Ir ao conteúdo

Como fazer um Dobrador de Tensão?

ecm

Posts recomendados

Postado

Olá amigos do fórum.

Possuo um transformador com secundário de 15+15V e preciso de um esquema para dobrar essa tensão em 30V sendo que o terra desses 30V deve ser o Center-Tap do transformador, não servindo o modo convencional por Ponte Retificadora.

Até andei olhando os dobradores das fontes de PC mas não compreendi direito o esquema.

Alguém tem ideia de como fazer?

Aguardo qualquer dica.......T+ ^_^

• Membro VIP
Postado

A solução do teu problema segue essa configuração ai. O dimensionamento das peças em geral irá depender das variáveis elétricas (corrente/tensão) que o circuíto deverá suprir.

Dobrador.jpg

Abraço...

Postado

Cara, primeiramente obrigado pelo circuito, será bastante útil.

Seguinte: Esses capacitores são todos eletrolíticos? A polaridade positiva deles está indicada por esses pontinhos?

Esse circuito deve fornecer pelo menos 30V/1A.

E, eu poderia usar diodos Sckottky, daqueles usados em fontes de PC sem problemas não é? Pois eles costumam suportar grandes correntes (+/- 10A) e baixa queda de tensão.

Os capacitores ligados ao trafo poderiam ser de 470uF? e o de filtro da saída de 2200uF?

Apenas quero dicas pra montar o circuito de maneira mais apropriada.

OK! Valeu! ^_^

Postado
Olá amigos do fórum.

Possuo um transformador com secundário de 15+15V e preciso de um esquema para dobrar essa tensão em 30V sendo que o terra desses 30V deve ser o Center-Tap do transformador, não servindo o modo convencional por Ponte Retificadora.

Gostaria de saber porque o terra deve ser o tap center e de quantos amperes é o seu transformador?

você não disse também se precisa de tensão +30 e -30V com o terra =0V.

Postado

Bene_tec

Meu trafo é 15+15V/1,5A e eu preciso apenas de tensão positiva +30V.

E preciso que o terra seja o CT do trafo devido aos demais circuitos que vão trabalhar juntos com esse que precisa de +30V.

OK! Se quiser mais algum detalhe poste aí. ^_^

• Membro VIP
Postado

Quando fiz o circuíto, no simulador mesmo, nem prestei a atenção nos pontos dos capacitores pois só pensei no circuito como funcional. Você não tinha dito nada sobre as correntes e então entendi se tratar de tensão para referência apenas e não para potência. Agora redesenhei considerando os pontos como o terminal positivo dos eletrolíticos. Para essa corrente dai eu pensaria muito mais em dois capacitores de 2200 uF como bomba de diodo e outro de 2200 uF como armazenamento de saída. Seu trafo também tem que ser esperto para fornecer essa corrente. São 30 Watts. O valor dos capacitores irá depender da tensão de ondulação (ripple) desejada.

Dobrador-1.jpg

Abraço...

Postado

Ae Faller, valeu mais uma vez pelo circuito.

usando esses valores de capacitores, mas colocando um de 3300uF na saída, em quanto ficaria o ripple?

Postado

faller, só uma observação: o trafo é de 15+15x1,5A. Seria difícil obter 30Vx1A mesmo usando ponte, ainda mais que tem que alimentar outros circuitos com o mesmo trafo.

Como exemplo tenho um aqui que está escrito no selo: 9+9V/2A e embaixo 18V/1,3A.

• Membro VIP
Postado
Ae Faller, valeu mais uma vez pelo circuito.

usando esses valores de capacitores, mas colocando um de 3300uF na saída, em quanto ficaria o ripple?

Se você vai fazer o circuíto a melhor maneira é testar mesmo. Não tenho no simulador condições boas de testar isso. Faça e verifique.

Postado

bem, para melhor explicar, eu usarei tudo isso numa fonte que eu fiz, ela tem as saídas +5/-5/+12/-12v e 1.2~30V. Preciso desse esquema simplesmente pra colocar em funcionamento meu voltímetro digital que vai acoplado na fonte pra indicar a tensão dessa saída ajustável.

