Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um ACER Aspire 5612. Quando eu uso por algum tempo meu notebook (ligando ele na tomada) a fonte de alimentação externa dele começa a fazer um zunido dentro dela. Por sua vez este barulho gera interferência no teclado e no mouse USBs que uso.

O que sera esse barulho? Isso vem me atrapalhando muito, pois sempre que ele inicia sou obrigado a desligar o notebook e esperar algum tempo ou tira-lo da tomada e deixa-lo somente na bateria.

Isso poderia ser gerado pela rede elétrica?

Outra coisa, não ligo o terra da minha fonte.

Faz um mês que comprei meu notebook (no nosso querido Paraguai...).

FONTE:

DELTA ELECTRONICS, INC

MODEL: ADP-90SB BB

INPUT: 100-240V (1,5A)

OUTPUT: 19V (4,74A)

S/N: VMW0617093080

Postado

mcmaccarini, em 90% dos casos de zumbido de abelha em um transformador (a Fonte que você citou não é nada mais e nada menos que um transformador de potência) são provocados por afrouxamento nos parafusos que prendem a carcaça dele. Os transformadores possuem um núcleo de ferro (ou ferrite) em torno do qual vai o enrolamento dos cabos de tensão, que formam o conjunto. Mas esse núcleo de ferro não é sólido. São centenas de placas finas, juntadas umas às outras e formando um bloco. Isso, esse bloco, tem de estar bem compacto para que não haja vibração na passagem da corrente. Se um parafuso que seja, estiver mal apertado, já vai causar zumbido!

Solução: aperte bem todos os parafusos que prendem as plaquinhas de ferrite do núcleo!

B)

Postado

Hummmm, não tinha pensado nessa possibilidade do trafo na fonte chaveada...

Mas... sera poderia ser tb alguma solda fria, já o barulho só começa apos um certo tempo de uso com o aquecimento da fonte?

Ou sera q existe algum tipo de fonte chaveada q exija o tarra para o seu bom funcionamento?

Vixi cara esse problema vem me dando muita dor de cabeça

Postado

Veja bem, meu caro mcmaccarini, porque "já o barulho só começa apos um certo tempo de uso com o aquecimento da fonte"... Depois de um certo tempo, com o calor gerado pela passagem da corrente, as chapas do núcleo se dilatam e mais se afastam... zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz....

Quanto ao Terra: "Outra coisa, não ligo o terra da minha fonte"... Será bom ligar, sim! Quem projetou essa Fonte não iria colocar um Terra só para enfeite! É para ser usado!...

B)

• 10 anos depois...
Postado
Spoiler

O carregador do meu notebook acer, é da NewLink, ele tinha dado fogo e queimado a peça, levei pra consertar, depois de 2 dias começou a fazer um barulho de zumbido, mandei de novo pro conserto e o cara não resolveu o problema, toda vez que conecto o cabo no notebook, ele faz o zumbido, mas só quando ta carregando o notebook, minha fonte ta esquentando muito

Postado

O meu também está apresentando um zumbido somente ao carregar. Com a bateria fora do notebook ou com ela conectada ao notebook com 100% de carga não é apresentado o barulho.

No meu caso a bateria já deu o que tinha que dar, aguenta apenas uns 5-10 min.

Não sei se trocando a bateria esse zumbido já desaparece ou o carregador está com defeito também.

Eu criei um tópico no fórum de Fontes e energia, vamos ver o que respondem.

Postado
Em 02/01/2017 às 23:15, Henrique Marques18 disse:
  Mostrar conteúdo oculto

O carregador do meu notebook acer, é da NewLink, ele tinha dado fogo e queimado a peça, levei pra consertar, depois de 2 dias começou a fazer um barulho de zumbido, mandei de novo pro conserto e o cara não resolveu o problema, toda vez que conecto o cabo no notebook, ele faz o zumbido, mas só quando ta carregando o notebook, minha fonte ta esquentando muito

Sua fonte tem algum defeito ainda, porque do contrário, não emitiria um ruído audível desta forma.

O ruído geralmente aumenta em função do consumo de energia/ quanto maior consumo, mais ruído ela vai fazer.

Possivelmente o Chopper, uma espécie de transformador, está gerando esse ruído. Esse transformador trabalha em conjunto com um Mosfet que uma vez chaveado, faz por ele circular uma tensão que logo em seguida é passada para o secundário por indução. O chaveamento(LIGA/DESLIGA o fet) que disse acima não ocorre de qualquer jeito, ele precisa trabalhar numa frequência. Quando esta frequência fica instável, o chopper emite um ruído mais alto do que o comum.

Parece complicado, mas isso é apenas um resumo de resumo do que acontece internamente na sua fonte. Recomendo que leve sua fonte para seu técnico olhar novamente. Acredito que agora ele vai aplicar uma carga na saída da sua fonte e monitorar a tensão de saída, o aquecimento do MOSFET, e ruído do Chopper.

adicionado 7 minutos depois
10 horas atrás, crazuski disse:

O meu também está apresentando um zumbido somente ao carregar. Com a bateria fora do notebook ou com ela conectada ao notebook com 100% de carga não é apresentado o barulho.

No meu caso a bateria já deu o que tinha que dar, aguenta apenas uns 5-10 min.

Não sei se trocando a bateria esse zumbido já desaparece ou o carregador está com defeito também.

Eu criei um tópico no fórum de Fontes e energia, vamos ver o que respondem.

Boa noite. Cada caso é um caso. No seu caso, você precisa substituir sua bateria primeiro.

O ruído na sua fonte pode ser normal, NÃO É CERTO, mas normal porque sua bateria está drenando uma corrente bem acima do normal. Sua fonte é estabilizada e precisa equilibrar uma carga/ más essa carga, sua bateria e Notebook estão criando uma condição de instabilidade que provoca um funcionamento anormal na fonte.

Neste caso, é melhor usar seu notebook sem a bateria. Faça esse teste e observe se a fonte aquece menos.

Boa sorte e abraços.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...