Ir ao conteúdo

Como istalar programas?

Visitante

Posts recomendados

Postado

Tipo, puxei o Mandrake 9.1, instalei a net e tal, mas não consigo istalar programas, tipo, puxei o DivX e veio no formato "divx4linux-std-20030428.tar.gz" (esse formato é tipo um ZIP?) descompactei e apareceu "install.sh" e outros arquivos...., como istalar? Tento executar direto e não vai  :(  ... Queria também colocar minha GF FX5200 Placa de video/especificações, lá aonde escolho as placas no "xf86cfg"  tem um monte de modelo das GeForce, menos as FX, como eu faco então?

Ahh mais uma coisinha, como eu coloco o win32.dll acho q é isso, se não me engano.....

E também não tá saindo o som :( !!! Afffff...... Placa de som/especificações

Agradeceria MUITO se alguem pudesse me ajudar :D

thx

Gui

Postado

olha... o tar.gz é um zip sim..

você tem q descompacta-lo me /usr/bin...

ai dps você entra na pasta q ele cria e faz o seguinte

./install-sh

make

make install

acho q dps disso ele instala o codec do divx e tá pronto!

a placa de video eu não tenho ideia, como ela é lançamento, não sei se vai ter driver pra ela já, tem q procurar...

e o som.. qual placa é a sua?!? som sempre é um problema, digo isso porque não consegui deixar a minha (cm838)funcionando direito ainda!!!

t++

Postado

Descompactei, abri o Shell, e tentei dar Install.sh depois Make e depois Make Install, mas não consegui  :(

Postado

O som pode ser configurado assim

Placa de Video (instalar drive NVIDIA):

1 - Baixe o arquivo do driver no site da nVidia: http://www.nvidia.com/

O link diretó para a página é: http://www.nvidia.com/view.asp?IO=linux

(baixe o driver "Linux IA32")

2 - Agora você precisa transformar o arquivo num executável. Use o comando "chmod +x" como em:

#chmod +x NVIDIA-Linux-x86-1.0-4363.run

3 - Se você tentar simplesmente rodar o arquivo vai receber um erro. Para instala-lo nós vamos precisar primeiro "arrumar" o instalador, desativando uma função de checagem da versão do gcc que causa todo o problema.

Extraia o conteúdo do arquivo para uma pasta com o comando:

./NVIDIA-Linux-x86-1.0-4363.run --target nvidia

Acesse a pasta "nvidia" que será criada. Dentro dela acesse a pasta usr/src/nv (o caminho completo será algo como /home/knoppix/nvidia/usr/src/nv) e edite o arquivo "Makefile":

kedit Makefile

Perto do final do arquivo você encontrará uma linha "gcc-check:". Abaixo dela está a maledita da função que impede a instalação do driver:

Você só precisa comentar (#) ou deletar todo o bloco para desativar a checagem e pode instalar o driver normalmente.

OBS: Este passo pode ser descartado, só vale caso realmente de problema de versao do gcc.

4 - Pronto. Volte agora para o raiz da pasta "nvidia" onde o driver foi descompactado, logue-se como root (su) e dê o comando para instalar o driver:

make install

5- Edite o arquivo /etc/X11/XF86Config , vah na parte de device driver e troque-o para "nvidia". Salve as alterações e caso tenha dado tudo certo, aparecerá na inicialização do X o logo da nVidia...

OBS: Para fazer a instalação do drive da nVidia o X tem q estar fechado,assim q terminado, rode o comando startx no terminal para ver se tudo está correto, nunca se esqueça também de fazer um backup do seu arquivo XF86Config, caso não de certo, não vai perder a sua parte grafica de bobeira...

Obrigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!