Ir ao conteúdo

Instalar o Windows Xp no Dell (fazer um downgrade)

rubens.fernando

Posts recomendados

Postado

Olá

há mais ou menos 3 semanas comprei um Desktop da Dell, e veio com o Windows Vista, testei ele durante essas semanas e vi que ele não serve muito para mim, e deicidi fazer um "downgrade" para o XP. Mas por algum motivo não consegui instalar.

Depois descobri que há um arquivo que "protege" o sistema que vem com a maquina, e me disseram que existem um programa que apagar esse arquivo e permite instalar qualquer sistema, mas não me disseram qual é o nome desse programa.

Alguem aqui já viu esse programa? Sabe qual é o nome dele?

Desde já Agradeço a atenção.

RubensFernando

Postado

Não sei sobre esse programa, mas para fazer um downgrade você deve formata-lo (usando o fdisk do windows 98 serve, tem q ter floppy de diskete).

Depois disso instale normalmente o XP por boot na bios.

Espero ter ajudado.

• 2 semanas depois...
Postado

oi

Se seu computador tinha o Vista e quer colocar o XP é só reiniciar apertando F2 pra entrar na BIOS ir em MAINTENANCE e na opção SATA OPERATIONS colocar em AUTO-DETECT e pronto!

Garanto que vai funcionar.

abraços

Postado

Se o computador foi comprado a umas 3-4 semanas é necessário sim fazer esta modificação na Bios. Se esti não é feio a maioria das vezes dá pau na instalação ou acaba pedindo pra colocar outra midia ou disquete.

Postado

Olá

Agora a pouco tava tentando por o xp num pc DELL com Windows vista (DELL DIMENSION E520) e nao consigo instalar de jeito nenhum e a opção "instalar windows XP" quando abre o autorun ta desabilitada. Já descartei a possibilidade de problema no CD, pois formatei meu proprio pc a 1 semana com ele. A tal opção da bios de maintenance e tal, nao em maintenance, mas sim em um outro menu la que nao lembro agora. Desde já agradeço pela colaboração

Postado

Eu tenho o mesmo Dell Dimension E520, e ele inicialmente, veio com Windows XP. Se a Dell, modificou o hardware do PC, de tal modo, que não aceite versões inferiores ao Vista, melhor se contentar com o Vista.

Me descreva a configuração do seu Dell! O meu é o da assinatura!

• 2 meses depois...
Postado

Olá a todos! Em qual pasta, nos micros da Dell, fica o Windows que é usado para ser reinstalado?

Pergunto isso porque um cliente não recebeu o CD do Windows quando comprou o micro e depois de um tempo quis trocar o HD por outro com maior capacidade.

Quem puder ajudar eu agradeço.

• 3 meses depois...
Postado

Eu já fiz esse´procedimento e ele não lê o cd desde o início. Não entra a parte de formatar a partição. Ele vai direto para leitua de arquivos e trava.

Parece que existe uma outra etapa que eu nãi sei qual. Alguém pode me esclarecer?

Oi, Jackesredin

Então você poderia me ajudar a fazer esse dowgrade de Vista para XP.

O modelo é o E520, já alterei a configuração sata e mesmo assim ele não instala o xp, ele pula o início do cd, onde a gente informa qual tipode instalação/formatação.

oi

Se seu computador tinha o Vista e quer colocar o XP é só reiniciar apertando F2 pra entrar na BIOS ir em MAINTENANCE e na opção SATA OPERATIONS colocar em AUTO-DETECT e pronto!

abraços

Eu já fiz esse procedimento e quando ele vai pro cd do XP, ele pula o início e começa a ler arquivos...Ele não lê a parte que pede o tipo de formatação...você pode me ajudar nisso?

• 4 semanas depois...
Postado

É o seguinte...

Tive problemas ao instalar o XP no DELL inspiron 1525... e fiz os seguintes procedimentos...

Espero que ajude ao pessoal também...

*Desabilitando o SATA*

-Acesse a Bios (f2).

-Desabilite o Flash Memory e configure o HD como ATA

-Modifique a sequencia de boot colocando o drive de Cd/Dvd em primeiro da lista

-Insira o CD do Windows XP SP2

-Saia da Bios (Esc) Salvando as alterações

*Instalando o Windows*

-Proceder a instalação do Windows normalmente (Não entrarei em detalhes uma vez que a instalação é uma instalação típica sem nenhuma diferença de uma instalação convencional)

*Instalando os drives*

-Aguardar a inicialização final do sistema.

