Ir ao conteúdo

Hiper Transporte???

rodrigo_canal6

Posts recomendados

Postado

olá....

o que é hyper transporte

por que uns processadores têm e outros não?

o que ele melhora no processamento?

por exemplo, o athlon 4200 x2 (se não me engano é essa versão, se não for é o 5000), tem 4 GB de hyper transporte enquanto o E6600 que disseram-me que é melhor que o 5000 em todos os sentidos não possui hyper transporte.

e, se for o caso, podem usar ´´linguagem alienigena`` que eu entendo.

ááá....

e mesmo se esse hyper transporte for uma espécie de nitro em carros, rsrs, vale a pena pegar o 5000 só por causa dos 4 gb de hyper transporte???

o que fariam??

Aguardo

abraços!

Postado

É porque os Athlon 64 tem um controlador de memória e o hyper-transport comunica com o chipset. No caso dos processadores Intel, chama-se FSB e o chipset é quem controla a memória.

Postado

Olá. hyper Transport é uma tecnologia exclusiva dos processadores AMD mais recentes, ele possui controlador de memória embutido no processador e se comunica diretamente com as memórias através do hyper Transport, tendo um outro canal de cominucação para se comunicar com os outros circuitos do PC (placas VGA, PCI, USB, etc...). Os processadores INTEL possuem um único canal de comunicação, chamado de FSB, que se comunica somente com a ponte norte da placa-mãe, sendo esta a responsável por repassar os dados às memórias, VGA's, Ponte sul, etc... Com esta análise muito simples, conclui-se que os AMD são superiores aos INTEL, mas isso NÃO É VERDADE. Todos os testes apontam processadores Core 2 Duo melhores que qualquer AMD. Simplesmente uma questão de eficiência, os AMD estão perdendo muitos dados nas transmissões entre processador e memória e a taxa real de transmissão fica abaixo dos INTEL, que está sendo mais eficiente, mesmo com um canal de comunicação único e teóricamente mais lento. O Clube do Hardware tem artigos explicando isso em detalhes mais técnicos, mas bastante compreensíveis, vale a pena dar uma lida.

Postado

o que é hyper transporte

De um forma bem resumida é a comunicacao entre o processador eo chipset.

Note que o atlhon64 tem dois barramentos um para o chipset e o outro para a memoria.

por que uns processadores têm e outros não?

Boa Pergunta. arquiteturas diferentes colega.

o que ele melhora no processamento?

teoricamente melhora bastante o HyperTransport ele tem um caminho separado para a transmissão e outro para a recepção de dados. Na arquitetura tradicional usada pelos outros processadores, um único caminho é usado tanto para a transmissão quanto para a recepção de dados

olha isso ai pra ajudar mais

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1213

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/522

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/524

Postado

A maior vantagem do Hyper-Transport é o preço. Os processadores Intel de ultima geração exigem cada vez mais chipsets mais evoluidos e poderosos e consequentemente chipsets mais caros. Por exemplo, uma mobo de Soquete T com 2 slots de PCI-X para SLI trabalhando a 16x dificilmente se encontra por menos de 800. Já nos mobo de soquete 939 ou AM2 acha-se facilmente na faixa dos 600.

Postado
320 no caso da m2n-e sli, uma placa quase top....
No caso dessa placa-mãe o segundo slot trabalha a 4x. Andei pesquisando os preços vou tabelar para o nosso amigo,

ASUS - Soquete AM2:

M2N-E = 280 (1 slot 16x e 1 4x sem "SLI")

M2N-E SLI = 320 (1 slot 16x e 1 4x "SLI")

M2N-E SLI DELUXE = 440 (2 slots 16x e 1 4x "SLI 8x cada")

M2N32-E SLI DELUXE = 640 (2 slots 16x "FULL SLI" e 1 4x.)

ASUS - Soquete T:

P5N32 SLI SE DELUXE (aluminio) = 760 (2 slots 16x "FULL SLI" e 1 4x)

P5N32 SLI PREMIUM WIFI (cobre) = 840 (2 slots 16x "FULL SLI" e 1 8x)

Postado

ok.

deixe-me ver se entendi, o tal do HyperTransport é apenas uma ´´gambiarra`` que a AMD inventou para não perder tempo a acessar as memórias, tornando assim mais ágil.

Certo?

abraços e aguardo.

Postado

Muita gente aqui ta se confundindo.

Com o HyperTransport o processador se comunica diretamente com a memoria sem passa pelo chipset. Só os processadores da AMD tem. Por isso que a AMD quando quis incluir as DDR2 teve que mudar de soquet. E a Intel não precisou já que quem controla a memoria é o chipset.

Postado
ok.

deixe-me ver se entendi, o tal do HyperTransport é apenas uma ´´gambiarra`` que a AMD inventou para não perder tempo a acessar as memórias, tornando assim mais ágil.

Certo?

abraços e aguardo.

Na verdade o processador acessa a memória sim, mas com outro barramento para o controlador de memória embutido no processador.

O Hyper-Transport fica sendo um barramento exclusivo para o chipset.

Ficaria um esquema assim:

AMD64:

Memoria<<(Barramento de memória)<<Processador>>(Hyper-Transport)>>Chipset>>Perifericos

Outras arquiteturas:

Processador>>(Fsb)>>Chipset>>Perifericos e Memória

Postado
ok.

Certo?

abraços e aguardo.

desculpa, me expressei errado, o hyperTranport ele faz com que o chipset trabalhe melhor e mais ´´sossegado`` agilizando os outros hardwares pci e agp, certo?

assim o processador comunicando-se diretamente com a memoria agiliza o processo, já que não utiliza o chipset, que por sua vez será mais eficaz em outras peças.

estou certo??

aguardo

abraço

Postado
desculpa, me expressei errado, o hyperTranport ele faz com que o chipset trabalhe melhor e mais ´´sossegado`` agilizando os outros hardwares pci e agp, certo?

assim o processador comunicando-se diretamente com a memoria agiliza o processo, já que não utiliza o chipset, que por sua vez será mais eficaz em outras peças.

estou certo??

aguardo

abraço

Sim. Para obter o mesmo desempenho os atuais processadores intel exigem placa mães com chipsets melhores e é claro, quem paga por isso é você! É por isso que quem não tem muito dinheiro acaba comprando um processador K8.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...