Ir ao conteúdo

HD SATA de 160GB Windows só reconhece 149GB

fellipeh

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, tenho o WinXP SP2 Prof., e comprei um HD SATA Samsumg de 160GB. Mas no windows, só deixa eu formatar até 149gb... isso é normal, ou eu preciso de algo pra conseguir os restantes dos 11GB?

Desde já agradeço.

[]s

Postado

fellipeh,

Os 11 GB está no erro da matemáticado fabricante... os HD não são de fato GB e sim multiplos de 10 elevado a x... no caso, seu HD comporta até 160.000.000.000 bytes, o que corresponde a 149 GB reais...

Postado

Vamos fazer umas continhas?

149 gb x 1024 = 152.576 mb

152.576 mb x 1024 = 156.237.824 kb

156.237.824 kb x 1024 = 159.987.531.776 bytes

ou seja, 159,99 bilhões de bytes. Não tá faltando nada. É isso aí...

Postado
fellipeh,

Os 11 GB está no erro da matemáticado fabricante... os HD não são de fato GB e sim multiplos de 10 elevado a x... no caso, seu HD comporta até 160.000.000.000 bytes, o que corresponde a 149 GB reais...

Elmo,

Na verdade, são multiplos de 8, elevados à potencia X. Lembra lá do começo das aulas de informática? 8 bits fazem 1 byte. 64 bits (8²) fazem 1 letra. E assim por diante...

Postado
vixi, que doidera... valeu pessoal, e eu achando que tinha sido enganado... hehe :unsure:

[]s

na verdade você foi enganado, mas não pelo vendedor... você foi enganado pelo fabricante do disco.

A verdade é que todos os fabrcantes adotam essa pratica enganosa, de mostrar a capacidade sem a conta de multiplos de 8.

inté+

Postado

Na verdade não são em base 8 e sim em base 2:

1 Bit = 1 informação sim ou não (1 ou 0) = 2 posições

1 conjunto de 8 bits = 1 byte (por exemplo: 10010011) ou 256 possibilidades (2exp8) que exprimem todos caracteres possiveis.

1kilobyte = 2 exp10 bytes ou seja 1024 bytes

1 Mb = 1024 Kb ou seja 1024 X 1024 bytes = 1.048.576 bytes

1 Gb = 1024 Mbytes = 1024 x 1.048.576 bytes = 1.073.741.824 bytes

Se voce pegar os 160 Gb nominais (160 x 1.000.000.000) que é ém base 10 (decimal), e dividir por 1.073.741.824 que é o valor de 1 Gb em base binária, dará 149,011 que é o valor mostrado.

Postado

fmarquesan,

Minha resposta está correta... apenas não está clara... eu quis dizer sobre a base 10 que os fabricantes de HD utilizam e consideram como GB... enquanto no nsso mundinho real é base 2 mesmo...

Já deimuitas aulas sobre isso... hehehe...

As vezes, na pressa de escrever, dizemos coisas que não ficam claras para quem lê...

os HD não são de fato GB e sim multiplos de 10 elevado a x...
eu estava me referindo ao erro matemático do fabricante...

Sorry pela dupla interpretação ou falta de clareza...

Postado

É sempre assim

É uma coisa que eu não entendo como a lei permiti isso

Vendem sendo 160Gb

É assim com DVD também, 4.7GB

E nenhum órgão faz nada contra isso.

É propaganda enganosa

Abraao a todos

Postado

Haikar,

Quem compra e não sabe, é realmente enganado... mas todos os fabricantes fazem dessa forma... eles criaram um padrão que destoa da nossa informática...

Postado

Verdade cara

Sempre foi assim, desde que comprei meu primeiro micro

Um Vectra HP, 486SX 25Mhz, em 94.. com.. 4mb de RAM

Voava aqual joça, e eu nunca enntedi o porquê do erro nos tamanhos das unidades

Meu HD tinha.. 120Mb eu acho, mas formatava em 116Mb

-------------

Mas... segue a vida

Abraço a todos

Postado

People,

A grande verdade é que os fabricantes estão certos... certíssimos... o HD de 120 GB comporta 120 GB mesmo... ocorre que os bytes disponibilizados para os usuários são bem menos... isso é devido os bytes de correção de erros, de leader de setores, etc, etc, etc... lembrando que cada byte tem um bit adicional de CRC... a cada bloco, tem uma correção de CRC além dos bits citados... e por ai vai...

O problema é que eles não difundem isso para a gente e ao comprarmos, ficamos a achar que termos o espaço total para guardar as nossas informações...

Postado

ianajh,

Seu HD tem 200 GB de capacidade de guardar dados... ocorre que existem outros dados que são guardados juntos com o seus, comendo espaço... considere também que uma boa área do HD é utilizada com os dados de alocação de arquivos (FAT/NTFS, etc) e não de programas...

