Ir ao conteúdo

Voltagem de memorias

niloleite

Posts recomendados

Postado

Olá galera,

Dei uma pesquisada mas não achei nada que pudesse esclarecer minha duvida.

Seguinte:

Estou pra fazer um up para AM2 e pretendo comprar uma placa mãe ASUS M2N-E.

Resolvi comprar as memorias nos EUA porque conseguiria comprar mais barato e tudo mais (minha mãe mora lá....)

Estava pensando em comprar umas CORSAIR XMS2(2 x 1GB), mas um amigo meu me disse que por elas trabalharem com altas voltagens (2.1v) elas não são compatíveis com esta placa mãe.

A pergunta é: Isto procede? Existem limitações quanto à memórias dependendo da tensão?

Procurei no site da ASUS e não encontrei nenhuma informação à respeito de tensão de memórias...

Link do site onde pretendo comprar as memórias: http://www.newegg.com/Product/Product.asp?...N82E16820145034

Se realmente existe essa limitação, quais placas mãe sokete AM2 trabalham com memórias com altas voltagens???

Se o processador influenciar nisto, vai ser o Atlhon 64 4200 X2. XD

Desde já agradeço.

OBS.: Tentei postar antes mas parece que deu pau no post...

Postado

Amigo, eu tenho esta placa! Ela é muito boa! Para você poder escolher as memórias (e isto serve para toda placa mãe, é necessário avaliar: frequência, tipo de slot, chips e temperatura na relação placa-mãe e módulos de memória)! Os módulos de memória podem ter até característica que alguma placa mãe não ofereça, mas isto vai

interferir na produtividade dos dados, ou seja, no desempenho! Como os módulos podem ser superiores às características de um placa mãe, resulta que você pode ter um aproveitamento de 100% da placa mãe, mas não alcance esta porcentagem nos módulos ou vice versa!

Para escolher os módulos de memória para a M2N-E, basta avaliar os limites máximos e mínimos que os módulos oferecem. No setup, há varías opções de indicação automática "auto" que já padronizam as características dos módulos com as da placa mãe! Assim você mesmo pode escolher as memórias que quer colocar no PC, bem como modificar suas configurações! Se quiser avaliar alguns vendedores recomendados pela ASUS é muito fácil! Siga os passos:

1 - Entre em:

http://pt.asus.com/index.aspx

2 - No "buscador do site" (está à esquerda da página) digite M2N-E (deixe a guia "produtos" como opção escolhida).

3 - Agora, em cima da "imagem da placa mãe" há um "barra de itens", clique em "especificações".

4 - Do lado esquerdo, na página que surge, clique em "QVL download"! Pronto, a lista de parceiros fabricantes de módulos de memória aparece!

Saiba algo importante: estes módulos são apenas "alguns" (os que a Asus recomenda pois há uma parceria entre os fabricantes apresentados e a empresa mencionada) e não fabricantes exclusivos!

Sobre a temperatura é muito fácil: o limite mínimo do módulo de memória, nunca poderá ultrapassar o limite máximo de temperatura oferecido pela placa mãe! Se isto ocorrer, não há compatibilidade entre eles! (Isto vale para todos os quesitos na relação módulo de memória e placa). O limite mínimo de um nunca poderá passar o limite máximo do outro, pois isto caracteriza a tecnologia de uma ou mais geração à frente!

Se quiser saber de compatibilidade de mais módulos, basta seguir o procedimento que lhe recomendei anteriormente, tendo o manual da placa mãe em mãos.

Quanto às perguntas: o processador é compatível (não se esqueça de identificar um "AMD AM2 940 pins" e não "AMD 940 pins", para não levar gato por lebre). A outra pergunta já foi repondida pelo consumidor:

"Pros: AM2 motherboards are said to be picky about memory; This one works fine with my ASUS M2N-E. I even achieve the 4-4-4-12 timing with only 1.9V rock solid." O problema (e o perigo também) é o de configurar errado, via opção manual no setup!!! (Cuidado com isto aqui)!

