Ir ao conteúdo

Leds 3v num carro com bateria 12v/60a ...

Dr Hardware

Posts recomendados

Postado

Galera... q saudades !!! quanto tempu não entro no forum ein !!! bom... vamos ao assunto....

deu uma loukice em mim e eu resolvi colocar uma caveira com led nos olhos na tampa do port-malas do Tipo da minha mãe ... aí, além disso, resolvi colocar uns no porta malas também, porque, a tampa é pura caixa de som e a luzinha vermelha passa por elas danu um efeito bacana ..... então... q q eu fiz: eu taquei o LED da caveirinha e + 3 do porta malas em série.... na teoria, isso daria 3v pra cada um exato !! mas... fiquei encabulado com a altissima corrente da bateria,'60a, por causa do AC (ar condicionado.....) .....

liguei o botãozinho q eu coloquei na tampa e sai pra dar uns rolézinhos com as luzinhas..... abafei !!! a galera achou muito louco !!!

aí tá..... voltei pra casa e... quando abro a tampa, o LED q estava em contato com a tampa estava estão quente q derreteu toda cola quente q eu tinha colado ele..... os outros não porque estavam em contato com o metal da caixa de som, q serviu como dissipador.....

aí... hoje aquele q estava quentaum queimou.... e o resto tudo desligou, já que, o sistema estava em série......

isso me chateou muito e, acho q é por causa da alta corrente não ??

então, queria colocar o sistema em paralelo mesmo e tacar um resistor com um mini dissipador lá.....

> Qual eu uso ??

> Vai reduzir a corrente também ?? A corrente alta interfere ??

falou... :-BEER

Postado

A especificação de 60 amperes/hora da bateria significa que ela consegue fornecer uma corrente de 60 amperes por 1 hora se estiver completamente carregada.

Não é isto que está causando a queima do led. A corrente que irá circular pelo circuito depende somente da resistência do mesmo e não da capacidade máxima de corrente da fonte.

Quando você liga leds em série, você precisa fazer com que a soma das tensões de operação dos leds seja igual à da fonte de alimentação ou utilizar um resistor para compensar a diferença.

Se esta soma for menor, circulará uma corrente excessiva pelos leds ocasionando sua queima. Se for maior, os leds não irão brilhar com toda a sua capacidade.

Os leds vermelhos geralmente têm uma tensão de operação de 2,2v e somando os quatro daria 8,8v. (Estou supondo que os leds sejam de 2,2v).

Você pode ligar os leds em série ou em paralelo, como quiser, desde que, eles sejam submetidos a uma tensão de alimentação correta para o seu funcionamento, e para isto, pode ser necessário utilizar um resistor.

Para calcular o valor do resistor, também será necessário conhecer o valor da corrente de operação dos leds.

É fundamental, então, conhecer os valores da tensão e corrente de operação dos leds que você irá utilizar.

Peça esta informação ao vendedor, ele tem a obrigação de saber e informar.

Vamos supor que você queira ligar 4 leds aos 12 volts da bateria do carro.

Vamos supor que os valores de tensão e corrente de operação dos leds sejam os seguintes:

tensão de operação do led = 2,2v

corrente de operação do led = 0,03A (30 mA)

(Estes são os valores típicos do leds vermelhos)

Temos que decidir se iremos ligá-los em série ou em paralelo.

Vou explicar os dois casos:

Ligação em série

A regra para ligar leds em série é somar a tensão de operação de todos os leds do conjunto. Portando, fica assim: 2,2v + 2,2v + 2,2v + 2,2v = 8,8v. Este é o valor da tensão de alimentação que devemos aplicar ao conjunto.

Mas, a bateria é de 12v e portanto, temos que fazer estes 12v cair para 8,8v utilizando um resistor.

Para calcular o valor do resistor, aplicamos a seguinte fórmula:

R = U/I, onde, R é o valor do resistor em ohms, U é igual ao quanto queremos que a tensão da fonte diminuia, em volts, ou seja, 3,2v (12v - 8,8v) e I é igual ao valor da corrente de operação dos leds em amperes.

Veja que os 3,2v que estão sobrando no nosso caso ficarão no resistor.

Aplicando a fórmula:

R = U/I

R = 3,2/0,03

R = 107 ohms

Devemos então, comprar um resistor com o valor de 107 ohms, mas, no comércio, só iremos encontrar resistores com valores arredondados e portanto, podemos comprar um de 110 ohms que é o mais próximo.

Além do valor da resistência, que é de 110 ohms devemos fornecer ao vendedor o valor da potência de dissipação do resistor.

Para calcular o valor da potência de dissipação do resistor, iremos aplicar a seguinte fórmula:

P = UI, onde P é igual à potência de dissipação em Watts, U e I são iguais ao da fórmula anterior.

