Ir ao conteúdo

Command Rate 1T e 2T ???

Ravoxu2

Posts recomendados

Postado

bem é o seguinte meu computador é um Athlon 3700+ MOBO Asus A8N-E

Tinha 1 GB de memória e adicionei mais 512 mb totalizando 1536 de memória ram, ambas da Kingston

Andei dando uma pesquisada e vi que quando o pessoal altera o command rate na BIOS de 2 T para 1 T e performance melhora, isso é fato?

Alterei para 1T aqui, pode trazer perigo para minhas memórias? pode aquece-las?

O que é esse 1 t e 2 t afinal?.

Postado

Um dos ajustes mais que influenciam no desempenho e na compatibilidade das memórias é o Commant Rate, que possui os valores 1T ou 2T. O ajuste 1T oferece o melhor desempenho. O ajuste 2T não é tão rápido, mas oferece maior compatibilidade, permitindo ocupar todos os slots de memória.

• Membro VIP
Postado

Como os Athlon64 se beneficiam mais com latencia, usar o Command Rate, que é uma das latencias, em 1T tem melhor performance. O que não faria diferença em um core 2 Duo, chipsets Intel sequer tem opção 1T.

Command Rate é o intervalo de tempo entre o pulso do controlador de memoria "acabar", quando a memoria recebe o sinal, e o comando ser executado pela memoria. Não vou explicar detalhes aqui, até mesmo porque não lembro muito bem...rs

Ou seja ela trabalha mais rápido em 1T. Como o A64 precisa que a memoria trabalhe rápido, mais do que necessita de velocidade de transmissão de dados, preferível 1T e latencias mais baixas.

:D

Postado
Como os Athlon64 se beneficiam mais com latencia, usar o Command Rate, que é uma das latencias, em 1T tem melhor performance. O que não faria diferença em um core 2 Duo, chipsets Intel sequer tem opção 1T.

Command Rate é o intervalo de tempo entre o pulso do controlador de memoria "acabar", quando a memoria recebe o sinal, e o comando ser executado pela memoria. Não vou explicar detalhes aqui, até mesmo porque não lembro muito bem...rs

Ou seja ela trabalha mais rápido em 1T. Como o A64 precisa que a memoria trabalhe rápido, mais do que necessita de velocidade de transmissão de dados, preferível 1T e latencias mais baixas.

mas como o colega perguntou, pode gerar algum problema de aquecimento ou alguma outra coisa. Como diminuir a vida útil? pode dar erros ? essas coisas.

valeu

• Membro VIP
Postado
mas como o colega perguntou, pode gerar algum problema de aquecimento ou alguma outra coisa. Como diminuir a vida útil? pode dar erros ? essas coisas.

valeu

Não, pode usar sem problemas, pode dar erro sim, para isso toda e qualquer alteração nas configurações de memoria devem ser testadas com programas próprios que dão boot. Como Memtest86 e GoldMemory, além de ser testado com o Prime95 depois, juntamente com o processador.

Postado

De fato houve uma melhora aqui, porém sutil, no Indice de experiencia do usuário(Vista), que antes na parte das memórias marcava 4,1 agora marca 4,2

Em todo caso, to com o Command Rate a 1T aqui e ta tranquilo, nada de travamento ou coisa do tipo.

Só espero não estar prejudicando as memórias.:eek:

Essa alteração pode ser considerada como um overclock?

• Membro VIP
Postado
De fato houve uma melhora aqui, porém sutil, no Indice de experiencia do usuário(Vista), que antes na parte das memórias marcava 4,1 agora marca 4,2

Em todo caso, to com o Command Rate a 1T aqui e ta tranquilo, nada de travamento ou coisa do tipo.

Só espero não estar prejudicando as memórias.

Essa alteração pode ser considerada como um overclock?

Não amigo, não prejudica em nada as memorias. Overclock é alteração de frequêcia das memorias, você mexeu nos timmings dela, o que não muda o clock.

Simplesmente o sistema chega para a memoria e fala:

processador:

-Eiii! Memoria RAM! você tá demorando demais pra trabalhar esse dado aí! Como sou um A64 e me comunico direto com você preciso que você trabalha rápido este dado aí, sendo que a transmissão de dados já está bem rapida, preciso de latencias baixas aí em você! Eu envio o sinal e você espera 2T pra executar o comando?? :confused:

A memoria:

- Sim :D

processador:

- Não dá pra fazer isso em 1T?