-Deszipar e copiar para o notebook o pack de drives para o Inspiron (Links fornecidos no final do texto)

-Instalar os drivers de 1 a 10 na ordem sugerida (para garantir que drivers que necessitem de outros para funcionar sejam corretamente instalados)

-Não é necessários reiniciar a máquina ao final da instalação de drives que dêem essa opção. Reinicie só ao final da instalação do driver 10.

*Instalando o driver SATA*

-Vá em "Iniciar>Painel de controle>Sistema>Hardware>Gerenciador de dispositivos"

-No gerenciador de dispositivos vá em "Controladores IDE ATA/ATAPI>Intel® ICH8M Serial ATA"

-Dê um clique com o botão direito e selecione "Atualizar driver"

-Selecione "Não, não agora." para que o windows não tente buscar o driver na internet

-Selecione "Instalar de uma lista ou local específico"

-Selecione "Não pesquisar. Escolherei odriver a ser instalado."

-Selecione o item "Intel®ICH8M 3 port Serial ATA Storage Controller - 2828" e, em seguida, clique em "Com Disco..."

-Clique em "procurar" e selecione a pasta "11-Sata" no local onde você descompactou o Pack de drivers

-Selecione o arquivo "iaahci.inf", clique em OK

-Das opções que aparecerão, selecione "Intel®82801HEM/HBM SATA AHCI Controller"

-Confirme sua escolha e deixe o windows instalar o driver.

-O sistema informará que será necessário reiniciar. Reinicie.

*Restaurando o SATA*

-Logo que o sistema reiniciar, acesse a Bios novamente.

-Restaure a sequencia de Boot se julgar conveniente

-Configure o HD como "AHCI" e habilite o Flash Memory

Seguindo estes procedimentos você deve ter o Windows XP rodando com todos os recursos ativados incluindo o suporte ao HD SATA.

Boa sorte! E aproveite o seu novo sistema operacional.

*Links Para download do Pack de Drivers*

Parte 1 - http://rapidshare.com/files/99138037/Drivers_WinXP_Sp2.part1.rar.html

Parte 2 - http://rapidshare.com/files/99171614/Drivers_WinXP_Sp2.part2.rar.html

Valeu! :D

• mês depois...
  • 3 semanas depois...
Postado
É o seguinte...

Tive problemas ao instalar o XP no DELL inspiron 1525... e fiz os seguintes procedimentos...

*Desabilitando o SATA*

-Acesse a Bios (f2).

*Instalando o Windows*

-Proceder a instalação do Windows normalmente (Não entrarei em detalhes uma vez que a instalação é uma instalação típica sem nenhuma diferença de uma instalação convencional)

*Instalando os drives*

-Deszipar e copiar para o notebook o pack de drives para o Inspiron (Links fornecidos no final do texto)

-Instalar os drivers de 1 a 10 na ordem sugerida (para garantir que drivers que necessitem de outros para funcionar sejam corretamente instalados)

-Não é necessários reiniciar a máquina ao final da instalação de drives que dêem essa opção. Reinicie só ao final da instalação do driver 10.

-Vá em "Iniciar>Painel de controle>Sistema>Hardware>Gerenciador de dispositivos"

-No gerenciador de dispositivos vá em "Controladores IDE ATA/ATAPI>Intel® ICH8M Serial ATA"

-Selecione "Não, não agora." para que o windows não tente buscar o driver na internet

-Selecione o item "Intel®ICH8M 3 port Serial ATA Storage Controller - 2828" e, em seguida, clique em "Com Disco..."

-Clique em "procurar" e selecione a pasta "11-Sata" no local onde você descompactou o Pack de drivers

*Restaurando o SATA*

Seguindo estes procedimentos você deve ter o Windows XP rodando com todos os recursos ativados incluindo o suporte ao HD SATA.

Caraca, esse tópico salvou minha vida rsrsrs, eu tenho um desses e não estava conseguindo passar ele para o xp

valeu pelo post!!!

• 7 meses depois...
Postado
oi

abraços

Jackesredin a opcao correta na BIOS e DRIVES opcao SATA OPERATION,

abraços

Guiotti

• mês depois...
Postado
É o seguinte...

*Desabilitando o SATA*

-Acesse a Bios (f2).

*Instalando o Windows*

*Instalando os drives*

*Restaurando o SATA*

Valeu ...solucionou meu problema..

Muito obrigado

• 8 meses depois...
Postado

Depois de passar pelo "caminho das pedras" para instalar o XP em um Inspiron 1545, mas mantendo a instalação original do Vista, segue abaixo como consegui esta proeza:

Criei uma nova partição no HD para instalar o XP. Esta partição foi criada pelo Windows Vista, no gerenciador de discos. Até aí, nada de tão difícil ...

