Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

gostaria de um cálculo prático para achar o resistor de base de um transistor

Obrigado!!! :-BEER

Depende, qual a aplicação você quer dar ao transistor?

Se for para simplesmente funcionar como chave/relé, basta você calcular qual será a acorrente de carga do transistor e calcular o resistor de base pelo ganho dele.

Por exemplo, você quer que um transístor de hfe = 100 acenda uma lâmpada de 10W em 12V.

A lâmpada está ligada em série com o coletor do transistor. O mesmo está com o emissor aterrado.

Primeiro vamos calcular a corrente da lâmpada:

P = U.i

10W = 12V.i

i =~ 0,84A.

Então a lâmpada necessita de 0,84A para ser ligada em potência máxima.

Bom, o transístor tem o ganho = 100. Então:

Ib = Ic/hfe

Ib = 0,84/100

Ib = 0,0084A

Necessitaremos de uma corrente de 0,0084A na base para que o coletor conduza 0,84A.

Supondo que a tensão da base é de 12V:

U = R.i

12V = R.0,0084A

R =~ 1440 ohms.

Você pode calcular com a queda de tensão entre a base e o emissor (0,6V), mas eu acho que para 12V pode ser desprezada.

• Curtir 4
Postado

Na prática, não é melhor colocar um de 300 Ohms? Assim vai bastante corrente pro transistor ativar qualquer coisa, já que o circuito só drena o que ele precisa!

Postado

Na prática, não é melhor colocar um de 300 Ohms? Assim vai bastante corrente pro transistor ativar qualquer coisa, já que o circuito só drena o que ele precisa!

Bom, é e não é.

Vamos tomar o exemplo que eu citei acima:

Se você colocar um resistor de base = 300 Ohms, você vai consumir 5x mais corrente de base. O que não é interessante, pois você vai gerar aquecimento e vai desperdiçar energia a toa.

Outro exemplo:

Além disso, com um resistor de 300 Ohms, você não limita a corrente do coletor para tal aplicação desejada, além de poder queimar o transistor com uma corrente excessiva, pode queimar a carga.

Supondo que você use um BC548 que tem um ganho médio de 300. O BC548 conduz no máximo 500mA, então se você liga ele em 12V a resistência mínima (estourando) que você poderá colocar é de 7200 ohms.

Se você colocar uma resistência menor do que isso, dependendo do tipo da carga, o transístor queimará.

Então é sempre bom você fazer o cálculo, pois evitará desperdícios e dores de cabeça, visto que é um cálculo simples, que você não demora nem 3 minutos para fazer.

O risco não compensa.

Postado

Obrigado rsfjr!! Mas gostaria de saber qual ganho devo utilizar o fT ou hFE (encontrados no datasheet), estes ganhos correspondem aos também chamados alfa e beta?

Postado

Olá.

Você só vai utilizar o beta, que é o hfe.

O alfa é o ganho de tensão e não é muito utilizado.

ft é a freqüência de transição do transístor. Por exemplo, um transístor com ft = 10 MHz foi otimizado para trabalhar em freqüências menores que 10 MHz. Se ele for submetido à freqüências de chaveamento maiores que 10 MHz o ganho de corrente cai drásticamente ou o transístor simplesmente não funciona.

• 1 ano depois...
Postado

rsfjr, poderia me ajudar? Eu estou usando um BC548 para acionar um rele de 12V, mas vou usar 5V para a base do transistor. Poderia me explciar o calculo do resistor para este caso? E como calculo a corrente drenada?

Obrigado.

Postado

Em algumas situações é melhor colocar uma resistencia um pouco menor da calculada pois o ganho varia com a temperatura e de componente para componente....

No caso do amigo acima com um resistor de 1k a corrente da base será de 4,3 mA e, se trabalhar com transistor da família BC, considere um ganho mínimo de 50, assim a máxima corrente entre coletor e emissor será de 215 mA. Caso o relé seja de corrente menor do q este valor pode utilizar este circuito pois a bobina do relé é uma resistencia q limitará a corrente entre coletor e emissor no valor que está no invólucro do relé.... lembre-se de colocar um diodo comum em paralelo com a bobina do relé e inversamente polarizado com a fonte para a proteção do transistor

• 10 meses depois...
Postado

com esse exemplo da família BC e o relé. o amigo felipe Santiz deixou bem claro no entendimento. para aqueles que estão iniciando só faltou a fôrmula. é bom lembrar que não se deve polarizar a base com uma corrente que leve a saturação profunda. porque em circuitos críticos prejudica o circuito na demora do desligamento.