Eu entendo que o fabricante não está mentindo ao dizer que o HD é de 200 GB... porque ele é mesmo... agora, o que eles não podem dizer é o quanto de dados seus poderão ser armazenados, porque isso varia de sistema operacional para sistema operacional, além dos bit e bytes de correção de erro... para cada byte são utilizados 9 bits e não 8 conforme pensamos normalmente, sendo um bit de correção de erro... e por ai vai...

Postado

Eles podem estar até tecnicamente certos como apontou Elmo, porém eles deveriam ser transparentes, a transparência e uma noção que se extrai do princípio da Boa-Fé.

Não custa nada ele falarem que após a formatação a capacidade do disco pode "diminuir" para XGb... isso pode fazer o comprador optar por um disco maior que lhe atenda por completo.

É o conhecimento de que o disco após formatado "diminui" de capacidade somado ao fato de não haver qualquer informação a respeito e a propaganda que se faz do tamanho do disco que torna a propaganda dos fabricantes de disco rígido enganosa.

Na verdade isso é o que no direito se chama dolo-bonus, que é o dolo sem a intenção real de prejudicar, porém na relação de consumo até o dolo-bonus é vedado.

inté+

Postado

eu acho diferemte os fabricamtes estão sertos ja li em algum lugar mais nao sei se e verdade quamdo você format um HD exemplo o meu e um HD 120GB mais so mostra 112GB

vamos dizer que apos 5 anos eu perca 1GB em danos fisicos =((

eu li em algum lugar se você formata o HD com o programa do fabricamte ele te recupera os 1GB nadificado + como ?????

como vocês pode ver ele come 8 GB que e reservado mais quamdo o programa detecta que tem arias danificadas o sistema do HD e reescrito dai eu recupero 1GB ou menos

e omde esta danificado jamas sera utilizado como fe fosse uma atualização no sistema de escrita no disco

eu acho que e isso mesmo que eu li +/- isso.

ha desculpa ai gemte se falei asnera

Postado

rgdl,

Nessa sua linha de raciocínio, eles teriam que informar a quantidade de bytes disponível para o user PARA CADA SISTEMA OPERACIONAL que pudesse ser utilizado... o mais popular SO, windows, envia um bit para cada byte, 4 bytes para cada bloco ou setor (CRC 32) de correção de erro junto com os dados... essa verificação é feita no receptor do HD antes de gravar, para saber se não houve alteração entre o transmissor (controladora da placa-mãe) e o receptor (controladora no HD)... estando correto, então os bytes do user mais os bit/bytes de correção são gravados... o processo inverso é feito na leitura e para isso esses bit recebidos e gravados são enviados de volta... o SO, despois de verificar que os dados estão íntegros, descarta eles, ficando com os dados do usuário... ocorre que outro SO qualquer poderá ter um esquema de verificação mais forte ou mais fraco ou até nem existir... então a quantidade de bytes disponível para o user será diferente...

Eu não conheço os demais SO, tipo Linux, Unix, etc... e não sei como eles tratam essa questão... mas nada impede de você utilizar o potencial total, embora eu vejo uma grande dificuldade, porque o SO interno do HD (firmware) está preparado para fazer e gravar esses bits/bytes... o firmware teria que ser alterado de alguma forma...

Eu não tenho os valores para HD, mas para CD cada bloco de 2.048 bytes do user são gravados na mídia 2352 bytes, sendo 12 bytes de sincronização, 4 bytes de endereçamento (minutos/segundos/frame = MM:SS:FF), 4 bytes de detecção de erros (CRC 32), 8 bytes de espaço e 276 bytes de Correção de erros, totalizando 2352 bytes por setor... deve ser algo semelhante para o HD...

Nunca li a respeito e isso é uma dedução minha, QUE PODERÁ ESTAR ERRADA... mas é a única explicação que encontro... como isso ocorre a nível mundial, e como os direitos lá fora são perseguidos pela justiça e ninguém vai dar chance ao azar, sendo aceitos normalmente pela comunidade, então TEM QUE existir uma explicação/convencimento lógica, senão os fabricantes iriam pagar altas indenizações... enfim, estamos nas mãos dos fabricantes e nada podemos fazer...

Postado

Pois é esta diferençatambém se dá nas memórias, se fala em 1 Gb de memória mas aí não são 1000 Mb e sim 1024 Mb de memória e assim vai....

Postado
Pois é esta diferençatambém se dá nas memórias, se fala em 1 Gb de memória mas aí não são 1000 Mb e sim 1024 Mb de memória e assim vai....

ola colegas, descupem-me mas entrei hoje no forum, to com a maior difuldade, mas e um pazer, estou querendo montar uma maquina e tenho duvidas.

Placa Biostar com AGP am2 e 64mb memoria ONBORD ou A33G Pcchpis 128mb ONBORD.

Placa de video GFORCE 6200 ou ATI 6200 EX turbo cache (a diferença esta só no SLOTT)....abraço a todos e contem comigo na eletronica porque na info e com vocês..

Postado

cara em eletronica manjo um pouco fiz cruso e outras paradas + uma dica placa off e sempre melor e se for PCI-E e melhor aimda e cuidado Pcchpis e fudara

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...