Tem um macete para memórias de alta temperatura: basta realizar a equivalência no setup da placa mãe! É a regra: o mínimo de um nunca pode ultrapassar o máximo de outro.

Feliz ano novo!!!

Postado

###### me amarrei nesse topico tinha que ser destaque...

porém como saberei a tensão da memoria se eu comprar vamos dizer assim no mercado livre já q la não informam as voltagens...

e tb não entendo esse negocio de ("I even achieve the 4-4-4-12 timing with only 1.9V rock solid.")

o que seria esses 4.4.4.12??

tambem outra duvida... tipo... no manual da placa mãe (to montando uma Asus M2NPV-VM) tem a lista de memorias e na lista tem aquelas 3 bolinhas que falam sobre compatibilidade... mas tb não entendo....

e + uma perguta... to com um sempron64 pra essa placa o 3000+

fala q ele so aceita memorias com freqüência até 667mhz é verdade isso? sendo que o fsb dele é de 1600mhz...

vi todos os amds... até os amd64 3800+ so aceita 667mhz por isso queria saber se é verdade... valeu galera

Postado

Apesar de na documentação da placa mãe não constar as voltagens compatíveis, observei que todas as memorias recomendas pela Asus no manual são de 1.8v. Sendo assim, pegarei 2 x1 gb ddr 667 @ 1.8v.

Link da memorias escolhidas: http://www.newegg.com/Product/Product.asp?...N82E16820220095

Valeu e obrigado pela ajuda

See you

Hello, friend! Bem, sobre a documentação da placa mãe há dois manuais: o básico e o extenso. Na página 4-20 (chapter 4: BIOS setup, do modelo "E2723") há a indicação da tensão: [Auto] [1,80 V] [1,85] [1,90 V] ~ [1,95 V]. Apesar de existirem módulos com freqüência 800 MHZ e tensão acima do limite máximo, pode-se utilizar o limite mínimo da memória, sem grande comprometimento para overclock, pois mesmo na opção automática para este recurso (overclock) se tem a possibilidade de um incremento de 10% de poder puro de processamento (cpu) e transimissão de velocidade nos módulos das mesmas (caso seja utilizada mais de um pente) em relação à saída da freqüência da placa mãe (o que é muito bom!). A opção auto regula os impulsos para que não haja instabilidade na leitura dos dados.

###### me amarrei nesse topico tinha que ser destaque...

porém como saberei a tensão da memoria se eu comprar vamos dizer assim no mercado livre já q la não informam as voltagens...

e tb não entendo esse negocio de ("I even achieve the 4-4-4-12 timing with only 1.9V rock solid.")

o que seria esses 4.4.4.12??

tambem outra duvida... tipo... no manual da placa mãe (to montando uma Asus M2NPV-VM) tem a lista de memorias e na lista tem aquelas 3 bolinhas que falam sobre compatibilidade... mas tb não entendo....

e + uma perguta... to com um sempron64 pra essa placa o 3000+

fala q ele so aceita memorias com freqüência até 667mhz é verdade isso? sendo que o fsb dele é de 1600mhz...

vi todos os amds... até os amd64 3800+ so aceita 667mhz por isso queria saber se é verdade... valeu galera

Respondendo:

1 - A tensão das memórias é informada pelo fabricante. As voltagens das memórias aceitas pelo fabricante (no caso da placa mãe) podem ser visualisadas no setup ou encontradas já no manual físico que acompanha o equipamento original. (Dica: sempre se pode recorrer ao Google, a fóruns e aos manuais virtuais da Web para melhor identicação do perfil geral das mesmas).

2- 4.4.4.12: trata-se do conjunto de latências que os módulos podem oferecer na transmissão de dados na relação com o processador. (Quanto maiores os índices, maior o tempo de trabalho de cada memória).

3 - Sobre as "bolinhas":

se você se refere à pàgina, o conjunto de bolinhas mostra a avaliação dada por cada consumidor (a nota varia de 1 até 5). No início da página permance a média do total na avaliação de todos os consumidores que se propuseram a avaliar o produto no site de vendas.

