Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Aqui tem exemplos de como pode fazer isso.

C1, C2 68 uf, 25 V Tantalum Capacitor

R1, R2 10 Ohm, 5 Watt Resistor

R3, R4 180 Ohm, 1 Watt Resistor

D1, D2 HEP 154 Silicon Diode

Q1, Q2 2N3055 NPN Transistor

T1 24V, Center Tapped Transformer

-----------------------------------------

---------------------------------------------------

---------------------------------------------------------

Veja tambem este site :

http://www.aaroncake.net/circuits/6-12conv.htm

Postado

Zurca

Boa noite........eu acho que no coletor dos transistor deveria ser um resistor...

Não pode um transistor com o emissor para GND sem um resistor no coletor do mesmo.

Q1 e Q2 vão trabalhar em média condução ou saturados?

Postado

Zurca

Boa noite........eu acho que no coletor dos transistor deveria ser um resistor...

Não pode um transistor com o emissor para GND sem um resistor no coletor do mesmo.

Q1 e Q2 vão trabalhar em média condução ou saturados?

Salve, Márcio.

O circuito do Zurca está correto.

A própria impedância do transformador já funciona como um limitador de corrente pros transistores, beleza?

Este circuito aí é um flip-flop. Os transistores vão trabalhar no esquema corte/saturação.

[]'s

RETI.

Postado

JORGL, você JÁ RESOLVEU O INVERSOR DE 12 PARA 24 OU AINDA NÃO, SE NÃO ME INFORME

NA SAÍDA DE 24V QUAL A CORRENTE NECESSÁRIA OU POTENCIA.

Postado

Mauricio

Tudo bem amigo.......quero falar para você que o circuirto que o zurca postal para mim esta errado...pois

se o Transistor Q1 e Q2 trabalhar saturando (corte e saturação) ele fecha um curto entre os 12V e o GND.

Estou estudando eletrônica a 3 anos.......sei que ainda estou gatinhando......pois agora vou postar um Flip--Flop Astável para você olhar a diferença.....ok

Perceba as tensões nos emissores e coletor de cada transistor na corte e na saturação.

Não quero ser o dono da verdade para acho que o circuito de o zurca postou quando qualquer dos transistor saturar provucara um curto pois emissor para massa e coletor com 12V vindo pelo center tapped.

Imagine o Q1 ou Q2 alternadamente como uma chave fechada o curto que vai acontecer no circuito do zurca, esta vindo 12V direto pelo center trapped no coletor de cada transistor e o emissores para massa, Tem R1 e R2 com os diodos para mim os resistores R1 e R2 e os dois diodos estão fora do circuito.......... explico porque estão fora.......nos catodos dos diodos estão com 12V e nos resistores também estão com os mesmos 12V vindo do center tapped.

Sabe amigos estou a 3 meses refanzendo o curso "Analise de Circuito" no meu curso de eletrônica.

Postado

Não há curto nos transistores, pois, a IMPEDÂNCIA (resistência) do transformador limita a corrente nos coletores dos transistores.

Os diodos são usados nesse caso, para proteger os transistores da FCEM (força contra-eletromotriz) gerada pelo transformador quando um dos transistores entrar em CORTE. Caso contrário, toda a energia acumulada pela bobina, seria descarregada no transistor, e aí sim, ele poderia queimar.

Se você reparar bem, o esquema que você postou é EXATAMENTE igual ao circuito do Zurca, sendo que a única diferença é que no lugar dos resistores você tem o transformador. É isso.

Este circuito como proposto pelo esquema, só funciona porque leva em consideração a diferença de construção dos semicondutores.

Não existem dois semicondutores exatamente iguais. Por este fato é que o circuito funciona, porque, quando o primeiro transistor conduzir, o segundo será imediatamente cortado, pois sua base será negativada através do capacitor ligado em sua base, até que o outro capacitor se carregue e aterre a base do transistor que está conduzindo, levando este, ao corte, o que faz com que o outro transistor conduza, repetindo o ciclo.

SE os dois transistores fossem exatamente iguais, este circuito não funcionaria, beleza?

[]'s

RETI.

Postado

Ainda não resolvi.E tbem não entendi como vou obter os 24v com o circuito proposto :goff:

É só utilizar um transformador com 12V no primário e 24V no secundário, ou o contrário, 12V no secundário e 24V no primário. É só inverter. Retifica, filtra e regula.

Dependendo da corrente que você precisa, você pode tb utilizar circuitos DOBRADORES DE TENSÃO, à base de diodos/capacitores, mas, analógica não é a minha praia.

[]'s

RETI.

Postado

Mauricio

Legal.....pela sua explicação.....fiquei contente......obrigado..... e me desculpe por colocar o nome errado

rrsrsssssss....era para você mesmo e pergunta... valeu......

• 9 anos depois...
Postado

amigos tanbem estou com esse problema montei um painel solar com 24 selulas de 0,5v deu 12v  so que minha bateria nao carrega com 12v presizo de 18v para entrar no controlador de carga se os amigos puderem me ajudar com alguns esquema ficarei grato

Postado

Conversor Boost

R$10,00 no mercado livre. 

5 horas atrás, Elisiano disse:

presizo de 18v para entrar no controlador de carga se os amigos puderem me ajudar com alguns esquema ficarei grato

Se tiver que elevar para 18V, para depois alimentar um controlador de carga, já começará a ficar com perdas elevadas demais para sistemas de energia solar. 

O melhor seria fazer o controlador de carga direto no conversor boost.

Por exemplo:

Poderia ajustar o conversor boost para entregar 14.4V e 13.5V, selecionáveis por resistor e adicionar um circuito com micro-controlador para monitorar o conversor boost.

Quando a tensão da bateria atingir 14.4V, o micro controlador deve iniciar o monitoramento, sensoreando a corrente de recarga. Quando a corrente de recarga começar a diminuir, o micro controlador deve chavear a tensão do conversor boost para 13.5V, pois a bateria já estará carregada.

Deve repetir o processo toda vez que se fizer uso da bateria. 

No entanto para você ter a capacidade de executar tal circuito, teria que estudar arduamente 1 ano de eletrônica. Tarefa muito difícil. 

Daí o mais simples mesmo é comprar mais um painel e pronto. 

Alimente o controlador com 24V. 

Postado

Observação!

Só em você ajustar o conversor boost para liberar 13.8V, já vai atender ao sistema. 

Só que não vai tirar o máximo proveito. 

Depois que a bateria atingir 13.8V, ainda vai demorar um certo tempo para a bateria completar a carga. 

Já no sistema de 14,4V, o controlador força uma corrente constante de 10% do valor nominal da bateria, até que a tensão atinja os 14.4V. 

Assim o tempo de recarga fica uniforme, com aproximadamente 10 horas. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...