Ao fazer o boot pelo CD de instalação do XP, após carregar alguns drivers na inicialização, eu recebia uma "tela azul". Após algumas pesquisas, descobri que o problema poderia ser resolvido (em partes) via setup do Inspiron. Tem uma opção que configura como a controladora SATA vai trabalhar (em "System Configuration" e depois em "SATA Operation"). De fábrica, vem habilitado a opção AHCI. Basta mudar para ATA e salvar as configurações de setup que será possível instalar o XP normalmente.

Mas aí vem 2 problemas:

1. Em modo ATA, o acesso ao HD fica mais lento.

2. Como o Vista foi instalado no modo AHCI, em modo ATA ele não fica acessível.

Para tudo funcionar "ao mesmo tempo", o XP deveria ser instalado no modo AHCI. Vi em alguns relatos na net que a solução seria instalar o XP em modo ATA e depois de instalado, instalar os drivers AHCI dentro do XP, mudar no setup o modo ATA para AHCI e entrar no XP normalmente. Istou não funcionou para mim.

Solução passo a passo:

1. Deixe no setup do Inspiron 1545 a opção AHCI em System Configuration / SATA Operation. Crie uma partição para instalação do XP. Esta partição pode ser criada por dentro do Vista, no Gerenciamento de Discos. Não há necessidade de formatar o HD. A instalação do Vista ficará intacta.

2. Tenha em mãos o CD de instalação do Windows XP. Instale no Vista o programa nLite. O nLite vai ler o CD de instalação do XP e gravar todos os arquivos numa pasta que você determinar. Depois disso, via nLite, você adiciona os drivers AHCI na instalação do XP que você está montando. Não utilizem os drivers disponíveis no site da Dell. Não funcionaram pra mim.

3. Após adicionar os drivers na instalação do Windows que você está montando, gere uma imagem ISO desta instalação. Após gerar a imagem ISO, grave esta imagem em um novo CD. Todos estes passos são feitos por dentro do nLite. Na página do fabricante, tem um tutorial de como usá-lo. É bem fácil e bem intuitivo. Apesar de a instalação do nLite ser em Inglês, ao rodar o software pela primeira vez é possível definir o idioma para Português.

4. Faça o boot pelo CD de instalação do XP que você acabou de criar. O Windows XP vai instalar normalmente. Depois de instalado, você poderá instalar os drivers dos diversos dispositivos não reconhecidos automaticamente na instalação. Esses drivers podem ser obtidos na página da Dell. Não esqueça de baixar os drivers para XP.

5. Após instalado o XP, você vai perceber que o Inspiron só inicializa pelo XP (como se o Vista não estivesse lá). Não se preocupe, a instalação do Vista está intacta (isso se você instalou o XP em uma partição diferente).

Quando você instalou o XP, o Vista Boot Manager foi substituído pelos componentes de boot do Windows XP. O Vista Boot Manager precisa ser corrigido usando o DVD de instalação do Windows Vista (que acompanha o Inspiron). Execute o boot pelo DVD do Vista, clique em Next nas opções regionais e clique em Reparar seu computador no canto inferior esquerdo da janela. Selecione sua instalação do Windows Vista e escolha o Startup Repair. Isto irá corrigir o Windows Boot Manager e o Windows Vista será iniciado por padrão.

6. Agora precisamos adicionar uma entrada ao Windows Boot Manager para o Windows XP. Isto é feito dentro do Windows Vista. Abra o prompt de comando como Administrador e execute os comandos abaixo:

bcdedit /create {ntldr} /d "Windows XP"

bcdedit /set {ntldr} device boot

bcdedit /set {ntldr} path \ntldr

bcdedit /displayorder {ntldr} /addlast

Caso o primeiro comando apresentar o erro "A entrada especificada já existe", não se desespere. Digite os próximos 3 comandos da lista e ao final digite este também: bcdedit /set {ntldr} description "Windows XP"

7. Reinicie o computador. Ao iniciar novamente, você poderá escolher via menu em qual dos Windows você irá fazer o boot (Vista ou XP).

O comando bcdedit possui vários outros recursos, entre eles mudar a ordem das opções de boot, definir um tempo padrão para entrada em uma das opções, etc. Existe muita documentação na net sobre isso.

Espero ter ajudado ...

• 7 meses depois...
Postado

A resposta do jackesredin funciona perfeitamente, só que a opção nao esta em maintenance, é só procurar que da pra achar, coloca em auto detect e já era!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...