Postado

Ola amigos,

Vou entrar nesse topico pois me intereçou muito

Como calculo os resistores de base de um transisto Para frequencias entre 70 e 200 MHz

Transistos usados normalmente , BF494 , 2N2222 , 2N2218 , 2N3866 , 2N3553 , 2N4427

E POR AI VAI

Um Abraço

Pablo.

• 9 meses depois...
Postado

opa galera, td bom??

galera, eu sou novo, criei a conta há mais de 1 ano mas só usei o fórum uma vez, então me desculpem se estou violando alguma regra.

eu ja vi aqui que esse topico é antigo e pode haver punição se eu nao acrescentar algo útil.

acredito que essa minha duvida (que pode ser a de outros) é algo útil.

eu não encontrei outro tópico mais próximo da minha dúvida do que este, então aí vai:

eu estou estudando transistores e sei que existe uma fórmula para calcular a corrente de base (Ib=Ic/hfe).

vejam a minha dúvida:

eu sei que Ic é a corrente necessaria para "ativar" a minha carga no circuito.

eu vejo que muitas explicações aqui pelo fórum dizem "um transistor de hfe=100" (por exemplo), mas quando vou procurar um transistor adequado, eu descubro que eles nao possuem um hfe fixo, e sim uma certa faixa de hfe (exemplo: hfe de 50 a 300).

sem saber qual é o hfe exato do meu transistor, eu nao faço ideia de como calcular a corrente de base, levando em conta que eu nao sei nem hfe e nem Ib. ou seja, tenho duas incógnitas em uma só equação.

ex:

Ic = 2A

hfe = 50 a 300

Ib = ?

se eu calcular a Ib levando em conta que o transistor apresente um ganho de 100:

Ib=2/100

Ib=0.02->20mA

ótimo, conseguimos definir a corrente de base, mas o que aconteceria se o ganho se apresentasse como 200 ao invés de 100? (ambos estão na faixa de ganho do transistor mencionado)

eu calculei pensando que o hfe seria 100 e então aplico 20mA na base:

Ib=Ic/hfe

0.02=Ic/200

0.02.200=Ic

Ic=4A -> a corrente é duas vezes maior do que a corrente que eu preciso, resultando numa carga queimada.

espero que tenham entendido a minha dúvida.

desculpem se não fui muito claro, não sou bom com as palavras.

• 2 meses depois...
Postado

Olá à todos,

Tipo, se eu quiser fazer esse circuito da lâmpada citado no primeiro tópico, como eu faria para descobrir a tensão que eu teria que aplicar no emissor?

Porque, corrente base = 0.00084A/ Corrente necessitada pela lâmpada = 0.870 A. Então, a corrente de 0.870A não vai sugir do nada a partir de 0.00084A, por isso preiso saber quanto de corrente eu devo aplicar no emissor.

T+

Postado

Cara, botar bipolar em AC é furada.

Não li o tópico por completo, mas tem varias coisas ai bem confundidas. Resistor de base de 330R? Só se a tensão sobre ele for extremamente baixa mesmo. E primeiro é preciso saber a aplicação para depois dimencionar e escolher a estrutura mais adequada.

• Curtir 1
  • 8 anos depois...
Postado
Em 24/12/2006 às 00:18, rsfjr disse:

Depende, qual a aplicação você quer dar ao transistor?

Se for para simplesmente funcionar como chave/relé, basta você calcular qual será a acorrente de carga do transistor e calcular o resistor de base pelo ganho dele.

Por exemplo, você quer que um transístor de hfe = 100 acenda uma lâmpada de 10W em 12V.

A lâmpada está ligada em série com o coletor do transistor. O mesmo está com o emissor aterrado.

Primeiro vamos calcular a corrente da lâmpada:

P = U.i

10W = 12V.i

i =~ 0,84A.

Então a lâmpada necessita de 0,84A para ser ligada em potência máxima.

Bom, o transístor tem o ganho = 100. Então:

Ib = Ic/hfe

Ib = 0,84/100

Ib = 0,0084A

Necessitaremos de uma corrente de 0,0084A na base para que o coletor conduza 0,84A.

Supondo que a tensão da base é de 12V:

U = R.i

12V = R.0,0084A

R =~ 1440 ohms.

Você pode calcular com a queda de tensão entre a base e o emissor (0,6V), mas eu acho que para 12V pode ser desprezada.

Bom dia... a formula serve tanto pra pnp como npn?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!