Ir ao conteúdo

Ligando varios leds. 1 resistor para todos ou 1 para cada?

jota san

Posts recomendados

Postado

Quero ligar 6 leds, e minha dúvida é se poso usar 1 resistor para os 6 ou teria que ser 1 para cada led. (veja a imagem)

Falaram-me que é mais indicado usar 1 resistor para cada led, mais isso daria bem mais trabalho. Pelo o pouco que entendo de eletrônica acho que não teria problema algum usar apenas 1 resistor para vários leds, estou correto ou não?

imagem.JPG.xs.jpg

Postado

Realmente no desenho os leds estão errados, atrapalhei-me como a posição do simbolo.

Não posso ligar em série pois cada led tem 3,4v então 6leds daria 20,4V

Os leds tem que ser ligados em paralelo. de acordo com a cauculadora que você mandou, tenho que usar para 6 leds 1 resitor de 82r e de 1w. Os resistores que tenho aqui são de 1/3w não posso usa-los?

Não entendi porque o resistor é de 82r, não deveria ser de 430r?

Dados dos leds:

3.4v

20ma

Postado

Que díodos está a usar. Tem a certeza de serem de 3,4V ?

6 Diodos a 20mA = 120mA = 0,12 A

A queda na resistência deve ser de 12 - 3,4 = 8,6 V

R = 8,6 / 0,12 = 71,6 ohm logo deve usar o valor normalizado imediatamente superior

Pr= V x I = 8,6 x 0,12 = 1 W logo deve usar 2 W

Postado

O cálcuo deu 1W .

Mas não deve usar uma peça no limite das suas especificações .

Deve sempre dar uma margem de segurança.

Por outro lado tem de se seguir os valores padrão existentes no mercado ,que no caso de costuma ser 2W .

Isto não tem influência alguma dado que o que limita a corrente é o valor da resistência .

Tem de se lembrar que uma coisa são os valores calculados e outra os valores existentes no mercado.

• Membro VIP
Postado

Faça dois conjuntos de 1 resistor + 3 leds em série , ou tres conjuntos de 1 resistor + 2 leds em série..

Se Vled= 3,4

Iled=0,02A

3 leds = 3 x 3,4 = 10,2 => 12-10,2 = 1,8 Volts

Rled = 1,8/0,02 = 90 ohms => 100 R => potência => 1,8 x 1,8 / 100 = 32 miliwats => 1/8 Watt

2 leds = 2 x 3,4 = 6,8 => 12-6,8 = 5,2 Volts

Rled = 5,2/0,02 = 260 ohms => 270R => potência = 5,2 x 5,2 / 270 = 100 miliwats => 1/8 Watt.

Abraço...

Postado

Para a ligação dos 6 leds encontrei o seguinte resistor:

resistor de carvão 1w 82r

Esse serve?

Pretendo também fazer o mesmo esquema porém com 15leds (3.4v 20ma).

Então 12v- 3.4v = 8.6v / 0,3A = 28

O resistor mais adequado que encontrei foi:

Resistor de fio 5w 32r

Está correto?

No caso do esquema com 6 leds:

se eu utilizar leds azuis de 3.4v 20ma o resistor ideal seria de 71r.

12v - 3.4v = 8.6 / 0,12A = 71r

se eu usar leds vermelhos de 2.2v 20ma o ideal seria 81r

12v - 2.2v = 9.8 / 0,12A = 81r

Minha dúvida é o seguinte, facilitaria bastante usar um único tipo de resistor para todas as cores, então no mercado eu tenho 2 opções de resistores a usar: 68r e 82r. Se eu colocar o resistor de 68r para os leds vermelhos que necessitam de um resistor 81r essa diferença pode queima-los? e se eu colocar o resistor de 82r para o leds azuis que o ideal seria 71r eu vou ter una perda de luminosidade nos leds visivel ou séra una perda muito pequena, praticamente imperceptivel?

No caso dos leds azuis que precissam de resistores 71r eu uso o de 68r ou o de 82r?

Outra dúvida simples, bateria de carro é 12v ou 13.8v?

Valeu

Postado

jota san;2290673]Para a ligação dos 6 leds encontrei o seguinte resistor:

resistor de carvão 1w 82r

Esse serve? Use de 2W ou superir

Pretendo também fazer o mesmo esquema porém com 15leds (3.4v 20ma).

Então 12v- 3.4v = 8.6v / 0,3A = 28

O resistor mais adequado que encontrei foi:

Resistor de fio 5w 32r Serve

Está correto?

No caso do esquema com 6 leds:

se eu utilizar leds azuis de 3.4v 20ma o resistor ideal seria de 71r.

12v - 3.4v = 8.6 / 0,12A = 71r

se eu usar leds vermelhos de 2.2v 20ma o ideal seria 81r

12v - 2.2v = 9.8 / 0,12A = 81r

Minha dúvida é o seguinte, facilitaria bastante usar um único tipo de resistor para todas as cores, então no mercado eu tenho 2 opções de resistores a usar: 68r e 82r. Se eu colocar o resistor de 68r para os leds vermelhos que necessitam de um resistor 81r essa diferença pode queima-los? e se eu colocar o resistor de 82r para o leds azuis que o ideal seria 71r eu vou ter una perda de luminosidade nos leds visivel ou séra una perda muito pequena, praticamente imperceptivel?

Use 82 , note que se a tolerância das resistencias for 10% poderá ficar com valor demasiado baixo no caso de 68 .

Mas existem de 75.

No caso dos leds azuis que precissam de resistores 71r eu uso o de 68r ou o de 82r?

Outra dúvida simples, bateria de carro é 12v ou 13.8v?

A tensão de cada célula varia de 2,2 a 2v3 V .Depende do estado de carga.

Mas noque que durante a carga os valores podem são superiores.

Valeu

Postado

Amigo, comercialmente são usados no caso de tensão constante (Seu caso) dois leds

em serie com blocos em paralelo.

01 resistor tem o risco de se um led pifar os outros vão ser sobrecarregados levando

a queima gradativamente de todos. Sem falar que leds tem diferentes tensoes mesmo sendo do mesmo lote 3,3V 3,4V 3,6V.

• Membro VIP
Postado

Caro amigo jota san. Se você não necessita controlar individualmente seus led´s, lhe sugiro que trabalhe aos pares de led´s. Você não deperdiça potência e também seu resistor passa a ser pequeno, facilmente encontrável.

Veja o esquemático, com duas simulações, tensão a 12 Volts (motor do carro desligado) e a 13,8 Volts (motor ligado).

As correntes serão 19 mA para motor desligado e 26 mA para motor ligado. A diferença no iluminamento é praticamente não detectável no olho.

Você pode trabaçhar com led´s em correntes desde 5 a 8 miliamperes até 50 miliamperes. O valor de 20 miliamperes é comumente utilizado por que o iluminamento acima desse valor pouco muda.

Leds.jpg

Veja que coloquei as tensões em cimna do resistor e em cima dos dois led´s em série.

Abraço...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...