Aplicando a fórmula:

P = UI

P = 3,2 x 0,03

P = 0,096W

No comércio, encontramos resistores com valores de potência de dissipação de 1/8 de Watt (0,125W), 1/4 de Watt (0,25W), 1/2 Watt (0,5W), 1 Watt, etc...

Portanto, um resistor de 1/4 de Watt (0,25W) nos serve tranquilamente.

Portanto, temos que utilizar um resistor de 110 ohms de resitência e 1/4 de Watt em série com os 4 leds.

Ligação em paralelo

Quando ligamos leds em paralelo, devemos alimentar o conjunto com uma tensão igual à da tensão de operação de cada led (todos os leds tem que ter o mesmo valor de tensão de operação).

Portanto, para alimentar um conjunto de 4 leds de 2,2v em paralelo, devemos utilizar uma tensão de 2,2v.

Neste caso temos que fazer a tensão de 12v da bateria cair para 2,2v.

Iremos utilizar um único resistor para isto.

Para calcular o valor do resistor, utilizaremos a seguinte fórmula: R = U/4xI.

R = U/4 x I

R = 9,8/4 x 0,03

R = 82 ohms

Como no comércio só achamos valores arredondados, iremos comprar um resistor com o valor mais próximo disto.

Agora, o cálculo da potência de dissipação do resistor, utilizando a seguinte fórmula: P = U x 4 x I

Aplicando a fórmula:

P = U x 4 x I

P = 9,8 x 4 x 0,03

P = 1,176 Watts

Vamos, então comprar um resistor de 2 Watts.

Ou seja, para ligar os leds em paralelo utilizaremos um resistor de 82 ohms de resistência e 2 Watts de potência de dissipação.

Você deve ter notado a diferença entre as fórmulas da ligação em série e paralelo. Na ligação em paralelo devemos multiplicar o valor da corrente de operação de cada led (I) pelo número de leds, no nosso caso 4.

Qualquer dúvida posta aí.

:jump:

Postado

A corrente da bateria não tem nada a ver... Aquilo só indica a capacidade. Só quer dizer que aguenta até 60A, mas quem determina o consumo é o que está ligado.

Faça o seguinte... Você tem que baixar a tensão em cada LED

2 opções

1 - Coloque 5 leds em série, ao invés de 4. Daí fica 12/5 = 2.4V sobre cada 1

2 - Coloque um resistor em série. Tente valores variados, tipo 10ohms, 5W ou 100ohms, 5W (acho que 5W dá e sobra. Pode tentar de maior potência)

Postado

Nusz galera...

q confusaum !!

inda beim q anu qui veim to no curso técnico de eletrônica !!!

Mas......

e se eu quiser ligar 9 LEDs no paralelo ??

é só fazer aquela conta multiplicada por 9 em vez de 4 ??

e tipo....

esse neoço de watts tá muito cabuloso e eu nem to fraganu..

em apenas 1 (UM) resistor ele tem X ohms e X wats ou precisa de um pra ohms e outro pra wats ??

e..

pelo q eu entendi quanto + wats melhor ?? sem nenhuma restrição ??

e...

os caras das lojas de eletrônica daqui de BH não sabem nem quanto é 1+1 !!!

AEhaUIOEhaUIEOhAIOEH

fodah.,...

eles me falaram q todos os LEDs são 3v......

vou credita em vocês..

2.2 v!!!!!!!

então,....

juda eu aí.....

9 LEDs vermelhos em paralelo !!!

q resistor q eu uso ??

quantos ohms ?

quantos wats ?

vlews.....

falou.. :-BEER

Postado

Resistência e potência de dissipação são as duas especificações do resistor.

Quero dizer, para comprar um resistor você precisa dizer qual o valor da resistência e qual o valor da potência de dissipação.

Então, você pede assim: Um resistor de 110 ohms de resistência e 1/4 de Watt de potência de dissipação.

Sim, para colocar 9 leds em paralelo, é só trocar o 4 por 9 na fórmula.

Para leds de 2,2v e 30mA, ficaria assim:

R = U/9 x I

R = 9,8/9 x 0,03

R = 9,8/0,27

R = 36 ohms

P = U x 9 x I

P = 9,8 x 9 x 0,03

P = 2,6 W

O valor da potência você pode trocar por maior, ou seja, 4W, 5W, etc... Quanto maior a potência de dissipação melhor, mas, o preço aumenta conforme aumenta a potência.

Mas, neste caso, chegamos a um valor incomum de resistor: 36 ohms, principalmente com esta potência de dissipação.

Se você não achar, você poderia escolher outras configurações, por exemplo, montar um conjunto de 5 e outro de 4 leds.

Eu faria assim para ligar 9 leds:

Montaria um conjunto de 5 leds ligados em série com um resistor de 33 ohms e 1/4 de Watt.