A memoria:

- Acho que Sim :D

processador:

- Então faz poooo!

A memoria:

- Então tá, fala pra BIOS que pode me me setar em 1T, se eu num der conta por algum motivo você me volta pra 2T ou eu travo tudo aqui beleza? ^_^

processador:

- ok, obrigado :D

Se testou e foi...Não deu erros, não prejudica a memoria de forma alguma, se ela aceita é porque foi feita para aceitar.

• Membro VIP
Postado
e como troco essa configuração ? Bios?

Sim, qualquer alteração de timmings da memória deve ser feita na BIOS, mas se você não sabe onde se altera isso sugiro não mexer. são ajustes finos avançados. Recomendados somente para users com mais experiencia que querem expremer o máximo de performance da máquina que têm em casa.

Postado

O comando 1t ou 2t faz diferença no Core 2 Duo sim. Os chipsets intel nao tem ele como opção porque a intel é retardada. :D

• Membro VIP
Postado
O comando 1t ou 2t faz diferença no Core 2 Duo sim. Os chipsets intel nao tem ele como opção porque a intel é retardada. :D

Sim, a empresa que detém 80% do mercado mundial é retardada...rs

Faz um diferença tão mínima que buscando a estabilidade maior comodidade para seus clientes a Intel deixou de lado a possibilidade de regular este valor. Realmente, esta regulagem não faz muita diferença em nenhuma plataforma, é ajuste fino, que juntamente com outros ajustes farão diferença. Mas em intel é desnecessário. Intel precisa de clock, banda de largura de transmissão de dados, mesmo que precisa sacrificar a latencia para isso.

Postado

Roney gostei demais de sua explicação bem simpática,

Não é questão de ser retardado ou não, é questão de ser didático na forma de explicar, muito bom mesmo.:D

Me lembrou uma animação em flash que eu vi certa vez que mostrava como funcionava um computador por dentro.... bem legal!

Postado

Caras um sujeito chegou pra mim e confirmou que as memórias diminuem a vida util caso eu continue usando 1T.

Isso se confirma?

• Membro VIP
Postado
Caras um sujeito chegou pra mim e confirmou que as memórias diminuem a vida util caso eu continue usando 1T.

Isso se confirma?

Bom,

Se ele tiver uma explicação bem cientifica para o fato pode ser que sim, mas o cara chegar e falar isso só por falar...

Só vai reduzir um tempo de espera, não creio que isso reduza a vida útil, se reduz creio que não é uma redução significativa. Como no caso de everclock em processadores, reduz? Sim, reduz, mas de 10 para 5 anos se exagerarmos, o que não fará diferença pois em 5 anos o processador não serve para mais nada.

Agora, peça o cara que afirmou isso pra postar aqui sendo que ele deve ter conhecimentos mais aprofundados do assunto que nós e pode nos explicar melhor sobre o funcionamento disso.

Postado

Isso se confirma?

E eu pensando que ja ouvi de tudo, Mais essa.

Essa pessoa que falou pra você tirou essa informação da onde? Pode ter certeza disso que ele esta totalmente errado.

Vamos dizer que você tem um carro, E esse carro Deve render X na potencia dele, pelo carro que ele é, e Você não esta gostando da potência que ele esta proporcionando a você.

Daí você vai no mecânico e pede pra ele abrir as velas do carro para as marchas lentas ficarem mais Ariscas, dar uma boa regulada no motor, Aproveitar trocar as velas por umas de mais elétrodos, Abrir os bicos para o motor ficar mais esperto, Entre outros detalhes.

Com isso Você sai de lá contente com um motor mais esperto, e esse carro não vai te gerar problemas, só alegrias, porque ele esta mais Esperto que antes!

No caso do 1T você percebe uma diferença boa, Mais ou menos que nem no motor do carro, Eu sinceramente faço isso em todos os micros que aparecem aqui na loja pra arrumar, inclusive dou uma afinada nas latências, e depois por final passo um testador de memória na máquina para ver se algum ajuste que eu fiz não vai ocasionar nenhum problema ao cliente.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...