm#ligando

acho que ai você encontra tudo que precisa =)

no site do clubedohardware também tem um tutorial, que foi o que eu usei..

e fiz um programa pra ligar meu ventilador e lampada do quarto, juntei com o circuito de controle remoto e agora controlo os dois por controle remoto XD

sai bem barato, o rele custou uns 1 e 80.. o resto é barato, no final num passa nem de 5 conto.

da pra você ligar sem o buffer (eu não achei pra vender) porém é mais arriscado. Ele ira proteger a paralela. Mais se você for doido igual eu faz sem aquele CI mesmo..

Postado

ei Gatodebotas roubasse a minha ideia né! :P

também fiz uma plaquinha e consegui colocar ela dentro da caixa da parede! também não encontrei o buffer (eu nem procurei) mais em qualquer loja especializada fica fácil de achar!

eu usei o controle da placa de captura e o programa girder

e esse teu controle???? tu fez?????

oia a foto!

post-20713-13884926172126_thumb.jpg

post-20713-13884926172557_thumb.jpg

Postado

Galera, VALEU!

Brigadão mesmo. :palmas:

Ahhhhhh, esqueci de perguntar, Gatodebotas. Qual foi o tutorial que você usou? Você se lmebra o nome?

Valeu!

Postado

uheahea não não.. digo o circuito do controle remoto é o receptor! desculpem, estava com sono quando escrevi hehe..

eu uso o IRassistant com o controle de um som velho..

Minha plaquinha ficou parecida heheh..

eu coloquei no painel do meu cpu um led e um botao, pra desligar o circuito e liga-lo.. por que quando o pc da a partida, a luz e o ventilador ficam doidos uheauhe..

ai eu deixo desligado e ligo quando precisar.. =)

atrás do cpu eu abri um buraco e pus um jack que saem 12v pra ligar o plug que vem do cabo e alimentar o rele.. utilizei um cabo de 4 vias que vão até o circuito dentro da tomada. 2 vão o positivo e negativo e 2 vão o sinal da paralela pra lampada e pro ventilador.. ficou tudo no esquema e bunitinho =)

Facktor, aqui tem o tutorial que eu usei:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1147

La pelas ultimas paginas que ensina a ligar e desligar as paradas pela paralela =)

Postado

você vai precisar usar um pouco de programação... mas isso não é problema...ehehe...

mas não se esqueça que para pode manipular eletrodomesticos, não pode usar direto no pc (obvio né....)

basta usar um relé q fica tudo joia.....

Qualquer duvida em programação(delphi) eu possu ajudar....

:-BEER

Postado

la no meu circuito da foto tem dois relês pra lâmpada e dois pro ventilador!

assim ele funciona como um interruptor daquele que coloca em escada um em cima e o outro embaixo. assim o circuito funciona tanto com o pc desligado como ligado! tanto faz ligar direto no interruptor na parede como no programa do pc!

até agora so programo em VB mesmo :P

precisando de ajuda... beleza

Postado

tipo, uma duvida.. o interruptor tem o botao pra ventar pra cima e pra baixo no mesmo botao de ligar e desliga.. ai tipo quando ligo pelo pc, ta pra ligar só pra baixo.. só que quando alguem bota o vento pra cima ai liga os dois ao mesmo tempo, o pra cima e pra baixo e o vent fica doido.. tem alguma maneira de desativar o pra cima quando o circuito tiver ligado pelo pc?

Postado

o meu eu deixei so ventilando pra baixo! (não vi muita graça pra cima) mais não é complicado! mais um relê (contato reversível) e ele desativa quando o pc tiver ligado!

Postado

ahh pode cre =) valeu

pra cima tem dia que é legal, tipo quando ta frio mais ta quente.. ai você bota pra cima e ele pega o frio da parede e areja o quarto..

uheauheauhea não sou bom de teorias mais ta valendo XD

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...