Ir ao conteúdo

oq é cpu diodo?

Pupe

Posts recomendados

Postado

aí galera.. o que é cpu diodo???

pois aqui no home everest .. aparecem 2 temps... cpu e cpu diodo!!

qual a diferenca entre as duas?? e porque um é mais kente q outro??

valeu aí

post-104047-1388493425795_thumb.jpg

Postado

É o sensor interno do processador, a outra cpu temp é a do sensor do socket. O diodo é a que devemos prestar mais atenção.

Acho que os SKT A não tem sensor no cpu.

No meu 939 Também mostra isso devem ser dos reguladores de tensão da Placa Mãe.

Postado

Esses programas são muito problemáticos, não da pra confiar 100%. O everest e o MBM5 mostram temp do diodo, que parece estar certa, no meu socket A. Vai saber. Mas que "CPU diodo" é o sensor de temp interno do CPU eu tenho certeza.

Postado

Galera,

É assim: toda placa-mãe tem apenas dois sensores, um colocado nas pontes do chipset, de modo a medir a temperatura dela, e outro no centro do soquete de interface do processador, que faz a leitura da temperatura externa do componente. O CPU diodo é um recurso do processador, não da placa-mãe. É ele, por exemplo, que desativa alguns processadores mais recentes quando estes se superaquecem.

Algumas placas permitem a leitura deste dado, mas não são todas. A temperatura que é usada como referência nos tópicos do forum, é a EXTERNA, ou seja, a da placa-mãe, que, esta sim, não deve passar muito dos 60º, 65º. A temperatura do DIODO é SEMPRE bem mais alta, já que é uma informação gerada no núcleo de processamento dentro do chip de silício. É por isso que não adianta trocar cooler, pasta térmica ou dissipador.

Em geral, as temperaturas devem ficar entre 35º e 65º para Processadores, 29º e 40º para a placa-mãe (esta sim deve ser no máximo 10º superiores ao ambiente) e do diodo 50 a 80º.

Seu micro está meio esquentadinho, com 75º, mas os processadores antigos costumavam esquentar mais mesmo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...