Montaria outro conjunto de 4 leds ligados em série com um resistor de 110 ohms e 1/4 de Watt.

Ligar os leds em série é melhor, pois, você usa um resistor de menor potência e portanto mais barato, além da ligação ser mais simples, conforme você pode ver nas figuras abaixo.

Esquema de ligação de leds em série:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://paginas.terra.com.br/lazer/claudomirorlwebpage/Fotos/ledsserie.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Esquema de ligação de leds em paralelo:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://paginas.terra.com.br/lazer/claudomirorlwebpage/Fotos/ledsparalelo.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Postado

Opa !!!

beleza ??

tipo...

não quero ligar em serie porque se um queima o resto apaga...

e dale solda pra ca e solda pra la tudo di novo..

uma bostaa...

tipo...

qual resistor se aproxima mais de 36ohms 2,6w ??

os ohms eu jogo pra mais ou pra menos ??

o q se chama de caro ??

um trecu desses é uns 2 conto no maximo não ??

Postado

voce PODE COLOCAR UM RESISTOR POR LED.

ANTES voce PRECISA SABER QUAL TIPO DO LED, SE DE 10MA OU 20MA E SE É DE ALTA INTENSIDADE.

PEGUE O ESQUEMA ANTERIOR PARALELO E UTILIZE UM RESISTOR DE 1K/CR25/5%/1/8W OHM POR LED PARA LED DE 20MA.

voce PODE AINDA PEGAR UM CHAVEADOR EM ALTA freqüência E DIMINUIR O CONSUMO AINDA MAIS.

RESISTOR MENOR voce FRITA O LED. MAIOR PERDE BRILHO. LED BARATO NÃO ILUMINA LEGAL.

O AQUECIMENTO SE DEU PORQUE voce não COLOCOU RESISTOR OU USOU MUITO BAIXO.

não VALE A PENA COLOCAR UM UNICO RESISTOR DE POTENCIA, AQUECE A TOA E SAI CARO. :tantan:

Postado
Postado Originalmente por Dr Hardware@14 Set. 2003,18:23

Opa !!!

beleza ??

tipo...

uma bostaa...

tipo...

o q se chama de caro ??

Tem resistor de 30 ohms, 33 ohms, mas, não sei se nesta potência você vai achar. Fica tranquilo porque os leds estando trabalhando dentro das especificações não queimam fácil não.

Postado
Postado Originalmente por claudomirorl+14 Set. 2003,22:18-->
Dr Hardware@14 Set. 2003,18:23

Opa !!!

beleza ??

tipo...

uma bostaa...

tipo...

o q se chama de caro ??

Tem resistor de 30 ohms, 33 ohms, mas, não sei se nesta potência você vai achar. Fica tranquilo porque os leds estando trabalhando dentro das especificações não queimam fácil não.

Cuidado amigo!.

led queima sim por corrente, por isso mencionei qual a corrente do led comprado.

lembrem-se que é uma junção pn que emite luz. a teoria é vasta.

não inventem moda porque a seguradora não cobre.

vão por mim. 1 resistor de 1k por led e tudo em paralelo, nada mais.

pra que deixar um unico resistor pegando fogo no painel..... :muro:

Postado

vou baixar no centraum hoje pra cata os componentes..

vou testar ligar 9 em paralelo e 1 resistor de 36ohms e 2,6w com um dissipadorzim sobre tal......

aí eu falu pru cs o resultado quando eu instalar...

ah !!

talvez eu compre 4 verdes (é a mesma tensão e tal dos vermei ??) e taque os 4 em serie com um resistor de 110ohms e 1/4 de watt na segunda opção da chavinha.....

vlews !!!

Postado

Opa !!

ainda nem comprei porque ocorreu uns imprevistos aqui e nem deu pra eu ir no centro mas......

EU ESQUECI DE MENCIONAR Q TODOS ESSES LEDs QUE EU CITEI são DE ALTA LUMINOSIDADE ??

ixi...

acho q vamus ter q calcular tudo di novo !!!

:ui:  :muro:  :estupido:

Postado

Por isso é que é importante que o vendedor saiba informar o valor da tensão e corrente de operação do led.

Tem uma infinidade de modelos, cada um com uma tensão diferente.

Veja, só a título de curiosidade, este datasheet de um fabricante de leds:

http://www.gilway.com/pdf/led-t1.pdf

Sabendo o valor da tensão e corrente, fica fácil calcular. Caso contrário, corre-se o risco de queimar o led ou de ele brilhar menos do que foi projetado.

Postado

Ahhhhhhh !!!!!!!!

então tá osso !!!

porque aqui ninguém sabe de ####### nenhuma !!!!

putz...

a neim..

q q eu vou fazer !!!

ai meu Deus.....

kkkkkkkkk... :D

vou ver se eu consigo achar um vendedor decente.....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...