Não me importo que o trafo fique um pouco sobrecarregado...

Mas, em se tratando de ripple, isso diminui ou aumenta com o aumento da capacitância, claro, pra isso leva-se em conta a frequência de carga e descarga do capacitor, pois se colocar de um valor alto pode saer que ele nem se carregue por completo.

OK!

• Membro VIP
Postado
faller, só uma observação: o trafo é de 15+15x1,5A. Seria difícil obter 30Vx1A mesmo usando ponte, ainda mais que tem que alimentar outros circuitos com o mesmo trafo.

Como exemplo tenho um aqui que está escrito no selo: 9+9V/2A e embaixo 18V/1,3A.

Perfeito bene_tec. É isso ai mesmo. É disso que eu falava lá no post anterior sobre o trafo ter que ser esperto...

Colega ecm. Se seu trafo tem 15+15 x 1,5, teoricamente você tem em torno de 22 Watts ai. Se você conseguir alimentar o circuito original e, adicionalmente ainda conseguir alimentar em 30 Volts x 1 Ampere, você está fazendo o milagre de suprir 30 Watts + circuito original com somente 22 Watts de entrada.

Potência não se cria, se transforma, e, em cada transformação existe ainda uma perda inerente.

Reveja tuas necessidades, ou reveja esse suprimento de energia do transformador.

Você vai colocar isso dai a funcionar, com esse transformador e não vai conseguir obter as tensões e correntes desejadas. Não vá pensar nessa hora que te indiquei um circuíto problemático. Não é não, mas como tudo em eletrônica, há que bem dimensionar. Esse seu trafo terá que conseguir alimentar o circuíto original mais os 30 Watts que estou entendendo são novidade para o circuíto. Considere substituir esse trafo original ou reconsidere a topologia desse seu projeto. Pense consigo mesmo se você não está tentando "criar" energia nova ai, tirando a mesma da cartola...

Se tu tivesses dito lá no início a capacidade de suprimento de corrente desse seu trafo, te diria de cara ser impossível tirar dai 30 Volts 1 A.

Os transformadoress tipicamente de 15 + 15 Volts, com capacidade de suprir 1,5 A, são projetados para fornecer uma potência de 15 x 1,5 Watts. Eles são baseados na teoria da retificação por dois diodos , onde, em um dos semiciclos da rede um dos enrolamentos estiver fornecendo 1,5 A a 15 Volts o outro enrolamento está sem corrente, parado, e não fornecendo potência alguma. A função do duplo enrolamento é tão somente aquela de provocar a defasagem para facilitar a retificação.

É diferente se você tiver um transformador de 30 Volts x 1,5 Amperes com center tap, ou derivação central. Esse fornecerá 30 x 1,5 = 45 Watts.

Abraço...

Postado

Bem, vou finalizar esse parecer de "Criar Energia".

Na verdade como disse isso é uma fonte simples e o único consumo permanente será o circuito do display que usa fonte simétrica de 5V, portanto eu apenas coloquei uma base isso de 1A... ou seja, tudo bem eu não conseguir isso devido a limitação do trafo, eu tendo os +30V, aceito que o circuito se limite abaixo de 1A sem "arriar".

O ponto pretendido é ter os 30V, a corrente maxima de suprimento será menor, fazer o que...

Esclarecido então?

T+

• 1 ano depois...
Postado

olá amigos possuo um trafo de 7+7x7 amperes,e quero dobrar a tensão dele para 14vcc,como faço quais componentes tenh o que ligar para que eu obtenha 14 vcc obrigado

Postado

Provavelmente, seu trafo deve ter 3 ou 4 fios na saída. Se for de 3, pegue as pontas que tem cores semelhantes e ligue-as em um circuito retificador, e ignore e isole a que sobrou.

Se forem 4, aí o bixo pega, e você vai precisar saber quais são os enrolamentos (não é difícl, não! Basta medir com multímetro) e ligá-los em paralelo, o problema vai ser achar a fase certa. Passa pelo retificador, xau! Vai ter bem mais que os 14V que você precisa. Atenção.

[]'s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...