Se você se refere ao manual, as bolinhas significam três indicadores diferentes:

1 - Single: apenas um módulo de memória funcionado por vez, antes do refrescamento dos dados.

2 - One dual channel: dois módulos funcionando por vez, antes do refrescamento dos dados.

3 - Double dual channel: dois grupos de dois módulos funcionando por vez, antes do refrescamento dos dados.

Em outras palavras: é uma referência à utilização correta dos slots e transferências de bandas de informação simultaneamente (ou não no caso do recurso single).

4 - Os Sempron são processadores muito fracos, tanto no quesito "pure power" (puro poder de processamento) como também na quantidade de cache. Adquira a linha Sempron apenas se o bolso estiver apertando mesmo! Complementado: não é verdade que os processadores "somente funcionam com estas memórias". A questão é a seguinte: se alguma máquina usar uma memória ou conjunto de memórias com a freqüência muito alta, precisará de mais pulsos por clock, o que resultará na necessidade de utilização de processadores mais poderosos! Não é recomendável usar freqüência muito alta (de memórias) com cpus mais modestos, pois o tempo da latência prejudica a transmissão dos dados! Os valores mostrados nos indicativos das memórias são índices de relação para bom funcionamento com os processadores, cuja finalidade é a de aduzir ao limite máximo da freqüência dos mesmos módulos. Não compre memórias e processadores "demasiadamente desproporcionais", pois apesar de funcionarem, funcionam mal!

Espero ter sido útil.

Postado

Hello, friend! Bem, sobre a documentação da placa mãe há dois manuais: o básico e o extenso. Na página 4-20 (chapter 4: BIOS setup, do modelo "E2723") há a indicação da tensão: [Auto] [1,80 V] [1,85] [1,90 V] ~ [1,95 V]. Apesar de existirem módulos com freqüência 800 MHZ e tensão acima do limite máximo, pode-se utilizar o limite mínimo da memória, sem grande comprometimento para overclock, pois mesmo na opção automática para este recurso (overclock) se tem a possibilidade de um incremento de 10% de poder puro de processamento (cpu) e transimissão de velocidade nos módulos das mesmas (caso seja utilizada mais de um pente) em relação à saída da freqüência da placa mãe (o que é muito bom!). A opção auto regula os impulsos para que não haja instabilidade na leitura dos dados.

Bem AceyPC, agora ficou uma duvida. Vamos supor que eu compre uma placa mãe com estas opções de ajuste na bios: Auto] [1,80 V] [1,85] [1,90 V] ~ [1,95 V] e que eu compre dois modulos de memoria DDR2 800 que trabalham a 2.1V e eu coloque a configuração para Auto. Em que isso acarretará? A placa mãe fornecerá para as memórias a maior tensão possível, no caso 1,95 V?? E se eu configurar para 1,95 com as memórias sendo 2,1 o que acontecerá? um downclock? tipo elas serão acessadas com um clock menor?

falou

Postado

Bem AceyPC, agora ficou uma dúvida. Vamos supor que eu compre uma placa mãe com estas opções de ajuste na bios: Auto] [1,80 V] [1,85] [1,90 V] ~ [1,95 V] e que eu compre dois modulos de memoria DDR2 800 que trabalham a 2.1V e eu coloque a configuração para Auto. Em que isso acarretará? A placa mãe fornecerá para as memórias a maior tensão possível, no caso 1,95 V?? E se eu configurar para 1,95 com as memórias sendo 2,1 o que acontecerá? um downclock? tipo elas serão acessadas com um clock menor?

Depende da placa-mãe: algumas já estão "preparadas" para utilizar o desempenho máximo do "conjunto do equipamento". A opção "auto" na M2N-e serve para oferecer o máximo de desempenho com o máximo de estabilidade sincronizadamente, evitando contradições provocadas pelo usuário a partir do setup ou a partir de programas (os chamados "tweaks"). Por exemplo: você quer aumentar a freqüência da memória, sem precisar mudar "manualmente" os pulsos por clock dos chips da mesma: basta então escolher a opção "auto". Isto serve também para tensão! Já vi um caso de uma memória 2.1V funcionar a [1,90 V] (como opção manual). Mas isto é possível apenas se o fabricante dispor esta opção para a memória! Porém podem acontecer vários problemas: telas de programas que deveriam aparecer não aparecem, resets não solicitados e dependendo do caso, até danos físicos à peças do computador por "incompatibilidade de tensão"!

