Ir ao conteúdo

Linguagem de comunicação entre software e hardware

Caio Siqueira

Posts recomendados

Postado

Primeiramente eu fiquei na dúvida se esta era a área correta para este post. Mas peço de antemão que algum moderador mova este tópico para a área mais indicada, se for o caso. Ah, e desculpem se existe algum tópico sobre o assunto, mas eu não tinha nem ideia de como pesquisar por isso. Valeu ^_^

Vamos lá.

Estou passando por uma situação na empresa onde trabalho que gerou uma curiosidade: Como é feita a programação de um software para que este comunique com um outro hardware? No meu caso o hardware seria uma balança que se comunica através de porta serial, na qual pretende-se utilizar os valores pesados para realizar alguns cálculos matemáticos/estatísticos.

Obrigado

:)

Postado

A porta serial é acessada como um arquivo nos SO "modernos". fopen, fread, fwrite usando C... Ou usando APIs do SO, como CreateFile, ReadFile, WriteFile no Windows.

Qual SO e linguagem de programação está usando? Isso muda e muito de linguagem para linguagem.

JP

Postado

O SO é windows xp. A linguagem nenhuma :P Estou perguntando por curiosidade, não sei programar. Existe algum programa que eu possa usar para fazer essa comunicação computador - balança?

Valeu

Postado

Hum, ou a balança já tem um software que faz o que você quer, ou tem que desenvolver um.

É bem tranquilo esse tipo de comunicação. Qualquer piá que programe um pouco que tenha disposição, faz numa sentada.

JP

Postado

Entrei em contato com a fabricante da balança para ver se eles disponibilizam este software, o que eu acho difícil senão viria com a mesma ou estaria no site para download. Eu encontrei na internet somente este programa. http://www.paceelectronics.com.br/PACEElectronics/___Balanca/Balanca.html

Você conhece algum link, apostila ou alguma coisa que possa me ajudar sobre este tipo de programação?

Postado

Difícil... Dê uma luz pelo menos de qual linguagem você tem acesso, etc... Posso te dar umas letras daí. Mas totalmente aberto, assim, fica difícil. É mais fácil fazer para você dai do que explicar tin-tin por tin-tin... :)

Pega Delphi ou VB, joga um componente de comunicação serial na tela e faz uns testes. é provável que a comunicação seja bem burra, você só receba os dados do peso lido na balança de alguma forma fácil de interpretar, e sem precisar enviar resposta para a balança.

Veja aí. Se decidir realmente fazer algo, me diga por onde começou...

JP

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...