Ir ao conteúdo

Montar trafo pra amplificador valvulado

Donley

Posts recomendados

Postado

Preciso saber como montar um trafo pra um amp valvulado. O primario seria de 110v/5a e o secundario seria de 250v/50mA e 12v/1A. Tenho um núcleo de um trafo de no-break q tem as seguintes dimensões: 15x11,5x5,5cm O núcleo onde os fios são enrrolados tem: 4x11x5,5cm. Preciso saber se dá pra fazer nesse núcleo. Qualquer ajuda ou ideia é bem vinda.

valeu

post-69183-13884929257773_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Cara, melhor mandar enrolar, não só pela qualidade da mão de obra, mas até por segurança mesmo.

Já montei amplificadores valvulados, com trafos que elevavam a tensão pra mais de 600volts, e com uma corrente nada desprezivel...

Postado

aí, Donley. Você pode calcular pela fórmula: N = E X 10 elevado a oitava potência. Isso tudo dividido por 4,44 X F X B X SL

OBs. eu montei a fórmula matemática mas quando mandei visualizar o programa desmancha e, deixa tudo bagunçado, então eu deixei como está acima.

N = Espiras

E = Tensão do primário

F = frequência da rede (60 Hz)

B = Fluxo magnético em gaus

SL = secção líquida do ferro (área)

Com a fórmula Esp/V também da certo, para transformadores pequenos como esse. Constante de 37/SL

Você disse que as medidas "internas" do carretel da bobina tem: 4 X 11 X 5,5. Um detalhe: A gente precisa da medida da área do topo do empilhamento das lâminas de ferro. Praticamente a medida interna do carretel (área), pelo que eu entendi: 4 X 5,5 cm. Isso vai dar: 2 (Vinte e dois centímetros quadrados)

22cm

2

Menos 10% de perdas = 20cm (ao quadrado = 400W de potência do ferro)

Para 110V e 5A você vai precisar do fio16 AWG

Para 250V e 50 mA = fio 36 AWG

Para 12V e 1A = fio 22 AWG

No site Feira de ciências - O imperdível, tinha uma aula de transformador, eletromagnetismo.

Boa sorte. :bandeira:

Postado

É melhor mandar enrolar. Além da trabalheira que dá, se o trafo não for bem enrolado, ele vai virar uma fonte de ruído.

• 4 semanas depois...
Postado

Esse link é de um forum . não se enganou ?

Não me enganei não. Dentro do fórum tem uma area de downloads.

Segue duas imagens do programa.

post-108167-13884932033447_thumb.jpg

post-108167-13884932033875_thumb.jpg

Postado

Você não é obrigado a se registrar. O programa está e os outros arquivos estão lá para quem quiser...Ninguém é obrigado a nada. Apenas vi o tópico sobre calculo de transformadores e passei o link. Nem fui eu quem abriu o tópico. O engraçado é que para poder responder ao tópico e passar o link... eu tive que me registrar.

Tentei ajudar.

Abraços.

Macs.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...