A opção auto não faz o overclock sozinha! Existem vários tipos de "over" automáticos! Se você escolher a opção [Auto] na tensão, e depois escolher um tipo de overclock também automático, a tensão pode mudar (mas depende das opções dos módulos)!

Adquira uma memória "compatível" com a tensão que a placa pode oferecer, pois de um jeito ou de outro você compromete as opções da mesma! Tem boas memórias de 800 MHZ com temperaturas menores!!!

Basta verificar o chip e as outras características com o fabricante no site de cada um...!

Postado

Valeu gente boa. Tenha certeza de que estas informações foram e serão bastante úteis. :bye:

Pode ter certeza que foram úteis para muitas pessoas

Eu quero comprar uma memória igual a que foi citada primeiro no tópico, a memoria e a Dominator e também iria comprar a placa m2n-e, agora já mudei de opinião vou procurar outra placa mãe por que eu gostei dessa memoria não queria pegar outra

Acho que vou comprar a placa Abit ab9 baixei o manuela no site e la tem uma parte que fala “ddr2 voltage reading 1.80v high limit 2.15v low limit 1.45v” isso significa que ela vai de boa ate 2.1 que e a tensão da dominator certo?

Os Sempron são processadores muito fracos, tanto no quesito "pure power" (puro poder de processamento) como também na quantidade de cache. Adquira a linha Sempron apenas se o bolso estiver apertando mesmo! Complementado: não é verdade que os processadores "somente funcionam com estas memórias". A questão é a seguinte: se alguma máquina usar uma memória ou conjunto de memórias com a freqüência muito alta, precisará de mais pulsos por clock, o que resultará na necessidade de utilização de processadores mais poderosos! Não é recomendável usar freqüência muito alta (de memórias) com cpus mais modestos, pois o tempo da latência prejudica a transmissão dos dados! Os valores mostrados nos indicativos das memórias são índices de relação para bom funcionamento com os processadores, cuja finalidade é a de aduzir ao limite máximo da freqüência dos mesmos módulos. Não compre memórias e processadores "demasiadamente desproporcionais", pois apesar de funcionarem, funcionam mal!

Espero ter sido útil.

Uma pergunta um processador E6300 ou 6400 um Athlon X2 3800 ou 4600 trabalha bem com essas memórias? Pelo que você disse não adianta pegar um processador econômico e memória top ou vice versa

Postado

Uma pergunta um processador E6300 ou 6400 um Athlon X2 3800 ou 4600 trabalha bem com essas memórias? Pelo que você disse não adianta pegar um processador econômico e memória top ou vice versa

Poxa cara.. E6300 / E6400 / X2 3800 / 4600 não são nem de longe processadores econômicos. Tá certo que não são high-end, mas econômicos também não. No meu caso vou pegar um X2 4200+. Eu estive pensando em pegar outra placa mãe também por conta deste esquema de memórias. O Pøda é que da Asus pra AM2, acho que só a M2N32 SLI wireless edition e a Crosshair trabalham com memórias de alta tensão. Mas o preço mais que o dobro da M2N-E...

Um colega meu sugeriu essa ECS aqui: http://www.newegg.com/Product/Product.asp?...N82E16813135040

Só que eu não tenho nenhuma experiência com ECS, e só conheço uma pessoa que tem, que é esse amigo meu. Mesmo assim ele tem é um outro modelo com chipset da ATI.

Se for olhar em termos de recursos, ela ganha disparado da Asus M2N-E:

Maximum Memory Supported 32GB

Max LAN Speed Dual 10/100/1000Mbps

PCI Express x16 2 (SLI mode: x16, x16)

North Bridge NVIDIA nForce 590 SLI MCP

SATA 3Gb/s 7 x Internal SATA + 1 x External SATA

Então em termos de recursos ela fica à frente até mesmo que a crosshair que é a top da asus pra AM2 e ainda tem aquele slot pci diferente que segundo o review aqui do Clube do Hardware (só que outro modelo da ECS) é melhor que os pci normais, inclusive para placas de audio, o que seria ótimo para a minha soundblaster do PC atual.

O føda é que na newegg tem poucos reviews da placa (sempre leio a grande maioria dos reviews pra saber por quais problemas quem comprou já passou). Alguém poderia opinar sobre esta placa da ECS????

Té mais

Postado

Pior to aqui a umas 4 horas na frente do pc pesquisando placa ate que agora cheguei a uma conclusão

Eu queria muito ir de amd, mas como você disse uma placa mãe boa que tem essa tensão nas memórias ta muito cara então decidi fazer o seguinte.

Asus P5B Deluxe/WiFi-AP

Core 2 Duo E6400 Box

Dominator XMS2-6400 4-4-4-12

Parece besteira trocar a placa mãe só por causa de uma memória ddr2 800 com latência baixa, mas o nome dela já diz tudo.

Postado

É por isso que eu vou de M2N-E. O custo benefício está bom: é tecnologia nova, bom barramento, posso fazer upgrade para outra placa no futuro e tenho a consciência de que nenhum software vai utilizar 100% dos recursos da placa nos próximos 4 anos (os hardwares "high end" estão muito à frente da exigência dos programas). Depois de usar bem a M2N-E, troco de placa e aproveito as outras peças! A ECS KN3 SLI2 é melhor que a M2N-E, mas o problema é a questão "monetária": para se usar TUDO o que a placa oferece, o custo do equipamento ficará muito caro! A M2N-E já é uma poderosa plataforma: para quem for adquirir placas de vídeo com DX 10 que são superiores às DX 9.0c em SLI, excelente capacidade de freqüência, possibilidade de utilização de cpu's com núcleos simples ou duplos, som de alta qualidade. Além do mais a M2N-E tem mais slots pci (simples), quando a ECS KN3 oferece apenas dois. A ECS é mais "poderosa", mas a sua utilização maximizada é mais cara também... Além de que, para se usar memórias com temporização proporcional a dois pentes em dual channel sob a exigência de 800 MHZ (100 % de eficiência para o barramento) será necessário um AMD ATHLON 64 X2 AM2 6400 (caríssimo até o momento). Outra coisa é que já há a previsão para o lançamento de placas-mãe com chipset da linha nforce 6! Antes de comprar, é bom pensar no bolso e também se vale pena investir em memórias tão alta logo agora, pois o barramento das placas de vídeo atuais, são "bastante" inferiores ao barramento limítrofe das placas mãe. Exemplo: a XFX GF 8800 GTX 768MB PCI-E tem barramento de 575Mhz ("apenas!"), contra 800 Mhz de uma placa mãe que pode oferecer tudo isto mais um incremento de até 80 Mhz em "oc" automático. Isto significa que vai se pagar por uma coisa, sem se poder utilizá-la totalmente no momento presente, visto que são plataformas para upgrade, que possibilitam a reforma interna do pc. A KN3 é mais poderosa que M2N-E (mas usar tudo dela é mais caro também, e por enquanto sem necessidade)! Concordo com o Dark Wings sobre a questão do custo-benefício...

Pior to aqui a umas 4 horas na frente do pc pesquisando placa ate que agora cheguei a uma conclusão

Eu queria muito ir de amd, mas como você disse uma placa mãe boa que tem essa tensão nas memórias ta muito cara então decidi fazer o seguinte.

Asus P5B Deluxe/WiFi-AP

Core 2 Duo E6400 Box

Dominator XMS2-6400 4-4-4-12

Parece besteira trocar a placa mãe só por causa de uma memória ddr2 800 com latência baixa, mas o nome dela já diz tudo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...